Azera Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA

+6
Alessandro F. Campos
arianoneves
Adalberto Gonçalves Perei
Portoalegrense
lugavioli
Paulo Aracaju
10 participantes

Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA

Mensagem  Paulo Aracaju Qua Jan 18, 2012 9:51 pm

POTÊNCIA DO AZERA - POLÊMICA ANTIGA
Pessoal , revendo matérias do azera 2009 , também tinha a polêmica da potência do motor, mas passou desperebido pela maioria, vejam o teste da 4 rodas, nesse ponto:

"A matriz da Hyundai declara 234 cv de potência para o Azera 3.3 V6. Mas, no Brasil, como a gasolina tem álcool, combustível com efeito antidetonante, a eletrônica do carro consegue avançar a curva de ignição e extrair mais potência do motor. Por isso, no Brasil, o Azera foi homologado com 245 cv. Quem explica é o diretor de engenharia do Grupo CAOA, José Rodrigues Seara. Mas esse benefício não é aproveitado por todos os carros importados. Alguns modelos perdem potência quando chegam aqui por estarem programados para rodar com gasolinas de maior octanagem que a da nossa. "

Desta forma, quem achava que andava(anda) com um motor de 245cv, na verdade, anda com um de 234cv e quem anda com o modelo 2011 com 265cv, na verdade anda no máximo com 254cv(234 * 20cv).
Assim o atual com reais 250cv e pseudos 270cv é taõ ou mais potente que as versões antigas, aliado a nova tecnologia e design que com certeza melhora o desempenho e consumo.

Paulo Aracaju

Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Potencia do Azera 2011

Mensagem  lugavioli Qui Jan 19, 2012 5:42 pm

Bem Paulo, acho que vou colocar mais lenha na fogueira. Como tenho seguro do Banco do Brasil, eles oferecem grátis uma avaliação do veículo em relação á pintura, suspensão, motor, freios, níveis de emissão, etc. Quem faz estes testes é uma empresa chamada CarTest ( http://www.cartest.com.br ). Quem tem seguro do BB e mora em Brasília, Curitiba, Florianópolis ou São Paulo tem o direito a realizar os testes bastando pra isso entrar no site do seguro BB e listar um voucher que dá direito a estes testes. Bem, um pouco antes de completar 10 mil km levei o meu Top 2011 pra fazer estes testes e foi tudo Ok, o que me causou espanto é que no dinamômentro o mesmo acusou uma diferença na potência medida. Vejamos os dados fornecidos pelo fabricante ( na verdade pela CAOA ) e o efetivamente medido:

Especificações do veículo: Potencia em HP -------> 265
Efetivamente medido : Potencia em HP -------> 227

Especificações do veículo: RPM -------> 6000
Efetivamente medido : RPM ------> 6185

Especificações do veículo: Torque -------> 30.4
Efetivamente medido : Torque -------> 28.4

Especificações do veículo: RPM - Torque -------> 3500
Efetivamente medido : RPM - Torque -------> 3490

Bem, por aí já se observa que a potência realmente é bem parecida com a que você comentou acima , mas tem mais um detalhe: quando fiz este teste o carro estava abastecido com gasonina Podium da BR que tem octanagem mais alta e que sinto "no pé" que ela rende mais, em termos de potência e não em economia. Só como exemplo, tenho feito estes testes nos últimos carros que tive e um FIT Ex 1.5 Vtec Automatico com cambio CVT cuja potencia nominal é de 105 CV, apresentou 117 Cv com gasolina Podium. Um outro carro que tive ( Santana 2.0 2003 ) apresentou potencia parecida ( 117 CV nominal e 114 CV medido ). O tecnico que realizou os testes me disse que a grande maioria dos carros sempre apresenta uma diferença entre a potência declarada e a efetiva e que o carro em que os valores batem certinho são os que tem os motores 1.4 econoflex da GM ( não estou aqui elogiando este motor, só comentando sobre a potencia declarada/medida ). Bem pessoal,s e mais alguém puder fazer o teste seria bom para confrontarmos os resultados. Abraços

José Luciano Gavioli
Florianópolis

lugavioli

Mensagens : 38
Data de inscrição : 28/10/2010
Idade : 59
Localização : Florianopolis - Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Potencia medida

Mensagem  Portoalegrense Qui Jan 19, 2012 7:03 pm

As medições devem ter sido feitas nas rodas do veículo,
então é de se esperar uma queda de potência e de torque, devido
as perdas no conversor de torque, caixa de marcha, sistema de
exaustão e etc.
Os dados apresentados pelos fabricantes de automóveis indicam
a potencia do motor medida no virabrequim ( Dinamômetro de bancada )
com o melhor ajuste possível do motor para determinada rotação de
modo que este tenha a maior potencia possível e o maior torque.
Se nas rodas foi achado estes valores, provavelmente na bancada o motor
tem como render a potencia e o torque informados no manual.
É de se esperar até perdas maiores que as que foram apresentadas.
Entendo que se tivesse sido usada gasolina comum os números seriam
ainda mais baixos. É o tal de "me engana que eu gosto"; porem os outros
fabricante também informam assim.

Portoalegrense

Mensagens : 20
Data de inscrição : 26/06/2011
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Potencia medida

Mensagem  lugavioli Sex Jan 20, 2012 3:16 pm

Pois é PortoAlegrense ( também sou Porto Alegrense mas atualmente moro em Florianópolis ), concordo com o que você comentou a respeito da forma de medição da potência, mas como citei no meu comentário, tanto nos carros em que fiz os testes ( Santana e Fit ) como nos comentados pelo técnico que realizou a medição, a diferença era bem menor ( No Fit a diferença foi para maior com uso da gasolina Podium ) então acredito mesmo que os 265 CV sejam um exagero "By CAOA", assim como a divulgação de muitas outras "mentiras" em termos de potência ( Lentoster, Azera 2012 com motor GDI, entre outras que todos já sabemos ). Bem, de qualquer forma a nave anda muito e não é por causa de alguns "pôneis que nasceram no navio" que iremos gostar menos dela. Eu estou muito satisfeito com o comportamento dinâmico do Azera e acredito que dirigir um 2012 deve estar melhor ainda. Quem sabe no futuro se o preço baixar pra um valor que eu considere um bom C/B eu possa comprar um.

Luciano Gavioli

lugavioli

Mensagens : 38
Data de inscrição : 28/10/2010
Idade : 59
Localização : Florianopolis - Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Re: POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA

Mensagem  Adalberto Gonçalves Perei Sáb Abr 20, 2013 6:18 pm

Pois é pessoal, no fundo acredito que deveria ter uma regra pra isso e a caoa deveria ser acionada pela fiscalização, pois não é possível a empresa agir com tamanha ma fé , quero ver eles fazerem isso no mercado americano. Este tipo de coisa não deixa a desejar o que o carro oferece, mas é uma enganação principalmente para o cliente que procura realmente potencia no carro, será que estes 250CV no novo azera realmente são verdadeiros? acho que não....

Adalberto Gonçalves Perei

Mensagens : 44
Data de inscrição : 30/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Re: POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA

Mensagem  arianoneves Sáb Abr 20, 2013 9:28 pm

Paulo Aracaju escreveu:POTÊNCIA DO AZERA - POLÊMICA ANTIGA
Pessoal , revendo matérias do azera 2009 , também tinha a polêmica da potência do motor, mas passou desperebido pela maioria, vejam o teste da 4 rodas, nesse ponto:

"A matriz da Hyundai declara 234 cv de potência para o Azera 3.3 V6. Mas, no Brasil, como a gasolina tem álcool, combustível com efeito antidetonante, a eletrônica do carro consegue avançar a curva de ignição e extrair mais potência do motor. Por isso, no Brasil, o Azera foi homologado com 245 cv. Quem explica é o diretor de engenharia do Grupo CAOA, José Rodrigues Seara. Mas esse benefício não é aproveitado por todos os carros importados. Alguns modelos perdem potência quando chegam aqui por estarem programados para rodar com gasolinas de maior octanagem que a da nossa. "

Desta forma, quem achava que andava(anda) com um motor de 245cv, na verdade, anda com um de 234cv e quem anda com o modelo 2011 com 265cv, na verdade anda no máximo com 254cv(234 * 20cv).
Assim o atual com reais 250cv e pseudos 270cv é taõ ou mais potente que as versões antigas, aliado a nova tecnologia e design que com certeza melhora o desempenho e consumo.

Porém a "tecnologia" aplicada no modelo 2012 é a mesma do modelo 2011, digo isso porque ele nao conta com injecao direta, apenas um mpfi como os azeras anteriores. Então ele é um motor com menor cilindrada 3.0 contra os 3.3 dos antigos e principalmente menos torque, 28 contra 31, isso sim faz ele ande menos que os modelos antigos. A potência? Deve ser essa apontada pela CAOA, pois é fácil adiantar a curva de ignicao do motor e extrair mais potência, porém o motor detona mais fácil e diminuir sua vida útil, veja os carros chipados, avançasse a ignicao e o efeito é o ganho de muitos cv, foi isso que a CAOA fez para que o modelo novo nao fosse "inferior" em relação ao motor que o modelo anterior.

Nada contra o modelo 2012, só que ele foi projetado para ser GDI e nao MPFI, a CAOA que o capou, como fez com o ESP, BAS e TCS do modelo de entrada.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Re: POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA

Mensagem  Adalberto Gonçalves Perei Dom Abr 21, 2013 10:50 pm

Pois é a ganancia fala mais alto, por que oferecer mais por menos se os outros fabricantes oferecem menos ainda pela mesma faixa de preço. Como falaram, acabou a farra da melhor compra , cabe a gora cada um avaliar se compensa ou não.

Adalberto Gonçalves Perei

Mensagens : 44
Data de inscrição : 30/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Re: POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA

Mensagem  Alessandro F. Campos Dom Abr 21, 2013 11:57 pm

Boa Noite Prezados.

Na semana que vem faremos o encontro do Azeraclub em conjunto com o SI Club, e será em São Bernardo do Campo em um dinamômetro local.

Assim que tivermos os resultados, postaremos.

Azerabraços
Alessandro F. Campos
Alessandro F. Campos

Mensagens : 702
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Re: POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA

Mensagem  Adalberto Gonçalves Perei Seg Abr 22, 2013 1:22 pm

Boa Alessando, posta ai os resultados pra gente verificar, acho que será uma boa pra muitas duvidas que a gente tem a esse respeito.
valeu.

Adalberto Gonçalves Perei

Mensagens : 44
Data de inscrição : 30/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty potencia real

Mensagem  sabedoria Sáb maio 04, 2013 7:00 pm

como se comprovou no evento do civic, os azeras até 2010 tem a potencia indicada corretamente. Nos 2011 o cambio de 6 mrchas mais bem escalonadas dão a impressão de maior potencia e a caoa se aproveitou disso. O 2011 tem tambem 245 cv como o 2008. O 3.0 2013 te,m apenas 200 cv, com o o desempenho, comparado com o 3.3 comprova.
sabedoria
sabedoria

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/07/2012
Idade : 61
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Re: POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA

Mensagem  Alessandro F. Campos Sáb maio 04, 2013 7:09 pm

Boa Noite.

Foi bom ter tocado no assunto, pois no dino, peguei os dados de um 2011 que já tinha passado por lá.

A potência no motor ficou proxima aos 265 e na roda nao sei se tenho os dados, mas me recordo aue ambos modelos batem ou chegam proximo a potência homologada.

No meu, como instalei pneus 2 cm mais largos, possivelmente a diferenca que deu no meu azera pro do Albert foi causada pelo aumento do arrasto, mas estou muuuuuito satisfeito com o carro.

Azerabraços
Alessandro F. Campos
Alessandro F. Campos

Mensagens : 702
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Re: POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA

Mensagem  mvgodinho Dom maio 12, 2013 7:05 pm

"Sabedoria", o Azera 2011 tem 260 HP ou, exatamente, 263,58 CV (1 HP = 1,0138 CV).

Pode ver aqui: http://www.consumerguide.com/hyundai/azera/used/#2011

POWERTRAIN OPTIONS AND AVAILABILITY
Azera originally came only with a 263-horsepower 3.8-liter V6 and five-speed automatic transmission that incorporated a manual shift gate. Late in the 2007 model year, a base GLS was added that had a 234-hp 3.3-liter V6; returning SE and Limited kept the 3.8. For 2011, both engines got more power -- the 3.3 grew to 260 hp, the 3.8 to 283 hp -- and were mated to a new six-speed automatic.

mvgodinho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty potencia

Mensagem  sabedoria Sex maio 31, 2013 9:35 pm

Pode até ser que vc esteja certo, mas as medições que ja tive oportunidade de ver até hj, me levam a crer que realmente a potencia não mudou. Vou continuar pesquisando.

abç
sabedoria
sabedoria

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/07/2012
Idade : 61
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Muito interessantes esses dados de medição. Contra fatos não ha argumentos !

Mensagem  Alvarenga Sáb Jun 01, 2013 10:47 am

Como alguem ja citou, a potencia medida nas rodas realmente sera menor que a medida no bloco e os valores apresentados me parecem coerentes com este principio, mas eu queria apresentar um outro tipo de dados que podem acrescentar algo às conclusões.
Os Azeras até 2011 foram sempre testados pelas revistas especializadas e os valores de aceleração de 0 a 100 Km/h ficaram sempre na casa dos 8,5s a 8,9s. Eu proprio medi no meu 2008 e depois no 2011 e obtive estes valores. Para um veiculo automatico de 1600KG estes valores estão bem coerentes com um motor na casa de 240CV.
Ja para os Azera novos, todas revistas que vi apresentaram tempo de aceleração na casa de 9,5s a 9,7s, 1s pior que o antigo ! Isso é muito se considerarmos que o peso não mudou e a transmissão tambem não. Isso é numero para motor de 200CV ou menos. Isso é numero que o Sonata ou o Citroen de 165CV fazem.
Ou seja quanto ao Azera antigo o desempenho comprova sua potencia na pratica mas para o novo tem algum boi na linha. E boi dos grandes.

Alvarenga

Mensagens : 31
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Re: POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA

Mensagem  systech Sáb Jun 01, 2013 10:41 pm

Cara, o novo Azera tem 250cv e não 270cv.

Antigo x Novo

0-100 8.7 x 9.9
40-80 4.0 x 4.6
60-100 4.7 x 5.0
80-120 5.7 x 6.4

A grande diferença de desempenho está nisso:
O motor 3.3 245cv tem 31 de torque a 3500rpm (em regimes baixos para motores V6)... O motor 3.0 250cv tem 29 de torque a 5300rpm (muito alto, quase no limite de potência que é 6400rpm)... Ou seja, o motor só rende em altos giros... A calibração dele é uma bosta... Foi feito uma calibragem para conseguir uma potência, e com isso sacrificou o torque... Em baixas rotações ele sofre com o peso do carro... E o câmbio é um pouco lento, diferente do Sonata que tem uma pegada mais esportiva, e ele é muito conservador... Por exemplo, a 2a marcha corta em 100km... Na retomada de 80-120 ele não volta pra segunda, volta pra terceira... 40-80 a mesma coisa, ele corta a 1a em 60, mas só volta pra primeira na faixa de 30km, ai retoma na segunda marcha... Tanto é que 60-100 foi quase o mesmo tempo... Pra esse motor andar tem que usar o modo manual, manter altos giros... Pra arrancar de 0-100 tem que fazer estol (o que não é bom para o câmbio) e utilizar gasolina Podium para conseguir um tempo na faixa dos 8 segundos...

Abs!
systech
systech

Mensagens : 71
Data de inscrição : 09/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA Empty Re: POLÊMICA SOBRE A POTÊNCIA DO AZERA É ANTIGA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos