Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

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Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  arianoneves em Qua Dez 18, 2013 9:18 pm

RGF escreveu:Amigos do clube,

De tanto ler os comentários aqui do clube, resolvi comprar um azera. O veículos é usado (11000KM), porém está em excelente estado de conservação e com as manutenções regigorosamente em dia. Contudo, apesar de estar gostando muito do carro, principalmente pelo conforto e beleza, estou decepcionado com o consumo. Não consigo imaginar onde vcs conseguem médias tão boas, pois meu carro para dar 5Km por litro (de acordo com o computador de bordo) tenho que quase fazer milagre ( o normal é dar 4,5). E olha que moro em uma cidade do interior de Minas que tem apenas duzentos e cinquenta mil habitantes, onde o trânsito é tranquilo. A distância da minha casa para o trabalho é de apenas 1,5 KM, dirijo pisando bem leve e só pego um sinal de trânsito para chegar lá...rsrsrs....Sendo assim eu pergunto: QUAL É A FÓRMULA MÁGICA PARA CONSEGUIR MELHORES RESULTADOS???? SERÁ QEU ESTE COMPUTADOR DE BORDO É CONFIÁVEL? É MAIS ECONÔMICO USAR O CÂMBIO SEQUENCIAL DO QUE O AUTOMÁTICO?
Aguardo a resposta
Fiquem com Deus!!!
RGF

A resposta está no seu texto! 1,5km de distancia para o trabalho!!! o carro não chega na temperatura ideal de trabalho que é em torno dos 80 graus, então até chegar lá o carro está injetando mais gasolina para que o mesmo esquente mais rápido! porque isso? bem, o carro foi projetado para trabalhar quente, pois o metal dilata com o calor, e quando frio o motor tem folgas (senão quanto esquentasse ele travaria) e essas folgas fazem com que o carro queime mais óleo e contamine o mesmo com a gasolina (pois o pistão é oval quando frio e cilíndrico quando quente).

Outro motivo é que o combustivel deve ser injetado na camera de combustao pulverizado, e para isso o ar que vem do coletor é esquentado para ajudar na evaporação da gasolina, sendo assim o carro frio tenta compensar injetando mais combustivel!

Enfim, na cidade para render mais, tem que andar mais de 10Km e pegar uns trechos acima de 63km/h para que o carro use a quinta marcha e overdrive!

Abraços

Ariano.

arianoneves

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Consumo real do Azera

Mensagem  Rodzauli em Qua Jan 15, 2014 7:12 pm

Gente na boa, no meu caso é bem simples:

Se eu estou puto ou com muita pressa na cidade: 3.9km/l.
Se acabei de deixar a gata em casa depois de uma night daquelas: 7.2km/l na cidade e som mais alto.
Se peguei estrada e tem um Gol Bolinha na frente me irritando: 6.8km/l.
Se peguei estrada com a família dentro do carro: 10.5km/l.

Aqui quem manda no consumo sou eu!
(e parafraseando um colega aqui do forum ''se eu quisesse economia tinha comprado um carro 1.0, comprei um V6 foi pra correr mais''...kkk...)

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Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Rodzauli em Sab Jan 18, 2014 12:52 am

Números fresquinhos:

Trajeto BH-SP
BR-381
Total 604km
Consumo: 54 litros
Tocada leve, com média no computador de bordo de 93km/h e 9.3l/100km.
Não dirigi focado apenas no consumo. Dei umas boas puxadas a 170 e até 200 numa oportunidade! Adorei!!! Cheguei em Sampa com 1/4 de tanque disponvel!

Rodzauli

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Azera 2010 245 cv

Mensagem  gabrielmedeiros em Ter Jul 15, 2014 3:04 pm

Colegas de fórum,
 
meu Azera faz uma média de 7,65 km/l na cidade (média desde a compra - 25000km rodados) e nos últimos tanques estou aliviando o pé (não excedendo 2000 rpm) e estou conseguindo médias de 8,4 km/l. De fato, se os trajetos forem muito curtos, com muitos sinais e engarrafamento, a média será em torno de 5 km/l, pois nestas condições estamos sempre em marchas baixas ou parados alimentando os seis canecos.
 
Do ponto de vista do custo, a minha dica para quem usava podium como eu, é passar a utilizar a aditivada em um posto de confiança. Isto porque, a partir de janeiro de 2014, uma resolução da ANP limitou o enxofre de 800 para 50 ppm, em qualquer gasolina comercializada no Brasil. Assim, ficou muito próximo dos 30 ppm da podium e possui os mesmos pacotes de aditivos detergentes e dispersantes, para manter o motor limpo. Para o meu perfil consumo e km atual a economia é de mais de R$1700,00 reais no ano, somente com esta ação.
 
No caso dos postos BR, no site possui cadastro dos postos auditados pelo programa de olho no combustível, que é um controle mais rígido de qualidade e certificação. Combustível ruim é a pior coisa para o consumo. No site da ANP há, ainda, cadastro dos postos autuados nos últimos 12 meses.
 
Para reduzir o consumo, tomo as seguintes medidas:
 
1- Usar freio motor no modo manual em descidas de serra (promove corte dos bicos de injeção e consumo zero);
2- Usar modo manual em subidas de serra e estradas (para evitar trocas desnecessárias ao pisar no acelerador);
3- Usar neutro em paradas em sinais ou engarrafamentos (o fato de aumentar o giro é porque foi removida uma carga no motor, que é a transmissão brigando com o freio e, por isso, o consumo será sempre menor);
4- Se o transito estiver anda-pára o tempo todo, travo câmbio na segunda, pois a saída fica mais suave, os freios são menos sobrecarregados e evita as trocas 1-2-1-2 ou D-N-D-N;
5- Aliviar o pé em cada marcha, próximo dos 2000 rpm, para antecipar as trocas;  
6- Prever paradas de trânsito a frente para reduzir e evitar a parada total;
 
Para complementar, moro no Rio de Janeiro, que é uma cidade com um trânsito bastante caótico.
 
Abraços.

gabrielmedeiros

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Pode explicar o travar a marcha em segunda ?

Mensagem  Obsevador-CWB em Ter Jul 15, 2014 5:11 pm

No meu o carro vai automaticamente para primeira quando o carro para.
A arrancada sempre se dá em primeira marcha, mesmo que a alavanca esteja em "sequencial".

Obsevador-CWB

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Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  gabrielmedeiros em Ter Jul 15, 2014 6:06 pm

Ele só volta para primeira automaticamente se vc passa de 20 km/h. Por isso só serve no anda-pára. Outra dica a segunda entra até com o carro parado se vc não estiver com pé no acelerador, caso contrário a velocidade mínima para engate é em torno de 18.

Espero ter ajudado!

gabrielmedeiros

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Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Alessandro F. Campos em Qua Jul 16, 2014 9:51 am

Verdade.

Eu uso muito o carro no sequencial e não é raro o carro ficar na segunda marcha.

Se vc arranca em primeira e tira o pe do acelerador para mudar de marcha, ele muda pra segunda independentemente da velocidade.

No trânsito, se estiver em subida pode manter o carro em 2 que ele não desce.

O cambio reduz automaticamente pra primeira depois que atinge velocidade inferior a 10km/h, exceto no caso acima.

Azerabraços

Alessandro F. Campos

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Banguela entre carburados x injetados

Mensagem  Alessandro, em Ter Ago 19, 2014 11:52 am

Seja seu carro provido de carburador ou de injeção eletrônica, quando estiver sem acelerar e descendo um aclive ou serra; o que vai girar o motor não será o combustível mas sim, a força que vem das rodas, em consequência da gravidade atuando sobre o carro enquanto desce pela pista.

Em carros carburados, a gasolina é introduzida no motor, graças a ação do vácuo formado pelos movimentos dos pistões. Quanto mais o carro pegar embalo pela descida, mais os pistões se movimentarão, formando mais vácuo e 'sugando' mais combustível. Mesmo sem pressão no acelerador.

Já em carros injetados, a gasolina é forçada para dentro do motor pela bomba de combustível. A quantidade é ajustada pelos bicos injetores de acordo com a relação 'pressão do acelerador' x 'giro de roda' (em termos mais simples).
Desse modo, uma forte pressão no acelerador e pouco movimento das rodas, a central da injeção comanda liberação de mais combustível pelos bicos a fim do motor ganhar mais força.
Em situação contrária, numa descida e sem aceleração, as rodas giram sem esforço, portanto a central comanda o corte de combustível para os bicos (cut-off), permitindo o carro se mover sem consumo.

Sei que em modelos mais antigos, o cut-off só ocorria quando o motor estivesse acima de 2.000 rpm. Desconheço o ponto do cut-off no Azera. Se mudaram, pela lógica, foi para baixar o mínimo de giros ampliando a economia.


MarcellusBR escreveu:(...)
Mas tem um detalhe: colocar a banguela em terrenos planos, sem declive, não é vantagem? Questiono porque me parece que, se deixar o carro "embreado" (no D), ele perde velocidade muito mais rapidamente. Creio que pelo atrito das engrenagens. Se deixo no N com o carro em movimento, ele parece solto das engrenagem e vai perdendo velocidade de forma bem mais paulatina. Com isso, na teoria, há um ganho de economia, pois não será necessário retomar a aceleração tão rapidamente.

Alguém sabe se essas minhas suposições procedem ou não?
Ao colocar a marcha em N, o carro se deslocará mais longe, pois não existe ação das engrenagens (freio motor), como citou o colega acima. Porém, o motor para se manter funcionando, utilizou a força do combustível, já que não existia ligação entre motor e as rodas (câmbio em N).

Deixando o câmbio em D, ocorrerá o mesmo que explicado no texto inicial; o motor será acionado pela força que vem das rodas e a central 'entenderá' que não há necessidade da injeção de combustível - gerando economia.

Alessandro,

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Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Claidiojcs em Ter Jul 07, 2015 2:52 pm

Eu tambem gostaria muito de conhecer esse milagre, pois o meu, mesmo andando com o maior cuidado possivel, nao faz mais de 4,5 na cidade.

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Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

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