Azera Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chip de peformance Volo Vp12

4 participantes

Ir para baixo

Chip de peformance Volo Vp12 Empty Chip de peformance Volo Vp12

Mensagem  arianoneves Dom Set 21, 2014 1:05 pm

Bem pessoal, já tinha conversado aqui no fórum (no tópico "Azera 2009 guerreiro - 200 mil Km") sobre esse chip de potência que é instalado na porta OBD2 do carro sem alterar a programação de fábrica. O Luciano daqui do fórum colocou em seu azera e notou diferença, inclusive fez o teste do 0-100 e 0-200 em que o carro diminuiu o tempo.

No meu caso fiquei interessado porque a instalação desse equipamento traz uma economia também de combustível, basta andar pisando leve. Eu não sou de ficar andando forte na cidade, só faço isso as vezes na estrada e se não tiver trânsito, geralmente ando com meus filhos e não arrisco, mas apesar do azera ter bastante cavalos, uns a mais são bem vindos.

Pois bem, comprei em uma viagem  aos EUA por 90 dólares, a instalação é simples, vem com manual e no site também ajuda a descobri qual o tipo de conexão que o carro usa (no caso do azera é o CAN, pois eu já sabia), mas fiz os testes pedidos e comprovaram o que eu já sabia. A vantagem desse equipamento é que uma vez removido ele não deixa rastros que foi instalado, sendo assim, quem tem o carro na garantia pode removê-lo antes das revisões afim de evitar problemas com as CCS, a desvantagem é que o sistema demora cerca de 200KM para obter a máxima eficiência, isso porque o sistema começa  a ler a tabela de avanço de ignição e aprende a mesma, depois começa a enviar sinais para a central adiantar mais, aí que vem o ganho de potência e torque, pois as fábricas colocam um avanço comedido, para não ter problemas com gasolinas de baixa octanagem.

Eu tinha muito receio do efeito placebo, aquele de achar que está funcionando e na verdade ser só impressão mesmo, principalmente porque ando sempre com o pé leve e quando acelero com força fico impressionado (desacostumado com a potência). O carro com o tempo passou realmente a consumir menos (isso vi nos números), mas como meu trajeto sofre com o trânsito e percurso, não tenho como fazer sempre o mesmo e comparar com muita certeza. O torque foi o que mais me chamou a atenção, sabe quando estamos andando a 40km/h e damos aquela pisada mediana (sem fazê-lo reduzir marchas demais), pois bem, ele ficou muito forte, pode ser placebo, não sei, mas o carro tá forte!

Aí peguei a estrada pela primeira vez, e encontrei um azera 2013 no caminho, os senhores que possuem esse carro aqui saibam que sou apaixonado por ele, não querendo menosprezar, mas eu esperava mais! Nunca tinha acelerado junto, mas como o meu é do ano 2009 com os 245cv achava que andaria junto. Quando começamos a acelerar foi em uma subida logo que um caminhão saiu da frente, já esperava passá-lo porque a hyundai fez a sacanagem de diminuir a cilindrada do azera 2013 e não dotá-lo de injeção direta e o carro ficou com menor torque 28,8 vs 31kgf, passei fácil, até pensei que o cara não tava acelerando tudo, mas depois que o transito aumentou e eu diminuí, ele passou  como um doido pela direita, deixei ele ir e continuei na minha, lá na frente cheguei nele de novo por causa do transito e quando o transito abriu ele saiu com tudo e primeiro do que eu, eu acelerei e me aproximei até rápido, passando-o quando o velocímetro marcava quase 200km/h (acho que ele ia com uns 190).

Então, não sei se meu carro está andando mais com esse aparelho. Alguém já testou o azera mais antigo com o novo? Eu vi um vídeo entre o de 245cv e o de 265cv e foi mais ou menos a mesma diferença, considerando ainda que o de 245cv andou junto com o 265cv no primeiro momento e depois que ficou (acho mais que por conta das marchas) e eu em momento algum andei junto com o novo azera, sempre mais rápido.

Vou testar depois o 0-100, mas como disse, não tenho como fazer isso na cidade, só em estrada. A verdade é que estou satisfeito com o aparelho. A dúvida mesmo só seria sanada se tivesse um dinamômetro, mas onde moro não tem... Quem quiser comprar e testar eu recomendo, pelo menos não trouxe danos (espero que continue assim).

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Chip de peformance Volo Vp12 Empty Re: Chip de peformance Volo Vp12

Mensagem  rallyrafa Seg Nov 24, 2014 11:01 pm

Olha, eu acho que isso aí é balela.
Ele aumenta "a sensação" do torque, e em alguns casos para isso, a performance até cai.
http://www.bimmerfest.com/forums/showthread.php?p=3607655

Nesse fórum foi feito o dyno, e mostrou que o carro perdeu performance.

O correto é alterar os parâmetros da injeção e as curvas do veiculo com o aparelho certo ou instalar um piggyback. Aí sim você tem ganho de potência. E o "novo azera" anda beeeem menos que o Azera 2007.

rallyrafa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 03/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Chip de peformance Volo Vp12 Empty Re: Chip de peformance Volo Vp12

Mensagem  Alessandro, Ter Nov 25, 2014 6:00 pm

Potencia eu não sinto necessidade de aumentar, mas se melhorar o consumo, já me interesso.

Ariano, confira o consumo. Nos primeiros tanques que consumir, creio que pode haver efeito placebo, mas da quarta abastecida em diante, se persistir melhora do consumo, certamente será resultado do chip.
Alessandro,
Alessandro,

Mensagens : 109
Data de inscrição : 26/03/2013
Idade : 54
Localização : Sobradinho/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chip de peformance Volo Vp12 Empty Re: Chip de peformance Volo Vp12

Mensagem  arianoneves Ter Nov 25, 2014 10:30 pm

Alessandro, escreveu:Potencia eu não sinto necessidade de aumentar, mas se melhorar o consumo, já me interesso.

Ariano, confira o consumo. Nos primeiros tanques que consumir, creio que pode haver efeito placebo, mas da quarta abastecida em diante, se persistir melhora do consumo, certamente será resultado do chip.

Olha só,

O consumo está quase o mesmo, consigo 6,5Km/L, antes ficava entre 6 e 6,5Km/L, ou seja, quase ou nada mesmo. Fazia antes 420km com um tanque e na última fiz 455km (só cidade) Detalhe, eu ultimamente ando fazendo umas puxadas, é bom sentir a cavalaria, então não sei. Se queres economia eles tem outro produto que visa amansar o carro e deixa-lo mais economico, o VP12 é mais voltado a performance, tendo algum ganho em economia caso ande bem de leve.

Sobre ser balela, eu não posso afirmar que funciona de verdade, mas não sou o único aqui a achar que funciona. Já tenho instalado há 3 meses e no começo deste mês a bateria do carro foi pro saco! pois bem, numa segunda em que o carro tinha passado o final de semana desligado e eu fui liga-lo, o painel apagou por completo e quase o motor de arranque não consegue girar o motor! A tensão da bateria ficou tão baixa na hora que o odômetro parcial e o computador de bordo chegou a zerar. Então saí para o trabalho já pensando em ligar para a loja de baterias pois esta já tinha ido embora! Quando estava a caminho e fui fazer uma ultrapassagem eu senti o carro mais manco! não que estivesse fraco, mas aquela resposta no acelerador estava mais lenta, foi então que lembrei da peça instalada, pois ela deve ter reiniciado também e no início faz-se necessário rodar com ela por cerca de 200km para que a mesma leia toda a tabela de avanço e possa escolher uma mais adequada para o carro.

Eu após trocar a bateria voltei a realizar o procedimento de reset do vp12, e após rodar uns 100km o carro aos poucos foi melhorando, de fato hoje já estou acostumado e acho ele normal, mas como falei, no dia que ele deixou de funcionar eu senti.

Aqui no fórum tem gente que possui a peça com o conector obd2 e retira a mesma a cada revisão e já reportou que nota também diferença!

Estou satisfeito, pode não está fazendo efeito? Pode sim, mas acho que não está fazendo mal, então para mim está valendo.

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Chip de peformance Volo Vp12 Empty Re: Chip de peformance Volo Vp12

Mensagem  Luciano Voigt Dom Dez 21, 2014 4:19 pm

Boas pessoal,

Usei o V12 e senti resultados, como disse em outros tópicos, mas o ideal seria passar no dynamometro mesmo, ai sim teriamos certeza. De qq forma não vai ser eu que irei passar, pois infelizmente desfiz do meu Azera.

Se acaso tiver alguem interessado no V12, o meu está a venda. Vendo por R$ 200,00, ok.

Grande abraço.

Luciano Voigt

Mensagens : 59
Data de inscrição : 02/09/2012
Idade : 42
Localização : Rio Claro

Ir para o topo Ir para baixo

Chip de peformance Volo Vp12 Empty Re: Chip de peformance Volo Vp12

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos