Câmbio automatico
+2
azaor2
ADRIANOSILVA
6 participantes
Página 1 de 1
Câmbio automatico
Prezados,
Comprei uma Azera ( que deve chegar esta semana ) não conheço o carro muito bem.
Qual o objetivo de mudar o cambio de automatico para o manual ( tem algum ganho de economia de combustivel ?? ).
Se precisar de uma aceleração mais pontente ( em casos de utrpassagens ) o automatico responde bem ??
Grato. ( se tiver algum outra dica ).
Comprei uma Azera ( que deve chegar esta semana ) não conheço o carro muito bem.
Qual o objetivo de mudar o cambio de automatico para o manual ( tem algum ganho de economia de combustivel ?? ).
Se precisar de uma aceleração mais pontente ( em casos de utrpassagens ) o automatico responde bem ??
Grato. ( se tiver algum outra dica ).
ADRIANOSILVA- Mensagens : 28
Data de inscrição : 16/09/2011
Re: Câmbio automatico
Olá.
Parabéns pela escolha.
Tenho um há um mês (chegando aos 2000km) e estou bem satisfeito.
Uso normalmente no modo automático, ele responde bem quando aperta o acelerador forte, reduzindo a marcha para ultrapassagens em segurança. Talvez passar para o manual torne o início da aceleração um pouco mais rápido, mas é uma impressão, que ainda não tenho certeza.
Pra mim, portanto, a grande função do modo manual é como "freio motor", para descer a serra, por exemplo, pois se descer no automático, usando o freio, pode se preparar para trocar as pastilhas de freio a cada 50 km, haja vista o peso do barcão.
Parabéns pela escolha.
Tenho um há um mês (chegando aos 2000km) e estou bem satisfeito.
Uso normalmente no modo automático, ele responde bem quando aperta o acelerador forte, reduzindo a marcha para ultrapassagens em segurança. Talvez passar para o manual torne o início da aceleração um pouco mais rápido, mas é uma impressão, que ainda não tenho certeza.
Pra mim, portanto, a grande função do modo manual é como "freio motor", para descer a serra, por exemplo, pois se descer no automático, usando o freio, pode se preparar para trocar as pastilhas de freio a cada 50 km, haja vista o peso do barcão.
azaor2- Mensagens : 8
Data de inscrição : 06/08/2011
Controle manual.
Boa tarde queridos,
Antes de mais nada, Adriano, tenha a seguinte noção: mesmo no modo manual, não é você quem controla a troca de marchas, como em um carro puramente manual; você apenas a evoca, indicando para o sistema de transmissão seu desejo de permanecer ou alterar a marcha. Isso implica que o carro pode levar um tempo para responder sua solicitação ou nem mesmo atendê-la, caso a integridade do sistema possa ser prejudicada de alguma forma.
Tendo posto, a meu ver ver o controle manual das trocas de macha nos câmbios automáticos se dá pelos seguintes motivos:
1) Esportividade e diversão, para os que querem ter a sensação do carro "mais na mão". Isso por que você pode esticar as marchas, imprimindo um comportamento mais agressivo à barca.
2) Como falado pelo Azaor2, você pode reduzir a macha para se beneficiar do freio motor em declives acentuados, poupando (e muito) as pastilhas de freio.
3) Em algumas situações de aclives longos e acentuados, em que se deseja manter uma velocidade constante (sem deixá-la cair) o câmbio pode se comportar de forma escusa. Explico: no modo automático, o câmbio nunca irá forçar o motor, e como as machas elevadas são muito "fracas" trechos com aclives fazem o carro perder velocidade rapidamente (estou tomando como base o meu Corolla, pois o Azerão só vou testar na segunda), forçando você a pisar no acelerador. Para não forçar o motor e garantir a velocidade, o câmbio pode provocar a redução de uma ou duas marchas, elevando o giro do motor.
Em algumas situações esse "sobe e desce" constante de marchas pode incomodar um pouco e também é uma boa hora para usar o modo manual para tentar impedir que o carro alcance marchar mais fracas, forçando a manter o giro mais alto pelo percurso. Mas lembre-se, a ideia é ficar na marcha mais forte, pois a fraca força o motor e provoca desgaste excessivo no conversor de torque (li isso em algum canto aqui no fórum, mas não entendo direito).
No Corolla, que não tem ESP, o modo manual também pode ser usado em situações de atolamento, forçando o carro a ficar de primeira (L) mas pelo que entendi não é o caso do Azerão -
Abraços fraternos!
--
“A necessidade de falar, o inconveniente de não ter nada a dizer e a vontade de ter espírito são três coisas capazes de tornar ridículo mesmo o maior homem.” (Voltaire)
Hyundai Azera 2010/2011, pretão!
Antes de mais nada, Adriano, tenha a seguinte noção: mesmo no modo manual, não é você quem controla a troca de marchas, como em um carro puramente manual; você apenas a evoca, indicando para o sistema de transmissão seu desejo de permanecer ou alterar a marcha. Isso implica que o carro pode levar um tempo para responder sua solicitação ou nem mesmo atendê-la, caso a integridade do sistema possa ser prejudicada de alguma forma.
Tendo posto, a meu ver ver o controle manual das trocas de macha nos câmbios automáticos se dá pelos seguintes motivos:
1) Esportividade e diversão, para os que querem ter a sensação do carro "mais na mão". Isso por que você pode esticar as marchas, imprimindo um comportamento mais agressivo à barca.
2) Como falado pelo Azaor2, você pode reduzir a macha para se beneficiar do freio motor em declives acentuados, poupando (e muito) as pastilhas de freio.
3) Em algumas situações de aclives longos e acentuados, em que se deseja manter uma velocidade constante (sem deixá-la cair) o câmbio pode se comportar de forma escusa. Explico: no modo automático, o câmbio nunca irá forçar o motor, e como as machas elevadas são muito "fracas" trechos com aclives fazem o carro perder velocidade rapidamente (estou tomando como base o meu Corolla, pois o Azerão só vou testar na segunda), forçando você a pisar no acelerador. Para não forçar o motor e garantir a velocidade, o câmbio pode provocar a redução de uma ou duas marchas, elevando o giro do motor.
Em algumas situações esse "sobe e desce" constante de marchas pode incomodar um pouco e também é uma boa hora para usar o modo manual para tentar impedir que o carro alcance marchar mais fracas, forçando a manter o giro mais alto pelo percurso. Mas lembre-se, a ideia é ficar na marcha mais forte, pois a fraca força o motor e provoca desgaste excessivo no conversor de torque (li isso em algum canto aqui no fórum, mas não entendo direito).
No Corolla, que não tem ESP, o modo manual também pode ser usado em situações de atolamento, forçando o carro a ficar de primeira (L) mas pelo que entendi não é o caso do Azerão -
Abraços fraternos!
--
“A necessidade de falar, o inconveniente de não ter nada a dizer e a vontade de ter espírito são três coisas capazes de tornar ridículo mesmo o maior homem.” (Voltaire)
Hyundai Azera 2010/2011, pretão!
Última edição por LukCarlos em Sáb Out 20, 2012 1:17 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : correção do texto.)
Re: Câmbio automatico
Boas,
É o que o pessoal realmente descreveu, ele continua automático, mas colocando em + ou - voce tem a opção de esticar um pouco mais as marchas, usando um modo de condução mais agressivo, e mais seguro para ultrapassar e é indicado também para serras / descidas, usando uma marcha com mais giro para poupar as pastilhas.
[]`s
Douglas
É o que o pessoal realmente descreveu, ele continua automático, mas colocando em + ou - voce tem a opção de esticar um pouco mais as marchas, usando um modo de condução mais agressivo, e mais seguro para ultrapassar e é indicado também para serras / descidas, usando uma marcha com mais giro para poupar as pastilhas.
[]`s
Douglas
dougdusse- Mensagens : 519
Data de inscrição : 18/09/2011
Depois de muita bobagem consegui postar no local correto...
