Azera Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barulho com o motor frio

+3
SUR
Felipe
giacomellijr
7 participantes

Ir para baixo

Barulho com o motor frio Empty Barulho com o motor frio

Mensagem  fsenagui Ter Ago 19, 2014 2:33 am

Prezados amigos,

O meu Azera 2009 apresenta o barulho de tucho vazio por uns 2 segundos e a luz acesa, todo dia de manhã, mas, quando fica parado por muito tempo, tipo, no fim do dia, o mesmo barulho aparece. Com o motor quente a luz apaga imediatamente. O óleo deve voltar todo para o cárter. Estou pensando em colocar algum aditivo polarizador de óleo, Bardahl b12, o que acham?

Abraço,

Franco Guimaraes

fsenagui

Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho com o motor frio Empty Óleo mais indicado

Mensagem  giacomellijr Sáb Dez 13, 2014 11:05 pm

Bom, o meu 2009 tem o mesmo "problema". Como o barulho cessa em cerca de 2 segundos, isso não vai gerar um desgaste prematuro, até porquê o barulho vem dos tuchos vazios. Pelo sim e pelo não, eu vou deixar de utilizar o óleo 5w30, que uso desde que comprei o carro, e passar a usar o 10w40, de preferência 100% sintético. O óleo mais viscoso tende a ficar retido nos tuchos, e talvez pare o barulho. O manual do Azera diz que podemos utilizar desde o 5w30 até o 20w50, em trocas a cada 10000km, mas o manual não diz se é óleo sintético, semi-sintético ou mineral, apenas para respeitar a especificação api SL ou superior. Assim que eu trocar o óleo eu posto o resultado.
Um abraço e até mais.

giacomellijr

Mensagens : 9
Data de inscrição : 06/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho com o motor frio Empty O CVVT é a causa

Mensagem  Felipe Dom Dez 14, 2014 8:31 am

Giacomelly Jr., não entre nessa. Hoje eu já não tenho mais meu Azera 2009 (troquei há um ano e meio por um Cadenza 2012, estou super-satisfeito..), e no meu caso não tive nenhum problema como meu carro, que comprei seminovo com 20.000 km e vendi com 44.000 km. Só que vários colegas aqui do fórum já tiveram este problema, e eu também tive com um Marea 2002 que comprei zero na época. O Marea apresentou o mesmo problema com pouco mais de 50.000 km, e eu também fui nessa de trocar por óleo mais viscoso. Acredite, NÃO FUNCIONA. A solução é a mesma tanto para o Marea como para o Azera: substituir o variador de fase do comando, o CVVT. Não vale a pena num motor desses insistir em paliativos, vai por mim. Abraço!

Felipe

Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/07/2010
Idade : 59
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho com o motor frio Empty É isso aí

Mensagem  SUR Dom Dez 14, 2014 10:59 am

Felipe escreveu:Giacomelly Jr., não entre nessa. Hoje eu já não tenho mais meu Azera 2009 (troquei há um ano e meio por um Cadenza 2012, estou super-satisfeito..), e no meu caso não tive nenhum problema como meu carro, que comprei seminovo com 20.000 km e vendi com 44.000 km. Só que vários colegas aqui do fórum já tiveram este problema, e eu também tive com um Marea 2002 que comprei zero na época. O Marea apresentou o mesmo problema com pouco mais de 50.000 km, e eu também fui nessa de trocar por óleo mais viscoso. Acredite, NÃO FUNCIONA. A solução é a mesma tanto para o Marea como para o Azera: substituir o variador de fase do comando, o CVVT. Não vale a pena num motor desses insistir em paliativos, vai por mim. Abraço!

Assino em baixo!
E se a luz do óleo demora a apagar vá atrás da causa raiz e não do contorno. Já conferiu a limpeza interna do motor? Pela tampa do abastecimento de óleo com uma lanterna já dá para ter uma noção. Tem que estar tudo limpinho e brilhando. Manchas pretas podem indicar borra e entupimentos, etc..... Uma boa oficina mecânica consegue avaliar a pressão da bomba de óleo. Enfim, trocar o óleo é a pior alternativa pois não se está atuando nas causas.

SUR

Mensagens : 95
Data de inscrição : 25/06/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho com o motor frio Empty Óleo recomendado

Mensagem  giacomellijr Dom Dez 14, 2014 5:12 pm

Não pessoal, não estou tratando de paliativos. É relativamente normal esse barulho de tuchos ao ligar, e a luz do óleo apaga em menos de 2s. Quando você dá a partida, o sistema está despressurizado, e demora um pouco mais ou um pouco menos para pressurizar. Em alguns casos, a luz apaga antes de 1s, no meu caso, um pouco mais de 1s. No caso de colocar óleo mais viscoso, estou agindo de acordo com o manual. Vejam só, o manual só recomenda o óleo 5w30 em lugares onde a temperatura seja inferior a -18°C, impossível no Brasil. No nosso caso, com o clima quente, e ainda mais quem sempre anda com o motor quente, acho inclusive mais indicado um óleo um pouco mais viscoso. Assistam o vídeo do ADG e ele tem a mesma opinião. O 10w40 é UM POUCO mais viscoso que o 5w30, e menos viscoso que o 20w50. O manual do Azera deixa "em aberto" o tipo de óleo utilizado em climas acima de -7°C . No gráfico do manual ele coloca desde o 5w20 até o 20w50, desde que se obedeça a especificação API SL ou superior. Um abraço a todos.

giacomellijr

Mensagens : 9
Data de inscrição : 06/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho com o motor frio Empty Re: Barulho com o motor frio

Mensagem  fsenagui Qua Mar 25, 2015 12:37 am

giacomellijr escreveu:Bom, o meu 2009 tem o mesmo "problema". Como o barulho cessa em cerca de 2 segundos, isso não vai gerar um desgaste prematuro, até porquê o barulho vem dos tuchos vazios. Pelo sim e pelo não, eu vou deixar de utilizar o óleo 5w30, que uso desde que comprei o carro, e passar a usar o 10w40, de preferência 100% sintético. O óleo mais viscoso tende a ficar retido nos tuchos, e talvez pare o barulho. O manual do Azera diz que podemos utilizar desde o 5w30 até o 20w50, em trocas a cada 10000km, mas o manual não diz se é óleo sintético, semi-sintético ou mineral, apenas para respeitar a especificação api SL ou superior. Assim que eu trocar o óleo eu posto o resultado.
Um abraço e até mais.

Boa noite amigo!

Trocou o óleo? Melhorou? Estou próximo da próxima troca, se tiver conseguido alguma melhora vou fazer o mesmo!!

Abs,

Franco

fsenagui

Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho com o motor frio Empty Re: Barulho com o motor frio

Mensagem  giacomellijr Qua Mar 25, 2015 12:48 am


Boa noite amigo!

Trocou o óleo? Melhorou? Estou próximo da próxima troca, se tiver conseguido alguma melhora vou fazer o mesmo!!

Abs,

Franco

Olá.
Bom, eu troquei sim, coloquei um 10w40 semi-sintético da motul, e o barulho nem aumentou nem diminuiu, ou seja, o óleo não mudou nada a questão do ruído. Ocorre que eu já comprei o carro assim, e sinceramente não acho que isso vá estragar o motor não, a não ser que o barulho aumente. Como o outro colega de forum disse, é importante saber se não há presença de borra no motor, pois isso é um desastre. No mais, vou voltar para o 5w30 e continuar usando o militec, que pelo que vejo é o melhor redutor de atrito que existe no mercado. Eu coloquei no meu Azera desde que comprei, não deu nenhum problema, e esse barulho continua o mesmo, ou seja, não piorou.
Um abraço.

giacomellijr

Mensagens : 9
Data de inscrição : 06/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho com o motor frio Empty Barulho com motor frio

Mensagem  Wilson_R Qui Abr 09, 2015 6:36 pm

Amigos,
Meu genro possui um Azera 2011 e notei esse barulho de "motor sem lubrificação" nas partidas do motor frio. Achei que poderia ser algum desgaste, apesar de o carro dele estar com 30mil km.
Ocorre que comprei no final de fevereiro um New Azera 0km e já na primeira ligada do motor: o mesmo barulho, e isso ocorre todas as vezes que dou partida no motor quando ele está frio. Isso não dura mais de 2 segundos e a concessionária me afirmou que é normal nesse motor. Realmente é algo que chama a atenção....

Wilson_R

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/03/2015
Idade : 69
Localização : Rio Grande - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho com o motor frio Empty Re: Barulho com o motor frio

Mensagem  Alessandro F. Campos Sex Abr 10, 2015 8:45 am

Bom Dia.

Esse barulho "normal" dito pelas CSS, tem ocasionado diversas trocas das polias de comando do CVVT do motor, em muitos modelos, desde 2007 até 2011.

Li um relato sobre o tema no Novo Azera, mas até agora não tivemos confirmação sobre a necessidade de trocas.

Para compartilhar minha experiência, meu motor aos 84.000 km desbielou e detonou o bloco, e fazia um barulho bem forte na primeira partida do dia.

O barulho começou mais ameno e foi aumentando com o tempo, caso ja relatado por muitos colegas.

Sugiro que vá à CSS e mostre os relatos que temos aqui no forumeiros, no azeraclub.com e até no facebook, que dão conta sobre a necessidade de substituição das peças do motor.

Detalhe: o valor das peças supera 9.000 dilmas.

Espero ter ajudado.

Azerabraços
Alessandro F. Campos
Alessandro F. Campos

Mensagens : 702
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho com o motor frio Empty A causa é o CVVT

Mensagem  JB Sex Out 09, 2015 12:55 pm

Amigos em diversos posts que vi e ate alguns vídeos no youtube o barulho vem do CVVT. Não sei ao certo os motivos, mas possivelmente os tensores da corrente ou o óleo que faz o avanço do variador de fase desça para o cárter e ate pressurizar da esse barulho na partida.

Tem muita gente trocando na garantia e o custo é de fato R$ 10 mil, mas por estar na garantia ninguém paga. Agora, as CSS dizem que o barulho nao traz nenhum problema para o motor, é so o tempo para o sistema equalizar com óleo e o fica normal.

Mas claro, tem que ter bom senso:

- Anda com óleo baixo e o sistema não equaliza corretamente e os tensores e variadores vão continuar fazendo barulho.

- Andar com óleo baixo e a luz do óleo demora mais para apagar

- Usa óleo fora da especificação do manual e a viscosidade impede que os tensores e variadores de fase trabalhem corretamente.

Se depois de alguns segundos o motor ainda esta batendo ou luz de óleo acesa, ai não é CVVT, pode desligar o motor e procurar uma CSS ou mecânico que você vai economizar muito $$$$. Se insistir o preju é grande.

Quando a gastar R$ 10 mil e trocar tudo no CVVT, eu acho meio fora de propósito... primeiro porque é quase 1/3 do valor do carro e segundo porque nada me garante que o barulho nao vai voltar daqui a 20 ou 30 mil kms.

Agora, se alguém disser que esse barulho é o começo do fim do motor, o que duvido haja vista que há Azeras com esse barulho com 150/180mil km rodando por ai, ai acho melhor vender o carro do que gastar isso para trocar uma peça.

JB

Mensagens : 39
Data de inscrição : 15/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho com o motor frio Empty Re: Barulho com o motor frio

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos