INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
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alpenalva
Obsevador-CWB
Kaco
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INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Prezados companheiros,
Relatório:
Defeitos Inspeção Visual: nenhum defeito encontrado
Medição de Gases:
COc (% Vol) 0,30 - índice de referência
0,18 marcha lenta (resultado) aprovado
0,04 2500rpm (resultado) aprovado
HCc (ppm) 100 - índice de referência
117 marcha lenta (resultado) REPROVADO
17 2500 rpm (resultado) aprovado
Fator Diluição máximo 2,5 - índice de referência
0,99 marcha lenta (resultado) aprovado
0,99 2500 rpm (resultado) aprovado
Algum camarada já teve esse desgosto?
Na controlar falaram que os V6 da Hyundai apresentam esse problema com frequência e que na concessionária resolveriam...
Um amigo que tem um azera disse que a concessionária se encarrega de levar o carro para a inspeção e que depois aprovam...
Agradeço os comentários dos companheiros!
Abraços.
Relatório:
Defeitos Inspeção Visual: nenhum defeito encontrado
Medição de Gases:
COc (% Vol) 0,30 - índice de referência
0,18 marcha lenta (resultado) aprovado
0,04 2500rpm (resultado) aprovado
HCc (ppm) 100 - índice de referência
117 marcha lenta (resultado) REPROVADO
17 2500 rpm (resultado) aprovado
Fator Diluição máximo 2,5 - índice de referência
0,99 marcha lenta (resultado) aprovado
0,99 2500 rpm (resultado) aprovado
Algum camarada já teve esse desgosto?
Na controlar falaram que os V6 da Hyundai apresentam esse problema com frequência e que na concessionária resolveriam...
Um amigo que tem um azera disse que a concessionária se encarrega de levar o carro para a inspeção e que depois aprovam...
Agradeço os comentários dos companheiros!
Abraços.
Kaco- Mensagens : 65
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 56
Localização : São Paulo
Boa tarde
Olha, estou distante da tal inspeção...no Paraná ela ainda não chegou.
Mas gosto de ler de tudo um pouco, e venho acompanhando alguns desmandos da dita inspeção. Carros que pões pneus novos até o ato de inspeção, depois voltam aos "carecas". Portas que não abrem - e como não abrem não há como dizer que não fecham bem...risos... e outros...
Há ainda o problema da descontaminação incorreta das mangueiras..... O seu carro talvez possa dter sofrido isto.
Há relatos de que os FIT são os carros mais reprovados.
Eu sugeriria:
1- atestar em oficina independente para ver os índices;
2- eventual conserto (caso haja problemas mesmo)
3- esgotar o tanque o usar outro posto para abastecimento (quanto mais adulterada, maior o índice de hidrocarbonetos)
4- não ir com gasolina Podium...é sério....o álcool produz menos Hcc na queima, então, se ainda for o caso, acrescente mais álcool do que os já 20 ou 25% de nossa Etanolina habitual, e com certeza este parãmetro diminuirá.
5- será que teremos que recorrer a gloriosa CAOA ? Espero que não.
Mande notícias. Se esta idéia pega por aqui logo logo os paranaenses também terão mais este incômdo.
PS. O 1/2 ambiente deve ser preservado, mas a "Indústria do dinheiro fácil" não está com nada. O mesmo com nossa gloriosa Petrobrás, e sua gasolina alcoolizada e seu metanol águalizado, seu Diesel com enxofre e por aí vai. mas a mania de resolver tudo na "canetada" dá nisso.
REALMENTE GOSTARIA QUE NOS MANTIVESSE INFORMADO SOBRE A EVENTUAL "POLUIÇÃO" DE NOSSO AZERA
Mas gosto de ler de tudo um pouco, e venho acompanhando alguns desmandos da dita inspeção. Carros que pões pneus novos até o ato de inspeção, depois voltam aos "carecas". Portas que não abrem - e como não abrem não há como dizer que não fecham bem...risos... e outros...
Há ainda o problema da descontaminação incorreta das mangueiras..... O seu carro talvez possa dter sofrido isto.
Há relatos de que os FIT são os carros mais reprovados.
Eu sugeriria:
1- atestar em oficina independente para ver os índices;
2- eventual conserto (caso haja problemas mesmo)
3- esgotar o tanque o usar outro posto para abastecimento (quanto mais adulterada, maior o índice de hidrocarbonetos)
4- não ir com gasolina Podium...é sério....o álcool produz menos Hcc na queima, então, se ainda for o caso, acrescente mais álcool do que os já 20 ou 25% de nossa Etanolina habitual, e com certeza este parãmetro diminuirá.
5- será que teremos que recorrer a gloriosa CAOA ? Espero que não.
Mande notícias. Se esta idéia pega por aqui logo logo os paranaenses também terão mais este incômdo.
PS. O 1/2 ambiente deve ser preservado, mas a "Indústria do dinheiro fácil" não está com nada. O mesmo com nossa gloriosa Petrobrás, e sua gasolina alcoolizada e seu metanol águalizado, seu Diesel com enxofre e por aí vai. mas a mania de resolver tudo na "canetada" dá nisso.
REALMENTE GOSTARIA QUE NOS MANTIVESSE INFORMADO SOBRE A EVENTUAL "POLUIÇÃO" DE NOSSO AZERA
Obsevador-CWB- Mensagens : 694
Data de inscrição : 06/10/2009
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Valeu a resposta Curitibano!
Agendei a revisão dos 10.000 para dia 06 de setembro.
Tenha até 30 dias para voltar a fazer a inspeção.
Depois coloco o resultado.
abração!
Agendei a revisão dos 10.000 para dia 06 de setembro.
Tenha até 30 dias para voltar a fazer a inspeção.
Depois coloco o resultado.
abração!
Kaco- Mensagens : 65
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 56
Localização : São Paulo
Leitura que pode interessar
A Gasolina:
A gasolina não é uma substância pura: É uma mistura de centenas de hidrocarbonetos que têm entre 3 a 12 carbonos, proveniente de uma faixa da destilação do petróleo. Há componentes mais leves e mais pesados na gasolina. Conforme o tempo passa, os mais leves se evaporam, deixando apenas os mais pesados. Por isso se diz que a gasolina "ficou velha" ou "estragou". Em aproximadamente 2 meses, a gasolina muda sua composição por causa da evaporação dos componentes leves, sobrando os mais pesados, que costumam ter octanagem menor. Por isto é que a gasolina velha pode causar "batidas de pino" no motor. Normalmente, quanto maior o número de carbonos na cadeia (mais pesada a molécula), menor é a octanagem: Por isto o querosene e outros solventes, se misturados à gasolina, fazem o motor "bater pino". Estes componentes mais pesados também têm uma vaporização mais difícil. Quando expostos ao calor em estado líquido, vão se degradando e formam a conhecida "borra" de gasolina. A gasolina vendida no Brasil tem, por lei, 22% de álcool etílico em volume na sua composição, para reduzir a emissão de poluentes. Outra coisa que não se fala (não sei por que...) é que a gasolina, por conter hidrocarbonetos aromáticos (como o benzeno) na sua composição, é cancerígena, especialmente se inalada em excesso. Com certeza não há estudos sobre isto (não "interessa" que haja...), mas a incidência de câncer entre os frentistas, que trabalham expostos aos vapores da gasolina, provavelmente é muito mais alta do que no resto da população.
O Álcool:
O álcool, ao contrário da gasolina, é uma substância pura (etanol), embora seja encontrado nos postos como sendo uma mistura de 95% de etanol e 5% de água, em volume. É uma molécula cuja fórmula é C2H5OH. Por ter oxigênio na composição, a molécula ganha uma polaridade que faz com que o álcool seja líquido à temperatura ambiente (o etano, C2H6 é um gás) pela maior coesão entre as moléculas. É um combustível que não deixa borras, sendo bem mais "limpo" que a gasolina, ao contrário do que se pensava nos primeiros anos do Proálcool. Tem a desvantagem de ser mais corrosivo no estado líquido que a gasolina, o que demanda um tratamento anticorrosivo nos metais que têm contato com o álcool em sua fase líquida, normalmente através de um revestimento com um metal que não reaja com ele, como o níquel, usado para revestir o Zamak dos carburadores.
As diferenças entre os combustíveis:
-Poder calorífico (capacidade de gerar energia)
O álcool, por conter oxigênio na molécula, tem um poder calorífico menor que o da gasolina, uma vez que o oxigênio (34,7% do peso molecular do etanol é oxigênio) aumenta o peso molecular, mas não produz energia. Isto explica a menor km/l de um motor a álcool em relação ao mesmo motor a gasolina. O álcool hidratado (95%) produz a energia de 20,05 MJ/litro, enquanto a nossa alcoosolina (22% de álcool) produz 27,57 MJ/l. Por aí já se vê que a 1 litro de gasolina produz 37,5% mais energia do que 1 litro de álcool: Daí, em um motor com o mesmo rendimento térmico, um motor a gasolina que fizesse 10 km/l iria fazer 7,27 km/l de álcool.
Proporção estequiométrica:
O álcool tem proporção estequiométrica de 8,4:1 (8,4 partes de ar para cada parte de álcool) em massa, enquanto a gasolina tem 13,5:1. Para a mesma massa de ar, é utilizado 60% a mais de massa de álcool. Em volume, é necessário mais 30% de álcool do que de gasolina. Por isto, bicos para álcool tem que ter uma vazão em torno de 30% maior do que bicos para gasolina. Uma coisa interessante que decorre disto é a seguinte: Apesar de a gasolina fornecer mais 37,5% de energia, o fato de ser necessário 30% a mais de álcool para a mistura faz com que um motor ganhe em torno de 5% de torque e potência só de passar a queimar álcool.
Octanagem
O álcool tem um maior poder antidetonante do que a gasolina. Enquanto a gasolina comum tem 87 octanas, o álcool tem o equivalente a 110 octanas. Isto significa que ele consegue suportar maior compressão sem explodir espontaneamente. Isto faz com que um motor a álcool possa ter uma taxa de compressão maior do que um motor a gasolina. Enquanto as taxas para gasolina variam entre 9 e 10,5:1, as taxas para álcool ficam entre 12 e 13,5:1. Como o rendimento térmico de um motor (rendimento térmico é quantos % da energia do combustível é transformada em movimento pelo motor) aumenta conforme aumenta sua taxa de compressão, os motores a álcool tendem a ter um rendimento térmico maior do que um motor a gasolina, compensando parte do menor poder calorífico. Assim, nosso motor não faria apenas 7,27 km/l, faria algo entre 7,5 e 8 km/l, devido ao melhor aproveitamento da energia do combustível. A velocidade da chama do álcool é menor, demandando maiores avanços de ignição.
Calor de vaporização
O álcool tem um calor de vaporização de 0,744 MJ/l, enquanto a gasolina tem 0,325MJ/l. Isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar. Esta vaporização acontece dentro do coletor de admissão, nos carros carburados e com injeção monoponto. A energia para vaporizar é conseguida através do calor do motor, que também aquece o coletor. Porém, ao se vaporizar, o combustível diminui a temperatura do coletor, pois está "roubando" energia. Não é difícil concluir que o álcool "rouba" mais que o dobro de energia, diminuindo muito mais a temperatura do coletor. Se a temperatura cair muito, o combustível não se vaporiza mais e caminha em estado líquido pelo coletor, causando uma súbita falta de combustível na mistura, fazendo o motor falhar. Para evitar isto, faz-se passar água do radiador pelo
coletor de admissão, para aquecê-lo. Este aquecimento é muito mais necessário em um motor a álcool, pela sua maior demanda de energia para vaporizar-se.
Ponto de fulgor
Uma explosão é uma reação em cadeia. Quando uma molécula de combustível reage com o oxigênio presente no ar, ela gera energia, que faz com que a molécula vizinha também reaja e por aí vai. O ponto de fulgor é a temperatura a partir da qual pode haver uma quantidade suficiente de combustível vaporizado a ponto de gerar uma reação em cadeia. Bem, o ponto de fulgor do álcool é 13ºC. Isto significa que não é possível haver combustão do álcool abaixo desta temperatura. Isto explica por que
é necessário usar gasolina para a partida a frio em motores a álcool em temperaturas baixas. O ponto de fulgor da gasolina pura é de aproximadamente -40ºC.
Estas 2 propriedades acima decorrem do oxigênio presente na molécula do álcool, que a polariza. Isto faz com que a força de coesão entre as moléculas seja maior do que as da gasolina, que se mantém líquida pelo maior peso de suas moléculas, apolares em sua grande maioria. A menor atração molecular da gasolina é que faz com que esta tenha menores calor de vaporização e ponto de fulgor.
Resumo:
Pelas razões explicadas acima, podemos concluir que, para fazer um motor a gasolina funcionar com álcool, precisam ser feitas as seguintes mudanças:
1) Taxa de compressão (para aproveitar a maior octanagem)
2) Proporção de combustível (30% maior, por causa da relação estequiométrica)
3) Curva de avanço de ignição (menor velocidade de chama)
4) Aquecimento do coletor em coletores úmidos (carb. e monoponto) (maior calor de vaporização)
5) Sistema de partida a frio (alto ponto de fulgor)
6) Niquelamento do carburador (em carros carburados)
O item 1 pode ser conseguido através da utilização de pistões mais cabeçudos ou rebaixamento do cabeçote. E os itens 2 e 3 são feitos remapeando o chip de injeção ou troca de giclês/distribuidor.
Valores aproximados de octanagem;
TABELA DE OCTANAGEM
TIPO COMBUSTÍVEL --- Nº DE OCTANOS (NO)
GASOLINA COMUM ------------ 87
GASOLINA PREMIUM ---------- 91
GASOLINA PODIUM ----------- 95
ÁLCOOL ----------------------- 110
*Octanagem mede a dificuldade para auto-detonação sobre pressão.
**Taxa de compressão, é o índice que mede a quantidade de vezes que a mistura de ar e combustível é comprimida antes de explodir.
***Gasolina aditivada contém aditivos detergentes e dispersantes que evitam o a****mulo de depósitos no sistema de alimentação porém ao contrário do que muitos pensam gasolina aditivada não tem mais octanos que a comum.
A gasolina não é uma substância pura: É uma mistura de centenas de hidrocarbonetos que têm entre 3 a 12 carbonos, proveniente de uma faixa da destilação do petróleo. Há componentes mais leves e mais pesados na gasolina. Conforme o tempo passa, os mais leves se evaporam, deixando apenas os mais pesados. Por isso se diz que a gasolina "ficou velha" ou "estragou". Em aproximadamente 2 meses, a gasolina muda sua composição por causa da evaporação dos componentes leves, sobrando os mais pesados, que costumam ter octanagem menor. Por isto é que a gasolina velha pode causar "batidas de pino" no motor. Normalmente, quanto maior o número de carbonos na cadeia (mais pesada a molécula), menor é a octanagem: Por isto o querosene e outros solventes, se misturados à gasolina, fazem o motor "bater pino". Estes componentes mais pesados também têm uma vaporização mais difícil. Quando expostos ao calor em estado líquido, vão se degradando e formam a conhecida "borra" de gasolina. A gasolina vendida no Brasil tem, por lei, 22% de álcool etílico em volume na sua composição, para reduzir a emissão de poluentes. Outra coisa que não se fala (não sei por que...) é que a gasolina, por conter hidrocarbonetos aromáticos (como o benzeno) na sua composição, é cancerígena, especialmente se inalada em excesso. Com certeza não há estudos sobre isto (não "interessa" que haja...), mas a incidência de câncer entre os frentistas, que trabalham expostos aos vapores da gasolina, provavelmente é muito mais alta do que no resto da população.
O Álcool:
O álcool, ao contrário da gasolina, é uma substância pura (etanol), embora seja encontrado nos postos como sendo uma mistura de 95% de etanol e 5% de água, em volume. É uma molécula cuja fórmula é C2H5OH. Por ter oxigênio na composição, a molécula ganha uma polaridade que faz com que o álcool seja líquido à temperatura ambiente (o etano, C2H6 é um gás) pela maior coesão entre as moléculas. É um combustível que não deixa borras, sendo bem mais "limpo" que a gasolina, ao contrário do que se pensava nos primeiros anos do Proálcool. Tem a desvantagem de ser mais corrosivo no estado líquido que a gasolina, o que demanda um tratamento anticorrosivo nos metais que têm contato com o álcool em sua fase líquida, normalmente através de um revestimento com um metal que não reaja com ele, como o níquel, usado para revestir o Zamak dos carburadores.
As diferenças entre os combustíveis:
-Poder calorífico (capacidade de gerar energia)
O álcool, por conter oxigênio na molécula, tem um poder calorífico menor que o da gasolina, uma vez que o oxigênio (34,7% do peso molecular do etanol é oxigênio) aumenta o peso molecular, mas não produz energia. Isto explica a menor km/l de um motor a álcool em relação ao mesmo motor a gasolina. O álcool hidratado (95%) produz a energia de 20,05 MJ/litro, enquanto a nossa alcoosolina (22% de álcool) produz 27,57 MJ/l. Por aí já se vê que a 1 litro de gasolina produz 37,5% mais energia do que 1 litro de álcool: Daí, em um motor com o mesmo rendimento térmico, um motor a gasolina que fizesse 10 km/l iria fazer 7,27 km/l de álcool.
Proporção estequiométrica:
O álcool tem proporção estequiométrica de 8,4:1 (8,4 partes de ar para cada parte de álcool) em massa, enquanto a gasolina tem 13,5:1. Para a mesma massa de ar, é utilizado 60% a mais de massa de álcool. Em volume, é necessário mais 30% de álcool do que de gasolina. Por isto, bicos para álcool tem que ter uma vazão em torno de 30% maior do que bicos para gasolina. Uma coisa interessante que decorre disto é a seguinte: Apesar de a gasolina fornecer mais 37,5% de energia, o fato de ser necessário 30% a mais de álcool para a mistura faz com que um motor ganhe em torno de 5% de torque e potência só de passar a queimar álcool.
