Consegui instalar o espelho retrovisor eletrocrômico com homelink!!!
+2
xandemaia
azeraarn
6 participantes
Página 1 de 1
Consegui instalar o espelho retrovisor eletrocrômico com homelink!!!
Olá pessoal, assim como vários membros do clube, também não me conformei em ter o retrovisor básico que vem no Azera 2011. Bom, vi as dicas aqui e alguns outros lugares e a conclusão é: dá para trocar, é fácil e barato!!!
Deem uma olhada nos passos que segui:
1. Comprei o retrovisor no ebay (US$ 169,00), do mesmo fornecedor da Hyundai (Gentex). O produto é http://www.ebay.com/itm/140679947581?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649 . Confira se vem todos os acessórios, incluindo os cabos e o Wedge Windshield Tab Kit (é o suporte para o espelho, e que vai colado no parabrisa. Vem de graça, mas precisa pedir). Esse kit é importante, pois o suporte que vem com o retrovisor do carro é diferente, e deve ser substituído (mais para frente explico como fiz):
Espelho (o que escolhi é esse aqui)
Wedge Windshield Tab Kit
Para ver todos os modelos que a Gentex comercializa, dê uma olhada no site http://www.mitocorp.com/, que é do representante deles.
2. Com o retrovisor em mãos, fui à Car Glass (em SP, na Av. Giovanne Gronchi). Lá eles removeram o espelho e o suporte originais (sem quebrar nada), e colocaram o espelho novo (ainda sem a instalação elétrica) - isso levou uns 20 minutos e o técnico não cobrou nada:
Após remover o espelho e o suporte antigo (o adesivo dupla face que prendia o suporte antigo aparece em destaque e foi removido em seguida)
Antes de colar o suporte novo (a cola vem junto com o kit), pedi ao técnico que posicionasse o suporte no local correto e marquei o vidro pelo lado de fora com uma caneta piloto
Suporte no lugar, já colado no vidro
Cinco minutos depois, o espelho está no lugar certo. A seta azul indica o encaixe no suporte. A seta amarela indica a canaleta (que vem com o espelho) para esconder os fios
Detalhe da canaleta
3. Finalmente, fui à Classic Som (na Av. João Dias, em SP) para fazer a instalação elétrica. Junto com o espelho vem um manual de instalação detalhado. Basicamente, são necessários 3 fios: um terra, um conectado na energia (independentemente do carro estar ligado ou não), e o terceiro ligado na ignição. Outros modelos de espelho exigem outras ligações (por exemplo, para sensor de temperatura ou câmera de ré). Paguei R$ 260,00 na instalação, em que também coloquei lâmpadas de cortesia nas portas traseiras, mas isso já foi comentado por outro colega nosso aqui no forum
Detalhe do fio (chicote) passando pela coluna do motorista (veja a tampinha do air bag aberta, para remoção de um parafuso que facilita o afastamento do acabamento da coluna - note que não precisei remover o acabamento). Detalhe: as manchas na coluna são sombras! Não é sujeira...
Acabou! Vista do espelho após a instalação elétrica
Agora é só se divertir vendo o espelho escurecer e clarear. Antes de jogar um facho de luz no sensor
Depois de iluminar (não sei se dá pra notar que o reflexo do espelho está mais escuro)
Com relação ao Homelink, o portão aqui do condomínio é um pouco diferente, e não estou usando.
Espero ter conseguido ajudar a finalmente mostrar de ponta-a-ponta que é possível trocar esse espelho básico que vem no carro.
Grande abraço.
Deem uma olhada nos passos que segui:
1. Comprei o retrovisor no ebay (US$ 169,00), do mesmo fornecedor da Hyundai (Gentex). O produto é http://www.ebay.com/itm/140679947581?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649 . Confira se vem todos os acessórios, incluindo os cabos e o Wedge Windshield Tab Kit (é o suporte para o espelho, e que vai colado no parabrisa. Vem de graça, mas precisa pedir). Esse kit é importante, pois o suporte que vem com o retrovisor do carro é diferente, e deve ser substituído (mais para frente explico como fiz):
Espelho (o que escolhi é esse aqui)
Wedge Windshield Tab Kit
Para ver todos os modelos que a Gentex comercializa, dê uma olhada no site http://www.mitocorp.com/, que é do representante deles.
2. Com o retrovisor em mãos, fui à Car Glass (em SP, na Av. Giovanne Gronchi). Lá eles removeram o espelho e o suporte originais (sem quebrar nada), e colocaram o espelho novo (ainda sem a instalação elétrica) - isso levou uns 20 minutos e o técnico não cobrou nada:
Após remover o espelho e o suporte antigo (o adesivo dupla face que prendia o suporte antigo aparece em destaque e foi removido em seguida)
Antes de colar o suporte novo (a cola vem junto com o kit), pedi ao técnico que posicionasse o suporte no local correto e marquei o vidro pelo lado de fora com uma caneta piloto
Suporte no lugar, já colado no vidro
Cinco minutos depois, o espelho está no lugar certo. A seta azul indica o encaixe no suporte. A seta amarela indica a canaleta (que vem com o espelho) para esconder os fios
Detalhe da canaleta
3. Finalmente, fui à Classic Som (na Av. João Dias, em SP) para fazer a instalação elétrica. Junto com o espelho vem um manual de instalação detalhado. Basicamente, são necessários 3 fios: um terra, um conectado na energia (independentemente do carro estar ligado ou não), e o terceiro ligado na ignição. Outros modelos de espelho exigem outras ligações (por exemplo, para sensor de temperatura ou câmera de ré). Paguei R$ 260,00 na instalação, em que também coloquei lâmpadas de cortesia nas portas traseiras, mas isso já foi comentado por outro colega nosso aqui no forum
Detalhe do fio (chicote) passando pela coluna do motorista (veja a tampinha do air bag aberta, para remoção de um parafuso que facilita o afastamento do acabamento da coluna - note que não precisei remover o acabamento). Detalhe: as manchas na coluna são sombras! Não é sujeira...
Acabou! Vista do espelho após a instalação elétrica
Agora é só se divertir vendo o espelho escurecer e clarear. Antes de jogar um facho de luz no sensor
Depois de iluminar (não sei se dá pra notar que o reflexo do espelho está mais escuro)
Com relação ao Homelink, o portão aqui do condomínio é um pouco diferente, e não estou usando.
Espero ter conseguido ajudar a finalmente mostrar de ponta-a-ponta que é possível trocar esse espelho básico que vem no carro.
Grande abraço.
azeraarn- Mensagens : 16
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 54
Localização : São Paulo
Re: Consegui instalar o espelho retrovisor eletrocrômico com homelink!!!
Ficou bem legal o detalhamento. Parábens!
xandemaia- Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/11/2011
PARABENS PELO POST
Parabens azeraarn... pessoas como vc engrandece nosso forum!
feidacruz- Mensagens : 23
Data de inscrição : 09/02/2012
Re: Consegui instalar o espelho retrovisor eletrocrômico com homelink!!!
Parabens, excelente post
ShotguN- Mensagens : 58
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 45
Re: Consegui instalar o espelho retrovisor eletrocrômico com homelink!!!
Parabéns, tenho certeza que isto ira ajudar muitas pessoas que não tem o componente ! Pois é incrivel um veículo como este não te-lo ! O meu é 08/09 e possui ! Sei que isto já foi muito discutido aqui no forum, mas, que foi uma sacanagem da Hyundai/Caoa retirarem o equipamento do modelo 2010/2011 isto foi !
Mais uma vez parabéns !!!
Miudas
Mais uma vez parabéns !!!
Miudas
MIUDAS- Mensagens : 75
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 59
Localização : Rio de Janeiro
Tópicos semelhantes
» falta do retrovisor interno fotocrômico no azera 2011
» Dúvida: É possível colocar espelho com homelink ?
» PEÇAS DIRETO DO FABRICANTE na COREIA
» Vendo Azera 2011 Completíssimo e Retrovisor Eletrocrômico - 80.000 Km
» Plug de ligação do espelho fotocromico
» Dúvida: É possível colocar espelho com homelink ?
» PEÇAS DIRETO DO FABRICANTE na COREIA
» Vendo Azera 2011 Completíssimo e Retrovisor Eletrocrômico - 80.000 Km
» Plug de ligação do espelho fotocromico
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos