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Câmbio automatico

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ADRIANOSILVA
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Mensagem  ADRIANOSILVA Seg Set 19, 2011 10:29 am

Prezados,

Comprei uma Azera ( que deve chegar esta semana ) não conheço o carro muito bem.

Qual o objetivo de mudar o cambio de automatico para o manual ( tem algum ganho de economia de combustivel ?? ).

Se precisar de uma aceleração mais pontente ( em casos de utrpassagens ) o automatico responde bem ??

Grato. ( se tiver algum outra dica ).

ADRIANOSILVA

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Câmbio automatico Empty Re: Câmbio automatico

Mensagem  azaor2 Seg Set 19, 2011 10:43 am

Olá.
Parabéns pela escolha.
Tenho um há um mês (chegando aos 2000km) e estou bem satisfeito.
Uso normalmente no modo automático, ele responde bem quando aperta o acelerador forte, reduzindo a marcha para ultrapassagens em segurança. Talvez passar para o manual torne o início da aceleração um pouco mais rápido, mas é uma impressão, que ainda não tenho certeza.
Pra mim, portanto, a grande função do modo manual é como "freio motor", para descer a serra, por exemplo, pois se descer no automático, usando o freio, pode se preparar para trocar as pastilhas de freio a cada 50 km, haja vista o peso do barcão.

azaor2

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Câmbio automatico Empty Controle manual.

Mensagem  LukCarlos Sáb Out 20, 2012 1:12 pm

Boa tarde queridos,

Antes de mais nada, Adriano, tenha a seguinte noção: mesmo no modo manual, não é você quem controla a troca de marchas, como em um carro puramente manual; você apenas a evoca, indicando para o sistema de transmissão seu desejo de permanecer ou alterar a marcha. Isso implica que o carro pode levar um tempo para responder sua solicitação ou nem mesmo atendê-la, caso a integridade do sistema possa ser prejudicada de alguma forma.

Tendo posto, a meu ver ver o controle manual das trocas de macha nos câmbios automáticos se dá pelos seguintes motivos:

1) Esportividade e diversão, para os que querem ter a sensação do carro "mais na mão". Isso por que você pode esticar as marchas, imprimindo um comportamento mais agressivo à barca.

2) Como falado pelo Azaor2, você pode reduzir a macha para se beneficiar do freio motor em declives acentuados, poupando (e muito) as pastilhas de freio.

3) Em algumas situações de aclives longos e acentuados, em que se deseja manter uma velocidade constante (sem deixá-la cair) o câmbio pode se comportar de forma escusa. Explico: no modo automático, o câmbio nunca irá forçar o motor, e como as machas elevadas são muito "fracas" trechos com aclives fazem o carro perder velocidade rapidamente (estou tomando como base o meu Corolla, pois o Azerão só vou testar na segunda), forçando você a pisar no acelerador. Para não forçar o motor e garantir a velocidade, o câmbio pode provocar a redução de uma ou duas marchas, elevando o giro do motor.

Em algumas situações esse "sobe e desce" constante de marchas pode incomodar um pouco e também é uma boa hora para usar o modo manual para tentar impedir que o carro alcance marchar mais fracas, forçando a manter o giro mais alto pelo percurso. Mas lembre-se, a ideia é ficar na marcha mais forte, pois a fraca força o motor e provoca desgaste excessivo no conversor de torque (li isso em algum canto aqui no fórum, mas não entendo direito).

No Corolla, que não tem ESP, o modo manual também pode ser usado em situações de atolamento, forçando o carro a ficar de primeira (L) mas pelo que entendi não é o caso do Azerão - cheers

Abraços fraternos!

--
“A necessidade de falar, o inconveniente de não ter nada a dizer e a vontade de ter espírito são três coisas capazes de tornar ridículo mesmo o maior homem.” (Voltaire)

Hyundai Azera 2010/2011, pretão!


Última edição por LukCarlos em Sáb Out 20, 2012 1:17 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : correção do texto.)
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Mensagem  dougdusse Sáb Out 20, 2012 4:47 pm

Boas,

É o que o pessoal realmente descreveu, ele continua automático, mas colocando em + ou - voce tem a opção de esticar um pouco mais as marchas, usando um modo de condução mais agressivo, e mais seguro para ultrapassar e é indicado também para serras / descidas, usando uma marcha com mais giro para poupar as pastilhas.

[]`s
Douglas

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Câmbio automatico Empty Depois de muita bobagem consegui postar no local correto...

Mensagem  SUR Dom Out 21, 2012 8:23 am

A utilização que faço é para conduzir o câmbio nos seus momentos de dúvidas de interpretação. Afinal a máquina não é "inteligente" e muito menos sabe o que o seu dono quer fazer em seguida.
Em melhores palavras, quando você pisa no acelerador, ele tende a reduzir a marcha crendo que você quer imprimir um rítmo mais forte. E quando tira o pé o inverso.
Mas no dia a dia nem sempre é verdade. Pense em uma ultrapassagem um pouco mais agressiva na estrada. Quando abre para ultrapassar e soca o pé o câmbio provoca uma redução, por vezes, muito agressiva, desnecessária e desconfortável. E quando vem em velocidade alta reduzindo atrás de um veículo mais lento calculando o momento certo de abrir, neste caso o câmbio eleva as marchas e te força a frear, e em seguida é o caso anterior, um sucessiva troca de marchas.
Mas como dito nos outros relatos, você não assume o câmbio, pois nesta posição ele não permite que você faça exageros, como estourar o giro, ou reduções muito agressivas.
Outro ponto é a demora do câmbio na tomada de suas decisões. Não sei dizer no de 6 velocidades, mas não deve ter mudado muito. O que ameniza é a distância entre as marchas que o torna mais confortável e elástico.

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Mensagem  LukCarlos Dom Out 21, 2012 11:00 am

SUR escreveu:Pense em uma ultrapassagem um pouco mais agressiva na estrada. Quando abre para ultrapassar e soca o pé o câmbio provoca uma redução, por vezes, muito agressiva, desnecessária e desconfortável.

Pôxa, SUR, você te razão, nunca tinha utilizado para ultrapassagens! Se entendi, ao invés de forçar a redução com o Pé (você não tem muito controle) você já faz a redução manualmente, garantindo que não haverá aquela redução exagerada - cheers

Aprendi mais uma!

Abraços fraternos!
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Câmbio automatico Empty O Cambio é inteligente e muito bom!

Mensagem  Robson Leandro Luiz Dom Fev 10, 2013 8:15 pm

O cambio do Azera é muito bom!
Tem dispositivo de proteção para uso manual e entende a força do pé em drive!
Para ultrapassagem segura e forte, atole o pé no acelerador com força e segure no fim sem medo...
as trocas de marcha vão lá pelos 6 mil giros
Se no meio disso você aliviar o pé, o carro responde e trocará a marcha em giro menor!

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