Azera Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento

+11
Renieri
FabioAzera
Wgr
Jorgecks
Alvarenga
arfux
Marcio
Zenoms
Marcelo Soares
OrzFull
Obsevador-CWB
15 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty DÚVIDA sobre o freio de estacionamento

Mensagem  Obsevador-CWB Ter Abr 27, 2010 2:51 pm

Caros
Solicito que avaliem a atuação do freio de estacionamento do seu Azera na seguinte situação:
Rampa (seja aclive ou eclive) - com o pedal acionado e o carro em N. Meu Azera não fica imóvel. CLARO QUE A POSIÇÃO CORRETA DO CÂMBIO É P. Mas fica a dúvida se isto é um problema ou característica. Nunca tinha feito o teste. MAs dia desses um amigo pergutnou, paece que amulher dele andou viajando com o freio acionado, e para minha surpresa o meu também não é lá dos 100% eficientes.

Obsevador-CWB

Mensagens : 694
Data de inscrição : 06/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento

Mensagem  OrzFull Ter Abr 27, 2010 4:30 pm

Obsevador-CWB escreveu:Caros
Solicito que avaliem a atuação do freio de estacionamento do seu Azera na seguinte situação:
Rampa (seja aclive ou eclive) - com o pedal acionado e o carro em N. Meu Azera não fica imóvel. CLARO QUE A POSIÇÃO CORRETA DO CÂMBIO É P. Mas fica a dúvida se isto é um problema ou característica. Nunca tinha feito o teste. MAs dia desses um amigo pergutnou, paece que amulher dele andou viajando com o freio acionado, e para minha surpresa o meu também não é lá dos 100% eficientes.

Pô curitibano!!

Cadê freio de estacionamento capaz de segurar 250 cv???!!! Mesmo com o freio nos trinques, o carro vai rodar com ele acionado. Já aconteceu isso comigo também.

MAS, Se o freio não segura nada, realmente pode ser regulagem.

A posição P deixa a 1a engatada, exatamente pra segurar a barca.


Fte AZbc
OrzFull
OrzFull

Mensagens : 644
Data de inscrição : 10/06/2009
Idade : 53
Localização : BRASÍLIA

http://meu email mudou - orizonjr@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Nunca uso...

Mensagem  Marcelo Soares Ter Abr 27, 2010 4:31 pm

Caro Observador,

Já tenho carro hidramático faz tempo e quase nunca aciono o freio de estacionamento. Sempre uso o (P)arking. Idem para o Azera.

Um fato que acontece (com o Azera ou outro carro), em aclives ou declives, usando ou não o freio de estacionamento, quando passo do (P) para (D) o carro dá sempre um tranco. Pequeno mas dá. Acontece com vocês ou estou usando mal o câmbio?

Abz,

Marcelo Soares

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Observador e Marcelo

Mensagem  Zenoms Ter Abr 27, 2010 5:47 pm

Marcelo,

Eu faço exatamente como você, como já tenho automático a anos me habituei a apenas colocar em P quando estaciono e nem me encomodo com o freio de estacionamento. Porém quando a descida é muito grande eu costumo deixar com o freio de estacionamento ativado para evitar um tranco muito forte quando coloco em D.

Porém, infelizmente, os benditos manobristas sempre acionam o bendido freio de mão (de pé no nosso caso) e eu confesso também que já me esqueci mais de uma vez de tirar o freio quando saio... E notei a mesma coisa que você Observador, ele não parece parar completamente quando acionado o freio de estacionamento... Pode ser regulagem, ou devido a estes pequenos descuidos o freio de estacionamento já está comprometido, na minha revisão vou pedir para checar o freio de mão...

Abraços!
Zenoms
Zenoms

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Sem Medo

Mensagem  Marcio Ter Abr 27, 2010 10:42 pm

Senhores,
Relaxem... Isso é normal. O azera, assim como outros carros do seguimento, possuí freio a disco nas 4 rodas e um sistema de sapata (lona) independente somente para o freio de mão. Como a função dele é só essa ele tem diâmetro menor. Dessa forma ele freia menos. A idéia é somente complementar o sistema "parking".
Meu tio teve uma bmw 540 e sempre usava somente o "P". Aconteceu dele quase sempre andar com o freio acionado destruindo todo o conjunto. E é claro que a substituição ficou os olhos, o nariz, a boca e todo o resto da cara....
Prestem atenção! Esse descuido pode custar caro.
Abs.

Marcio

Mensagens : 71
Data de inscrição : 24/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Faz sentido...

Mensagem  Marcelo Soares Qua maio 19, 2010 1:52 pm

Caros,

Conversei com um amigo que mora nos EUA (onde praticamente todos os carros são automático) e ele me falou uma coisa que faz muito sentido. Quando colocamos em P, Parking, o carro fica com o câmbio realmente engatado (acredito que na primeira marcha), ao contrário do N, Neutro. Acontece que quando em um aclive ou declive, onde o peso do carro faz ação sobre ele, o freio de estacionamento alivia essa pressão que é passada ao conjunto do câmbio. Isso é, o freio de estacionamento auxilia evitando um desgaste maior do câmbio pelo esforço ao peso do carro. Sinceramente, não tenho conhecimento para afirmar categoricamente, mas que faz sentido faz. Vou passar a usar quando o carro não estiver parado no plano, e redobrar a atenção para antes de sair não esquecê-lo acionado.

Abz,

Marcelo Soares

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento

Mensagem  arfux Sáb maio 22, 2010 2:01 am

Prezados estou em meu primeiro automático. Não sei se por instinto ou pelo fato de estar calejado com os mecânicos, eu sempre piso no freio de mão antes de colocar em "P". Faço isso por ter a impressão que força menos o cambio, ja que, o freio de mao segura o carro. Com relação a eficiência do mesmo, ja fiz o teste em declives e se for leve o freio segura sozinho. Porém se a rampa for inclinada de forma mais acentuada, o freio não segura. Como ainda não fiz a primeira revisão, vou questionar com o mecânico se é questão de regulagem. Por fim, em relação ao tranco do P para o D, percebi que ele existe só quando se para o carro sem o freio de mao puxado. Podem testar, ou seja, ao parar o carro, coloque no N, puxe (empurre) o freio de mão e só depois coleque no P. Vc verá que ao ligar o carro e passar para o N (antes de liberar o freio de mão), não haverá o citado tranco. Abraços.

arfux

Mensagens : 23
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Eu acho que é uma deficiência do carro.

Mensagem  Alvarenga Qua maio 26, 2010 6:48 pm

Todas montadoras que conheço projetam o freio de estacionamento de seus veiculos para segurar o veiculo em rampas de até 30% e com carga máxima, ou seja o meu Azera claramente não atende este requisito "padrão" na maioria das montadoras. Se usar a posição "P" ai segura mas não recomendo isso porque se algum Mané te der um totó no parachoque esta sujeito a danificar algo na transmissão.
Espero que a Hyundai melhore isto porque pretendo trocar o meu logo......com certeza sera outro Azera, com ou sem freio de estacionamento bom, ESTE é o carro !
Abraços.

Alvarenga

Mensagens : 31
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento

Mensagem  Jorgecks Sex Jul 30, 2010 5:55 pm

Freio de estacionamento deve sempre ser utilizado. O procedimento correto é colocar em N, acionar o freio de estacionamento e depois colocar a alavanca em P. No painel uma luz acende-se indicando que o freio está acionado. É questão de hábito e com o tempo acostuma-se a acionar e liberar o dito freio. Esses trancos na caixa de mudança não são aconselháveis e as lonas devem estar reguladas para segurar o carro em declives.
Sds

Jorgecks

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Freio de estacionamento

Mensagem  Wgr Sáb Jul 31, 2010 5:12 pm

Caros amigos! Esta questão do freio de estacionamento é um tanto quanto contraditória!
Falo isso pois é meu terceiro veículo automatico! Tive 2 omegas, no manual dos omegas deixa claro que o correto é: parar colocar a alavanca em posição N (neutro) puxar o freio de mão ou estacionario após verificar que o veículo está parado só com o freio estacionario ou seja não desce aí sim leva a alavanca do cambio em P para que numa eventual falha ou falta do freio estacionario o veiculo não corra o risco de descer e bater ou até mesmo atropelar ! Já no caso do Azera até o momento não encontrei no manual nada falando a este respeito com clareza! Tambem acho que sigurar o veiculo só em P força o cambio!"
Prefiro seguir a regra para não correr risco desnecessario! Very Happy

Wgr

Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 50
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento

Mensagem  OrzFull Sáb Jul 31, 2010 5:31 pm

WGR

Eu nem esquento muito com isso, mas sigo seu raciocínio. Sempre aciono o freio de estacionamento. Se não fosse necessário não estaria no carro, né memo???

Forte AzerAbraço
OrzFull
OrzFull

Mensagens : 644
Data de inscrição : 10/06/2009
Idade : 53
Localização : BRASÍLIA

http://meu email mudou - orizonjr@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty uso do freio de estacionamento

Mensagem  FabioAzera Sáb Jul 31, 2010 6:08 pm

Olá pessoal,

Eu sempre uso o freio de estacionamento ao parar o veículo, porém por algumas vezes no início esqueci e acabei rodando alguns quilômetros com ele acionado. Mas se levarmos em conta a potência do motor, não tem como segurar o carro em movimento. Em alguns aclives/declives, pressionando até o final do curso, ele segura o carro, mas mesmo assim sempre deixo também em P, embora às vezes primeiro coloque em P para depois acionar o freio, o que é um erro, e preciso me acostumar a fazer a coisa na ordem certa. Na verdade não tenho muita segurança neste freio de estacionamento, pois não me parece forte, embora não tenha tido nenhum problema com ele ainda.

Abs.



FabioAzera

Mensagens : 101
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 51
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento

Mensagem  Renieri Seg Ago 30, 2010 10:38 am

nos carros de cambio manual, quando perdia-se o freio, bastava diminuir a marcha e depois acionar o freio de mao (em uma velocidade razoavelmente baixa) que faria o carro parar.

no azera, com cambio automatico e com o freio de mao "sem muita utilidade", nao tem como fazer isso? No caso das pastilhas estarem gastas, enfim, o freio "falhar", qual eh a instrucao para parar com "mais seguranca" ?

Abracoo

Renieri

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty freio de estacionamento é importante

Mensagem  Chaves Brasil Seg Nov 01, 2010 7:49 pm

Meu Azera é meu quarto carro com câmbio automático.
Se for estacionar num local plano, o uso apenas do "P" não é problema, embora não seja recomendado.
Mas se for parar numa descida ou subida, o uso do freio de estacionamento (o chamado "freio de mão") é indispensável, sob pena de causar danos ao câmbio. O uso contínuo do câmbio nessas condições acabará por destruir partes do câmbio.
Esse "tranco" descrito por alguns é justamente o que mais estraga o sistema.

Chaves Brasil

Mensagens : 51
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento

Mensagem  OrzFull Ter Nov 02, 2010 11:17 am

Renieri escreveu:nos carros de cambio manual, quando perdia-se o freio, bastava diminuir a marcha e depois acionar o freio de mao (em uma velocidade razoavelmente baixa) que faria o carro parar.

no azera, com cambio automatico e com o freio de mao "sem muita utilidade", nao tem como fazer isso? No caso das pastilhas estarem gastas, enfim, o freio "falhar", qual eh a instrucao para parar com "mais seguranca" ?

Abracoo

Grande Renieri

O Azera tem a opção de trocas manuais, onde é possível fazer uso do freio motor. Tanto é que, na estrada, só ando no modo manual. Assim se o freio falhar pode-se parar o carro dessa forma. Concordo que o freio de estacionamento do Azera é mais fraco, mas o meu pelo menos, não é um zero à esquerda, funciona bem.

Com a tecnologia atual, duvido muito ficar completamente sem freios, qualquer que seja o carro. Isso nunca aconteceu comigo.

Forte AzerAbraço
OrzFull
OrzFull

Mensagens : 644
Data de inscrição : 10/06/2009
Idade : 53
Localização : BRASÍLIA

http://meu email mudou - orizonjr@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty FREIO DE MÃO OU DE PÉ

Mensagem  ejo Sex Jun 24, 2011 10:18 pm


Pessoal,

Li este topico, onde vários falam em andar com o freio de estacionamento acionado.
Quando isso ocorre, soa um bip identico ao alerta do sinto de segurança, ou seja, se sair com o freio ativado o carro dá um alarme, então é dificil continuar sem perceber.

ejo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Jorgecks está certo !

Mensagem  Felipe Sáb Jun 25, 2011 9:53 am

Amigos, o freio de estacionamento deve ser sempre capaz de imobilizar o carro, mesmo em ladeiras. O procedimento correto é realmente acionar o freio de estacionamento, e só depois do carro estar imóvel, passar a alavanca de cambio para Park. Ao contrario do que pensam alguns, o câmbio não fica em 1a. marcha quando está em Park, mas apenas um pino-trava desliza internamente imobilizando o eixo de saída. Da forma como indiquei, evita-se o famoso tranco quando se retira o câmbio de park para qualquer marcha. Seguramente o nosso colega que levantou a dúvida tem ums desregulagem dofreio de estacionamento, fácil de ser corrigida.

Felipe

Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/07/2010
Idade : 59
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento

Mensagem  Lut Dom Jun 26, 2011 11:10 am

Caros confrades...
Já tive outros carros automáticos e por ex. um lexus LS 400 que tive, o freio acionado segurava o carro sim e no caso de andar com o freio acionado, um bip era ativado, alertando sobre o fato.
No caso do azera, eu já reparei que o freio não segura 100% e uma vez andei por um certo tempo com o freio acionado e nada apitou.
Sexta feira o meu carro foi pra revisão dos 40.000 km e mandei dar uma regulada, agora ficou bom.
Abraços.
Lut
Lut

Mensagens : 312
Data de inscrição : 30/05/2011
Idade : 46
Localização : Londrina - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Freio de estacionamento

Mensagem  Zenoms Ter Jun 28, 2011 11:20 am

Amigo, o meu carro também não segurava 100% quando comprei, porém depois da revisão eu solicitei que eles dessem uma olhada e ajustaram o freio, hoje ele para 100% mesmo. Claro tem que apertar o pé até o fundo, mas funciona muito bem e é impossível sair andando com ele acionado 100%.
Zenoms
Zenoms

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA sobre o freio de estacionamento Empty Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos