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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

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Zenoms
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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  Igor Qua Jul 13, 2011 10:12 am

Prezados amigos,

Gostei muito do forum, inclusive, me influenciou a comprar um Azera zero km, em Maio/2011. Estou gostando muito do carro. Realmente a relação custo benefício é imbatível hoje no Brasil.

Porém, gostaria de fazer uma pergunta para aqueles que conhecem tecnicamente o tema.

Vale a pena passar o câmbio para N quando parado em sinal ? Isso gera maior degaste do câmbio ? Ou é algo previsto quando da concepção do carro para atingir uma economia maior em combustível ?

Sinceramente, não estou tão preocupado assim com o consumo.

Apenas gostaria de entender qual seria a maneira correta, mais limpa, de se guiar um carro automático.

Obrigado pela atenção.

Igor

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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  Alexandre Vasconcellos Qua Jul 13, 2011 7:14 pm

Caro Igor,

Parabéns pela compra. O Azera é realmente surpreendente né?.
Sempre tive carros automáticos e tive a oportunidade de ler em alguns artigos para não colocar em N quando parar.
Alguns projetos já fazem essa mudança automaticamente, mas na minha opinião, se não faz parte do projeto temos que considerar que os engenheiros e projetistas consideram o uso mais provável que seria deixar em D todo o tempo.
Acredito que tenha alguém que possa nos dar uma explicação bem técnica.

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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  Igor Qua Jul 13, 2011 11:45 pm

Alexandre,

Obrigado pela resposta. Realmente é um carro que estou gostando muito....
Vamos ver se alguém nos responde tecnicamente a questão...

Abraço.
Igor

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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  Alexandre Vasconcellos Qui Jul 14, 2011 9:54 pm

Igor,

Dê uma olhada no tópico "Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo" neste forum mesmo.
Existem algumas explicações e até citações de artigos.

Abs
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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Vale a pena

Mensagem  TADEU RAYMON CACIQUE Sex Jan 20, 2012 9:27 am

Tenho carro automático desde 1999 e sempre utilizei o neutro, tanto nos sinais quanto nas banguelas e a economia torna-se muito grande, principalmente tratando-se de um carro pesado que dá para aproveitar bastante as descidas. O cuidado deve-se em caso de freagem brusca, pois você estará sem freio motor.
Utilizei esta técnica durante anos no Civic, no Linea e agora diariamente no Azera.

TADEU RAYMON CACIQUE

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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  Zenoms Sex Jan 20, 2012 3:23 pm

Tadeu,

Desculpe discordar do seu relato. Eu tenho carro automático desde 2000 e meu primeiro carro automático (Volvo 850 T5) teve um problema na caixa de câmbio, justamente por eu deixar o carro em neutro em sinais. Estive em muitas oficinas para pesquisar antes de mandar arrumar o meu carro, e em todas a causa do meu problema foi relacionada a deixar no neutro. Segundo os mecanicos o carro automático possui uma espécie de "freio" na caixa, este freio é acionado sempre que o carro é colocado em Drive, Neutro, Ré e Parking. Esse sistema faz com que a caixa adapte sua velocidade interna para acomodar o novo posicionamento da alavanca. No meu carro justamente este freio perdeu seu papel e quando eu mudava de Parking para Drive a caixa dava um super tranco, mesma coisa quando voltava para Neutro. Essa mudança pode até resultar em uma economia de combustível, porém a longo prazo pode danificar a caixa que foi feita para passar a maior parte do tempo em Drive.

Sobre a "banguela" você pode pesquisar em diversos sites automotivos e irá perceber que nos carros com carburação isso era verdade, pois na banguela o carro mantém uma rotação mais baixa e não produz arrasto, isso gerava uma economia de combustível. Mas é perigoso principalmente em decidas de serra quando pode ser necessário acelerar e tracionar o veículo. Além de gastar mais pastilhas de freio.
Já os carros modernos equipados com injeção eletrônica atuam de maneira diferente. Quando estamos em uma descida e mantemos o carro no Drive ou usamos o "manual" dele para reduzir para uma marcha que aumente a rotação faz justamente o contrário. O sistema de injeção entende que o carro com sua propria força motriz pode manter o motor funcionando e corta o envio de gasolina, assim o carro funciona pela força da gravidade e o movimento do carro. Com carros que possuem um consumo instantâneo (O Volvo tinha) você nota que o consumo cai para zero. Já quando colocamos na baguela, o consumo se mantem. Pois com o carro na banguela o motor precisa mandar gasolina para o motor funcionar.

Assim eu não recomendo usar o carro em neutro nas descidas, além de aumentar o consumo de combustível você gasta mais pastilhas de freio e pode se colocar em uma situação de risco. O que diversos membros do fórum fazem (inclusive eu) é colocar no seletor manual em descidas ou quando você sabe que vai parar e diminuir a velocidade através do "freio motor", como nossos carros são automáticos e com injeção o consumo é cortado e não há risco uma vez que o computador da caixa de câmbio não deixa você mudar a marcha para uma que não seja segura por causa da rotação. Por exemplo caso esteja a 80km/h e vê que vai parar, coloca em manual, e reduz. Você vai notar que da 5 marcha ele vai reduzir para 4, 3 e 2. Mas nunca irá diminuir para a primeira pois isso não é seguro para o motor, quando você chegar a 40km/h ele permite a redução para a 1 marcha. Assim você economiza combustível e pastilhas de freio.

Pode fazer o teste, você vai notar que o consumo vai ser muito menor. Desde que passei a fazer isso meu consumo subiu de em torno de 5,5km/l para 6 e até 6,5km/l na cidade. O Orzfull que também faz isso tem médias ainda mais impressionantes (ele mora em Brasilía) chegando a 9 km/l

Sobre o neutro cada um pode avaliar o que é melhor, uma economia de combustivel ou um desgaste maior do câmbio do carro...
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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  dougdusse Sex Jan 20, 2012 9:25 pm

Eu também acredito que mudando o cambio para n possa prejudicar o sistema, e por isso eu deixo em d mesmo, e uso o recurso do manual também quando estou disposto a economizar um pouco de freio e combustível.

[]`s
Douglas


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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  Lut Sáb Jan 21, 2012 3:45 am

Existem vários assuntos voltados a isso.
Já li vários e resumindo.
Carro manual é carro manual ---> embreagem engata embreagem engata...
Carro automático ---> piso no freio, engatou ai é um abraço e só alegria....
Esse lance de ficar mudando de marcha o automático tende a trazer problemas (não sou mecânico, mas leio sobre e me informo tbm)
Pra mim quem compra um Azera 6 caneco e vem com papo de consumo e economia, pra mim está com o carro errado.
Abraços!!!
Lut
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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  MIUDAS Sáb Jan 21, 2012 11:27 am

Um conhecido meu comprou em uma unica tacada 02 Sorento e 01 Hilux , um belo dia fui almoçar de carona com ele e fiquei surpreso ao reparar que sempre que possivel deixava o veiculo em N para economizar combustivel e pela conversa percebi que estava com uma quase obsessão em reduzir ao máximo o consumo instantaneo, sempre comparando com o consumo da outra Sorento do irmão.
Resumo: Acho que não é o caso da pessoa estar com o carro errado e sim da forma de como ela gosta de tratar o seu dinheiro, se de cada tanque de um Azera a pessoa fique feliz em economizar 200ml, então que seja muito feliz !!!!!
Também sou leigo em mecanica e vou continuar deixando em D e quando estiver parado muito tempo em um congestionamento vou colocar em P e ficar curtindo uma musica, assim ficarei feliz do meu modo !

Very Happy Smile

Muidas,
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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  OrzFull Sáb Jan 21, 2012 1:46 pm

CAzeramaradas

Meu câmbio só conhece o N quando vai de P pra D e vice-versa. Contra fatos não há argumentos, manter N em sinais e engarrafamentos detona a caixa.

Mas como disse o mestre Miudas, o que importa é ser feliz. Além disso, o $$$ pro conserto não vai sair do meu bolso.

Cada um é soberano pra tomar as atitudes que acha melhor e pagar por isso, se for o caso.

forte AzerAbraço
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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  OrzFull Sáb Jan 21, 2012 1:57 pm

Camaradas

DICAS DE USO segundo a Motor Show

 Ao subir ladeiras, selecione as marchas mais reduzidas, como 1, 2 ou L, dependendo do que está especificado no câmbio. Isso evita o desgaste e prolonga a vida do câmbio.

 Não troque a marcha para a posição N em semáforos ou cruzamentos. Deixar no D economiza combustível, além de manter a temperatura da caixa. Atualmente, grande parte dos veículos, abaixo dos 3 km/h e sem que exista aceleração, simula a posição N (neutro) automaticamente.

Evite trocar as marchas manualmente sem necessidade. Usar as reduções em subidas longas é uma maneira eficiente de evitar o desgaste do sistema, mas, se as reduções forem desnecessárias ou muito constantes, podem causar problemas de lubrificação na transmissão.

Não coloque a alavanca no N com o carro em movimento. Esqueça o ponto-morto e o vício de usá-lo em carros manuais. Com a alavanca no D, você evita problemas de lubrificação da caixa, além de descansar a mão direita.
Se você quiser que as mudanças de marcha sejam feitas em rotações mais altas, opte (se o carro oferecer) por dirigir com a alavanca em S. As trocas serão mais esportivas, mas o consumo vai aumentar.

Nos carros em que exista a opção de overdrive (marcha para economia que não aumenta a velocidade) se possível, é melhor desligá-lo no anda-e-pára, para que o sistema trave nas primeiras marchas que serão mais usadas, evitando trocas desnecessárias.
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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  dougdusse Dom Jan 22, 2012 10:23 am

Segundo o relato da Motor Show então estou dirigindo direitinho.

[]`s
Douglas

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Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  MIUDAS Dom Jan 22, 2012 11:33 am

Estou agindo mais menos como o MotorShow orienta, porém, não sei se estou correto em deixar em P quando estou "estacionado" em congestionamentos !


Very Happy

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