Azera Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

+9
kunzendorff
tiburon
Obsevador-CWB
Lut
Editado
SUR
MIUDAS
LukCarlos
arianoneves
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  arianoneves Sáb Out 27, 2012 8:49 pm

Boa noite amigos,

Acredito que alguns aqui saibam do conector OBDII, esse é o conector que se liga o scanner para saber o estado do sistema eletrônico do carro, esse conector é padrão nos carros a injeção, sendo adotado por todos fabricantes desde o final dos anos 90. Pois bem, comprei dois leitores OBDII (EML 327)num site chines e que transmite as informações via bluetooth e um outro por USB. Funciona perfeitamente no azera, testei em vários carros (palio, gol, magentis, sandero, polo, tucson) e em todos obtive sucesso. O que esse leitor faz? transmite todas as informações para um programa de computador ou mesmo para o celular (no meu caso o programa dashcommand para iphone). A porta do conector é igual para todos eles, no caso do azera fica embaixo do volante, ao lado esquerdo da luz de iluminação dos pedais, é só encaixar e ligar a ignição para ele começar a passar informações para o scanner

Além de verificar se existe alarmes no sistema (as vezes a injeção detecta falhas mas não acende a luz da injeção, apenas armazena o erro e guarda todas as informações relevantes do carro na hora do erro). Meu azera estava zerado, sem erros, fora isso, os dados que ele fornece são vários, como RPM, velocidade, consumo instantâneo (só disponível a partir do modelo 2010/2011), dados como avanço de ignição, trimm de injeção, MAF, MAP, temperaturas do intake, motor, catalizador, mistura, carga do carro, posição do acelerador, etc. Muito legal, pode-se ver em tempo real como o motor está funcionando, ajustes da injeção, consumo em km/l (acho l/100k chato), mas principalmente, saber a qualidade da gasolina que carro está consumindo, esse foi a principal razão de eu ter comprado. Eu estudei um pouco sobre injeção eletrônica na internet para poder saber os paramentos que o programa mostra, aprendi os valores considerados normais, principalmente da ignição e injeção.

O que fiz: Abasteci em um posto aqui de confiança (gasolina mais cara também), e o carro funcionou como o esperado, sempre adiantando a ignição e variando 7% na regulagem dos bicos ejetores (até 10% é normal), ai o próximo abastecimento foi em outro posto que costumo abastecer, gasolina mais barata e o carro simplesmente começa a atrasar o ponto de ignição em alguns momentos, ou seja, detectando inicio de detonação (gasolina batizada de octanagem baixa, possivelmente com solventes). Chega a vez do terceiro posto, o carro começa a injetar até 23% mais combustível pelos bicos injetores (a partir de 35% a luz acende da injeção), resultado disso? mistura pobre, possivelmente gasolina com muito álcool. Ainda vou testar outros postos, mas no momento meu cunhado levou emprestado o scanner (espero que volte) e estou pensando em adquirir outro de conexão via wifi.

Enfim, gosto muito de mecânica e dia desses descobri com esse scanner que o carro do meu cunhado (um gol dos novos) estava todo doido, com alarmes do catalisador que não apareciam no painel do carro, e ele vinha notando o carro bebendo muito.

Quem quiser saber mais, coloque dashcommand no google ou youtube, quem quiser também dicas para fazer também, eu passo por aqui.

Att,
Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Marca e modelo.

Mensagem  LukCarlos Dom Out 28, 2012 12:20 am

Boa noite Ariano,

Muito legal esse scanner! Você poderia postar a marca/modelo e onde comprou o scanner que se comunica com o Celular? Será que tem um app para Android, pois eu tenho o Galaxy S2.

Abraços

Luciano.
LukCarlos
LukCarlos

Mensagens : 35
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 41
Localização : Morrinhos/Goiás

https://www.facebook.com/luk.carlos

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  MIUDAS Dom Out 28, 2012 9:40 am

Parabéns por gostar tanto de mecânica !
Jamais pensaria em fazer algo assim ! Assim como o colega LukCarlos gostaria, se possivel, de informações sobre a sua compra !!
Onde moro a gasolina adiitivada custa R$ 3,099 , portanto, saber se a gasolina é boa ou não sempre foi uma curiosidade minha !

Grato,

Miudas
MIUDAS
MIUDAS

Mensagens : 75
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 58
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Fixar o Cel.

Mensagem  LukCarlos Dom Out 28, 2012 10:12 am

Então,

já estava pensando em comprar um suporte veicular para meu celular, que tem um GPS muito bom - fiquei um pouco preocupado em instalar um kit multimídia, já que vários colegas alegaram que o som não fica com a mesma qualidade.

Fico pensando o quanto seria legal usar o celular tanto como GPS quanto monitor de dados!

T+

LukCarlos
LukCarlos

Mensagens : 35
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 41
Localização : Morrinhos/Goiás

https://www.facebook.com/luk.carlos

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Scangauge II

Mensagem  SUR Dom Out 28, 2012 10:46 am

Hoje pretendo testar o meu Scangauge II no Azera. Depois posto o resultado.
Comprei para uma Pajero TR4 e não funciona por nada deste mundo. Descobri que o plrotocolo dela é proprietário (ainda não me conformei com isto...)
Pensei muito em utilizar solução como esta sugerida com software no cel. Bacana mesmo, mas para o jipe deixaria o aparelho no painel. Tem um lugarzinho especial para ele. Uma pena...

SUR

Mensagens : 95
Data de inscrição : 25/06/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  SUR Dom Out 28, 2012 11:39 am

SUR escreveu:Hoje pretendo testar o meu Scangauge II no Azera. Depois posto o resultado.
Comprei para uma Pajero TR4 e não funciona por nada deste mundo. Descobri que o plrotocolo dela é proprietário (ainda não me conformei com isto...)
Pensei muito em utilizar solução como esta sugerida com software no cel. Bacana mesmo, mas para o jipe deixaria o aparelho no painel. Tem um lugarzinho especial para ele. Uma pena...

Não me contive e fui lá testar agora. Funcionou Plug-and-Play. Todas as funcionalidades que podem ser verificadas pelo site: www.scangauge.com o meu modelo é o Scangauge II.

Bom ver que a central do Azera não possuía nenhum código armazenado.

Homologado!

SUR

Mensagens : 95
Data de inscrição : 25/06/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty scanner e programas

Mensagem  arianoneves Dom Out 28, 2012 12:23 pm

Bem pessoal,

Mais acima eu escrevi que o consumo instantâneo era apenas nos modelos mais novos, eu estava me referindo ao computador de bordo do azera, pelo scanner é possível ter essa informação, o meu é 2008 e tenho o consumo instantâneo.

Sobre os programas, um muito famoso é o "torque" para plataforma android, tem vários videos na internet demonstrando.

O scanner é fácil de achar, em sites como o www.dealextreme.com, coloque obd2 e tem várias opções.

Existem até produtos que conectam nessa porta e alteram o mapeamento de injeção, tornando o carro mais potente, cerca de 40HP, depois é só desconectar que a injeção volta ao original. Esse produto custa $200 nos EUA: http://www.performancechiptuning.com/Stage+3+Performance+Chip+OBDII+Module/14/

Acho que o carro tem potência de sobra, mas fiquei curioso, se fosse mais barato eu compraria.

Att,

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  Editado Qui Abr 11, 2013 9:25 pm

Colega, o ponto de avanço, que o normal é até 7º é o "adv timming", correto? isso em ponto morto ou acelerando? a "informação referente aos bicos" é qual ítem?

O meu parado tem o adv timming em 4º, e andando vai pra uns 14...

Editado

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  Lut Sex Abr 12, 2013 12:51 am

Sensacional o seu post.
Tenho atualmente um iphone 5 e já vou procurar esse aparato pra ver como funciona essa brincadeira.
Qualquer dúvida eu pergunto por aqui mesmo hehehe...
Grande abraço!!! cheers
Lut
Lut

Mensagens : 312
Data de inscrição : 30/05/2011
Idade : 46
Localização : Londrina - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  arianoneves Sex Abr 12, 2013 10:48 am

williampussi_filho escreveu:Colega, o ponto de avanço, que o normal é até 7º é o "adv timming", correto? isso em ponto morto ou acelerando? a "informação referente aos bicos" é qual ítem?

O meu parado tem o adv timming em 4º, e andando vai pra uns 14...

No manual do carro, na parte de especificações do motor informa que em ponto morto e com o carro na temperatura de operação (atingindo quase metade do marcador) o avanço deve ser de 10 +- 5 graus, então 7 graus é normal, 4 eu já fico cismado com a gasolina, se as vezes da uma pequena falha e ele atrasa para zero ou negativo pode condenar a gasolina. Agora isso se o carro estiver com o sistema em perfeitas condições, pois qualquer falha em sensores pode fazer o carro agir diferente.

Sobre o avanço, quanto maior, o carro desenvolve mais (desde que não detone), acelerando pode chegar a 45 graus. Quando o pessoal fala em chippar o carro, na verdade é fazer com que ele avance mais a ignição. Existe uma tabela armazenada na memória do módulo de injeção que tem os valores de avanço de acordo com o RPM e carga do veículo, a injeção adota esse valores e escuta pelo sensor de detonação, caso detone ela diminui o avanço (atrasando), porém esse atraso implica em perda de potência. Aí que é importante não detonar, e como evitar? gasolina de maior octanagem, como a podium com 95 octanas.

Pode notar que em ponto morto (e quase sem carga) o ponto fica variando, ele tenta subir para 10 graus (valor de fabrica e de acordo com a tabela) e o sensor detecta detonação e atrasa, ai fica variando, marcando 4 graus ele já atrasou muito, mais que o aceitável (vai de 5 a 15). Eu coloquei a podium e o carro ficou em ponto morto com 10 graus de avanço e quase sem variar, as vezes caia para 8 mas logo voltava.

Sobre os dados dos bicos injetores, é o STF e LTF, onde o STF é o valor ajustado em tempo real de acordo com o sensor lambda que fica presente no escapamento e verifica como está a queima. O LTF é o aprendizado da injeção de acordo com o STF, para que a mistura não sofra tanta alteração e queime melhor.

Por exemplo, o SFT detecta que a queima está pobre (muito ar e pouco combustivel) e manda a injeção aumentar o tempo em 5% (tempo em que o bico injeta combustível), se passa muito tempo informando para aumentar sempre 5% o modulo "aprende" e passa a colocar como padrão (valor de LTF), assim o SFT passa a ser 0% (porque já foi adicionado 5% pelo LTF), caso mude o SFT e demorar com essa mudança o LTF volta a mudar e assim vai...

Os valores devem variar ate 10%, mais que isso pode ser considerado problemas.. agora nossa mijolina é muito ruim, pode ser que em uma acelerada bata os 14% ou mais, mas depois volta abaixo dos 10%..
Espero ter ajudado..

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  Editado Sex Abr 12, 2013 11:13 am

Ajudou??? você deu uma puta aula!!!! Valeu!!!!

Editado

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Dúvidas

Mensagem  Obsevador-CWB Sex Abr 12, 2013 11:25 am

1- Estes scaners funcionam de forma isolada não? (Não dependemdecelulares/tablets)
2- No caso do torque- roda apenas em Android - é isso
3- Há algum programa para Apple ? IOS ? - principalmente naqueles scaners com transmissão wifi ?

Obsevador-CWB

Mensagens : 694
Data de inscrição : 06/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  arianoneves Sex Abr 12, 2013 11:31 am

williampussi_filho escreveu:Ajudou??? você deu uma puta aula!!!! Valeu!!!!

Já que você tem o sensor, poderias fazer um favor? no meu carro (e somente nele) quando em ponto morto e eu giro a direção para esquerda ou direita o ponto de ignição é atrasado em ate -10 graus. Eu sei que o sistema de direção hidraulica gera carga no motor, mas a ponto de atrasar o ponto? isso me deixa desconfiado, pois fiz esse teste em um civic, em uma montana e em um magentis e não aconteceu isso, ao contrario o carro avançou o ponto para conseguir mais potência.

Não sei se isso é do meu azera ou é característica de todos os azeras.

Falou...

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  arianoneves Sex Abr 12, 2013 11:42 am

Obsevador-CWB escreveu:1- Estes scaners funcionam de forma isolada não? (Não dependemdecelulares/tablets)
2- No caso do torque- roda apenas em Android - é isso
3- Há algum programa para Apple ? IOS ? - principalmente naqueles scaners com transmissão wifi ?

Existem scanner com saída USB que podem ser ligados a um notebook, existem programas ate melhores que os dos celulares/tablets. Existem os com conexão bluethooth que funciona nos androids e os com conexão wifi para utilizar nos Iphones e Ipads com o app dashcommand.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  Editado Dom Abr 14, 2013 8:14 pm

arianoneves escreveu:
williampussi_filho escreveu:Ajudou??? você deu uma puta aula!!!! Valeu!!!!

Já que você tem o sensor, poderias fazer um favor? no meu carro (e somente nele) quando em ponto morto e eu giro a direção para esquerda ou direita o ponto de ignição é atrasado em ate -10 graus. Eu sei que o sistema de direção hidraulica gera carga no motor, mas a ponto de atrasar o ponto? isso me deixa desconfiado, pois fiz esse teste em um civic, em uma montana e em um magentis e não aconteceu isso, ao contrario o carro avançou o ponto para conseguir mais potência.

Não sei se isso é do meu azera ou é característica de todos os azeras.

Falou...

Cara, testei no meu hoje e ele também atrasou em até -10 graus tbm... Deve ser normal...


Editado

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  arianoneves Dom Abr 14, 2013 8:22 pm

williampussi_filho escreveu:
arianoneves escreveu:
williampussi_filho escreveu:Ajudou??? você deu uma puta aula!!!! Valeu!!!!

Já que você tem o sensor, poderias fazer um favor? no meu carro (e somente nele) quando em ponto morto e eu giro a direção para esquerda ou direita o ponto de ignição é atrasado em ate -10 graus. Eu sei que o sistema de direção hidraulica gera carga no motor, mas a ponto de atrasar o ponto? isso me deixa desconfiado, pois fiz esse teste em um civic, em uma montana e em um magentis e não aconteceu isso, ao contrario o carro avançou o ponto para conseguir mais potência.

Não sei se isso é do meu azera ou é característica de todos os azeras.

Falou...

Cara, testei no meu hoje e ele também atrasou em até -10 graus tbm... Deve ser normal...


Muito bom saber isso! certeza ser características do azerão.. valeu

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  tiburon Seg Abr 15, 2013 11:56 am

Ariano, e aquele mostrador da mistura ar/combustível? Será que ele indica alguma coisa sobre a qualidade do combustível?

tiburon

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  arianoneves Seg Abr 15, 2013 2:35 pm

tiburon escreveu:Ariano, e aquele mostrador da mistura ar/combustível? Será que ele indica alguma coisa sobre a qualidade do combustível?

Qual mostrador? Você está usando qual programa?
Bem, a relação ar/combustível ideal para gasolina é de 14,7:1, a nossa mijulina (com alcool) é de 13,8 e o álcool mesmo é de 9,6:1 se não me engano, no no dashcommand ele aponta a mistura como 14,6, porém nunca vi esse dado mudar, apenas quando eu desligo ele vai para 13,8.
Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  tiburon Seg Abr 15, 2013 3:30 pm

arianoneves escreveu:
tiburon escreveu:Ariano, e aquele mostrador da mistura ar/combustível? Será que ele indica alguma coisa sobre a qualidade do combustível?

Qual mostrador? Você está usando qual programa?
Bem, a relação ar/combustível ideal para gasolina é de 14,7:1, a nossa mijulina (com alcool) é de 13,8 e o álcool mesmo é de 9,6:1 se não me engano, no no dashcommand ele aponta a mistura como 14,6, porém nunca vi esse dado mudar, apenas quando eu desligo ele vai para 13,8.
Ariano.

Estou usando o Torque Pro. Até tentei usar o Dash Command para android mas estava travando muito. No Torque estava marcando 14,7 no meu azera.

tiburon

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  arianoneves Seg Abr 15, 2013 3:41 pm

tiburon escreveu:
arianoneves escreveu:
tiburon escreveu:Ariano, e aquele mostrador da mistura ar/combustível? Será que ele indica alguma coisa sobre a qualidade do combustível?

Qual mostrador? Você está usando qual programa?
Bem, a relação ar/combustível ideal para gasolina é de 14,7:1, a nossa mijulina (com alcool) é de 13,8 e o álcool mesmo é de 9,6:1 se não me engano, no no dashcommand ele aponta a mistura como 14,6, porém nunca vi esse dado mudar, apenas quando eu desligo ele vai para 13,8.
Ariano.

Estou usando o Torque Pro. Até tentei usar o Dash Command para android mas estava travando muito. No Torque estava marcando 14,7 no meu azera.

Mas ele varia com o tempo?

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  Editado Seg Abr 15, 2013 4:46 pm

Cara, nossos azeras são gêmeos, marcam tudo igual kkkkkkkkkkkkkk lol!

Editado

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  arianoneves Ter Abr 16, 2013 9:06 am

williampussi_filho escreveu:Cara, nossos azeras são gêmeos, marcam tudo igual kkkkkkkkkkkkkk lol!

Isso é bom né? Pelo menos mostra que estão no padrão.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Dicas para o app Torque para android

Mensagem  kunzendorff Ter maio 07, 2013 3:46 pm

Ae turma, blz!
Entao sou um entusiasta e comprei um ELM327 e to como app torque versao paga... gostaria de monitar meu carro.. quais sao os mostradores das principais q vcs usam?

Abraço

kunzendorff

Mensagens : 53
Data de inscrição : 29/12/2012
Localização : Belo Horizonte - M.G.

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  arianoneves Qui maio 09, 2013 7:51 pm

kunzendorff escreveu:Ae turma, blz!
Entao sou um entusiasta e comprei um ELM327 e to como app torque versao paga... gostaria de monitar meu carro.. quais sao os mostradores das principais q vcs usam?

Abraço

Olha, eu uso o dashcommand para iphone que detecta os parâmetros suportados pelo carro e mostra automaticamente, nuca usei o torque, talvez os amigos possam ajudar-lhe.

Ariano

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  kunzendorff Sáb maio 11, 2013 9:35 pm

arianoneves escreveu:Olha, eu uso o dashcommand para iphone que detecta os parâmetros suportados pelo carro e mostra automaticamente, nuca usei o torque, talvez os amigos possam ajudar-lhe.

Ariano

Valeu Ariano, baixei o app... vou tentar usar!Mto obrigado! Very Happy

kunzendorff

Mensagens : 53
Data de inscrição : 29/12/2012
Localização : Belo Horizonte - M.G.

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro Empty Re: Scanner e conector OBDII do modulo eletrônico do carro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos