DÚVIDA sobre o freio de estacionamento
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DÚVIDA sobre o freio de estacionamento
Caros
Solicito que avaliem a atuação do freio de estacionamento do seu Azera na seguinte situação:
Rampa (seja aclive ou eclive) - com o pedal acionado e o carro em N. Meu Azera não fica imóvel. CLARO QUE A POSIÇÃO CORRETA DO CÂMBIO É P. Mas fica a dúvida se isto é um problema ou característica. Nunca tinha feito o teste. MAs dia desses um amigo pergutnou, paece que amulher dele andou viajando com o freio acionado, e para minha surpresa o meu também não é lá dos 100% eficientes.
Solicito que avaliem a atuação do freio de estacionamento do seu Azera na seguinte situação:
Rampa (seja aclive ou eclive) - com o pedal acionado e o carro em N. Meu Azera não fica imóvel. CLARO QUE A POSIÇÃO CORRETA DO CÂMBIO É P. Mas fica a dúvida se isto é um problema ou característica. Nunca tinha feito o teste. MAs dia desses um amigo pergutnou, paece que amulher dele andou viajando com o freio acionado, e para minha surpresa o meu também não é lá dos 100% eficientes.
Obsevador-CWB- Mensagens : 694
Data de inscrição : 06/10/2009
Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento
Obsevador-CWB escreveu:Caros
Solicito que avaliem a atuação do freio de estacionamento do seu Azera na seguinte situação:
Rampa (seja aclive ou eclive) - com o pedal acionado e o carro em N. Meu Azera não fica imóvel. CLARO QUE A POSIÇÃO CORRETA DO CÂMBIO É P. Mas fica a dúvida se isto é um problema ou característica. Nunca tinha feito o teste. MAs dia desses um amigo pergutnou, paece que amulher dele andou viajando com o freio acionado, e para minha surpresa o meu também não é lá dos 100% eficientes.
Pô curitibano!!
Cadê freio de estacionamento capaz de segurar 250 cv???!!! Mesmo com o freio nos trinques, o carro vai rodar com ele acionado. Já aconteceu isso comigo também.
MAS, Se o freio não segura nada, realmente pode ser regulagem.
A posição P deixa a 1a engatada, exatamente pra segurar a barca.
Fte AZbc
Nunca uso...
Caro Observador,
Já tenho carro hidramático faz tempo e quase nunca aciono o freio de estacionamento. Sempre uso o (P)arking. Idem para o Azera.
Um fato que acontece (com o Azera ou outro carro), em aclives ou declives, usando ou não o freio de estacionamento, quando passo do (P) para (D) o carro dá sempre um tranco. Pequeno mas dá. Acontece com vocês ou estou usando mal o câmbio?
Abz,
Já tenho carro hidramático faz tempo e quase nunca aciono o freio de estacionamento. Sempre uso o (P)arking. Idem para o Azera.
Um fato que acontece (com o Azera ou outro carro), em aclives ou declives, usando ou não o freio de estacionamento, quando passo do (P) para (D) o carro dá sempre um tranco. Pequeno mas dá. Acontece com vocês ou estou usando mal o câmbio?
Abz,
Marcelo Soares- Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2010
Observador e Marcelo
Marcelo,
Eu faço exatamente como você, como já tenho automático a anos me habituei a apenas colocar em P quando estaciono e nem me encomodo com o freio de estacionamento. Porém quando a descida é muito grande eu costumo deixar com o freio de estacionamento ativado para evitar um tranco muito forte quando coloco em D.
Porém, infelizmente, os benditos manobristas sempre acionam o bendido freio de mão (de pé no nosso caso) e eu confesso também que já me esqueci mais de uma vez de tirar o freio quando saio... E notei a mesma coisa que você Observador, ele não parece parar completamente quando acionado o freio de estacionamento... Pode ser regulagem, ou devido a estes pequenos descuidos o freio de estacionamento já está comprometido, na minha revisão vou pedir para checar o freio de mão...
Abraços!
Eu faço exatamente como você, como já tenho automático a anos me habituei a apenas colocar em P quando estaciono e nem me encomodo com o freio de estacionamento. Porém quando a descida é muito grande eu costumo deixar com o freio de estacionamento ativado para evitar um tranco muito forte quando coloco em D.
Porém, infelizmente, os benditos manobristas sempre acionam o bendido freio de mão (de pé no nosso caso) e eu confesso também que já me esqueci mais de uma vez de tirar o freio quando saio... E notei a mesma coisa que você Observador, ele não parece parar completamente quando acionado o freio de estacionamento... Pode ser regulagem, ou devido a estes pequenos descuidos o freio de estacionamento já está comprometido, na minha revisão vou pedir para checar o freio de mão...
Abraços!
Zenoms- Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Curitiba-PR
Sem Medo
Senhores,
Relaxem... Isso é normal. O azera, assim como outros carros do seguimento, possuí freio a disco nas 4 rodas e um sistema de sapata (lona) independente somente para o freio de mão. Como a função dele é só essa ele tem diâmetro menor. Dessa forma ele freia menos. A idéia é somente complementar o sistema "parking".
Meu tio teve uma bmw 540 e sempre usava somente o "P". Aconteceu dele quase sempre andar com o freio acionado destruindo todo o conjunto. E é claro que a substituição ficou os olhos, o nariz, a boca e todo o resto da cara....
Prestem atenção! Esse descuido pode custar caro.
Abs.
Relaxem... Isso é normal. O azera, assim como outros carros do seguimento, possuí freio a disco nas 4 rodas e um sistema de sapata (lona) independente somente para o freio de mão. Como a função dele é só essa ele tem diâmetro menor. Dessa forma ele freia menos. A idéia é somente complementar o sistema "parking".
Meu tio teve uma bmw 540 e sempre usava somente o "P". Aconteceu dele quase sempre andar com o freio acionado destruindo todo o conjunto. E é claro que a substituição ficou os olhos, o nariz, a boca e todo o resto da cara....
Prestem atenção! Esse descuido pode custar caro.
Abs.
Marcio- Mensagens : 71
Data de inscrição : 24/01/2010
Faz sentido...
Caros,
Conversei com um amigo que mora nos EUA (onde praticamente todos os carros são automático) e ele me falou uma coisa que faz muito sentido. Quando colocamos em P, Parking, o carro fica com o câmbio realmente engatado (acredito que na primeira marcha), ao contrário do N, Neutro. Acontece que quando em um aclive ou declive, onde o peso do carro faz ação sobre ele, o freio de estacionamento alivia essa pressão que é passada ao conjunto do câmbio. Isso é, o freio de estacionamento auxilia evitando um desgaste maior do câmbio pelo esforço ao peso do carro. Sinceramente, não tenho conhecimento para afirmar categoricamente, mas que faz sentido faz. Vou passar a usar quando o carro não estiver parado no plano, e redobrar a atenção para antes de sair não esquecê-lo acionado.
Abz,
Conversei com um amigo que mora nos EUA (onde praticamente todos os carros são automático) e ele me falou uma coisa que faz muito sentido. Quando colocamos em P, Parking, o carro fica com o câmbio realmente engatado (acredito que na primeira marcha), ao contrário do N, Neutro. Acontece que quando em um aclive ou declive, onde o peso do carro faz ação sobre ele, o freio de estacionamento alivia essa pressão que é passada ao conjunto do câmbio. Isso é, o freio de estacionamento auxilia evitando um desgaste maior do câmbio pelo esforço ao peso do carro. Sinceramente, não tenho conhecimento para afirmar categoricamente, mas que faz sentido faz. Vou passar a usar quando o carro não estiver parado no plano, e redobrar a atenção para antes de sair não esquecê-lo acionado.
Abz,
Marcelo Soares- Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2010
Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento
Prezados estou em meu primeiro automático. Não sei se por instinto ou pelo fato de estar calejado com os mecânicos, eu sempre piso no freio de mão antes de colocar em "P". Faço isso por ter a impressão que força menos o cambio, ja que, o freio de mao segura o carro. Com relação a eficiência do mesmo, ja fiz o teste em declives e se for leve o freio segura sozinho. Porém se a rampa for inclinada de forma mais acentuada, o freio não segura. Como ainda não fiz a primeira revisão, vou questionar com o mecânico se é questão de regulagem. Por fim, em relação ao tranco do P para o D, percebi que ele existe só quando se para o carro sem o freio de mao puxado. Podem testar, ou seja, ao parar o carro, coloque no N, puxe (empurre) o freio de mão e só depois coleque no P. Vc verá que ao ligar o carro e passar para o N (antes de liberar o freio de mão), não haverá o citado tranco. Abraços.
arfux- Mensagens : 23
Data de inscrição : 15/03/2010
Eu acho que é uma deficiência do carro.
Todas montadoras que conheço projetam o freio de estacionamento de seus veiculos para segurar o veiculo em rampas de até 30% e com carga máxima, ou seja o meu Azera claramente não atende este requisito "padrão" na maioria das montadoras. Se usar a posição "P" ai segura mas não recomendo isso porque se algum Mané te der um totó no parachoque esta sujeito a danificar algo na transmissão.
Espero que a Hyundai melhore isto porque pretendo trocar o meu logo......com certeza sera outro Azera, com ou sem freio de estacionamento bom, ESTE é o carro !
Abraços.
Espero que a Hyundai melhore isto porque pretendo trocar o meu logo......com certeza sera outro Azera, com ou sem freio de estacionamento bom, ESTE é o carro !
Abraços.
Alvarenga- Mensagens : 31
Data de inscrição : 03/10/2009
Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento
Freio de estacionamento deve sempre ser utilizado. O procedimento correto é colocar em N, acionar o freio de estacionamento e depois colocar a alavanca em P. No painel uma luz acende-se indicando que o freio está acionado. É questão de hábito e com o tempo acostuma-se a acionar e liberar o dito freio. Esses trancos na caixa de mudança não são aconselháveis e as lonas devem estar reguladas para segurar o carro em declives.
Sds
Sds
Jorgecks- Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/07/2010
Freio de estacionamento
Caros amigos! Esta questão do freio de estacionamento é um tanto quanto contraditória!
Falo isso pois é meu terceiro veículo automatico! Tive 2 omegas, no manual dos omegas deixa claro que o correto é: parar colocar a alavanca em posição N (neutro) puxar o freio de mão ou estacionario após verificar que o veículo está parado só com o freio estacionario ou seja não desce aí sim leva a alavanca do cambio em P para que numa eventual falha ou falta do freio estacionario o veiculo não corra o risco de descer e bater ou até mesmo atropelar ! Já no caso do Azera até o momento não encontrei no manual nada falando a este respeito com clareza! Tambem acho que sigurar o veiculo só em P força o cambio!"
Prefiro seguir a regra para não correr risco desnecessario!
Falo isso pois é meu terceiro veículo automatico! Tive 2 omegas, no manual dos omegas deixa claro que o correto é: parar colocar a alavanca em posição N (neutro) puxar o freio de mão ou estacionario após verificar que o veículo está parado só com o freio estacionario ou seja não desce aí sim leva a alavanca do cambio em P para que numa eventual falha ou falta do freio estacionario o veiculo não corra o risco de descer e bater ou até mesmo atropelar ! Já no caso do Azera até o momento não encontrei no manual nada falando a este respeito com clareza! Tambem acho que sigurar o veiculo só em P força o cambio!"
Prefiro seguir a regra para não correr risco desnecessario!
Wgr- Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 50
Localização : Santo André
Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento
WGR
Eu nem esquento muito com isso, mas sigo seu raciocínio. Sempre aciono o freio de estacionamento. Se não fosse necessário não estaria no carro, né memo???
Forte AzerAbraço
Eu nem esquento muito com isso, mas sigo seu raciocínio. Sempre aciono o freio de estacionamento. Se não fosse necessário não estaria no carro, né memo???
Forte AzerAbraço
uso do freio de estacionamento
Olá pessoal,
Eu sempre uso o freio de estacionamento ao parar o veículo, porém por algumas vezes no início esqueci e acabei rodando alguns quilômetros com ele acionado. Mas se levarmos em conta a potência do motor, não tem como segurar o carro em movimento. Em alguns aclives/declives, pressionando até o final do curso, ele segura o carro, mas mesmo assim sempre deixo também em P, embora às vezes primeiro coloque em P para depois acionar o freio, o que é um erro, e preciso me acostumar a fazer a coisa na ordem certa. Na verdade não tenho muita segurança neste freio de estacionamento, pois não me parece forte, embora não tenha tido nenhum problema com ele ainda.
Abs.
Eu sempre uso o freio de estacionamento ao parar o veículo, porém por algumas vezes no início esqueci e acabei rodando alguns quilômetros com ele acionado. Mas se levarmos em conta a potência do motor, não tem como segurar o carro em movimento. Em alguns aclives/declives, pressionando até o final do curso, ele segura o carro, mas mesmo assim sempre deixo também em P, embora às vezes primeiro coloque em P para depois acionar o freio, o que é um erro, e preciso me acostumar a fazer a coisa na ordem certa. Na verdade não tenho muita segurança neste freio de estacionamento, pois não me parece forte, embora não tenha tido nenhum problema com ele ainda.
Abs.
FabioAzera- Mensagens : 101
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 51
Localização : Pelotas
Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento
nos carros de cambio manual, quando perdia-se o freio, bastava diminuir a marcha e depois acionar o freio de mao (em uma velocidade razoavelmente baixa) que faria o carro parar.
no azera, com cambio automatico e com o freio de mao "sem muita utilidade", nao tem como fazer isso? No caso das pastilhas estarem gastas, enfim, o freio "falhar", qual eh a instrucao para parar com "mais seguranca" ?
Abracoo
no azera, com cambio automatico e com o freio de mao "sem muita utilidade", nao tem como fazer isso? No caso das pastilhas estarem gastas, enfim, o freio "falhar", qual eh a instrucao para parar com "mais seguranca" ?
Abracoo
Renieri- Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/07/2010
freio de estacionamento é importante
Meu Azera é meu quarto carro com câmbio automático.
Se for estacionar num local plano, o uso apenas do "P" não é problema, embora não seja recomendado.
Mas se for parar numa descida ou subida, o uso do freio de estacionamento (o chamado "freio de mão") é indispensável, sob pena de causar danos ao câmbio. O uso contínuo do câmbio nessas condições acabará por destruir partes do câmbio.
Esse "tranco" descrito por alguns é justamente o que mais estraga o sistema.
Se for estacionar num local plano, o uso apenas do "P" não é problema, embora não seja recomendado.
Mas se for parar numa descida ou subida, o uso do freio de estacionamento (o chamado "freio de mão") é indispensável, sob pena de causar danos ao câmbio. O uso contínuo do câmbio nessas condições acabará por destruir partes do câmbio.
Esse "tranco" descrito por alguns é justamente o que mais estraga o sistema.
Chaves Brasil- Mensagens : 51
Data de inscrição : 01/11/2010
Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento
Renieri escreveu:nos carros de cambio manual, quando perdia-se o freio, bastava diminuir a marcha e depois acionar o freio de mao (em uma velocidade razoavelmente baixa) que faria o carro parar.
no azera, com cambio automatico e com o freio de mao "sem muita utilidade", nao tem como fazer isso? No caso das pastilhas estarem gastas, enfim, o freio "falhar", qual eh a instrucao para parar com "mais seguranca" ?
Abracoo
Grande Renieri
O Azera tem a opção de trocas manuais, onde é possível fazer uso do freio motor. Tanto é que, na estrada, só ando no modo manual. Assim se o freio falhar pode-se parar o carro dessa forma. Concordo que o freio de estacionamento do Azera é mais fraco, mas o meu pelo menos, não é um zero à esquerda, funciona bem.
Com a tecnologia atual, duvido muito ficar completamente sem freios, qualquer que seja o carro. Isso nunca aconteceu comigo.
Forte AzerAbraço
FREIO DE MÃO OU DE PÉ
Pessoal,
Li este topico, onde vários falam em andar com o freio de estacionamento acionado.
Quando isso ocorre, soa um bip identico ao alerta do sinto de segurança, ou seja, se sair com o freio ativado o carro dá um alarme, então é dificil continuar sem perceber.
ejo- Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/04/2011
Jorgecks está certo !
Amigos, o freio de estacionamento deve ser sempre capaz de imobilizar o carro, mesmo em ladeiras. O procedimento correto é realmente acionar o freio de estacionamento, e só depois do carro estar imóvel, passar a alavanca de cambio para Park. Ao contrario do que pensam alguns, o câmbio não fica em 1a. marcha quando está em Park, mas apenas um pino-trava desliza internamente imobilizando o eixo de saída. Da forma como indiquei, evita-se o famoso tranco quando se retira o câmbio de park para qualquer marcha. Seguramente o nosso colega que levantou a dúvida tem ums desregulagem dofreio de estacionamento, fácil de ser corrigida.
Felipe- Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/07/2010
Idade : 59
Localização : Curitiba
Re: DÚVIDA sobre o freio de estacionamento
Caros confrades...
Já tive outros carros automáticos e por ex. um lexus LS 400 que tive, o freio acionado segurava o carro sim e no caso de andar com o freio acionado, um bip era ativado, alertando sobre o fato.
No caso do azera, eu já reparei que o freio não segura 100% e uma vez andei por um certo tempo com o freio acionado e nada apitou.
Sexta feira o meu carro foi pra revisão dos 40.000 km e mandei dar uma regulada, agora ficou bom.
Abraços.
Já tive outros carros automáticos e por ex. um lexus LS 400 que tive, o freio acionado segurava o carro sim e no caso de andar com o freio acionado, um bip era ativado, alertando sobre o fato.
No caso do azera, eu já reparei que o freio não segura 100% e uma vez andei por um certo tempo com o freio acionado e nada apitou.
Sexta feira o meu carro foi pra revisão dos 40.000 km e mandei dar uma regulada, agora ficou bom.
Abraços.
Lut- Mensagens : 312
Data de inscrição : 30/05/2011
Idade : 46
Localização : Londrina - Paraná
Freio de estacionamento
Amigo, o meu carro também não segurava 100% quando comprei, porém depois da revisão eu solicitei que eles dessem uma olhada e ajustaram o freio, hoje ele para 100% mesmo. Claro tem que apertar o pé até o fundo, mas funciona muito bem e é impossível sair andando com ele acionado 100%.
Zenoms- Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Curitiba-PR
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