Azera Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

+22
gabrielmedeiros
Rodzauli
arianoneves
MarcellusBR
ViniGonzalez
paulobueno
Gilson Bopsin
davidconder
Azera
Zenoms
arfux
RGF
RicardoAzera
AleGomes
GUILHERME
TRASH
Kaco
Renan Lopes
Marcelo do Maia
OrzFull
Henrique Coelho
Mr. Bob
26 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Mr. Bob Seg Set 14, 2009 4:18 pm

Bom antes de mais nada, vamos lembrar que estamos falando de um "Affordable Large Car" segundo a http://usnews.rankingsandreviews.com, ou seja um "Confortável Carro Grande" somente ficando atrás dos "Full Size Car".
Muito se tem falado aqui sobre qual gasolina usar e consumo certo? Bem vamos nos ater ao manual do Azera onde indica que devemos usar gasolina sem chumbo de 87 octanas no mínimo = gasolina comum. Como nossa gasolina tem um acréscimo de álcool acabamos gerando um pouco mais de potência nominal daí a diferença de 245CV do modelo brasileiro para 234CV do modelo americano.
Usar uma gasolina com maior octanagem (Premium) no máximo conseguiremos esquentar nosso silencioso motor/catalisadores e a curto/médio prazo gerar danos...simples assim, logo meus caros, gasolina comum em nossos Azeras.

Como conseguir o máximo em desempenho com o mínimo de consumo, simples deixe a máquina buscar sua potência com calma, ou seja, pé suave no acelerador, nada de arrancadas ou frenagens bruscas, afinal no trânsito o máximo que conseguiremos é chegar mais rápido no congestionamento...certo?
Na estrada use nosso maior amigo o "Piloto Automático" pois após pouco quilometros a média melhora muito. Não se preocupem com "amaciar motor" isso hoje em dia não existe mais, basta levar nossas máquinas em velocidades cruzeiros e ela irá moldar-se e ficar cada dia melhor.

Lembrem-se nos tornamos proprietários de um Sedan e não de um carro esporte...mude de atitude e torne-se um FELIZ proprietário de um AUTOMÓVEL!!

O meu Azera está extamente com 950Km rodados, média cidade=8,5Km/l, média estrada=10,7Km/l e ainda vai melhorar!

Abraços a todos.

Mr. Bob

Mensagens : 18
Data de inscrição : 27/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Consumo

Mensagem  Henrique Coelho Seg Set 14, 2009 6:04 pm

Acho que o tipo de uso interfere muito no consumo.
Eu dou lá minhas arracandinhas de vez em quando.
Mas não sou pé de chumbo.

Meu Azera faz 5Km na cidade e cerca de 10km na estrada ( a única viagem que fiz foi para Campos do Jordão daqui de SP e andou super bem ).

Agora porque na cidade faz menos que o seu? Acho que deve ser pelo uso.
Não sei quais os horários e que tipo de trânsito você pega mas eu ando no engarrafamento de cerca de 12 a 15 km por dia andando e parando por cerca de 1 hora. O consumo vai pro saco pois mesmo não puxando forte, a necessidade de acelerar para tirá-lo da imobilidade e logo depois parar faz ele gastar muito e andar, proporcionalmente, muito pouco.

Se não pegasse o trânsito das marginais engarrafadas de SP e da Faria Lima, com certeza o consumo ficaria na casa dos 7 a 8 km que estaria bom demais. Já sabia que o consumo era alto. A minha escolha teve muito mais com o conforto e o alívio nos engarrafamentos por ser um carro extremamente macio, confortável e com um isolamento acústico impecável.

Mas o consumo, pelo menos nas condições que rodo, é punk!

Henrique,
São Paulo, SP

Henrique Coelho

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  OrzFull Seg Set 14, 2009 8:21 pm

Mr. Bob escreveu:Bom antes de mais nada, vamos lembrar que estamos falando de um "Affordable Large Car" segundo a http://usnews.rankingsandreviews.com, ou seja um "Confortável Carro Grande" somente ficando atrás dos "Full Size Car".
Muito se tem falado aqui sobre qual gasolina usar e consumo certo? Bem vamos nos ater ao manual do Azera onde indica que devemos usar gasolina sem chumbo de 87 octanas no mínimo = gasolina comum. Como nossa gasolina tem um acréscimo de álcool acabamos gerando um pouco mais de potência nominal daí a diferença de 245CV do modelo brasileiro para 234CV do modelo americano.
Usar uma gasolina com maior octanagem (Premium) no máximo conseguiremos esquentar nosso silencioso motor/catalisadores e a curto/médio prazo gerar danos...simples assim, logo meus caros, gasolina comum em nossos Azeras.

Como conseguir o máximo em desempenho com o mínimo de consumo, simples deixe a máquina buscar sua potência com calma, ou seja, pé suave no acelerador, nada de arrancadas ou frenagens bruscas, afinal no trânsito o máximo que conseguiremos é chegar mais rápido no congestionamento...certo?
Na estrada use nosso maior amigo o "Piloto Automático" pois após pouco quilometros a média melhora muito. Não se preocupem com "amaciar motor" isso hoje em dia não existe mais, basta levar nossas máquinas em velocidades cruzeiros e ela irá moldar-se e ficar cada dia melhor.

Lembrem-se nos tornamos proprietários de um Sedan e não de um carro esporte...mude de atitude e torne-se um FELIZ proprietário de um AUTOMÓVEL!!

O meu Azera está extamente com 950Km rodados, média cidade=8,5Km/l, média estrada=10,7Km/l e ainda vai melhorar!

Abraços a todos.

Caríssimo Mr Bob.

Não tenho qualquer reparo a fazer nas suas colocações, mas gostaria de acrescentar o seguinte:

Qdo uso o PA coloco o câmbio em manual e 5a marcha. Qdo perco velocidade e aciono o PA novamente, o carro não faz reduções e acelera usando o torque. Assim obtêm-se médias de consumo um pouco melhores, pois as acelerações são mesnos vigorosas.

O meu está com 14000 km, comprei usado 'a 2 semanas. Primeiro tanque urbano (DF) 8,10 km/l, sem acelerar demais.

Forte AzeraBraço
OrzFull
OrzFull

Mensagens : 644
Data de inscrição : 10/06/2009
Idade : 53
Localização : BRASÍLIA

http://meu email mudou - orizonjr@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Marcelo do Maia Ter Set 15, 2009 12:06 am

Olá pessoal. Só para constar, usei o azerão neste fim de semana passado num percurso até o litoral de Peruíbe partindo de Guarulhos. Com quatro pessoas mais bagagem, na ida fez incríveis 12,28 km/l e na volta (subida), 10,20 km/l ; isso considerando que ainda dei umas voltas pela cidade. Abastecido com gasolina aditivada Shell. Nem parece consumo de carro v6 se andar com calma na velocidade recomendada pela estrada.

Marcelo do Maia

Mensagens : 75
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Mr. Bob Ter Set 15, 2009 6:40 pm

Henrique Coelho escreveu:Acho que o tipo de uso interfere muito no consumo.
Eu dou lá minhas arracandinhas de vez em quando.
Mas não sou pé de chumbo.

Meu Azera faz 5Km na cidade e cerca de 10km na estrada ( a única viagem que fiz foi para Campos do Jordão daqui de SP e andou super bem ).

Agora porque na cidade faz menos que o seu? Acho que deve ser pelo uso.
Não sei quais os horários e que tipo de trânsito você pega mas eu ando no engarrafamento de cerca de 12 a 15 km por dia andando e parando por cerca de 1 hora. O consumo vai pro saco pois mesmo não puxando forte, a necessidade de acelerar para tirá-lo da imobilidade e logo depois parar faz ele gastar muito e andar, proporcionalmente, muito pouco.

Se não pegasse o trânsito das marginais engarrafadas de SP e da Faria Lima, com certeza o consumo ficaria na casa dos 7 a 8 km que estaria bom demais. Já sabia que o consumo era alto. A minha escolha teve muito mais com o conforto e o alívio nos engarrafamentos por ser um carro extremamente macio, confortável e com um isolamento acústico impecável.

Mas o consumo, pelo menos nas condições que rodo, é punk!

Henrique,
São Paulo, SP

Concordo com você tendo de andar/parar no trânsito de São Paulo sua média fica muito prejudicada.

Como não mais preciso andar/parar em São Paulo pois moro/trabalho na região de Campinas, meus percursos de cidade são muito tranquilos e aqui usamos muito as estradas e anéis viários que chamamos de pistas daí e média maior...mas tenha certeza deixa o leão que está dentro no motor rugir calmo e os números irão melhorar.

Obrigado pelo seu comentário.

Abraços,
Mr. Bob

Mr. Bob

Mensagens : 18
Data de inscrição : 27/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Mr. Bob Ter Set 15, 2009 6:43 pm

OrzFull escreveu:
Mr. Bob escreveu:Bom antes de mais nada, vamos lembrar que estamos falando de um "Affordable Large Car" segundo a http://usnews.rankingsandreviews.com, ou seja um "Confortável Carro Grande" somente ficando atrás dos "Full Size Car".
Muito se tem falado aqui sobre qual gasolina usar e consumo certo? Bem vamos nos ater ao manual do Azera onde indica que devemos usar gasolina sem chumbo de 87 octanas no mínimo = gasolina comum. Como nossa gasolina tem um acréscimo de álcool acabamos gerando um pouco mais de potência nominal daí a diferença de 245CV do modelo brasileiro para 234CV do modelo americano.
Usar uma gasolina com maior octanagem (Premium) no máximo conseguiremos esquentar nosso silencioso motor/catalisadores e a curto/médio prazo gerar danos...simples assim, logo meus caros, gasolina comum em nossos Azeras.

Como conseguir o máximo em desempenho com o mínimo de consumo, simples deixe a máquina buscar sua potência com calma, ou seja, pé suave no acelerador, nada de arrancadas ou frenagens bruscas, afinal no trânsito o máximo que conseguiremos é chegar mais rápido no congestionamento...certo?
Na estrada use nosso maior amigo o "Piloto Automático" pois após pouco quilometros a média melhora muito. Não se preocupem com "amaciar motor" isso hoje em dia não existe mais, basta levar nossas máquinas em velocidades cruzeiros e ela irá moldar-se e ficar cada dia melhor.

Lembrem-se nos tornamos proprietários de um Sedan e não de um carro esporte...mude de atitude e torne-se um FELIZ proprietário de um AUTOMÓVEL!!

O meu Azera está extamente com 950Km rodados, média cidade=8,5Km/l, média estrada=10,7Km/l e ainda vai melhorar!

Abraços a todos.

Caríssimo Mr Bob.

Não tenho qualquer reparo a fazer nas suas colocações, mas gostaria de acrescentar o seguinte:

Qdo uso o PA coloco o câmbio em manual e 5a marcha. Qdo perco velocidade e aciono o PA novamente, o carro não faz reduções e acelera usando o torque. Assim obtêm-se médias de consumo um pouco melhores, pois as acelerações são mesnos vigorosas.

O meu está com 14000 km, comprei usado 'a 2 semanas. Primeiro tanque urbano (DF) 8,10 km/l, sem acelerar demais.

Forte AzeraBraço

Meu caro,

Muito boa a sua dica, vou testar...Obrigado

Forte AzeraBraço para vc tb

Mr. Bob

Mensagens : 18
Data de inscrição : 27/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Mr. Bob Ter Set 15, 2009 6:45 pm

Marcelo do Maia escreveu:Olá pessoal. Só para constar, usei o azerão neste fim de semana passado num percurso até o litoral de Peruíbe partindo de Guarulhos. Com quatro pessoas mais bagagem, na ida fez incríveis 12,28 km/l e na volta (subida), 10,20 km/l ; isso considerando que ainda dei umas voltas pela cidade. Abastecido com gasolina aditivada Shell. Nem parece consumo de carro v6 se andar com calma na velocidade recomendada pela estrada.

Fantásticas as médias que está conseguindo...Parabéns!!

Somente lembrando a gasolina aditivada não tem maior indice de octanagem, somente tem detergente para limpar os bicos injetores e motor, de resto tudo igual...Abraços

Mr. Bob

Mensagens : 18
Data de inscrição : 27/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Renan Lopes Sex Set 18, 2009 11:13 pm

Gostei muito do consumo do Azera vendo os post dos membros daqui, eu tenho um corolla 1.6 aut, toda semana viajo de recife a caruaru e faço no meu corolla aproximadamente 12,5km/l e passei uma semana na cidade e fiz 9,4 km/l e o maximo q eu conseguir no meu corolla estrada sem parar foi 16,8km/l com ar de recife a patos/PB.Minha proxima escolha pode ser um Azera estou gostando do carro.

Renan Lopes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Mr. Bob Seg Set 21, 2009 5:34 pm

Renan Lopes escreveu:Gostei muito do consumo do Azera vendo os post dos membros daqui, eu tenho um corolla 1.6 aut, toda semana viajo de recife a caruaru e faço no meu corolla aproximadamente 12,5km/l e passei uma semana na cidade e fiz 9,4 km/l e o maximo q eu conseguir no meu corolla estrada sem parar foi 16,8km/l com ar de recife a patos/PB.Minha proxima escolha pode ser um Azera estou gostando do carro.

Ótima idéia, venha tb fazer parte do Azera Club...mas lembre-se vc estará saindo de um carro 1.6 para um AUTOMÓVEL 3.3, logo o consumo é um pouco maior...mas não dá para comparar os carros...ok?

Azerabraço

Mr. Bob

Mensagens : 18
Data de inscrição : 27/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Kaco Ter Out 20, 2009 2:49 pm

Prezados amigos,
Ótimas dicas.
O meu Azerão prata "básico" está fazendo 6 km/l, trecho puramente urbano, em São Paulo, da mooca/liberdade/av.nove de julho/mooca, só em horário de pico, fora o dia do rodízio que saio antes e volto antes.
Enfim, vale a pena colocar gasolina ipiranga premium? vale colocar de vez em quando uma aditivada?
Obrigado e um abraço.

Kaco

Mensagens : 65
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  TRASH Ter Out 20, 2009 3:24 pm

Kaco escreveu:Prezados amigos,
Ótimas dicas.
O meu Azerão prata "básico" está fazendo 6 km/l, trecho puramente urbano, em São Paulo, da mooca/liberdade/av.nove de julho/mooca, só em horário de pico, fora o dia do rodízio que saio antes e volto antes.
Enfim, vale a pena colocar gasolina ipiranga premium? vale colocar de vez em quando uma aditivada?
Obrigado e um abraço.

olá!

eu faço 5,5 na cidade tambem (Ipiranga / Paulista / Ipiranga)

coloquei 2 tanques nele, os 2 aditivados shell v-power

TRASH

Mensagens : 94
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Consumo

Mensagem  GUILHERME Qui Jan 14, 2010 10:24 am

Caros amigos,

Sou de Porto Alegre e a média que consigo fazer andando normal, sem acelerar muito e sem arrancadas bruscas, 6km/l na cidade e 10 km/l na estrada a 100 km/h. Tenho um New Civic que tem 140 cv e faz 6,5 km/l na cidade. Ora, para um motor de 250 cv está compatível. Na última semana fui fazer comprar no Uruguai(Jaguarão/Rio Branco) daí pisei fundo só para ver(obviamente que a estrada estava limpa), fui a 240km/h. O carro anda demais e é o mais silencioso que já tive. O Azera é o maior custo benefício da história do Brasil, nada parecido.

GUILHERME

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty MELHORAR o Consumo na hora do RUSH !!!!!!!

Mensagem  AleGomes Sex Fev 12, 2010 1:46 pm

AMIGOS, um amigo meu que tem carro automático me deu essa dica: "Sempre que o transito parar por alguns minutos (engarrafamento Bravo), lembre-se de colocar o câmbio no "N" (neutro), dá pra sentir que o motor baixa muito a rotação, pois no modo "D" (drive) ele está acelerado e pronto para andar pra frente assim que vc tirar o pé do freio!! Em "D" ele está consumindo muito mais do que em "N".
Obrigado,
AleGomes.

AleGomes

Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  RicardoAzera Sáb Fev 13, 2010 9:42 am

Meu Azerão tá com 4500km, praticamente todos rodados em estrada, caminho SP- Ribeirão Preto, numa média de 110-120km/h. A melhor média que consegui até agora foi 9,3km/l em trecho 80% estrada.

RicardoAzera

Mensagens : 87
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 44
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  RGF Sex Mar 19, 2010 3:24 pm

Amigos do clube,

De tanto ler os comentários aqui do clube, resolvi comprar um azera. O veículos é usado (11000KM), porém está em excelente estado de conservação e com as manutenções regigorosamente em dia. Contudo, apesar de estar gostando muito do carro, principalmente pelo conforto e beleza, estou decepcionado com o consumo. Não consigo imaginar onde vcs conseguem médias tão boas, pois meu carro para dar 5Km por litro (de acordo com o computador de bordo) tenho que quase fazer milagre ( o normal é dar 4,5). E olha que moro em uma cidade do interior de Minas que tem apenas duzentos e cinquenta mil habitantes, onde o trânsito é tranquilo. A distância da minha casa para o trabalho é de apenas 1,5 KM, dirijo pisando bem leve e só pego um sinal de trânsito para chegar lá...rsrsrs....Sendo assim eu pergunto: QUAL É A FÓRMULA MÁGICA PARA CONSEGUIR MELHORES RESULTADOS???? SERÁ QEU ESTE COMPUTADOR DE BORDO É CONFIÁVEL? É MAIS ECONÔMICO USAR O CÂMBIO SEQUENCIAL DO QUE O AUTOMÁTICO?
Aguardo a resposta
Fiquem com Deus!!!
RGF

RGF

Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty consumo

Mensagem  arfux Sáb Mar 20, 2010 6:25 pm

Meu caro RGF, acabei de tirar meu azera. Esta semana dei a segunda tanqueada. Média de 5,2 km/l medido na bomba e não no computador de bordo. Rodei 380 km's, sendo em torno de 120 na estrada com média de velocidade na estrada de 90/100 km/h e giro do motor em torno de 1.500. Em suma, 30% do trajeto foi em estrada. Antes de pagar a estrada, o computador de bordo marcava 4km/l na cidade. Só rodei na cidade de leve, sem pisar muito, em geral, não passo de 2.000 giros. No meu trajeto não pego muito trânsito e rodo em média 20km por dia. Engrosso sua opinião, gostaria de saber os milagres que estão sendo feitos, pois em princípio achei que era por que o carro é 0km, mas como o seu ja tem 11 mil km e ainda bebe como o meu, imagino que eu e vc estamos comendo bola e não estamos sabendo tirar o máximo de economia do carro. Por fim, sempre que pego uma descida ou paro no sinal eu coloco o cambio no N.

arfux

Mensagens : 23
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Automatico em Neutro

Mensagem  Zenoms Dom Mar 21, 2010 12:16 am

Amigos, notei que alguns já comentaram colocar em N ao parar no sinaleiro ou N em ladeiras ou longos declives. Esta não é a melhor forma de economizar, ao colocar o automático em N no sinal vermelho o carro fica com uma rotação levemente mais alta além de forçar desnecessariamente o câmbio automático que foi projetado para ficar sempre em D, R ou nos "sequenciais".

Falo isso com muita certeza pois este é meu terceiro carro automático, e já tive problemas com o meu primeiro carro justamente por esta "mania" de passar para N com o carro no sinaleiro. E sobre a economia, pode notar que a rotação aumenta para manter o carro em N...

Sobre declives, isso de deixar na "banguela" era verdade apenas nos antigos carros com carburador. Hoje em dia com a injeção eletronica é mais economico descer com o carro "engatado" nunca em ponto morto ou nos automáticos em N, pois a injeção eletronica entende que o carro está pela força da gravidade se movendo e corta o envio de combustível, por isso em carros com consumo instantâneo você sempre vai notar o marcador zerando em descidas com a marcha engatada ou seja em D.

Por isso meus amigos para economizar, carro automático sempre em D.

É perfeitamente normal até o carro amaciar direitinho gastar muito mais gasolina. Com certeza você irá notar ele ficando menos beberão após alguns mil KMs...
Zenoms
Zenoms

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  TRASH Dom Mar 21, 2010 11:10 am

é, meu caso em SP é o mesmo: sempre pelo cálculo da bomba, faço 5 ou 5,2 km/l pisando leve...

Sad

TRASH

Mensagens : 94
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  OrzFull Dom Mar 21, 2010 2:31 pm

Achei muito consistente o post do Zenoms e por isso fui pesquisar e encontrei este artigo:

http://www.cartuningrevolution.com/artigosparacarros/automaticoreducaodeconsumo.html


Os carros automáticos sao normalmente acelerados, por isso quando colocamos a marcha em D (drive) o carro se move sem acelerar. Em paradas devemos manter o freio pressionado, teoricamente aumentando o consumo.

Partindo dessa premissa, nos sinais ou em engarrafamentos devemos manter a marcha em D com freio pressionado ou colocá-la no N (neutro)?

Quanto tempo de parada esse procedimento valeria a pena em relaçao a reduçao de consumo e desgaste de peças?.

Redução de Consumo A seleçao de marcha e o retorno ao neutro, ou ponto-morto, sao rotinas previstas pelo fabricante da caixa automática para milhoes de ciclos durante sua vida útil. Assim, é improvável que faze-lo algumas vezes por dia, nas paradas mais longas do trânsito, represente risco de desgaste prematuro do câmbio. Por outro lado, há sem dúvida reduçao de consumo.
E de quanto? Em 2002 avaliamos pela primeira vez o Astra automático dotado de controle de neutro, recurso da caixa que a coloca em ponto-morto, quando o carro está parado e o motorista mantém o pé no freio por alguns segundos, e engata novamente a marcha ao se liberar o pedal (a mudança é apenas interna no câmbio, nao sendo visível na alavanca seletora). Naquela ocasiao comparamos, pelo computador de bordo, o consumo instantâneo com o controle de neutro em açao (uso do pedal de freio) e fora de açao (uso do freio de estacionamento). A economia de 16% obtida com o primeiro modo foi de 0,2 litro por hora, ou seja, um litro de gasolina a cada cinco horas de funcionamento nessa condiçao. Outra informaçao a respeito é o consumo em ciclo urbano divulgado pela Opel alema, que cai em 3% com o controle de neutro. Podem-se esperar resultados similares com a seleçao manual do ponto-morto pelo motorista.

A transmissao automática opera as mudanças de marcha sem interferencia do motorista e efetua o trabalho da embreagem -- seja nas mudanças, seja nas saídas e paradas -- de modo automático. Além do ganho significativo em conforto, tende a preservar o motor de maus tratos, pois impede a variaçao brusca de rotaçao que se pode obter num câmbio manual. Por nao se tratar de sistema mecânico por engrenagens, ocorre ligeira perda de rendimento, com reflexos também no consumo. Mas essa diferença vem se reduzindo com seu aprimoramento.

Dirigir um automóvel de câmbio automático é mais simples do que pode parecer. Com raras variaçoes, suas posiçoes de trabalho sao: P, parking ou estacionamento; R, reverse ou marcha a ré; N, neutral ou ponto-morto; D (drive), 3, 2 e 1, marchas a frente. Alguns modelos possuem cinco marchas, outros quatro ou mesmo tres. Há marcas que adotam a letra L, de low (baixa), para a primeira marcha.

Na maior parte do tempo mantém-se a posiçao D, que permite operar em todas as marchas, de acordo com a velocidade, topografia e pressao no acelerador. As posiçoes inferiores devem ser utilizadas apenas para obter freio-motor, como ao descer uma serra. Como o câmbio tende a subir marchas quando a aceleraçao é aliviada ou interrompida, manter uma marcha inferior (como 3 ou 2) pode ser útil em situaçoes específicas, como no trânsito urbano ou numa estrada em aclive.

A posiçao P deve ser mantida com o veículo estacionado e é indicada para ligar e desligar o motor -- em alguns modelos a chave nao pode ser retirada com a transmissao em outra posiçao. Um cuidado importante é sempre frear ao engatar D e ao permanecer parado com qualquer marcha engatada: como o carro de câmbio automático é naturalmente acelerado, soltar o freio leva-o a andar lentamente, o que pode causar acidentes. No trânsito pesado ou ao parar por mais de um minuto, passar ao ponto-morto elimina a necessidade de frear e representa ligeira economia de combustível.

Todo veículo de transmissao automática possui um recurso denominado kick-down. Consiste num botao sob o acelerador que, pressionado pelo uso de todo o curso do pedal, provoca reduçao de marcha para melhorar as respostas do motor. Basta aliviar a pressao no acelerador para que uma marcha superior seja novamente engatada.

Um ligeiro retardo nesta operaçao, retendo mais as marchas reduzidas, é a principal diferença dos programas esportivos que algumas transmissoes oferecem. Outra é a possibilidade de acelerar até um regime de giros superior ao atingido no programa convencional ou "econômico". O botao ou seletor do programa esportivo pode ser acionado com o veículo em movimento e em qualquer velocidade sem nenhum problema. Finalmente, o programa de " inverno" permite sair em terceira marcha e mostra-se adequado a terrenos de baixa aderencia, como neve, gelo e lama.

Fte Azbc
OrzFull
OrzFull

Mensagens : 644
Data de inscrição : 10/06/2009
Idade : 53
Localização : BRASÍLIA

http://meu email mudou - orizonjr@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Azera Qua Jun 23, 2010 9:51 pm

Amigo, o problema do seu consumo, é o seu percurso, até o carro aquecer, gasta muito mais do que quando já esta quente, e até chegar ao seu trabalho, o carro nem chega a esquentar.

RGF escreveu:Amigos do clube,

De tanto ler os comentários aqui do clube, resolvi comprar um azera. O veículos é usado (11000KM), porém está em excelente estado de conservação e com as manutenções regigorosamente em dia. Contudo, apesar de estar gostando muito do carro, principalmente pelo conforto e beleza, estou decepcionado com o consumo. Não consigo imaginar onde vcs conseguem médias tão boas, pois meu carro para dar 5Km por litro (de acordo com o computador de bordo) tenho que quase fazer milagre ( o normal é dar 4,5). E olha que moro em uma cidade do interior de Minas que tem apenas duzentos e cinquenta mil habitantes, onde o trânsito é tranquilo. A distância da minha casa para o trabalho é de apenas 1,5 KM, dirijo pisando bem leve e só pego um sinal de trânsito para chegar lá...rsrsrs....Sendo assim eu pergunto: QUAL É A FÓRMULA MÁGICA PARA CONSEGUIR MELHORES RESULTADOS???? SERÁ QEU ESTE COMPUTADOR DE BORDO É CONFIÁVEL? É MAIS ECONÔMICO USAR O CÂMBIO SEQUENCIAL DO QUE O AUTOMÁTICO?
Aguardo a resposta
Fiquem com Deus!!!
RGF

Azera

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  davidconder Sáb Jul 31, 2010 11:34 pm

RGF escreveu:Amigos do clube,

De tanto ler os comentários aqui do clube, resolvi comprar um azera. O veículos é usado (11000KM), porém está em excelente estado de conservação e com as manutenções regigorosamente em dia. Contudo, apesar de estar gostando muito do carro, principalmente pelo conforto e beleza, estou decepcionado com o consumo. Não consigo imaginar onde vcs conseguem médias tão boas, pois meu carro para dar 5Km por litro (de acordo com o computador de bordo) tenho que quase fazer milagre ( o normal é dar 4,5). E olha que moro em uma cidade do interior de Minas que tem apenas duzentos e cinquenta mil habitantes, onde o trânsito é tranquilo. A distância da minha casa para o trabalho é de apenas 1,5 KM, dirijo pisando bem leve e só pego um sinal de trânsito para chegar lá...rsrsrs....Sendo assim eu pergunto: QUAL É A FÓRMULA MÁGICA PARA CONSEGUIR MELHORES RESULTADOS???? SERÁ QEU ESTE COMPUTADOR DE BORDO É CONFIÁVEL? É MAIS ECONÔMICO USAR O CÂMBIO SEQUENCIAL DO QUE O AUTOMÁTICO?
Aguardo a resposta
Fiquem com Deus!!!
RGF

é isto mesmo, amigo!! se vc roda em trechos pequenos seu carro nunca desenlolverá velocidades maiores e somente em velocidades maiores de 60 KM é que entra a 5a macha. logo boas médias somente em estrada. Apesar das declaraçoes aqui duvido muito que alguem consiga mais de 6,5 KM em transito urbano, por mais leve que estaja sempre tem, cruzamentos semaforos e etc. lembro ainda que um motor V6 de 3,3 litros nunca pode fazer magica, o azera tem um consumo fabuloso para um carro que pesa quase duas toneladas

davidconder

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/07/2010
Idade : 55
Localização : São Luis - Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Consumo

Mensagem  Gilson Bopsin Dom Jan 30, 2011 1:59 am

Olá! Quanto ao consumo posso dizer que na cidade ele gosta de beber bastante, possuo um ano/mod 2009/2010, e rodei bastante com o possante. Oque percebi, é que quando abasteço e não piso muito e tenho sorte de transito livre, o computador de borbo marca consumo baixo, mas se pegar bastante transito tenho a impressão que fica registrado que o consumo ainda está elevado. Eu moro em Canoas/RS e minha esposa trabalha em POA cerca de 15 Km deste total 75% são de estrada e o restante de transito carregado. O consumo médio fica em torno de 7,5 Km/l. Mas já percebi que na estrada andando até 140Km/h o consumo é o mesmo cerca de 10Km/l, mas se andar a 90 ele faz até 11,5. Quanto a gasolina,usava a aditivada e não faz diferença alguma. Usando a comum o consumo foi o mesmo e a potência continuou a mesma.
Certa vez andei a 200Km/h e ai sim a média ficou em 8.
Acho que em média ele faz na cidade 7 e na estrada 10, mas vale lembrar que andando a 140 coisa que qualquer outro gastaria até mais (meu 1.0 não fazia na estrada a 100 15Km/l).
Não existe formula mágica para isto, porém percebi que o carro não gosta de ficar parado em transito, o negócio dele é andar e quanto mais continuidade for mais ele rende.
Gilson Bopsin
Gilson Bopsin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/01/2011
Idade : 46
Localização : Canoas/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty opa

Mensagem  paulobueno Seg Abr 04, 2011 12:36 am

A pouco tempo com o carro, já descobri que o Azera tem personalidade propria e é hiperativo rs... percebi nitadamente que não é recomendavel andar muito devagar com o carro, procurar estacionamento ? parar em transito pesado ? é pedir para ele ficar deprimido e descontar na bebida (mas bebe... vish.)

No geral, se manter 60-80 com o "pé-medio" voce consegue resultados otimos, to fechando 6,5km/l sem muita dó do acelerador, ou seja.. se maneirar no pé fecha 7-8 tranquilamente.

Sobre o combustivel aditivado, é melhor aditivado ou comum ? eu estou usando super-aditivado e agora não sei se estou fazendo certo rs...

paulobueno

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty D sempre

Mensagem  ViniGonzalez Sáb Jul 07, 2012 5:14 am

Colocar em neutro aumenta o giro e sobrecarrega o câmbio.
Quanto ao líquido, só uso aditivada.
Faz 8 km aqui em Brasilia, que é uma cidade plana.
Na estrada, fez 10km/l.
ViniGonzalez
ViniGonzalez

Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/08/2010
Localização : DF

http://www.xvideos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  MarcellusBR Qua Dez 18, 2013 8:05 pm

Zenoms escreveu:Amigos, notei que alguns já comentaram colocar em N ao parar no sinaleiro ou N em ladeiras ou longos declives. Esta não é a melhor forma de economizar, ao colocar o automático em N no sinal vermelho o carro fica com uma rotação levemente mais alta além de forçar desnecessariamente o câmbio automático que foi projetado para ficar sempre em D, R ou nos "sequenciais".

Falo isso com muita certeza pois este é meu terceiro carro automático, e já tive problemas com o meu primeiro carro justamente por esta "mania" de passar para N com o carro no sinaleiro. E sobre a economia, pode notar que a rotação aumenta para manter o carro em N...

Sobre declives, isso de deixar na "banguela" era verdade apenas nos antigos carros com carburador. Hoje em dia com a injeção eletronica é mais economico descer com o carro "engatado" nunca em ponto morto ou nos automáticos em N, pois a injeção eletronica entende que o carro está pela força da gravidade se movendo e corta o envio de combustível, por isso em carros com consumo instantâneo você sempre vai notar o marcador zerando em descidas com a marcha engatada ou seja em D.

Por isso meus amigos para economizar, carro automático sempre em D.

É perfeitamente normal até o carro amaciar direitinho gastar muito mais gasolina. Com certeza você irá notar ele ficando menos beberão após alguns mil KMs...

Interessante sua explicação sobre o carburador.

Mas tem um detalhe: colocar a banguela em terrenos planos, sem declive, não é vantagem? Questiono porque me parece que, se deixar o carro "embreado" (no D), ele perde velocidade muito mais rapidamente. Creio que pelo atrito das engrenagens. Se deixo no N com o carro em movimento, ele parece solto das engrenagem e vai perdendo velocidade de forma bem mais paulatina. Com isso, na teoria, há um ganho de economia, pois não será necessário retomar a aceleração tão rapidamente.

Alguém sabe se essas minhas suposições procedem ou não?

MarcellusBR

Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo Empty Re: Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos