Gasolina Podium melhora o desempenho do Azera?
4 participantes
Página 1 de 1
Gasolina Podium melhora o desempenho do Azera?
O que acham?
Alguém já testou?
Alguém já testou?
dexter30- Mensagens : 26
Data de inscrição : 14/07/2009
Re: Gasolina Podium melhora o desempenho do Azera?
dexter30 escreveu:O que acham?
Alguém já testou?
Grande Dexter
Não usei, mas creio que se fizer diferença, VAI SER mínima. A taxa do Azeraé de ~10,5:1, relativamente baixa pra Podium fazer diferença...
Testa aí e conta pra gente...
Abc
podium
Eu uso de vez em quando e nao noto diferença,
quer economia , mete 50% de alcool e vai ver .
so vai perceber diferenca no bolso , qto dirigibilidade é a mesma.
alvaro
quer economia , mete 50% de alcool e vai ver .
so vai perceber diferenca no bolso , qto dirigibilidade é a mesma.
alvaro
ALVARUSS- Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/10/2009
Re: Gasolina Podium melhora o desempenho do Azera?
alvaro, gostaria de saber se não há problema em abastecer o azera com metade de alcool..
juaofagundes- Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/11/2009
alcool
meu carro esta com 19.000km,meu uso é 80% estrada e 20% cidade.
nao ive problema algum e nao acredito que vou ter , infelizmente agora o alcool subiu um pouco, mas mesmo assim a diferença é grande .
fora que o alccol é muito mais confiavel que gasolina ruim., para se ter uma ideia , é muito comum eu usar , 50%v power 50% alcool.
qdo encontro podium a preço bom coloco , tambem meio a meio.
abcs
nao ive problema algum e nao acredito que vou ter , infelizmente agora o alcool subiu um pouco, mas mesmo assim a diferença é grande .
fora que o alccol é muito mais confiavel que gasolina ruim., para se ter uma ideia , é muito comum eu usar , 50%v power 50% alcool.
qdo encontro podium a preço bom coloco , tambem meio a meio.
abcs
ALVARUSS- Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/10/2009
Re: Gasolina Podium melhora o desempenho do Azera?
Grande Alvaruss
O objetivo de clubes como este é a colaboração entre os integrantes. Assim peço que vc não considere meu comentário como crítica, pois o carro é seu e devemos respeitar seu diretio de fazer o que bem entender com ele.
Nossa gasolina já tem álcool (25%) e esse argumento é usado por aqueles, como vc, que fazem o famoso rabo de galo. Colocam ainda mais álcool no tanque. O detalhe é que o colocado na gasolina é do tipo anidro (sem água) e o da bomba é hidratado (com água). É essa água que traz prejuízos ao motor. A corrosão que ocorria nos primeiros modelos movidos a etanol, há 30 anos, era fruto disso, pois a tecnologia de tratamento dos motores contra a corrosão não era tão avançada.
A origem da adição de álcool foi em substituição ao chumbo tetraetila (cancerígeno) que aumenta octanagem da gasolina. Além disso, o chumbo tetraetila que era adicionado à gasolina inutilizava os catalisadores em pouco tempo, incompativel com os novos recursos tecnológicos usados para a redução das emissões. Assim, a Petrobrás eliminou-o da gasolina em 1989. O Brasil o primeiro país do mundo a eliminar completamente esse aditivo de sua matriz de combustíveis. O aditivo usado como substituto do chumbo tetraetila passou a ser o álcool anidro.
Isso é necessário devido a baixa qualidade da nossa gasolina.
Como disse antes, minha intenção é apenas colaborar. O estrago vem no longo prazo. Qdo vc perceber algo no rendimento do carro o prejuízo pode ser grande.
Forte AzeraBraço
Recomendo também a leitura deste artigo:
http://www.mecanicaonline.com.br/2002/12_dezembro.html
Mecânica Online
Edição 36 - Dezembro de 2002
Conteúdo básico
ALERTA AOS MOTORISTAS
Os riscos da mistura álcool e gasolina
A mistura de álcool e gasolina, apelidada de “rabo de galo”, tem se tornado freqüente em vários estados brasileiros e causa sérios danos ao motor dos veículos
Motoristas de várias regiões do país, mas principalmente de Pernambuco, Goiás e São Paulo, estão misturando álcool e gasolina no motor do carro adaptado apenas para gasolina na hora de abastecer. A prática, apelidada de “rabo de galo”, pode ser tão prejudicial ao veículo quanto a utilização de gasolina adulterada. Com o objetivo de explicar aos motoristas e revendedores os danos causados por essa prática, a Ipiranga iniciou um trabalho de orientação em sua rede de postos.
“O que muitos desconhecem é que a economia momentânea é extremamente danosa ao motor do veículo e a mistura de álcool hidratado (que pode conter até 7,4% de água na sua composição) à gasolina pode ocasionar uma série de problemas ao veículo”, alerta Marcelo Gonçalves, assessor técnico de combustíveis da Ipiranga.
A gasolina comum não contém água e possui 25% de álcool ANIDRO, que é um componente fundamental. No entanto, quando o motorista faz o “rabo de galo”, ele mistura na gasolina álcool hidratado (que contém água). A presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água.
“Como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. A gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. A retirada de álcool da gasolina reduz a octanagem da gasolina comum e provoca perda de potência e aumento de consumo, podendo causar ainda a chamada ‘batida de pino’. Esse carro, a médio e longo prazo terá sérios problemas mecânicos”, explica Marcelo Gonçalves.
Segundo o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Franco Giuseppe Dedini, a curto prazo o veículo com combustível inadequado fica com pior rendimento e o consumo aumenta. “Depois de um prazo de dois anos é que aparecem os principais problemas como corrosão dos componentes, piora na situação do motor e no sistema de combustão”, explica o professor. Franco acrescenta que o álcool, quando utilizado em veículos adaptados para a gasolina, acaba corroendo alguns sistemas e peças, tanto metálicas como de plástico.
Vale destacar ainda que o motor que foi desenvolvido para gasolina comum passa a utilizar um combustível contaminado com água. A presença da água causa danos ao filtro e à bomba de combustível e provoca corrosão nas partes metálicas do sistema de alimentação, principalmente desgaste nos bicos injetores. Além disso, o “rabo de galo”, por ter um poder energético menor do que a gasolina comum, aumenta consideravelmente o consumo de combustível.
“Como o álcool hidratado é mais barato, na hora de abastecer há uma economia. O que o motorista não está contabilizando é o aumento de consumo e o desgaste prematuro de peças, exigindo trocas antecipadas. Sem contar com o tempo que o veículo fica parado na oficina”, ressalta Marcelo Gonçalves.
Para mostrar que a economia momentânea com o “rabo de galo” pode custar caro, a Ipiranga fez uma simulação. Um motorista que esteja hoje consumindo 200 litros de gasolina por mês a um preço hipotético de R$ 1,60, gasta mensalmente R$ 320,00. Fazendo o “rabo de galo” (misturando meio a meio os dois combustíveis) temos a seguinte situação:
Combustível Preço, R$ Litros Custo
Gasolina Comum 1,60 100 160,00
Álcool Hidratado 0,60 100 60,00
Custo da Mistura 220,00
Devemos levar em consideração que, por ter o álcool menor poder energético, um carro consome uma quantidade maior de “rabo de galo” do que consumiria de gasolina para percorrer um mesmo trecho. O consumo desta mistura para o mesmo percurso poderá ser cerca de 20% maior, ou seja, um custo de R$ 264,00. A economia do motorista mensalmente seria de R$ 320,00 – 264,00 = 56,00.
Abaixo listamos os custos de peças como bomba de combustível, válvula reguladora de pressão, mangueiras, bicos injetores e filtros que podem ser afetados pela mistura:
Peça - Preço médio, R$ *
Filtro de Combustível - 20,00
Bicos injetores (limpeza) - 100,00
Bicos injetores (troca) - 800,00
Bomba de Combustível - 500,00
Mangueiras - 50,00
Válvula reguladora de Pressão - 200,00
* foram considerados valores médios para um veículo motor 1.0 L, sem incluir o custo da mão-de-obra.
Ou seja, o custo de substituição de peças que podem sofrer danos oscilará de R$ 870,00 (se for realizada a limpeza nos bicos injetores) até R$ 1.570,00, caso seja necessária a troca dos bicos.
O objetivo de clubes como este é a colaboração entre os integrantes. Assim peço que vc não considere meu comentário como crítica, pois o carro é seu e devemos respeitar seu diretio de fazer o que bem entender com ele.
Nossa gasolina já tem álcool (25%) e esse argumento é usado por aqueles, como vc, que fazem o famoso rabo de galo. Colocam ainda mais álcool no tanque. O detalhe é que o colocado na gasolina é do tipo anidro (sem água) e o da bomba é hidratado (com água). É essa água que traz prejuízos ao motor. A corrosão que ocorria nos primeiros modelos movidos a etanol, há 30 anos, era fruto disso, pois a tecnologia de tratamento dos motores contra a corrosão não era tão avançada.
A origem da adição de álcool foi em substituição ao chumbo tetraetila (cancerígeno) que aumenta octanagem da gasolina. Além disso, o chumbo tetraetila que era adicionado à gasolina inutilizava os catalisadores em pouco tempo, incompativel com os novos recursos tecnológicos usados para a redução das emissões. Assim, a Petrobrás eliminou-o da gasolina em 1989. O Brasil o primeiro país do mundo a eliminar completamente esse aditivo de sua matriz de combustíveis. O aditivo usado como substituto do chumbo tetraetila passou a ser o álcool anidro.
Isso é necessário devido a baixa qualidade da nossa gasolina.
Como disse antes, minha intenção é apenas colaborar. O estrago vem no longo prazo. Qdo vc perceber algo no rendimento do carro o prejuízo pode ser grande.
Forte AzeraBraço
Recomendo também a leitura deste artigo:
http://www.mecanicaonline.com.br/2002/12_dezembro.html
Mecânica Online
Edição 36 - Dezembro de 2002
Conteúdo básico
ALERTA AOS MOTORISTAS
Os riscos da mistura álcool e gasolina
A mistura de álcool e gasolina, apelidada de “rabo de galo”, tem se tornado freqüente em vários estados brasileiros e causa sérios danos ao motor dos veículos
Motoristas de várias regiões do país, mas principalmente de Pernambuco, Goiás e São Paulo, estão misturando álcool e gasolina no motor do carro adaptado apenas para gasolina na hora de abastecer. A prática, apelidada de “rabo de galo”, pode ser tão prejudicial ao veículo quanto a utilização de gasolina adulterada. Com o objetivo de explicar aos motoristas e revendedores os danos causados por essa prática, a Ipiranga iniciou um trabalho de orientação em sua rede de postos.
“O que muitos desconhecem é que a economia momentânea é extremamente danosa ao motor do veículo e a mistura de álcool hidratado (que pode conter até 7,4% de água na sua composição) à gasolina pode ocasionar uma série de problemas ao veículo”, alerta Marcelo Gonçalves, assessor técnico de combustíveis da Ipiranga.
A gasolina comum não contém água e possui 25% de álcool ANIDRO, que é um componente fundamental. No entanto, quando o motorista faz o “rabo de galo”, ele mistura na gasolina álcool hidratado (que contém água). A presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água.
“Como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. A gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. A retirada de álcool da gasolina reduz a octanagem da gasolina comum e provoca perda de potência e aumento de consumo, podendo causar ainda a chamada ‘batida de pino’. Esse carro, a médio e longo prazo terá sérios problemas mecânicos”, explica Marcelo Gonçalves.
Segundo o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Franco Giuseppe Dedini, a curto prazo o veículo com combustível inadequado fica com pior rendimento e o consumo aumenta. “Depois de um prazo de dois anos é que aparecem os principais problemas como corrosão dos componentes, piora na situação do motor e no sistema de combustão”, explica o professor. Franco acrescenta que o álcool, quando utilizado em veículos adaptados para a gasolina, acaba corroendo alguns sistemas e peças, tanto metálicas como de plástico.
Vale destacar ainda que o motor que foi desenvolvido para gasolina comum passa a utilizar um combustível contaminado com água. A presença da água causa danos ao filtro e à bomba de combustível e provoca corrosão nas partes metálicas do sistema de alimentação, principalmente desgaste nos bicos injetores. Além disso, o “rabo de galo”, por ter um poder energético menor do que a gasolina comum, aumenta consideravelmente o consumo de combustível.
“Como o álcool hidratado é mais barato, na hora de abastecer há uma economia. O que o motorista não está contabilizando é o aumento de consumo e o desgaste prematuro de peças, exigindo trocas antecipadas. Sem contar com o tempo que o veículo fica parado na oficina”, ressalta Marcelo Gonçalves.
Para mostrar que a economia momentânea com o “rabo de galo” pode custar caro, a Ipiranga fez uma simulação. Um motorista que esteja hoje consumindo 200 litros de gasolina por mês a um preço hipotético de R$ 1,60, gasta mensalmente R$ 320,00. Fazendo o “rabo de galo” (misturando meio a meio os dois combustíveis) temos a seguinte situação:
Combustível Preço, R$ Litros Custo
Gasolina Comum 1,60 100 160,00
Álcool Hidratado 0,60 100 60,00
Custo da Mistura 220,00
Devemos levar em consideração que, por ter o álcool menor poder energético, um carro consome uma quantidade maior de “rabo de galo” do que consumiria de gasolina para percorrer um mesmo trecho. O consumo desta mistura para o mesmo percurso poderá ser cerca de 20% maior, ou seja, um custo de R$ 264,00. A economia do motorista mensalmente seria de R$ 320,00 – 264,00 = 56,00.
Abaixo listamos os custos de peças como bomba de combustível, válvula reguladora de pressão, mangueiras, bicos injetores e filtros que podem ser afetados pela mistura:
Peça - Preço médio, R$ *
Filtro de Combustível - 20,00
Bicos injetores (limpeza) - 100,00
Bicos injetores (troca) - 800,00
Bomba de Combustível - 500,00
Mangueiras - 50,00
Válvula reguladora de Pressão - 200,00
* foram considerados valores médios para um veículo motor 1.0 L, sem incluir o custo da mão-de-obra.
Ou seja, o custo de substituição de peças que podem sofrer danos oscilará de R$ 870,00 (se for realizada a limpeza nos bicos injetores) até R$ 1.570,00, caso seja necessária a troca dos bicos.
otimas informações
Caro amigo,
Valeu, muito interessante seus comentarios, vão ser de grande valia para todos nós.
Já percebi que voce é dos meus.
Não aconselho a ninguem usar e testar o que faço e sim apenas que utilizarem e cuidarem do veiculo como eu o faço.
Como disse anteriormente, uso carro 90% do meu tempo na estrada , sempre com podium , premium , ou vpower.
Alem disso em TODO tanque adiciono um otimizador de combustivel , que quebra as possiveis moleculas de agua , tornando o combustivel mais limpo homogeneo e assim sendo proporciona uma melhor queima de combustivel. segue o link : http://www.teccom10.com.br.
Ainda assim , tenho em minhas manutenções de meus veiculos , toda troca de oleo a troca de filtro de combustivel e oleo.
Quanto ao desgaste a longo prazo , com essas medidas que procuro tomar , acredito que sejam perto de Zero.
Mesmo assim, ja estou a procura de um remapeamento ou a utilização de modulos como o UNICHIP, onde poderiamos utilizar 100% de alccol, ganharmos algo de 10% no torque, e 15cv de potencia , mas ainda com um custo elevado de aproximadamente R$3.000,00 , www.hpower.com.br .
uma outra informação interessante aos curiosos:
revista motorshow n319
a capa da revista : A captiva é flex!
onde varios carros a gasolina foram testados usando alcool, e para surpresa :
captiva 4 cilindros
gasolina :168cv
alcool : 175,6cv
captiva 6 cilindros:
mesma potencia na gasolina e alcool, porem no alccol ganho de 1,20 kgfm em torque
etc etc etc...
claro esses sao alguns carros que fizeram testes com o uso do alcool e na propia revista afirma que nem todos estao preparados para o uso com 100 alcool, porem alguns funcionam perfeitamente, vale a leitura.
um forte abraço a todos os amigos e espero ter colaborado.
alvaro
Valeu, muito interessante seus comentarios, vão ser de grande valia para todos nós.
Já percebi que voce é dos meus.
Não aconselho a ninguem usar e testar o que faço e sim apenas que utilizarem e cuidarem do veiculo como eu o faço.
Como disse anteriormente, uso carro 90% do meu tempo na estrada , sempre com podium , premium , ou vpower.
Alem disso em TODO tanque adiciono um otimizador de combustivel , que quebra as possiveis moleculas de agua , tornando o combustivel mais limpo homogeneo e assim sendo proporciona uma melhor queima de combustivel. segue o link : http://www.teccom10.com.br.
Ainda assim , tenho em minhas manutenções de meus veiculos , toda troca de oleo a troca de filtro de combustivel e oleo.
Quanto ao desgaste a longo prazo , com essas medidas que procuro tomar , acredito que sejam perto de Zero.
Mesmo assim, ja estou a procura de um remapeamento ou a utilização de modulos como o UNICHIP, onde poderiamos utilizar 100% de alccol, ganharmos algo de 10% no torque, e 15cv de potencia , mas ainda com um custo elevado de aproximadamente R$3.000,00 , www.hpower.com.br .
uma outra informação interessante aos curiosos:
revista motorshow n319
a capa da revista : A captiva é flex!
onde varios carros a gasolina foram testados usando alcool, e para surpresa :
captiva 4 cilindros
gasolina :168cv
alcool : 175,6cv
captiva 6 cilindros:
mesma potencia na gasolina e alcool, porem no alccol ganho de 1,20 kgfm em torque
etc etc etc...
claro esses sao alguns carros que fizeram testes com o uso do alcool e na propia revista afirma que nem todos estao preparados para o uso com 100 alcool, porem alguns funcionam perfeitamente, vale a leitura.
um forte abraço a todos os amigos e espero ter colaborado.
alvaro
ALVARUSS- Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/10/2009
Tópicos semelhantes
» Em 2011 foram emplacados 8.414 unidades do Hyundai Azera... Será ele um veículo problemático?
» Azera e a gasolina adulterada.
» Não custa nada tentar
» Consumo de Combustível
» AZERA COM KIT GNV
» Azera e a gasolina adulterada.
» Não custa nada tentar
» Consumo de Combustível
» AZERA COM KIT GNV
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos