Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Ir em baixo

Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  Igor em Qua Jul 13, 2011 10:12 am

Prezados amigos,

Gostei muito do forum, inclusive, me influenciou a comprar um Azera zero km, em Maio/2011. Estou gostando muito do carro. Realmente a relação custo benefício é imbatível hoje no Brasil.

Porém, gostaria de fazer uma pergunta para aqueles que conhecem tecnicamente o tema.

Vale a pena passar o câmbio para N quando parado em sinal ? Isso gera maior degaste do câmbio ? Ou é algo previsto quando da concepção do carro para atingir uma economia maior em combustível ?

Sinceramente, não estou tão preocupado assim com o consumo.

Apenas gostaria de entender qual seria a maneira correta, mais limpa, de se guiar um carro automático.

Obrigado pela atenção.

Igor

Ver perfil do usuário

Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  Alexandre Vasconcellos em Qua Jul 13, 2011 7:14 pm

Caro Igor,

Parabéns pela compra. O Azera é realmente surpreendente né?.
Sempre tive carros automáticos e tive a oportunidade de ler em alguns artigos para não colocar em N quando parar.
Alguns projetos já fazem essa mudança automaticamente, mas na minha opinião, se não faz parte do projeto temos que considerar que os engenheiros e projetistas consideram o uso mais provável que seria deixar em D todo o tempo.
Acredito que tenha alguém que possa nos dar uma explicação bem técnica.

Abs
Alexandre
Alexandre Vasconcellos
Alexandre Vasconcellos

Ver perfil do usuário

Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Re: Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo

Mensagem  Igor em Qua Jul 13, 2011 11:45 pm

Alexandre,

Obrigado pela resposta. Realmente é um carro que estou gostando muito....
Vamos ver se alguém nos responde tecnicamente a questão...

Abraço.
Igor

Igor

Ver perfil do usuário

Mensagem  Alexandre Vasconcellos em Qui Jul 14, 2011 9:54 pm

Igor,

Dê uma olhada no tópico "Como Obter o Máximo com o Consumo Mínimo" neste forum mesmo.
Existem algumas explicações e até citações de artigos.

Abs
Alexandre
Alexandre Vasconcellos
Alexandre Vasconcellos

Ver perfil do usuário

Performance versus Manutenção do câmbio AT versus Consumo Empty Vale a pena

Mensagem  TADEU RAYMON CACIQUE em Sex Jan 20, 2012 9:27 am

Tenho carro automático desde 1999 e sempre utilizei o neutro, tanto nos sinais quanto nas banguelas e a economia torna-se muito grande, principalmente tratando-se de um carro pesado que dá para aproveitar bastante as descidas. O cuidado deve-se em caso de freagem brusca, pois você estará sem freio motor.
Utilizei esta técnica durante anos no Civic, no Linea e agora diariamente no Azera.

TADEU RAYMON CACIQUE

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zenoms em Sex Jan 20, 2012 3:23 pm

Tadeu,

Desculpe discordar do seu relato. Eu tenho carro automático desde 2000 e meu primeiro carro automático (Volvo 850 T5) teve um problema na caixa de câmbio, justamente por eu deixar o carro em neutro em sinais. Estive em muitas oficinas para pesquisar antes de mandar arrumar o meu carro, e em todas a causa do meu problema foi relacionada a deixar no neutro. Segundo os mecanicos o carro automático possui uma espécie de "freio" na caixa, este freio é acionado sempre que o carro é colocado em Drive, Neutro, Ré e Parking. Esse sistema faz com que a caixa adapte sua velocidade interna para acomodar o novo posicionamento da alavanca. No meu carro justamente este freio perdeu seu papel e quando eu mudava de Parking para Drive a caixa dava um super tranco, mesma coisa quando voltava para Neutro. Essa mudança pode até resultar em uma economia de combustível, porém a longo prazo pode danificar a caixa que foi feita para passar a maior parte do tempo em Drive.

Sobre a "banguela" você pode pesquisar em diversos sites automotivos e irá perceber que nos carros com carburação isso era verdade, pois na banguela o carro mantém uma rotação mais baixa e não produz arrasto, isso gerava uma economia de combustível. Mas é perigoso principalmente em decidas de serra quando pode ser necessário acelerar e tracionar o veículo. Além de gastar mais pastilhas de freio.
Já os carros modernos equipados com injeção eletrônica atuam de maneira diferente. Quando estamos em uma descida e mantemos o carro no Drive ou usamos o "manual" dele para reduzir para uma marcha que aumente a rotação faz justamente o contrário. O sistema de injeção entende que o carro com sua propria força motriz pode manter o motor funcionando e corta o envio de gasolina, assim o carro funciona pela força da gravidade e o movimento do carro. Com carros que possuem um consumo instantâneo (O Volvo tinha) você nota que o consumo cai para zero. Já quando colocamos na baguela, o consumo se mantem. Pois com o carro na banguela o motor precisa mandar gasolina para o motor funcionar.

Assim eu não recomendo usar o carro em neutro nas descidas, além de aumentar o consumo de combustível você gasta mais pastilhas de freio e pode se colocar em uma situação de risco. O que diversos membros do fórum fazem (inclusive eu) é colocar no seletor manual em descidas ou quando você sabe que vai parar e diminuir a velocidade através do "freio motor", como nossos carros são automáticos e com injeção o consumo é cortado e não há risco uma vez que o computador da caixa de câmbio não deixa você mudar a marcha para uma que não seja segura por causa da rotação. Por exemplo caso esteja a 80km/h e vê que vai parar, coloca em manual, e reduz. Você vai notar que da 5 marcha ele vai reduzir para 4, 3 e 2. Mas nunca irá diminuir para a primeira pois isso não é seguro para o motor, quando você chegar a 40km/h ele permite a redução para a 1 marcha. Assim você economiza combustível e pastilhas de freio.

Pode fazer o teste, você vai notar que o consumo vai ser muito menor. Desde que passei a fazer isso meu consumo subiu de em torno de 5,5km/l para 6 e até 6,5km/l na cidade. O Orzfull que também faz isso tem médias ainda mais impressionantes (ele mora em Brasilía) chegando a 9 km/l

Sobre o neutro cada um pode avaliar o que é melhor, uma economia de combustivel ou um desgaste maior do câmbio do carro...
Zenoms
Zenoms

Ver perfil do usuário

Mensagem  dougdusse em Sex Jan 20, 2012 9:25 pm

Eu também acredito que mudando o cambio para n possa prejudicar o sistema, e por isso eu deixo em d mesmo, e uso o recurso do manual também quando estou disposto a economizar um pouco de freio e combustível.

[]`s
Douglas

dougdusse

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lut em Sab Jan 21, 2012 3:45 am

Existem vários assuntos voltados a isso.
Já li vários e resumindo.
Carro manual é carro manual ---> embreagem engata embreagem engata...
Carro automático ---> piso no freio, engatou ai é um abraço e só alegria....
Esse lance de ficar mudando de marcha o automático tende a trazer problemas (não sou mecânico, mas leio sobre e me informo tbm)
Pra mim quem compra um Azera 6 caneco e vem com papo de consumo e economia, pra mim está com o carro errado.
Abraços!!!
Lut
Lut

Ver perfil do usuário

Mensagem  MIUDAS em Sab Jan 21, 2012 11:27 am

Um conhecido meu comprou em uma unica tacada 02 Sorento e 01 Hilux , um belo dia fui almoçar de carona com ele e fiquei surpreso ao reparar que sempre que possivel deixava o veiculo em N para economizar combustivel e pela conversa percebi que estava com uma quase obsessão em reduzir ao máximo o consumo instantaneo, sempre comparando com o consumo da outra Sorento do irmão.
Resumo: Acho que não é o caso da pessoa estar com o carro errado e sim da forma de como ela gosta de tratar o seu dinheiro, se de cada tanque de um Azera a pessoa fique feliz em economizar 200ml, então que seja muito feliz !!!!!
Também sou leigo em mecanica e vou continuar deixando em D e quando estiver parado muito tempo em um congestionamento vou colocar em P e ficar curtindo uma musica, assim ficarei feliz do meu modo !

Very Happy Smile

Muidas,
MIUDAS
MIUDAS

Ver perfil do usuário

Mensagem  OrzFull em Sab Jan 21, 2012 1:46 pm

CAzeramaradas

Meu câmbio só conhece o N quando vai de P pra D e vice-versa. Contra fatos não há argumentos, manter N em sinais e engarrafamentos detona a caixa.

Mas como disse o mestre Miudas, o que importa é ser feliz. Além disso, o $$$ pro conserto não vai sair do meu bolso.

Cada um é soberano pra tomar as atitudes que acha melhor e pagar por isso, se for o caso.

forte AzerAbraço
OrzFull
OrzFull

Ver perfil do usuário http://meu email mudou - orizonjr@gmail.com

Mensagem  OrzFull em Sab Jan 21, 2012 1:57 pm

Camaradas

DICAS DE USO segundo a Motor Show

Ao subir ladeiras, selecione as marchas mais reduzidas, como 1, 2 ou L, dependendo do que está especificado no câmbio. Isso evita o desgaste e prolonga a vida do câmbio.

Não troque a marcha para a posição N em semáforos ou cruzamentos. Deixar no D economiza combustível, além de manter a temperatura da caixa. Atualmente, grande parte dos veículos, abaixo dos 3 km/h e sem que exista aceleração, simula a posição N (neutro) automaticamente.

Evite trocar as marchas manualmente sem necessidade. Usar as reduções em subidas longas é uma maneira eficiente de evitar o desgaste do sistema, mas, se as reduções forem desnecessárias ou muito constantes, podem causar problemas de lubrificação na transmissão.

Não coloque a alavanca no N com o carro em movimento. Esqueça o ponto-morto e o vício de usá-lo em carros manuais. Com a alavanca no D, você evita problemas de lubrificação da caixa, além de descansar a mão direita.
Se você quiser que as mudanças de marcha sejam feitas em rotações mais altas, opte (se o carro oferecer) por dirigir com a alavanca em S. As trocas serão mais esportivas, mas o consumo vai aumentar.

Nos carros em que exista a opção de overdrive (marcha para economia que não aumenta a velocidade) se possível, é melhor desligá-lo no anda-e-pára, para que o sistema trave nas primeiras marchas que serão mais usadas, evitando trocas desnecessárias.
OrzFull
OrzFull

Ver perfil do usuário http://meu email mudou - orizonjr@gmail.com

Mensagem  dougdusse em Dom Jan 22, 2012 10:23 am

Segundo o relato da Motor Show então estou dirigindo direitinho.

[]`s
Douglas

dougdusse

Ver perfil do usuário

Mensagem  MIUDAS em Dom Jan 22, 2012 11:33 am

Estou agindo mais menos como o MotorShow orienta, porém, não sei se estou correto em deixar em P quando estou "estacionado" em congestionamentos !

Very Happy

Miudas
MIUDAS
MIUDAS

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: