Troca do Liquido Arrefecimento(agua radiador)
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Troca do Liquido Arrefecimento(agua radiador)
Amigos,
Um item que a maioria das pessoas nao prestam atenção em seus carros é o liquido de arrefecimento. Muita gente passa no posto de gasolina e as vezes checa agua e óleo, pior... deixa o frentista checar! Infelizmente, poucos sabem ou se sabem não levam a serio este item.
O liquido de arrefecimento na realidade não é composto apenas de agua, mas sim agua + aditivo. A função do aditivo é maior do que se imagina:
- Elevar o ponto de ebulição(fervura) da água (acima dos 110ºC)
- Evitar cavitação(formação de bolhas de ar) dentro do motor e preservar selos e bomba d'agua
- Prevenir oxidação(ferrugem)
- Prevenir congelamento da agua.
Em vários carros com transmissão automática, o liquido de arrefecimento circula por um radiador pequeno que auxilia a refrigeração do fluido da transmissão. Se nao esta com o aditivo correto, chega a oxidar esse radiador e mistura agua com o fluido... o resultado é um preju considerável na sua transmissão, fora outros problemas que causa no motor devido a oxidação.
Para que o liquido esteja correto, cada montadora recomenda que seja misturado um percentual especifico de agua e um percentual especifico de aditivo. No caso do Azera 50% agua e 50% aditivo. Em climas mais frios esta proporção pode ter ainda mais aditivo, no manual há uma tabela que informa qual proporção correta, dependendo do clima (no Brasil, tirando Serras Gaúchas, creio que poucos casos será algo acima de 50% cada).
Um outro ponto importante é: Qual aditivo usar? Cada montadora tem aditivos homologados para seus carros. É de extrema importância usar o aditivo correto para o carro, pois atualmente há motores com peças em alumínio, e se for usado aditivo errado o alumínio e quimicamente atacado. No caso do Azera, conversei com o pessoal da concessionaria Caoa Ceasa e disseram que o recomendado e original de fabrica é o Pentosin Extra (há vários tipos de Pentosin, mas apenas o Extra é homologado para a Hyundai).
Finalmente, a periodicidade de troca deve ser respeitada. O pessoal da concessionaria, disse que o Pentosin Extra é recomendada a troca a cada 5 anos. Claro que se voce rodar demais ou se rodar em locais demasiadamente quentes(condições extremas), eu pessoalmente recomendo voce dar uma olhada no manual do carro e verificar a recomendação de troca da montadora. Olhar a tonalidade do liquido também da uma boa sensibilidade. O aditivo original é verde e conforme ele for escurecendo, demonstra que ele precisa ser trocado. O uso de um Termo Densimetro é uma ferramenta util para ver se a proporção e eficácia do aditivo esta correta. O problema e que aqui no Brasil um aparelhinho desses custa quase R$ 100,00 enquanto nos USA US$ 8,00.
Finalmente, recomendo que você guarde em casa em um galaozinho a mistura na proporção correta de agua/aditivo para completar se a agua baixar. A agua não deve baixar muito, mas se baixar você completa com a mistura, nunca com agua pura.
Ufa, acho que é so isso!
Um item que a maioria das pessoas nao prestam atenção em seus carros é o liquido de arrefecimento. Muita gente passa no posto de gasolina e as vezes checa agua e óleo, pior... deixa o frentista checar! Infelizmente, poucos sabem ou se sabem não levam a serio este item.
O liquido de arrefecimento na realidade não é composto apenas de agua, mas sim agua + aditivo. A função do aditivo é maior do que se imagina:
- Elevar o ponto de ebulição(fervura) da água (acima dos 110ºC)
- Evitar cavitação(formação de bolhas de ar) dentro do motor e preservar selos e bomba d'agua
- Prevenir oxidação(ferrugem)
- Prevenir congelamento da agua.
Em vários carros com transmissão automática, o liquido de arrefecimento circula por um radiador pequeno que auxilia a refrigeração do fluido da transmissão. Se nao esta com o aditivo correto, chega a oxidar esse radiador e mistura agua com o fluido... o resultado é um preju considerável na sua transmissão, fora outros problemas que causa no motor devido a oxidação.
Para que o liquido esteja correto, cada montadora recomenda que seja misturado um percentual especifico de agua e um percentual especifico de aditivo. No caso do Azera 50% agua e 50% aditivo. Em climas mais frios esta proporção pode ter ainda mais aditivo, no manual há uma tabela que informa qual proporção correta, dependendo do clima (no Brasil, tirando Serras Gaúchas, creio que poucos casos será algo acima de 50% cada).
Um outro ponto importante é: Qual aditivo usar? Cada montadora tem aditivos homologados para seus carros. É de extrema importância usar o aditivo correto para o carro, pois atualmente há motores com peças em alumínio, e se for usado aditivo errado o alumínio e quimicamente atacado. No caso do Azera, conversei com o pessoal da concessionaria Caoa Ceasa e disseram que o recomendado e original de fabrica é o Pentosin Extra (há vários tipos de Pentosin, mas apenas o Extra é homologado para a Hyundai).
Finalmente, a periodicidade de troca deve ser respeitada. O pessoal da concessionaria, disse que o Pentosin Extra é recomendada a troca a cada 5 anos. Claro que se voce rodar demais ou se rodar em locais demasiadamente quentes(condições extremas), eu pessoalmente recomendo voce dar uma olhada no manual do carro e verificar a recomendação de troca da montadora. Olhar a tonalidade do liquido também da uma boa sensibilidade. O aditivo original é verde e conforme ele for escurecendo, demonstra que ele precisa ser trocado. O uso de um Termo Densimetro é uma ferramenta util para ver se a proporção e eficácia do aditivo esta correta. O problema e que aqui no Brasil um aparelhinho desses custa quase R$ 100,00 enquanto nos USA US$ 8,00.
Finalmente, recomendo que você guarde em casa em um galaozinho a mistura na proporção correta de agua/aditivo para completar se a agua baixar. A agua não deve baixar muito, mas se baixar você completa com a mistura, nunca com agua pura.
Ufa, acho que é so isso!
JB- Mensagens : 39
Data de inscrição : 15/09/2010
radiador furado
Companheiro,
esta semana tive esse dissabor, após um superaquecimento que ocasionou o rompimento da mangueira do radiador foi verificado vazamento no próprio radiador, e acredito que foi provocado pelo uso de um aditivo ruim ou fora da proporção recomendada. A solução foi um novo, não arrisquei fazer reparo, pois não se sabe o grau de comprometimento da peça. e o pior é que não é barato, quase 3 mil reais.
Ao limpar o sistema achei esquisito o aspecto do líquido com uma espécie de massa branca parecido cimento na água. tinha feito a troca a cerca de um ano.
E o pior é q os mecânicos são resistentes a colocar o aditivo especificado, querem a todo custo colocar o q eles tem, dizem que é besteira o indicado, que é só a marca e não faz diferença.
Gostaria de uma opinião a respeito e sobre se é normal trocar um radiador desse veículo tão cedo. o veículo é 2010, 42 mil rodados.
abraço
esta semana tive esse dissabor, após um superaquecimento que ocasionou o rompimento da mangueira do radiador foi verificado vazamento no próprio radiador, e acredito que foi provocado pelo uso de um aditivo ruim ou fora da proporção recomendada. A solução foi um novo, não arrisquei fazer reparo, pois não se sabe o grau de comprometimento da peça. e o pior é que não é barato, quase 3 mil reais.
Ao limpar o sistema achei esquisito o aspecto do líquido com uma espécie de massa branca parecido cimento na água. tinha feito a troca a cerca de um ano.
E o pior é q os mecânicos são resistentes a colocar o aditivo especificado, querem a todo custo colocar o q eles tem, dizem que é besteira o indicado, que é só a marca e não faz diferença.
Gostaria de uma opinião a respeito e sobre se é normal trocar um radiador desse veículo tão cedo. o veículo é 2010, 42 mil rodados.
abraço
ramalho- Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/01/2014
Re: Troca do Liquido Arrefecimento(agua radiador)
Ramalho,
Lamento pelo seu prejuizo! O furo do seu radiador nao da para ter certeza que foi o aditivo errado sem ver a peca e analisar ela com cuidado. Mas essa substancia esbranquicada indica que provavelmente o aditivo nao foi o correto. As vezes a marca nao e boa mas se o aditivo for o correto, menos mal. Agora, se o aditivo estiver errado, ai nao adianta a marca ser boa. O Pentosin mesmo, e marca alema mas tem 3 tipos, se usar o errado vai dar problema. O motor do Azera e da maioria dos carros novos tem muita peca de aluminio, se usar aditivo errado a quimica ataca o metal e o resultado e problemas que custam caro. Outro dia, conversei como chefe da oficina de uma consessionaria e ele me disse que vira e meche chega carro la com esse negocio branco, aditivo errado.
Felizmente nao queimou a junta do cabecote do seu carro, o prejuizo teria sido muito maior.
Nao sei se ja consertou, se ainda nao, lave bem o motor com agua pura. Há alguns detergentes para ser usados no sistema, vc pode coloca-los com agua pura, deixar funcionando um pouco, drenar e colocar o recomendado. Essa lavagem deve deixar o sistema mais limpo e mais eficiente.
Quanto a mecanico empurrar marcas e tipos, uma dica... Antes de ir ao mecanico, compre o aditivo certo da marca certa e leva junto com o carro. Assim nao arrisca dos caras tentarem empurrar coisa errada.
Boa sorte!
Lamento pelo seu prejuizo! O furo do seu radiador nao da para ter certeza que foi o aditivo errado sem ver a peca e analisar ela com cuidado. Mas essa substancia esbranquicada indica que provavelmente o aditivo nao foi o correto. As vezes a marca nao e boa mas se o aditivo for o correto, menos mal. Agora, se o aditivo estiver errado, ai nao adianta a marca ser boa. O Pentosin mesmo, e marca alema mas tem 3 tipos, se usar o errado vai dar problema. O motor do Azera e da maioria dos carros novos tem muita peca de aluminio, se usar aditivo errado a quimica ataca o metal e o resultado e problemas que custam caro. Outro dia, conversei como chefe da oficina de uma consessionaria e ele me disse que vira e meche chega carro la com esse negocio branco, aditivo errado.
Felizmente nao queimou a junta do cabecote do seu carro, o prejuizo teria sido muito maior.
Nao sei se ja consertou, se ainda nao, lave bem o motor com agua pura. Há alguns detergentes para ser usados no sistema, vc pode coloca-los com agua pura, deixar funcionando um pouco, drenar e colocar o recomendado. Essa lavagem deve deixar o sistema mais limpo e mais eficiente.
Quanto a mecanico empurrar marcas e tipos, uma dica... Antes de ir ao mecanico, compre o aditivo certo da marca certa e leva junto com o carro. Assim nao arrisca dos caras tentarem empurrar coisa errada.
Boa sorte!
JB- Mensagens : 39
Data de inscrição : 15/09/2010
Tipo de água
Outa coisa que devemos lembrar na hora de trocar o líquido de arrefecimento: não devemos utilizar água comum, da torneira.
Deve ser empregada água destilada, que não contém minerais, alúmen e cloro,e encontrados na água potável (água "torneiral"). Estes componentes (principalmente o cloro) causam oxidação e entupimento das galerias do sistema de arrefecimento.
Lembrando, ainda, que a água da torneira deixa resíduos (muito pouco, mas deixa) ao evaporar, então no caso de um radiados que baixa o nível e seguidamente é colocada ais água para completar, os resíduos vão aumentando e ocasionando facilmente o entupimento.
Deve ser empregada água destilada, que não contém minerais, alúmen e cloro,e encontrados na água potável (água "torneiral"). Estes componentes (principalmente o cloro) causam oxidação e entupimento das galerias do sistema de arrefecimento.
Lembrando, ainda, que a água da torneira deixa resíduos (muito pouco, mas deixa) ao evaporar, então no caso de um radiados que baixa o nível e seguidamente é colocada ais água para completar, os resíduos vão aumentando e ocasionando facilmente o entupimento.
marcelo_sandrini- Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/01/2013
Re: Troca do Liquido Arrefecimento(agua radiador)
Marcelo_sandrini,
Bem observado! Se quiser fazer uma troca com padrões técnicos perfeitos, o uso da agua potável deve ser evitada! Infelizmente, nem as concessionarias tomam este cuidado... uma pena!
Além da agua destilada, pode ser usada também a agua bi-desmineralizada. A agua destilada há quem afirme que há uma quantidade ínfima de sais. Na bi desmineralizada, o Equipamento Desmineralizador de Água, Desionizador ou Deionizador de Água, removerá todos os sais minerais dissolvidos em forma de íons presentes na água bruta, mediante a passagem da mesma a través de colunas de troca iônica, contendo resinas catiônica e aniônica quando Leitos Separados tipo Catiônico e Aniônico respectivamente, ou a traves de coluna Leito Misto contendo resina mista; eliminando os sais minerais presentes e permitindo assim desmineralizar, deionizar e purificar á água em tratamento.
Ambas são muito melhores do que a agua potável e a mineral, de preferência a uma delas.
Somente uma coisa que eu recomendo, pegando o gancho do Marcelo. Não completar o radiador no posto de gasolina com agua comum! O correto é que você complete o liquido de arrefecimento com a mesma mistura que usou na troca da agua, senão você muda gradativamente a proporção. Para isso mantenha em casa um galaozinho de 5l com a mistura e complete pessoalmente.
Em situação normal, o liquido não deve baixar muito. As vezes dada a evaporação, o liquido abaixa um pouco. Porem, se tiver baixando sempre, leve o carro para que um mecânico verifique. Pode haver vazamento na junta do cabeçote do motor, vazamento em algum selo do motor, vazamento na bomba de agua ou vazamento em alguma mangueira. Um bom mecânico terá uma ferramenta, onde ele poderá colocar uma pressão de aprox 1 bar no seu reservatório de expansão e o vazamento aparece.
Abs.
Bem observado! Se quiser fazer uma troca com padrões técnicos perfeitos, o uso da agua potável deve ser evitada! Infelizmente, nem as concessionarias tomam este cuidado... uma pena!
Além da agua destilada, pode ser usada também a agua bi-desmineralizada. A agua destilada há quem afirme que há uma quantidade ínfima de sais. Na bi desmineralizada, o Equipamento Desmineralizador de Água, Desionizador ou Deionizador de Água, removerá todos os sais minerais dissolvidos em forma de íons presentes na água bruta, mediante a passagem da mesma a través de colunas de troca iônica, contendo resinas catiônica e aniônica quando Leitos Separados tipo Catiônico e Aniônico respectivamente, ou a traves de coluna Leito Misto contendo resina mista; eliminando os sais minerais presentes e permitindo assim desmineralizar, deionizar e purificar á água em tratamento.
Ambas são muito melhores do que a agua potável e a mineral, de preferência a uma delas.
Somente uma coisa que eu recomendo, pegando o gancho do Marcelo. Não completar o radiador no posto de gasolina com agua comum! O correto é que você complete o liquido de arrefecimento com a mesma mistura que usou na troca da agua, senão você muda gradativamente a proporção. Para isso mantenha em casa um galaozinho de 5l com a mistura e complete pessoalmente.
Em situação normal, o liquido não deve baixar muito. As vezes dada a evaporação, o liquido abaixa um pouco. Porem, se tiver baixando sempre, leve o carro para que um mecânico verifique. Pode haver vazamento na junta do cabeçote do motor, vazamento em algum selo do motor, vazamento na bomba de agua ou vazamento em alguma mangueira. Um bom mecânico terá uma ferramenta, onde ele poderá colocar uma pressão de aprox 1 bar no seu reservatório de expansão e o vazamento aparece.
Abs.
JB- Mensagens : 39
Data de inscrição : 15/09/2010
Re: Troca do Liquido Arrefecimento(agua radiador)
Bom dia pessoal .
Vou complementar sobre o tipo de fluido do arrefecimento pois vejo muitos falando da marca pentosin mais tomem cuidado pois tem vários modelos e o correto para os veículos com blocos de alumínio tem que ser com base inorgânica recomendado pelas concessionária não pode colocar orgânico pois pode danificar o bloco outra coisa os inorgânico tinha um padrão de cor verde mais hoje já mudou e tomem cuidado .
Valeu pessoal .
Vou complementar sobre o tipo de fluido do arrefecimento pois vejo muitos falando da marca pentosin mais tomem cuidado pois tem vários modelos e o correto para os veículos com blocos de alumínio tem que ser com base inorgânica recomendado pelas concessionária não pode colocar orgânico pois pode danificar o bloco outra coisa os inorgânico tinha um padrão de cor verde mais hoje já mudou e tomem cuidado .
Valeu pessoal .
edinho- Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/04/2015
Re: Troca do Liquido Arrefecimento(agua radiador)
Alguém sabe dizer se é possível usar o liquido de arrefecimento vendido na Honda?
Vi em algumas postagens que apesar de vir com o logotipo de Honda, é fabricada pela Pentosin que é a mesma fabricante do liquido que a Hyundai vende.
Agora se for verdade, segunda as postagens, a Honda vende a mesma coisa por 30% ou 40% do valor que a Hyundai vende nas concessionarias.
Se alguém souber, avisa por favor.
Abs!
Jose
Vi em algumas postagens que apesar de vir com o logotipo de Honda, é fabricada pela Pentosin que é a mesma fabricante do liquido que a Hyundai vende.
Agora se for verdade, segunda as postagens, a Honda vende a mesma coisa por 30% ou 40% do valor que a Hyundai vende nas concessionarias.
Se alguém souber, avisa por favor.
Abs!
Jose
JB- Mensagens : 39
Data de inscrição : 15/09/2010
Re: Troca do Liquido Arrefecimento(agua radiador)
Qual a capacidade em litros do arrefecimento do azera 2009??? Alguns vendem 3 litros do aditivo concentrado pars misturar com agua e falam que a mistura eh 50% de cada, logo 6 litros, procede???
igorlm- Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/11/2015
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