Octanagem
O álcool tem um maior poder antidetonante do que a gasolina. Enquanto a gasolina comum tem 87 octanas, o álcool tem o equivalente a 110 octanas. Isto significa que ele consegue suportar maior compressão sem explodir espontaneamente. Isto faz com que um motor a álcool possa ter uma taxa de compressão maior do que um motor a gasolina. Enquanto as taxas para gasolina variam entre 9 e 10,5:1, as taxas para álcool ficam entre 12 e 13,5:1. Como o rendimento térmico de um motor (rendimento térmico é quantos % da energia do combustível é transformada em movimento pelo motor) aumenta conforme aumenta sua taxa de compressão, os motores a álcool tendem a ter um rendimento térmico maior do que um motor a gasolina, compensando parte do menor poder calorífico. Assim, nosso motor não faria apenas 7,27 km/l, faria algo entre 7,5 e 8 km/l, devido ao melhor aproveitamento da energia do combustível. A velocidade da chama do álcool é menor, demandando maiores avanços de ignição.
Calor de vaporização
O álcool tem um calor de vaporização de 0,744 MJ/l, enquanto a gasolina tem 0,325MJ/l. Isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar. Esta vaporização acontece dentro do coletor de admissão, nos carros carburados e com injeção monoponto. A energia para vaporizar é conseguida através do calor do motor, que também aquece o coletor. Porém, ao se vaporizar, o combustível diminui a temperatura do coletor, pois está "roubando" energia. Não é difícil concluir que o álcool "rouba" mais que o dobro de energia, diminuindo muito mais a temperatura do coletor. Se a temperatura cair muito, o combustível não se vaporiza mais e caminha em estado líquido pelo coletor, causando uma súbita falta de combustível na mistura, fazendo o motor falhar. Para evitar isto, faz-se passar água do radiador pelo
coletor de admissão, para aquecê-lo. Este aquecimento é muito mais necessário em um motor a álcool, pela sua maior demanda de energia para vaporizar-se.
Ponto de fulgor
Uma explosão é uma reação em cadeia. Quando uma molécula de combustível reage com o oxigênio presente no ar, ela gera energia, que faz com que a molécula vizinha também reaja e por aí vai. O ponto de fulgor é a temperatura a partir da qual pode haver uma quantidade suficiente de combustível vaporizado a ponto de gerar uma reação em cadeia. Bem, o ponto de fulgor do álcool é 13ºC. Isto significa que não é possível haver combustão do álcool abaixo desta temperatura. Isto explica por que
é necessário usar gasolina para a partida a frio em motores a álcool em temperaturas baixas. O ponto de fulgor da gasolina pura é de aproximadamente -40ºC.
Estas 2 propriedades acima decorrem do oxigênio presente na molécula do álcool, que a polariza. Isto faz com que a força de coesão entre as moléculas seja maior do que as da gasolina, que se mantém líquida pelo maior peso de suas moléculas, apolares em sua grande maioria. A menor atração molecular da gasolina é que faz com que esta tenha menores calor de vaporização e ponto de fulgor.
Resumo:
Pelas razões explicadas acima, podemos concluir que, para fazer um motor a gasolina funcionar com álcool, precisam ser feitas as seguintes mudanças:
1) Taxa de compressão (para aproveitar a maior octanagem)
2) Proporção de combustível (30% maior, por causa da relação estequiométrica)
3) Curva de avanço de ignição (menor velocidade de chama)
4) Aquecimento do coletor em coletores úmidos (carb. e monoponto) (maior calor de vaporização)
5) Sistema de partida a frio (alto ponto de fulgor)
6) Niquelamento do carburador (em carros carburados)
O item 1 pode ser conseguido através da utilização de pistões mais cabeçudos ou rebaixamento do cabeçote. E os itens 2 e 3 são feitos remapeando o chip de injeção ou troca de giclês/distribuidor.
Valores aproximados de octanagem;
TABELA DE OCTANAGEM
TIPO COMBUSTÍVEL --- Nº DE OCTANOS (NO)
GASOLINA COMUM ------------ 87
GASOLINA PREMIUM ---------- 91
GASOLINA PODIUM ----------- 95
ÁLCOOL ----------------------- 110
*Octanagem mede a dificuldade para auto-detonação sobre pressão.
**Taxa de compressão, é o índice que mede a quantidade de vezes que a mistura de ar e combustível é comprimida antes de explodir.
***Gasolina aditivada contém aditivos detergentes e dispersantes que evitam o a****mulo de depósitos no sistema de alimentação porém ao contrário do que muitos pensam gasolina aditivada não tem mais octanos que a comum.
Obsevador-CWB- Mensagens : 694
Data de inscrição : 06/10/2009
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
CONCLUSÃO:
Tive que ligar para o 03001043000 e escolher uma das concessionárias disponíveis para o "serviço".
A atendente disse que o gerente da concessionária escolhida irá me ligar em dois ou três dias; ato contínio, combinaremos uma data para eu levar o carro para ele, pois farão "ajustes" e eles mesmos levarão para a inspeção veicular.
Já aconteceu o mesmo fato com 2 amigos donos de azera.
Dúvida: será que ajustarão o carro ou "ajustarão" a controlar???
Conforme o adesivo que circula por aí: "Circo Brasil. Aqui VOCÊ é o palhaço!"
E... o que não tem remédio... remediado está!
abs.
Tive que ligar para o 03001043000 e escolher uma das concessionárias disponíveis para o "serviço".
A atendente disse que o gerente da concessionária escolhida irá me ligar em dois ou três dias; ato contínio, combinaremos uma data para eu levar o carro para ele, pois farão "ajustes" e eles mesmos levarão para a inspeção veicular.
Já aconteceu o mesmo fato com 2 amigos donos de azera.
Dúvida: será que ajustarão o carro ou "ajustarão" a controlar???
Conforme o adesivo que circula por aí: "Circo Brasil. Aqui VOCÊ é o palhaço!"
E... o que não tem remédio... remediado está!
abs.
Kaco- Mensagens : 65
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 56
Localização : São Paulo
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Observador-CWB, parabéns !!! Que aula !
Não sei se você é quimico ou tirou essa aula de algum lugar, mas esse texto explica de forma técnica essas diferenças entre o álcool e gasolina.
Abraços,
Não sei se você é quimico ou tirou essa aula de algum lugar, mas esse texto explica de forma técnica essas diferenças entre o álcool e gasolina.
Abraços,
alpenalva- Mensagens : 33
Data de inscrição : 06/02/2010
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Kaco escreveu:Prezados companheiros,
Relatório:
Defeitos Inspeção Visual: nenhum defeito encontrado
Medição de Gases:
COc (% Vol) 0,30 - índice de referência
0,18 marcha lenta (resultado) aprovado
0,04 2500rpm (resultado) aprovado
HCc (ppm) 100 - índice de referência
117 marcha lenta (resultado) REPROVADO
17 2500 rpm (resultado) aprovado
Fator Diluição máximo 2,5 - índice de referência
0,99 marcha lenta (resultado) aprovado
0,99 2500 rpm (resultado) aprovado
Algum camarada já teve esse desgosto?
Na controlar falaram que os V6 da Hyundai apresentam esse problema com frequência e que na concessionária resolveriam...
Um amigo que tem um azera disse que a concessionária se encarrega de levar o carro para a inspeção e que depois aprovam...
Agradeço os comentários dos companheiros!
Abraços.
Oi Kaco,
Tive a mesma infelicidade que voce hoje. Meu Azera tbem foi reporvado no controlar e no mesmo indicador que o seu HCC na marcha lenta. Gostaria de saber como ficou a sua situação. A Hyundai resolveu o problema? Houve custo?
Eu conversei outro dia com um cara de uma concessionaria da KIA(para quem nao sabe, a Kia e Hyundai sao a mesma fabrica no mundo inteiro) e ele me disse que os carros da Hyundai V6 nao passam na inspeção veicular via de regra. Quando isso acontece, voce tem que levar o carro na concessionaria e eles "fazem passar". Ai perguntei como eles fazem isso... O cara me disse que eles ligam o aparelho na injeção, mudam alguns parametros, levam o carro ate o Controlar, passa na inspeção e então voltam na concessionaria e colocam os valores originais do carro. Em resumo, todo ano vai ter que levar o carro ate a concessionaria da Hyundai para eles fazerem passar... É um absurdo!!!!! Quero ver quando terminar a garantia... So não sei ainda se esta operacao e sem custo ou se as concessionarias cobram por isso...
Me disse tambem que é por isso que mudaram o motor do Azera 2011 e que os novos motores que tão vindo ja são aqueles Thetta II. Bom, se alguem souber mais alguma coisa sobre isso, coloca um post ai... Quero saber se alguem ja teve que levar o carro para eles fazerem passar na concessionaria e se houve custo.
JB- Mensagens : 39
Data de inscrição : 15/09/2010
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Jose Bettencourt escreveu:Kaco escreveu:Prezados companheiros,
Relatório:
Defeitos Inspeção Visual: nenhum defeito encontrado
Medição de Gases:
COc (% Vol) 0,30 - índice de referência
0,18 marcha lenta (resultado) aprovado
0,04 2500rpm (resultado) aprovado
HCc (ppm) 100 - índice de referência
117 marcha lenta (resultado) REPROVADO
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Fator Diluição máximo 2,5 - índice de referência
0,99 marcha lenta (resultado) aprovado
0,99 2500 rpm (resultado) aprovado
Algum camarada já teve esse desgosto?
Na controlar falaram que os V6 da Hyundai apresentam esse problema com frequência e que na concessionária resolveriam...
Um amigo que tem um azera disse que a concessionária se encarrega de levar o carro para a inspeção e que depois aprovam...
Agradeço os comentários dos companheiros!
Abraços.
Oi Kaco,
Tive a mesma infelicidade que voce hoje. Meu Azera tbem foi reporvado no controlar e no mesmo indicador que o seu HCC na marcha lenta. Gostaria de saber como ficou a sua situação. A Hyundai resolveu o problema? Houve custo?
Eu conversei outro dia com um cara de uma concessionaria da KIA(para quem nao sabe, a Kia e Hyundai sao a mesma fabrica no mundo inteiro) e ele me disse que os carros da Hyundai V6 nao passam na inspeção veicular via de regra. Quando isso acontece, voce tem que levar o carro na concessionaria e eles "fazem passar". Ai perguntei como eles fazem isso... O cara me disse que eles ligam o aparelho na injeção, mudam alguns parametros, levam o carro ate o Controlar, passa na inspeção e então voltam na concessionaria e colocam os valores originais do carro. Em resumo, todo ano vai ter que levar o carro ate a concessionaria da Hyundai para eles fazerem passar... É um absurdo!!!!! Quero ver quando terminar a garantia... So não sei ainda se esta operacao e sem custo ou se as concessionarias cobram por isso...
Me disse tambem que é por isso que mudaram o motor do Azera 2011 e que os novos motores que tão vindo ja são aqueles Thetta II. Bom, se alguem souber mais alguma coisa sobre isso, coloca um post ai... Quero saber se alguem ja teve que levar o carro para eles fazerem passar na concessionaria e se houve custo.
Prezado Jose Bettencourt,
Agendei na concessionária do Tatuapé e levei a máquina as 9h.
O gerente ligou por volta das 16h para eu pegar o carro.
Chegando... carro aprovado (aquele índice de 117 passou para 08!!!)
Sua pergunta: sem custo nenhum e ainda lavaram o carro!
O que fizeram? José, sinceramente não tive vontade de perguntar! tà aprovado é o que eu queria (não entendo nada de mecânica!)
Ano que vem tem mais emoção
Agende na concessionária de sua escolha e fique tranquilo que não tem custo e dá tudo certo!
Depois deixe um post aqui e conte a mágica!
Um abraço.
Kaco- Mensagens : 65
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 56
Localização : São Paulo
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Kaco,
Acabei de pegar o carro. Eles mesmo levaram o carro para inspeção e "fizeram passar". Felizmente o meu carro foi aprovado e com numeros de emissão absurdamente maix baixos do que tinha dado na primeira inspeção. Francamente nao sei qual é a magica que eles fazem, se eles estrangulam a injeção para passar e depois voltam ao normal ou se simplesmente fazem uma limpeza basica nos bicos e tudo bem... A unica coisa que eu vi eles fazendo foi enfiando um esguicho de agua pressurizada no escapamento e acelerando ao mesmo tempo. O consultor me disse que é para lavar e ter menos problemas com a inspeção.
Minha experiencia com um carro da KIA que eu tenho é que simplesmente fazer limpeza dos bicos e regular nao é suficiente, pois eu fiz isso no KIA e nao passou por 3x. De qualquer maneira, esse ano passou, vamos ver ano que vem.
Abs
Acabei de pegar o carro. Eles mesmo levaram o carro para inspeção e "fizeram passar". Felizmente o meu carro foi aprovado e com numeros de emissão absurdamente maix baixos do que tinha dado na primeira inspeção. Francamente nao sei qual é a magica que eles fazem, se eles estrangulam a injeção para passar e depois voltam ao normal ou se simplesmente fazem uma limpeza basica nos bicos e tudo bem... A unica coisa que eu vi eles fazendo foi enfiando um esguicho de agua pressurizada no escapamento e acelerando ao mesmo tempo. O consultor me disse que é para lavar e ter menos problemas com a inspeção.
Minha experiencia com um carro da KIA que eu tenho é que simplesmente fazer limpeza dos bicos e regular nao é suficiente, pois eu fiz isso no KIA e nao passou por 3x. De qualquer maneira, esse ano passou, vamos ver ano que vem.
Abs
JB- Mensagens : 39
Data de inscrição : 15/09/2010
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Kaco,
Tive o mesmo problema que o seu...meu Azera 2009/2010 foi REPROVADO com os valores abaixo:
Marcha lenta 1.01 COc (deveria ser 0,30) e 173 HCc (100). Quando a inpeção terminou o consultor da Controlar me falou:
"Esses V6 da Hyundai nunca passam da primeira vez, faz o seguinte dá uma ligada para a concessionaria que eles "arrumam"."
Segui seus passos Kaco e liguei para uma Concessionaria, expliquei o caso para a atendente que já tinha o discurso pronto:
"A senhora faz o seguinte agenda aqui com a Concessionaria e no mesmo dia a inspeção veicular aqui perto e 2 horas antes a senhora tras o carro que o nosso piloto leva e faz a inspeção. E quando estiver pronto ligamos para a senhora para pegar o carro."
Vou conversar com a concessionaria para dar um jeito nisso de uma vez por todas(coisa que eu acho dificil, mas nao custa tentar), pq todo ano que for fazer a inspeção vou ter que fazer o mesmo procedimento??
Abraços,
Claudia
Tive o mesmo problema que o seu...meu Azera 2009/2010 foi REPROVADO com os valores abaixo:
Marcha lenta 1.01 COc (deveria ser 0,30) e 173 HCc (100). Quando a inpeção terminou o consultor da Controlar me falou:
"Esses V6 da Hyundai nunca passam da primeira vez, faz o seguinte dá uma ligada para a concessionaria que eles "arrumam"."
Segui seus passos Kaco e liguei para uma Concessionaria, expliquei o caso para a atendente que já tinha o discurso pronto:
"A senhora faz o seguinte agenda aqui com a Concessionaria e no mesmo dia a inspeção veicular aqui perto e 2 horas antes a senhora tras o carro que o nosso piloto leva e faz a inspeção. E quando estiver pronto ligamos para a senhora para pegar o carro."
Vou conversar com a concessionaria para dar um jeito nisso de uma vez por todas(coisa que eu acho dificil, mas nao custa tentar), pq todo ano que for fazer a inspeção vou ter que fazer o mesmo procedimento??
Abraços,
Claudia
csawada- Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/11/2009
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Camaradas
Assisto, regularmente, o programa LIMITE na ESPN Brasil. Os caras metem o pau nessa inspeção, pelo absurdo dos critérios. Carro 0 bala, que nem placa recebeu, é reprovado.
Acho que o Azera não tem nenhum defeito. É a inspeção que tá maluca.
Sou totalmente a favor do controle de emissões veicular, mas com critérios realistas.
Forte AzerAbraço
Assisto, regularmente, o programa LIMITE na ESPN Brasil. Os caras metem o pau nessa inspeção, pelo absurdo dos critérios. Carro 0 bala, que nem placa recebeu, é reprovado.
Acho que o Azera não tem nenhum defeito. É a inspeção que tá maluca.
Sou totalmente a favor do controle de emissões veicular, mas com critérios realistas.
Forte AzerAbraço
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
csawada escreveu:Kaco,
Tive o mesmo problema que o seu...meu Azera 2009/2010 foi REPROVADO com os valores abaixo:
Marcha lenta 1.01 COc (deveria ser 0,30) e 173 HCc (100). Quando a inpeção terminou o consultor da Controlar me falou:
"Esses V6 da Hyundai nunca passam da primeira vez, faz o seguinte dá uma ligada para a concessionaria que eles "arrumam"."
Segui seus passos Kaco e liguei para uma Concessionaria, expliquei o caso para a atendente que já tinha o discurso pronto:
"A senhora faz o seguinte agenda aqui com a Concessionaria e no mesmo dia a inspeção veicular aqui perto e 2 horas antes a senhora tras o carro que o nosso piloto leva e faz a inspeção. E quando estiver pronto ligamos para a senhora para pegar o carro."
Vou conversar com a concessionaria para dar um jeito nisso de uma vez por todas(coisa que eu acho dificil, mas nao custa tentar), pq todo ano que for fazer a inspeção vou ter que fazer o mesmo procedimento??
Abraços,
Claudia
Prezada Claudia,
Infelizmente vai ter que ser assim!
Segundo alguns informes, eles alteram algumas características originais, levam o carro de caminhão, fazem o teste, aprovam, voltam p a concessionária, voltam à regulagemn original e... fim.
É muito chato, mas não temos o que fazer.
A Controlar alterou recentemente alguns níveis de referência e isso é o que está pegando.
De qualquer forma não se irrite, pois não há custo e... nosso carro traz o conforto suficiente para passarmos por esse pequeno dissabor
Abraço.
Kaco- Mensagens : 65
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 56
Localização : São Paulo
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Fiz na semana passada minha inspeção veicular.
Passou (ufa!), mas o cara disse que é comum dar pau nos Azera e no Honda Fit.
Chaves Brasil- Mensagens : 51
Data de inscrição : 01/11/2010
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Chaves Brasil escreveu:
Fiz na semana passada minha inspeção veicular.
Passou (ufa!), mas o cara disse que é comum dar pau nos Azera e no Honda Fit.
Camaradas
Essa controlar é o fim da picada!! Tá óbvio que os padrões são irreais e às vezes o tiro sai pela culatra. Encontrei um conhecido hoje, aqui no DF. Ele mora em Sampa e trocou de carro mês passado. Pra não arriscar, emplacou em MG, onde mora seus pais...
Se o negócio fosse sério, disse ele, não teria feito isso.
Digo e repito, sou à favor do controle de emissões, mas essa de Sampa não me parece ser séria... O carro tem que poluir pouco todos os dias e não só no data da inspeção. O Azera "polui" todo santo dia e é estrangulado pra passar na data fatídica.
Aí vem a pergunta óbvia: Então pra que raios serve o controle?
Resposta: Pra prefeituura e a CCR (controlar) ganhar dinheiro. O ar de SP que se F*D@
Não quero ofender ninguém, mas essa é minha opinião, vendo os depoimentos aqui e as reportagens na TV.
Boa sorte aos confrades paulistanos.
Forte ARzerabraço
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Caro Kaco,
Na sexta-feira peguei o meu carro que foi aprovado magicamente na inspeção veicular pela concessionaria e pensei: Bem, um problema a menos para eu me preocupar.
Mas quando tentei ligar o carro pela primeira vez o carro não pegou...tentei a segunda demorou mas pegou e fui para casa pensado que foi um caso isolado. E agora toda vez que eu ligo o carro é a mesma dificuldade...sendo que o motor e dentro do carro estão com um cheiro forte de gasolina!!
Sai do carro cheirando a frentista de posto de gasolina...
Ou seja quando eles fizeram sei lá o que( quando peguei o carro eles falaram que só limparam o escapamento) para o carro passar devem ter soltado alguma coisa(mangueira, bico injetor e etc).
O carro estava uma maravilha antes...e eles conseguiram estragar...
Vou levar segunda-feira de manha para eles arrumarem o estrago deles.
Ai deles se falarem que tem que agendar...
Obs.: O carro acabou de fazer 1 ano com 10.000 km.
Abraços,
Claudia
Na sexta-feira peguei o meu carro que foi aprovado magicamente na inspeção veicular pela concessionaria e pensei: Bem, um problema a menos para eu me preocupar.
Mas quando tentei ligar o carro pela primeira vez o carro não pegou...tentei a segunda demorou mas pegou e fui para casa pensado que foi um caso isolado. E agora toda vez que eu ligo o carro é a mesma dificuldade...sendo que o motor e dentro do carro estão com um cheiro forte de gasolina!!
Sai do carro cheirando a frentista de posto de gasolina...
Ou seja quando eles fizeram sei lá o que( quando peguei o carro eles falaram que só limparam o escapamento) para o carro passar devem ter soltado alguma coisa(mangueira, bico injetor e etc).
O carro estava uma maravilha antes...e eles conseguiram estragar...
Vou levar segunda-feira de manha para eles arrumarem o estrago deles.
Ai deles se falarem que tem que agendar...
Obs.: O carro acabou de fazer 1 ano com 10.000 km.
Abraços,
Claudia
csawada- Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/11/2009
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
csawada escreveu:Caro Kaco,
Na sexta-feira peguei o meu carro que foi aprovado magicamente na inspeção veicular pela concessionaria e pensei: Bem, um problema a menos para eu me preocupar.
Mas quando tentei ligar o carro pela primeira vez o carro não pegou...tentei a segunda demorou mas pegou e fui para casa pensado que foi um caso isolado. E agora toda vez que eu ligo o carro é a mesma dificuldade...sendo que o motor e dentro do carro estão com um cheiro forte de gasolina!!
Sai do carro cheirando a frentista de posto de gasolina...
Ou seja quando eles fizeram sei lá o que( quando peguei o carro eles falaram que só limparam o escapamento) para o carro passar devem ter soltado alguma coisa(mangueira, bico injetor e etc).
O carro estava uma maravilha antes...e eles conseguiram estragar...
Vou levar segunda-feira de manha para eles arrumarem o estrago deles.
Ai deles se falarem que tem que agendar...
Obs.: O carro acabou de fazer 1 ano com 10.000 km.
Abraços,
Claudia
Prezada Cláudia,
Seu caso é isolado. Fico chateado por você, mas não se preocupe que é coisa simples de acerto rápido.
Resta saber: será que o problema está no carro ou nos índices de medição da controlar? Tomara que nesse último, para que não haja necessidade de nova peregrinação ano que vem né?
ps. o meu está com 1 ano e 2 meses e com 12.000km de puro prazer em duas rodas!
Abraço e boa sorte no acerto da máquina!
Kaco- Mensagens : 65
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 56
Localização : São Paulo
Kaco - puro prazer em DUAS RODAS ????
Kaco escreveu:csawada escreveu:Caro Kaco,
Na sexta-feira peguei o meu carro que foi aprovado magicamente na inspeção veicular pela concessionaria e pensei: Bem, um problema a menos para eu me preocupar.
Mas quando tentei ligar o carro pela primeira vez o carro não pegou...tentei a segunda demorou mas pegou e fui para casa pensado que foi um caso isolado. E agora toda vez que eu ligo o carro é a mesma dificuldade...sendo que o motor e dentro do carro estão com um cheiro forte de gasolina!!
Sai do carro cheirando a frentista de posto de gasolina...
Ou seja quando eles fizeram sei lá o que( quando peguei o carro eles falaram que só limparam o escapamento) para o carro passar devem ter soltado alguma coisa(mangueira, bico injetor e etc).
O carro estava uma maravilha antes...e eles conseguiram estragar...
Vou levar segunda-feira de manha para eles arrumarem o estrago deles.
Ai deles se falarem que tem que agendar...
Obs.: O carro acabou de fazer 1 ano com 10.000 km.
Abraços,
Claudia
Prezada Cláudia,
Seu caso é isolado. Fico chateado por você, mas não se preocupe que é coisa simples de acerto rápido.
Resta saber: será que o problema está no carro ou nos índices de medição da controlar? Tomara que nesse último, para que não haja necessidade de nova peregrinação ano que vem né?
ps. o meu está com 1 ano e 2 meses e com 12.000km de puro prazer em duas rodas!
Abraço e boa sorte no acerto da máquina!
Estou feliz comas quatro (ou melhor - cinco contando o estepe), do meu Azera.
Mais um motoqueiro que gostou do V6.
Azerabraços
Obsevador-CWB- Mensagens : 694
Data de inscrição : 06/10/2009
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
csawada escreveu:
Vou levar segunda-feira de manha para eles arrumarem o estrago deles.
Ai deles se falarem que tem que agendar...
Obs.: O carro acabou de fazer 1 ano com 10.000 km.
Abraços,
Claudia
Depois conta no que que deu.
Chaves Brasil- Mensagens : 51
Data de inscrição : 01/11/2010
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Obsevador-CWB escreveu:Kaco escreveu:csawada escreveu:Caro Kaco,
Na sexta-feira peguei o meu carro que foi aprovado magicamente na inspeção veicular pela concessionaria e pensei: Bem, um problema a menos para eu me preocupar.
Mas quando tentei ligar o carro pela primeira vez o carro não pegou...tentei a segunda demorou mas pegou e fui para casa pensado que foi um caso isolado. E agora toda vez que eu ligo o carro é a mesma dificuldade...sendo que o motor e dentro do carro estão com um cheiro forte de gasolina!!
Sai do carro cheirando a frentista de posto de gasolina...
Ou seja quando eles fizeram sei lá o que( quando peguei o carro eles falaram que só limparam o escapamento) para o carro passar devem ter soltado alguma coisa(mangueira, bico injetor e etc).
O carro estava uma maravilha antes...e eles conseguiram estragar...
Vou levar segunda-feira de manha para eles arrumarem o estrago deles.
Ai deles se falarem que tem que agendar...
Obs.: O carro acabou de fazer 1 ano com 10.000 km.
Abraços,
Claudia
Prezada Cláudia,
Seu caso é isolado. Fico chateado por você, mas não se preocupe que é coisa simples de acerto rápido.
Resta saber: será que o problema está no carro ou nos índices de medição da controlar? Tomara que nesse último, para que não haja necessidade de nova peregrinação ano que vem né?
ps. o meu está com 1 ano e 2 meses e com 12.000km de puro prazer em duas rodas!
Abraço e boa sorte no acerto da máquina!
Estou feliz comas quatro (ou melhor - cinco contando o estepe), do meu Azera.
Mais um motoqueiro que gostou do V6.
Azerabraços
OPS! ATO FALHO! SAUDADES DA MINHA CB 400!!
OBRIGADO PELA LHANEZA DA PRONTA E EFICAZ CORREÇÃO!!
NADA MELHOR DO TER UM COMPANHEIRO DE FORUM... OBSERVADOR!
Kaco- Mensagens : 65
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 56
Localização : São Paulo
Re: INSPEÇÃO VEICULAR - REPROVADO
Caros Kaco e Chaves,
Mil desculpas pela demora na resposta. Levei na concessionária na segunda-feira(08/11) no guincho.
Expliquei para o consultor o problema e comentei que o carro estava com o tanque cheio e eles me entregaram com 1/4 de gasolina ele vai e me fala: Ahhhh então é seu o combustível que está no tonel lá no fundo, não sabiamos de quem era.
No final das contas na hora de tirar todo o combustível do meu carro eles não apertaram direito a mangueira que enviava combustível para o motor e esqueceram de colocar o meu combustível de volta no tanque...
Perguntei para ele por que tiveram que tirar o combustível e ele me falou que tinham que colocar gasolina podium para passar na inspeção e tb fizeram uma limpeza do escapamento.
Ou seja, precisa de um mané para fazer o carro dar problema.
Amo meu carro!
Abraços,
Claudia
Mil desculpas pela demora na resposta. Levei na concessionária na segunda-feira(08/11) no guincho.
Expliquei para o consultor o problema e comentei que o carro estava com o tanque cheio e eles me entregaram com 1/4 de gasolina ele vai e me fala: Ahhhh então é seu o combustível que está no tonel lá no fundo, não sabiamos de quem era.
No final das contas na hora de tirar todo o combustível do meu carro eles não apertaram direito a mangueira que enviava combustível para o motor e esqueceram de colocar o meu combustível de volta no tanque...
Perguntei para ele por que tiveram que tirar o combustível e ele me falou que tinham que colocar gasolina podium para passar na inspeção e tb fizeram uma limpeza do escapamento.
Ou seja, precisa de um mané para fazer o carro dar problema.
Amo meu carro!
Abraços,
Claudia
csawada- Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/11/2009
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