A utilização que faço é para conduzir o câmbio nos seus momentos de dúvidas de interpretação. Afinal a máquina não é "inteligente" e muito menos sabe o que o seu dono quer fazer em seguida.
Em melhores palavras, quando você pisa no acelerador, ele tende a reduzir a marcha crendo que você quer imprimir um rítmo mais forte. E quando tira o pé o inverso.
Mas no dia a dia nem sempre é verdade. Pense em uma ultrapassagem um pouco mais agressiva na estrada. Quando abre para ultrapassar e soca o pé o câmbio provoca uma redução, por vezes, muito agressiva, desnecessária e desconfortável. E quando vem em velocidade alta reduzindo atrás de um veículo mais lento calculando o momento certo de abrir, neste caso o câmbio eleva as marchas e te força a frear, e em seguida é o caso anterior, um sucessiva troca de marchas.
Mas como dito nos outros relatos, você não assume o câmbio, pois nesta posição ele não permite que você faça exageros, como estourar o giro, ou reduções muito agressivas.
Outro ponto é a demora do câmbio na tomada de suas decisões. Não sei dizer no de 6 velocidades, mas não deve ter mudado muito. O que ameniza é a distância entre as marchas que o torna mais confortável e elástico.
Em melhores palavras, quando você pisa no acelerador, ele tende a reduzir a marcha crendo que você quer imprimir um rítmo mais forte. E quando tira o pé o inverso.
Mas no dia a dia nem sempre é verdade. Pense em uma ultrapassagem um pouco mais agressiva na estrada. Quando abre para ultrapassar e soca o pé o câmbio provoca uma redução, por vezes, muito agressiva, desnecessária e desconfortável. E quando vem em velocidade alta reduzindo atrás de um veículo mais lento calculando o momento certo de abrir, neste caso o câmbio eleva as marchas e te força a frear, e em seguida é o caso anterior, um sucessiva troca de marchas.
Mas como dito nos outros relatos, você não assume o câmbio, pois nesta posição ele não permite que você faça exageros, como estourar o giro, ou reduções muito agressivas.
Outro ponto é a demora do câmbio na tomada de suas decisões. Não sei dizer no de 6 velocidades, mas não deve ter mudado muito. O que ameniza é a distância entre as marchas que o torna mais confortável e elástico.
SUR- Mensagens : 95
Data de inscrição : 25/06/2011
Idade : 56
Re: Câmbio automatico
SUR escreveu:Pense em uma ultrapassagem um pouco mais agressiva na estrada. Quando abre para ultrapassar e soca o pé o câmbio provoca uma redução, por vezes, muito agressiva, desnecessária e desconfortável.
Pôxa, SUR, você te razão, nunca tinha utilizado para ultrapassagens! Se entendi, ao invés de forçar a redução com o Pé (você não tem muito controle) você já faz a redução manualmente, garantindo que não haverá aquela redução exagerada -
Aprendi mais uma!
Abraços fraternos!
O Cambio é inteligente e muito bom!
O cambio do Azera é muito bom!
Tem dispositivo de proteção para uso manual e entende a força do pé em drive!
Para ultrapassagem segura e forte, atole o pé no acelerador com força e segure no fim sem medo...
as trocas de marcha vão lá pelos 6 mil giros
Se no meio disso você aliviar o pé, o carro responde e trocará a marcha em giro menor!
Tem dispositivo de proteção para uso manual e entende a força do pé em drive!
Para ultrapassagem segura e forte, atole o pé no acelerador com força e segure no fim sem medo...
as trocas de marcha vão lá pelos 6 mil giros
Se no meio disso você aliviar o pé, o carro responde e trocará a marcha em giro menor!
Robson Leandro Luiz- Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 52
Localização : Joinville
Tópicos semelhantes
» CAMBIO AUTOMATICO
» Câmbio automático
» Câmbio automático
» Chegou a minha nave pessoal!
» Câmbio Automático
» Câmbio automático
» Câmbio automático
» Chegou a minha nave pessoal!
» Câmbio Automático
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos