Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
+20
JR Braguini
delgadobombeiro
Alvarenga
dougdusse
carloscunha
streit
Valdiroc
Ronaldo
luizssp
THIAGO 10
Alexandre Vasconcellos
OrzFull
Jeferson
jpfranca
MARIO SERGIO ARMANI
Obsevador-CWB
geniallis
Portoalegrense
vadim
Jaime CE
24 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
Alguém de vocês usa o câmbio no modo sequencial no dia-a-dia?
Ainda não andei nem 500km no meu Azera e realmente não me senti confiante na troca de marchas manualmente no tempo correto, a ponto de conseguir melhor desempenho e/ou economia de combustível.
A verdade é que a tendência de todos é ficar só no automático mesmo, não?
Ainda não andei nem 500km no meu Azera e realmente não me senti confiante na troca de marchas manualmente no tempo correto, a ponto de conseguir melhor desempenho e/ou economia de combustível.
A verdade é que a tendência de todos é ficar só no automático mesmo, não?
Jaime CE- Mensagens : 39
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 51
Localização : Ceara
cambio sequencial
ola, fiz 67500km num 2010 e sempre reduzia a velocidade do carro no cambio manual claro que bem de longe , ou mais de perto com a ajuda de um pouco de freio para nao deixar subir o giro do motor. vendi sem precisar fazer nada nos freios e iria mais sem mexer no freio.
mas para acelerar somente no automatico. agora estou om um 2011 com 760 km e vou dirigir deste mesmo modo. aproveitando estou decepcionado com o som do 2011. tem sub no porta malas, mas o som é uma MALA.
vou ter que melhora-lo e estou buscando conselhos.
espero ter ajudado e saude
mas para acelerar somente no automatico. agora estou om um 2011 com 760 km e vou dirigir deste mesmo modo. aproveitando estou decepcionado com o som do 2011. tem sub no porta malas, mas o som é uma MALA.
vou ter que melhora-lo e estou buscando conselhos.
espero ter ajudado e saude
vadim- Mensagens : 68
Data de inscrição : 01/03/2010
CAMBIO SEQUENCIAL
Prezado Jaime
Carro com cambio automático é para ser dirigido em Drive.
Leia a noticia do Link abaixo:
http://carroonline.terra.com.br/noticia,5393,lancer-evo-elevado-a-decima-potencia
A Mitsubishi vende no carro com uma funcionalidade que na pratica não funciona.
Existe um ditado que diz: As mulheres e os motoristas de taxi quase nunca estragam uma caixa de cambio automática
pois dirigem em Drive; já com os homens ...........
As exceções que considero corretas é de quando se desce uma lomba pode-ser usado seleção de
marcha inferior para efeitos de freio motor ( poupar os freios ) em certas situações é melhor fazer
curvas com o motor em um giro maior ( velocidade no limite ). Fora dessas situações não vejo
vantagem e sim diversas desvantagens.
No Azera não é diferente; a caixa aceita o comando desde que seja o que ela iria fazer sozinha.
; até a velocidade de 60 Km / h não se consegue engatar a 6ª marcha no comando manual por mais
que se acione o comando.
No modo manual quando o carro vai diminuindo de velocidade a caixa automáticamente vai reduzindo as
marchas, ou o motor vai aumentando de giro e ocorrendo o escorregamento no conversor de torque o que é
quase a mesma coisa que reduzir uma marcha e com o agravante de se aumentar as perdas energéticas com o
escorregamento.
O motor não aceita trabalhar no aperto.
Em termos de economia ou de desempenho na aceleração creio dificilmente conseguiremos superar o
modo automático, sem contar que poderemos dar total atenção ao que ocorre do lado de fora do carro.
Aprendendo-se a usar bem o acelerador temos o melhor controle possivel do carro.
Carro com cambio automático é para ser dirigido em Drive.
Leia a noticia do Link abaixo:
http://carroonline.terra.com.br/noticia,5393,lancer-evo-elevado-a-decima-potencia
A Mitsubishi vende no carro com uma funcionalidade que na pratica não funciona.
Existe um ditado que diz: As mulheres e os motoristas de taxi quase nunca estragam uma caixa de cambio automática
pois dirigem em Drive; já com os homens ...........
As exceções que considero corretas é de quando se desce uma lomba pode-ser usado seleção de
marcha inferior para efeitos de freio motor ( poupar os freios ) em certas situações é melhor fazer
curvas com o motor em um giro maior ( velocidade no limite ). Fora dessas situações não vejo
vantagem e sim diversas desvantagens.
No Azera não é diferente; a caixa aceita o comando desde que seja o que ela iria fazer sozinha.
; até a velocidade de 60 Km / h não se consegue engatar a 6ª marcha no comando manual por mais
que se acione o comando.
No modo manual quando o carro vai diminuindo de velocidade a caixa automáticamente vai reduzindo as
marchas, ou o motor vai aumentando de giro e ocorrendo o escorregamento no conversor de torque o que é
quase a mesma coisa que reduzir uma marcha e com o agravante de se aumentar as perdas energéticas com o
escorregamento.
O motor não aceita trabalhar no aperto.
Em termos de economia ou de desempenho na aceleração creio dificilmente conseguiremos superar o
modo automático, sem contar que poderemos dar total atenção ao que ocorre do lado de fora do carro.
Aprendendo-se a usar bem o acelerador temos o melhor controle possivel do carro.
Portoalegrense- Mensagens : 20
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 70
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
Usar a alavanca de câmbio só tem graça em automatizados. Já dirigiram um com dupla embreagem???
geniallis- Mensagens : 81
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 41
Localização : Brasília - DF
De modo geral...
Uso em declives acentuados para freio motor. Visando poupar freios. Em trânsito urbano sigo o fluxo, evitando acelerações e freadas fortes, mas raramente reduzo no câmbio. Agora, em acelerações já "testei" o modo manual......é legal sentir torque e pot~encia da barca.... mas o câmbio continua fazendo suas trocas, o que é bom, pois preserva o conjunto motor e câmbio. Nosso carro é voltado para o CONFORTO, então aproveitemos. Acho absurdas as comparações com Jetta TSi, Civic Si e outros esportivos ou pseudo-esportivos. Embora nosso carro não faça feio diante deles, a proposta continua diferente.
Obsevador-CWB- Mensagens : 694
Data de inscrição : 06/10/2009
Somente em estrada.
Ilustre colega, este deve ser meu 5° ou 6º carro automático que possuo. Nunca usei a alavanca para trocas manuais. Porem em viagens gosto de "brincar" as vezes com este dispositivo. abçs
MARIO SERGIO ARMANI- Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/08/2011
Só para descer a serra
Só uso o sequencial para declives tipo a Serra das Araras (Sampa-Rio), que tem curvas meio fechadas e, principalmente, vários radares de 40 Km/h.
Abraços, JP
Abraços, JP
jpfranca- Mensagens : 48
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 47
Localização : Piracicaba - SP
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
Bom, pelo que vi, vou deixar no automático mesmo, e curtir o conforto... :-)
Só não concordo com a idéia de não usar o sequencial para "poupar" o câmbio, pois acredito que se existe a opção, ela deve poder ser usada sim. Não é possível que (sem abusar, é claro) o sistema seja tão frágil.
Só não concordo com a idéia de não usar o sequencial para "poupar" o câmbio, pois acredito que se existe a opção, ela deve poder ser usada sim. Não é possível que (sem abusar, é claro) o sistema seja tão frágil.
Jaime CE- Mensagens : 39
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 51
Localização : Ceara
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
De vez em nunca em lembro q ele existe. Dou uma brincada e vejo q não tem muita graça e logo volto para "D". Na cidade, não faz sentido usar. Na estrada, em algumas situações é importante.
geniallis- Mensagens : 81
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 41
Localização : Brasília - DF
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
O Azera é o meu primeiro carro com câmbio automático e confesso que sempre tive uma enorme resitência quanto a compra de carros assim. Principalmente pelo meu (antigo) estilo de dirigir mais esportivo, onde tinha o carro na mão com o câmbio manual. Enfim, atualmente, raramente uso o modo sequencial, que embora não transmita a mesma sensação do câmbio manual é "necessário" em algumas situações.
Jeferson- Mensagens : 177
Data de inscrição : 17/04/2011
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
Camaradas
Tô só vendo os comentários e acrescento o seguinte: a impressão que se faz a respeito de qualquer assunto é um direito "sagrado", no entanto isso não faz dela, automaticamente, uma verdade absoluta.
Uso tanto o modo manual que sequer considero comprar um AT puro, sem essa possibilidade de interagir com o carro.
Não gosto do modo AT porque vive-se pendurado no freio. Meu estilo de direção se apoia muito no freio motor, tanto que judio pouco dos freios, a pastilhas na minha mão (ou pé) duram pra caramba. Meu carro está com 35.000 km e com as pastilhas originais. Creio que rodam até os 40 sem traumas.
Na estrada então, nem se fala, viajo o tempo todo em manual (100%) e na cidade só uso AT nos trechos mais travados. Compartilho o argumento de que o AT é muito mais confortável no trânsito pesado, mas pra mim acaba aí. A interação com o carro vai embora; o que mais me incomoda é ter apenas o freio como recurso de desaceleração. Pra fazer uma ultrapassagem o modo manual é uma delícia. E além disso, dá pra andar aproveitando o generoso torque de 30 kgfm V6zão. A 120 km/h, pisar fundo sem funcionar o kickdown torna a aceleração muito mais confortável, progressiva e econômica. Num carro com 250 cv, não tem como o kickdown ser suave, cola no banco mesmo. É uma sensação ótima, mas pouco prática no dia a dia.
Aqui em Brasília, uso o modo manual para ajudar as reduções para fazer retornos e tesourinhas (essa eu não vou explicar...rsrsr).
Fiz média 7,62 km/l em 22 mil km. Tenho certeza que esse ótimo consumo é fruto também do uso combinado do câmbio. É provável que ando 50/50.
Não tenho nada contra o comentário de ninguém, mas pra mim o modo manual não é útil... é fundamental!!
Forte AzerAbraço... manual mode...
Tô só vendo os comentários e acrescento o seguinte: a impressão que se faz a respeito de qualquer assunto é um direito "sagrado", no entanto isso não faz dela, automaticamente, uma verdade absoluta.
Uso tanto o modo manual que sequer considero comprar um AT puro, sem essa possibilidade de interagir com o carro.
Não gosto do modo AT porque vive-se pendurado no freio. Meu estilo de direção se apoia muito no freio motor, tanto que judio pouco dos freios, a pastilhas na minha mão (ou pé) duram pra caramba. Meu carro está com 35.000 km e com as pastilhas originais. Creio que rodam até os 40 sem traumas.
Na estrada então, nem se fala, viajo o tempo todo em manual (100%) e na cidade só uso AT nos trechos mais travados. Compartilho o argumento de que o AT é muito mais confortável no trânsito pesado, mas pra mim acaba aí. A interação com o carro vai embora; o que mais me incomoda é ter apenas o freio como recurso de desaceleração. Pra fazer uma ultrapassagem o modo manual é uma delícia. E além disso, dá pra andar aproveitando o generoso torque de 30 kgfm V6zão. A 120 km/h, pisar fundo sem funcionar o kickdown torna a aceleração muito mais confortável, progressiva e econômica. Num carro com 250 cv, não tem como o kickdown ser suave, cola no banco mesmo. É uma sensação ótima, mas pouco prática no dia a dia.
Aqui em Brasília, uso o modo manual para ajudar as reduções para fazer retornos e tesourinhas (essa eu não vou explicar...rsrsr).
Fiz média 7,62 km/l em 22 mil km. Tenho certeza que esse ótimo consumo é fruto também do uso combinado do câmbio. É provável que ando 50/50.
Não tenho nada contra o comentário de ninguém, mas pra mim o modo manual não é útil... é fundamental!!
Forte AzerAbraço... manual mode...
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
Sres,
Para mim o modo seqüencial só serve para freio motor. Descidas de serra etc...para poupar o freio e dar mais segurança mesmo.
Abs
Vasconcellos
Para mim o modo seqüencial só serve para freio motor. Descidas de serra etc...para poupar o freio e dar mais segurança mesmo.
Abs
Vasconcellos
Alexandre Vasconcellos- Mensagens : 70
Data de inscrição : 05/07/2011
Idade : 54
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Freio motor
BOA TARDE JAIME,COMO A MAIORIA DO PESSOAL RESPONDEU..EU TAMBÉM SÓ USO PARA DESCER SERRA (ONDE EU MORO TEM A SERRA DE UBATUBA-SP, TALVEZ UMA DAS PIORES QUE SE TEM NOTÍCIA.)SE VC NÃO COLOCAR NO MODO SEQUENCIAL O CARRO NÃO VAI PARAR ....
TAMBÉM USO PARA SUBIR...POIS EXISTEM OS FAMOSOS" COTOVELOS "DA SUBIDA....FICO MAIS A VONTADE EM USAR AS SEQUENCIAS...O CARRO FICA MEIO LENTO DEPENDENDO DO COTOVELO....
FORTE ABRAÇO
THIAGO
TAMBÉM USO PARA SUBIR...POIS EXISTEM OS FAMOSOS" COTOVELOS "DA SUBIDA....FICO MAIS A VONTADE EM USAR AS SEQUENCIAS...O CARRO FICA MEIO LENTO DEPENDENDO DO COTOVELO....
FORTE ABRAÇO
THIAGO
THIAGO 10- Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/05/2011
sequencial
Concordo com o amigo Orzfull. Na estrada, por exemplo, uso muito o sequencial.
Na minha opnião, o AT e SEQ se complementam. Cada um é bom para uma coisa. Acho o SEQ util para:
* Ultrapassagens
* Ganho de forca em subidas (O AT geralmente exige pedal para reduzir)
* Freio motor, principalmente em descidas de serra
* Condução mais esportiva.
Sobre a condução esportiva.. No SEQ, podemos deixar o motor cheio e o giro alto (O AT sobe logo a marcha). Outro detalhe eh que o mesmo permite a desativacao do overdrive. O meu possui 5 marchas e no sequencial ele não passa automaticamente da quarta para a quinta marcha, ou seja, você pode explorar o limite máximo de giro e de velocidade até o motor cortar. Alias, a velocidade máxima só é alcançada desta forma, em quarta marcha..
Um abraço!
Na minha opnião, o AT e SEQ se complementam. Cada um é bom para uma coisa. Acho o SEQ util para:
* Ultrapassagens
* Ganho de forca em subidas (O AT geralmente exige pedal para reduzir)
* Freio motor, principalmente em descidas de serra
* Condução mais esportiva.
Sobre a condução esportiva.. No SEQ, podemos deixar o motor cheio e o giro alto (O AT sobe logo a marcha). Outro detalhe eh que o mesmo permite a desativacao do overdrive. O meu possui 5 marchas e no sequencial ele não passa automaticamente da quarta para a quinta marcha, ou seja, você pode explorar o limite máximo de giro e de velocidade até o motor cortar. Alias, a velocidade máxima só é alcançada desta forma, em quarta marcha..
Um abraço!
luizssp- Mensagens : 30
Data de inscrição : 11/10/2009
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
Usei muito em estrada para entrar mais grudado nas curvas e para ultrapassagens em estradas mais sinuosas , de pista única e funciona bem. Tinha um 2009 e acabo de pegar um 2011 zero. Aconteceu algo muito estranho com o câmbio: já por duas vezes dei a partida e o arranque não girou. A alavanca estava em P. Tirei do P e coloquei de volta. Aí o motor de arranque girou , o motor funcionou ok. Só que ao colocar em drive o câmbio deu um tranco forte e o carro só andava em 2º e 3° marchas , meio chocho. Desliguei o motor e voltei a ligar. Tudo voltou a funcionar normalmente! O carro tem 300Km... Alguem já teve essa experiência? Será problema eletrônico? Abraços a todos proprietários e fãs do AZERA.
Ronaldo- Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/04/2010
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
Bom dia Ronaldo,
Já tive um problema assim com o C4 Pallas da Citroen. Eles alegavam problema eletronico, configuração e outras coisas de software.
Sempre com o carro frio de um dia para o outro na primeira ligada. Saia com com o carro da garagem e na primeira subidinha dava o tranco e aparecia a mensagem no computador de bordo. "Defeito na caixa de Cambio"
Mandava para a concessionaria e depois de uns dois meses tava lá o problema de volta.
Mandaram até engenheiro de Porto-real para avaliar o problema. Depois fiquei sabendo que isso era cronico na Citroen e na Peugeot.
Baita carrão mas desanimei.
Valdiroc,
Já tive um problema assim com o C4 Pallas da Citroen. Eles alegavam problema eletronico, configuração e outras coisas de software.
Sempre com o carro frio de um dia para o outro na primeira ligada. Saia com com o carro da garagem e na primeira subidinha dava o tranco e aparecia a mensagem no computador de bordo. "Defeito na caixa de Cambio"
Mandava para a concessionaria e depois de uns dois meses tava lá o problema de volta.
Mandaram até engenheiro de Porto-real para avaliar o problema. Depois fiquei sabendo que isso era cronico na Citroen e na Peugeot.
Baita carrão mas desanimei.
Valdiroc,
Valdiroc- Mensagens : 60
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 59
Localização : ABC / SP
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
andei pouco com o meu, mas pude notar que no piloto automatico em drive qualquer subidinha ele reduz uma marcha, as vezes até duas, e no modo manual ele vai firme sempre na quinta.
streit- Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/07/2011
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
streit escreveu:andei pouco com o meu, mas pude notar que no piloto automatico em drive qualquer subidinha ele reduz uma marcha, as vezes até duas, e no modo manual ele vai firme sempre na quinta.
Olá Streit
O correto é o que o automático faz, precisando força ele troca de marcha (s) com isto ele sobe o giro
para obter mais força do motor.
Na situação de colocar o cambio no modo manual em 5ª marcha
e pegar uma subida pela frente o carro vai manter a 5ª marcha mas vai subir o giro do motor e
escorregar no conversor de torque o que é menos eficiente energeticamente do que trocar a relação de marchas por uma marcha inferior. É o legitimo " me engana que eu gosto".
Aqui em Porto Alegre as vezes uso o cambio manual colocando o carro a 65 Km/h e a 6ª marcha o que
corresponde a +- 1.100 Rpm no plano; quando pego uma subida ele mantem a 6ª porem o giro do
motor vai para 2.000 Rpm em função do escorregamento ( que é na realidade a rotação de uma
4ª marcha ) , e com maires perdas de rendimento por estar engrenado em 6ª.
Observe o giro do motor quando você está subindo em 5ª marcha e compare com a rotação a mesma velocidade no plano.
Se ficou alguma dúvida e só perguntar.
Um abraço
Portoalegrense- Mensagens : 20
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 70
Freio motor
Uso apenas freio motor, se bem que na cidade fico preocupado com as pastilhas, mas o freio e muito bom e acabo relaxando. O ideal seria reduzir e diminuir o uso do freio, que uso bastante na cidade, pois nao consigo deixar de arrancar e deixar o transito para traz.
carloscunha- Mensagens : 119
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
Peguei o meu hoje e ja usei os dois modos para experimentar.
E o meu primeiro automático, o outro era automatizado do vw, e temos algumas diferenças, o automatizado da receio em subidas que nao tive com o automático, ja gostei dele, e o manual também pode ser útil em algumas ocasiões.
[]`s
Douglas
E o meu primeiro automático, o outro era automatizado do vw, e temos algumas diferenças, o automatizado da receio em subidas que nao tive com o automático, ja gostei dele, e o manual também pode ser útil em algumas ocasiões.
[]`s
Douglas
dougdusse- Mensagens : 519
Data de inscrição : 18/09/2011
Esta tudo certo
Concordo com todas as opiniões ja escritas, e especialmente que o uso da redução manual nas frenagens ou descidas ajuda a economizar pastilhas, mas ainda faltou falar de uma coisa: Uma das principais funções da troca manual é em subidas de estradas sinuosas, como em serras por exemplo, pois nessa situação se voce deixar em Drive cada vez que aliviar o pe do acelerador a transmissão vai subir marcha e depois vai reduzir de novo quando voce pressionar um pouco o acelerador, o que pode tornar a condução desconfortavel pelos trancos ou mesmo insegura pelas alterações subitas de torque ou mesmo a falta dele em certos momentos. E pode observar que em subida de serra voce acelera e alivia o tempo todo, a cada entrada ou saida de curvas.
Na caixa do Azera quase não se perceberiam trancos mas nos carros automaticos mais antigos, tipo Vectra, Focus, etc, isso incomodava muito, motivo pelo qual eles tinham as posições 3, 2 e 1 na alavanca, o que era uma forma de voce travar a troca de marchas a um determinado ponto.
Na caixa do Azera quase não se perceberiam trancos mas nos carros automaticos mais antigos, tipo Vectra, Focus, etc, isso incomodava muito, motivo pelo qual eles tinham as posições 3, 2 e 1 na alavanca, o que era uma forma de voce travar a troca de marchas a um determinado ponto.
Alvarenga- Mensagens : 31
Data de inscrição : 03/10/2009
Re: Alguém usa o câmbio no modo sequencial?
Hoje dei uma voltinha, que carro fantástico, andei dos dois modos, e na volta, encontrei um astra que achava que era muito rápido, saímos do farol e foi nessa hora que acelerei primeira marcha no modo manual, mas ele trocou por mim a marcha, pois subiu muito rápido o giro, eita carro bom, o astra sumiu no retrovisor, depois já parei de acelerar.
[]'s
Douglas
[]'s
Douglas
dougdusse- Mensagens : 519
Data de inscrição : 18/09/2011
Troca manual ou automática?
Quem já utilizou o câmbio manualmente, e em situações variadas, sabe o que acontece: se você diminui a velocidade sem reduzir manualmente, a redução é automática quando o giro ultrapassa o limite mínimo, e, da mesma forma, quando chega ao limite máximo (6500RPM), ocorre a troca automática. Em outras palavras, o câmbio não passa a ser "manual", e sim torna-se um "modo esportivo", assim também chamado pela Hyundai em seu manual, dando flexibilidade ao condutor nas trocas, antes feitas de forma eletrônica, mas sem deixar o conjunto motor/caixa ser sobrecarregado com um "sobregiro".
Desta forma, obtive as seguintes respostas a todas as perguntas aqui formuladas:
No "modo esportivo", você passa a trocar manualmente as marchas, desde que não ultrapasse os limites da programação eletrônica do câmbio. Se você deseja obter desempenho máximo (imagine como se fosse um "racha", coisa que não recomendamos , ou uma largada em movimento em uma prova da NASCAR), passe para o modo manual, e mantenha o motor próximo a 3500RPM, por exemplo, em primeira ou segunda marcha, dependendo da velocidade do "pace car". Dada a "largada", basta abrir o acelerador ao máximo. As trocas serão feitas automaticamente, próximo aos 6500RPM. Não tenha medo de acelerar. As trocas serão feitas. Para reduzir, em curvas, por exemplo, utilize o câmbio (-). Para retomar nas saídas de curva, pise. Para cima (+), não é necessária a troca manual, sendo que ela pode até prejudicar o desempenho, pois se você trocar muito próximo ao limite de giro, poderão ser trocadas 2 marchas, uma por você e a outra pelo sistema eletrônico, que entendeu que era necessária a troca, o que fará você perder giro, e consequentemente rendimento .
Outra forma de utilizar a troca para cima (+) seria, por exemplo, em "bandeira amarela", quando a velocidade é reduzida e o giro permanece baixo para poupar motor e combustível (nas corridas, claro).
Outra utilização interessante é em pisos extremamente escorregadios, onde até mesmo o controle de tração é insuficiente, ou para subir rampas de manutenção, como aquelas temíveis valas de lava-jato e troca de óleo ou pneus: passe para o modo esportivo, deixe o carro em segunda marcha, e suba. Isso evitará patinar ou subir bruscamente na rampa.
Para as 1001 outras formas de dirigir, utilize o câmbio em sua forma automática. É a única forma de reduzir custos de combustível, elementos do sistema de freio, e outros componentes que possam degastar-se naturalmente . Utilizar o câmbio para poupar freio é burrice. Combustível é muito mais caro que pastilha, e por mais que você capriche nas trocas, nunca será mais "econômico" do que a programação eletrônica . Não re-invente o que já foi inventado...
Grande abraço.
Fransérgio Delgado - Juiz de Fora/MG
Desta forma, obtive as seguintes respostas a todas as perguntas aqui formuladas:
No "modo esportivo", você passa a trocar manualmente as marchas, desde que não ultrapasse os limites da programação eletrônica do câmbio. Se você deseja obter desempenho máximo (imagine como se fosse um "racha", coisa que não recomendamos , ou uma largada em movimento em uma prova da NASCAR), passe para o modo manual, e mantenha o motor próximo a 3500RPM, por exemplo, em primeira ou segunda marcha, dependendo da velocidade do "pace car". Dada a "largada", basta abrir o acelerador ao máximo. As trocas serão feitas automaticamente, próximo aos 6500RPM. Não tenha medo de acelerar. As trocas serão feitas. Para reduzir, em curvas, por exemplo, utilize o câmbio (-). Para retomar nas saídas de curva, pise. Para cima (+), não é necessária a troca manual, sendo que ela pode até prejudicar o desempenho, pois se você trocar muito próximo ao limite de giro, poderão ser trocadas 2 marchas, uma por você e a outra pelo sistema eletrônico, que entendeu que era necessária a troca, o que fará você perder giro, e consequentemente rendimento .
Outra forma de utilizar a troca para cima (+) seria, por exemplo, em "bandeira amarela", quando a velocidade é reduzida e o giro permanece baixo para poupar motor e combustível (nas corridas, claro).
Outra utilização interessante é em pisos extremamente escorregadios, onde até mesmo o controle de tração é insuficiente, ou para subir rampas de manutenção, como aquelas temíveis valas de lava-jato e troca de óleo ou pneus: passe para o modo esportivo, deixe o carro em segunda marcha, e suba. Isso evitará patinar ou subir bruscamente na rampa.
Para as 1001 outras formas de dirigir, utilize o câmbio em sua forma automática. É a única forma de reduzir custos de combustível, elementos do sistema de freio, e outros componentes que possam degastar-se naturalmente . Utilizar o câmbio para poupar freio é burrice. Combustível é muito mais caro que pastilha, e por mais que você capriche nas trocas, nunca será mais "econômico" do que a programação eletrônica . Não re-invente o que já foi inventado...
Grande abraço.
Fransérgio Delgado - Juiz de Fora/MG
Última edição por delgadobombeiro em Qua Out 12, 2011 10:59 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : erro de digitação)
delgadobombeiro- Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/10/2011
Permita-me discordar.
Caro Delgado
O seu "tratado" sobre utilização está correto. Mas.........
" Utilizar o câmbio para poupar freio é burrice" ...... é o ponto do post que não consigo aceitar. Além de não ser burrice é algo, na opinião de inúmeros especialistas, uma questão se SEGURANÇA. Os fatores principais são:
1- Superaquecimento de discos: nosso carro não possui freios em cerâmica (quanto mais quentes melhor), e sim um sistema convencional, onde o aquecimento excessivo diminui consideravelmente a eficiência. Lembre que freios são simplesmente uma forma física de troca de energia cinética por calórica, mas há limites materiais para isso. Como estou acostumado com serras não deixo de ler as placas que pedem "Utilize frei motor".
2- Como consequência do fator 1 temos sensores em alguns carros que leem a posição vertical do carro - o cãmbio "sabe" se o carro está descendo ou subindo. Bem como os sistemas simples da Mazda e Ford com a opção "HOLD", que mantém marchas menores, independente do aumento da velocidade ou diminuição das rotações do motor (ambas situações colocam as marchas para cima no caso do Azera).
3- O uso, principalmente do diferencial, me parece ser melhor em marchas reduzidas. Daí vem o motivo pelo qual, mesmo em carros manuais, não se deve usar o ponto morto para descidas. A famosa manobra da banguela. O que em carros com injeção eletrônica não produz a nem memso desejada economia de combustível.
Portanto percebe-se que defendo aqui uma conduta SEGURA, sendo que fica em segundo plano a questão de ECONOMIA. Mas com este subterfúgio do câmbio sequencial conseguimos SEGURANÇA E ECONOMIA, o "casamento perfeito"...risos
O seu "tratado" sobre utilização está correto. Mas.........
" Utilizar o câmbio para poupar freio é burrice" ...... é o ponto do post que não consigo aceitar. Além de não ser burrice é algo, na opinião de inúmeros especialistas, uma questão se SEGURANÇA. Os fatores principais são:
1- Superaquecimento de discos: nosso carro não possui freios em cerâmica (quanto mais quentes melhor), e sim um sistema convencional, onde o aquecimento excessivo diminui consideravelmente a eficiência. Lembre que freios são simplesmente uma forma física de troca de energia cinética por calórica, mas há limites materiais para isso. Como estou acostumado com serras não deixo de ler as placas que pedem "Utilize frei motor".
2- Como consequência do fator 1 temos sensores em alguns carros que leem a posição vertical do carro - o cãmbio "sabe" se o carro está descendo ou subindo. Bem como os sistemas simples da Mazda e Ford com a opção "HOLD", que mantém marchas menores, independente do aumento da velocidade ou diminuição das rotações do motor (ambas situações colocam as marchas para cima no caso do Azera).
3- O uso, principalmente do diferencial, me parece ser melhor em marchas reduzidas. Daí vem o motivo pelo qual, mesmo em carros manuais, não se deve usar o ponto morto para descidas. A famosa manobra da banguela. O que em carros com injeção eletrônica não produz a nem memso desejada economia de combustível.
Portanto percebe-se que defendo aqui uma conduta SEGURA, sendo que fica em segundo plano a questão de ECONOMIA. Mas com este subterfúgio do câmbio sequencial conseguimos SEGURANÇA E ECONOMIA, o "casamento perfeito"...risos
Obsevador-CWB- Mensagens : 694
Data de inscrição : 06/10/2009
Entendimento
Caro observador,...
Creio que o Sr. não entendeu o que eu disse quanto a "poupar freio é burrice"...
Em momento algum eu disse pra descer serras em "N", muito menos passar para "N" quando frear em semáforos. Dãããããã...
O que eu disse, ou tentei dizer, é que se você reduzir marchas para "segurar" o carro, estará forçando o conjunto sem necessidade. Assim como a eletrônica do veículo lê a inclinação, o câmbio em "D" auxilia na frenagem, de uma forma equilibrada, pois o veículo está engrenado. "Utilize freio-motor" é o mesmo que "desça engrenado".
Além disso, só pra lembrar:
1) Os freios de um veículo são projetados de acordo com a potência do motor, e são sempre superdimensionados;
2) Não temos cerâmica, mas temos ABS, EBD e BAS (ufa!)...
Quem quiser poupar freio, basta deixar o carro na garagem. Poupar freio é burrice, sim! Risos também...
Creio que o Sr. não entendeu o que eu disse quanto a "poupar freio é burrice"...
Em momento algum eu disse pra descer serras em "N", muito menos passar para "N" quando frear em semáforos. Dãããããã...
O que eu disse, ou tentei dizer, é que se você reduzir marchas para "segurar" o carro, estará forçando o conjunto sem necessidade. Assim como a eletrônica do veículo lê a inclinação, o câmbio em "D" auxilia na frenagem, de uma forma equilibrada, pois o veículo está engrenado. "Utilize freio-motor" é o mesmo que "desça engrenado".
Além disso, só pra lembrar:
1) Os freios de um veículo são projetados de acordo com a potência do motor, e são sempre superdimensionados;
2) Não temos cerâmica, mas temos ABS, EBD e BAS (ufa!)...
Quem quiser poupar freio, basta deixar o carro na garagem. Poupar freio é burrice, sim! Risos também...
Última edição por delgadobombeiro em Qua Out 12, 2011 11:00 pm, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : acréscimo de informação)
delgadobombeiro- Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/10/2011
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Câmbio: Tranco e Painel não exibindo posição do câmbio
» Aumento de Potência no Azera 2011
» alguém me ajuda??
» PROTETOR DO MOTOR NO AZERA..TEM QUE COLOCAR..EXISTE?
» AJUDA MODO COMPUTADOR BORDO
» Aumento de Potência no Azera 2011
» alguém me ajuda??
» PROTETOR DO MOTOR NO AZERA..TEM QUE COLOCAR..EXISTE?
» AJUDA MODO COMPUTADOR BORDO
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos