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Eficiência dos freios

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Adalberto Gonçalves Perei
edilmonteiro
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Mensagem  edilmonteiro Seg maio 20, 2013 7:57 pm

Confrades, tive uma experiência hoje um pouco inusitada com a máquina. Fiz uma ultrapassagem meio forçada e o carro foi a uns 130 km/h mais ou menos, sem eu perceber, como de costume do bólido. De repente, me deparei com uma lombada, sem sinalização, tendo por reação "montar" no freio com tudo. Foi aí que estranhei porque o carro simplesmente não parou.... parece que foi deslizando, diminuindo a velocidade gradativamente sem trepidar o pedal (no meu carro usualmente sinto o pedal trepidar neste tipo de situação, ABS funcionando). Daí fica a pergunta: será que foi alguma falha do freio ou realmente quando se está em velocidades mais altas existe alguma "mão" eletrônica com vistas a poupar os freios?? Não entendi, realmente, e fiquei com bastante receio, pois se fosse um obstáculo, ao invés de uma lombada, eu teria colidido.
Gostaria da opinião dos especialistas...
Abraços.

* minhas pastilhas de freio foram recentemente trocadas e tem 4k de uso. Os discos estavam sem nenhum calo, portanto não troquei. O carro está com 40k km.

edilmonteiro

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Mensagem  Adalberto Gonçalves Perei Ter maio 21, 2013 9:34 am

Bom dia Amigo,

Bom a questão de freio se realmente estiver ruim você percebe fácil no dia a dia , você apenas testou em uma situação especifica, agora se não teve nenhum alerta no painel fica dificil diagnosticar na duvida leve no mecanico, não da para brincar com freio com um carro potente, eu acabei de fazer uma viajem de 1500 kms e os freios responderam muito bem. Cool

Adalberto Gonçalves Perei

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Mensagem  Obsevador-CWB Ter maio 21, 2013 9:55 am

Felizmente nunca tive uma situação real. Mas já brinquei a 100 Km/h em estrada de terra (pré pavimentação). ABS funcionou muito bem. Barulhos e trepidação facilmente perceptíveis. Aliás, a trepidação é constantemente averiguada quando entro no meu prédio em dias de chuva. O pneu passa do asflato para as pedras da calçada e o ABS atua.

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Mensagem  edilmonteiro Ter maio 21, 2013 10:59 am

Será que pode ser o fluido de freio? Qual é o prazo para troca? Alguém sabe informar?

edilmonteiro

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Mensagem  Eng.R Ter maio 21, 2013 4:58 pm

edilmonteiro escreveu:Será que pode ser o fluido de freio? Qual é o prazo para troca? Alguém sabe informar?

já fez a verificação do nivel do fluido? Se baixou muito pode ter entrado ar... aí só uma sangria resolve...

Se o fluido esquentar muito e tiver velho o freio pode ficar "borrachudo"... o freio é higroscópico (absorve água com o passar do tempo)...

Esse problema acontece mais em serras devido ao uso excessivo dos freios.. acaba esquentando muito o fluido e vaporizando a água presente...

Tem que dar uma verificada.. pastilhas vitrificadas também perdem a eficiencia..

Abraços.

Eng.R

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Mensagem  arianoneves Qua maio 22, 2013 6:31 pm

Raphael.C escreveu:
edilmonteiro escreveu:Será que pode ser o fluido de freio? Qual é o prazo para troca? Alguém sabe informar?

já fez a verificação do nivel do fluido? Se baixou muito pode ter entrado ar... aí só uma sangria resolve...

Se o fluido esquentar muito e tiver velho o freio pode ficar "borrachudo"... o freio é higroscópico (absorve água com o passar do tempo)...

Esse problema acontece mais em serras devido ao uso excessivo dos freios.. acaba esquentando muito o fluido e vaporizando a água presente...

Tem que dar uma verificada.. pastilhas vitrificadas também perdem a eficiencia..

Abraços.

Vamos lá,

Se baixar óleo de freio alguma coisa está errada, deve ter algum vazamento. Como comentaram acima, o óleo de freio com o tempo "pega" umidade e fica com mais água na sua composição, o que ocorre com isso? Em uma frenagem mais forte, onde o disco esquenta muito, passando fácil de 400C, o óleo esquenta também e se tiver alta concentração de agua, essa agua vai ferver e o sistema perde eficiência.

Mas vamos ao seu caso, se seu azera for do modelo 2010/2011 o sistema de ABS é mais sutil, os sensores trabalham em uma taxa mais rápida o que faz com que o sistema trabalhe mais rápido também, diminuindo aquela sensação de trepidação. Se a frenagem for muito longa, existe a fadiga dos discos, onde esquentam demais e perdem o atrito, pode ser o seu caso.

Tem também o BAS, que muita gente esquece que vem junto do ABS, TCS e ESP. Esse sistema é muito legal, o pedal do acelerador é eletrônico, então o sistema monitora o comportamento do motorista, em uma situação em que ele retira o pé do acelerador rapidamente e logo em seguida pisa no freio (que também é monitorado), o sistema interpreta que é uma frenagem de emergência e antes mesmo do motorista aperta o pedal totalmente, o carro já está em frenagem máxima, as vezes o motorista nem chega a pisar tudo (receio de perder o controle do carro, etc), isso evita essa situação. O auxílio do BAS depende também da velocidade do carro, quanto mais rápido mais fácil de ele agir.

Vou contar uma experiência que tive, estava andando rápido em uma rodovia (uns 170Km/h) quando um caminhão que estava bem lá na frente mudou de faixa, tive aquele susto e pisei de imediato no freio (para diminuir a velocidade e não parar o carro), mas vai que o carro freiou desproporcionalmente ao que eu estava pisando no pedal, deu para sentir o BAS agindo e ele freando o mais forte possível.

O azera não é esportivo nem foi projetado para tal, então seu freios não são de alta performance, na verdade acho que poderiam ser melhor, tem gente que coloca disco fresados e pastilhas de maior atrito para melhorar o sistema de freio.

Enfim, se o carro não tivesse toda essa tecnologia embarcada, e tivesse cantando pneu e feito aquela fumaça toda e mesmo assim não tivesse parado como aconteceu, talvez essa sensação que ele freia pouco não tivesse aparecido.

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Mensagem  systech Seg maio 27, 2013 12:14 am

Vejam isso: https://www.youtube.com/watch?v=Kj64k6NChAs
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Mensagem  arianoneves Seg maio 27, 2013 8:07 am

systech escreveu:Vejam isso: https://www.youtube.com/watch?v=Kj64k6NChAs

Putz, isso é que é realmente a fadiga do sistema!! Como comentei, frenagem não é o forte desse carro, tinha que ser né? mas no vídeo o cara devia vir acelerando e freando ao mesmo tempo.

arianoneves

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Mensagem  Alessandro F. Campos Seg maio 27, 2013 10:51 am

Bom Dia Prezados.

Uso o carro bem, tanto em cidade quanto estrada.

Se tem um atributo do Azera que adoro, particularmente, são os freios.

Até antes da revisão de 70.000 o conjunto vibrava que o carro parecia uma batedeira total, mas sempre eficiente. Depois da revisão, a tremedeira parou e os freios estão mais eficientes ainda.

O fato me chamou a atenção, pois não fiz qualquer troca de discos ou pastilhas.

O pouco que sei sobre ABS, é que o sistema freia de forma mais eficiente, contudo o espaço pode ser maior do que quando se travam as rodas.

Enfim, não acho o freio do carro ruim, mesmo se comparado com carros "melhores".

Azerabraço
Alessandro F. Campos
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Mensagem  arianoneves Seg maio 27, 2013 11:42 am

Alessandro F. Campos escreveu:Bom Dia Prezados.

Uso o carro bem, tanto em cidade quanto estrada.

Se tem um atributo do Azera que adoro, particularmente, são os freios.

Até antes da revisão de 70.000 o conjunto vibrava que o carro parecia uma batedeira total, mas sempre eficiente. Depois da revisão, a tremedeira parou e os freios estão mais eficientes ainda.

O fato me chamou a atenção, pois não fiz qualquer troca de discos ou pastilhas.

O pouco que sei sobre ABS, é que o sistema freia de forma mais eficiente, contudo o espaço pode ser maior do que quando se travam as rodas.

Enfim, não acho o freio do carro ruim, mesmo se comparado com carros "melhores".

Azerabraço

Eu estou para trocar as pastilhas, espero que melhore.
Sobre o ABS, pelo que já li, ele para mais rápido do que um freio apenas travando.

arianoneves

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Mensagem  edilmonteiro Qua maio 29, 2013 12:04 pm

Pessoal, verifiquei os freios. Nada de errado. O detalhe e que tinha óleo em uma das rodas. Mas como disse sem vazamentos, etc. Posso ter pegado na estrada mesmo... To andando normal.

edilmonteiro

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Mensagem  SnoOx Qui Out 19, 2023 8:36 am

Pessoal, com o intuito de ajudar os colegas, pois eu mesmo já estive aqui em busca de informações, vou relatar o que ocorria com meu Azera 2010 e o que fiz para tentar solucionar, e o que de fato solucionou:

Do problema: comprei o carro há 3 meses, já com seus 190.000km, e observei que o pedal do freio era bem baixo e bem borrachudo, não passava confiança, o carro até freava depois de eu dar umas 2 ou 3 bombadas antes da frenagem, mas a força que eu precisava aplicar com o pé era muito grande, como se não houvesse a correta assistência do fluído. O ABS então, só entrava em pistas de terra, no asfalto o carro ia deslizando até parar. De imediato se suspeita de ar no sistema, então comprei um jogo de pastilha de freios de cerâmica para as 04 rodas e mandei trocar, juntamente com uma sangria. Feito isso, melhorou somente uns 20% (acredito que pela altura da pastilha nova), a sensação de pedal baixo e borrachudo continuava. Parti então para o cilindro mestre, troquei a peça que ainda era original e nada mudou. Consegui com um colega, um hidrovácuo de um carro que havia sido colidido e ele tinha lá sobrando, ele me emprestou, troquei e também nada mudou.

Da solução: Ou seja, troquei praticamente tudo o que envolvia diretamente o sistema de freios, a essa altura inclusive já havia trocado os discos também (em função de uma trepidação em alta velocidade), fizemos umas 2 ou 3 sangrias ao longo desse tempo. Só restou um camaradinha, o módulo do ABS (composto por parte hidráulica e eletrônica na mesma peça). Dito e feito, encontrei um seminovo no mercado livre, por um valor relativamente acessível (tendo em vista que na concessionária um novo é quase 10k), chegou a peça, meu mecânico trocou, sangramos o freio e problema resolvido!!!

No dia que fui trocar essa peça, meu mecânico resolveu fazer um teste que até então não tínhamos feito, colocamos o carro no elevador comigo dentro, carro ligado e pedal do freio acionado firmemente. Descobrimos que o carro não estava freando as rodas traseiras, era muito pouco, a roda continuava a girar com o freio pressionado. Após a troca do ABS resolveu esse defeito.

Voltei a ter um freio decente, que agora me passa segurança, ainda mais em um carro tão pesado e potente. É importante ressaltar que não acendia nenhuma luz do ABS no meu painel, nenhuma falha era observada na parte eletrônica da peça, meu defeito estava no corpo hidráulico, possivelmente entupido ou desgastado por fluído antigo, que o dono anterior não fazia a devida manutenção.

Se o seu carro tem esse comportamento, você já trocou de tudo e não resolveu, parta para o ABS, pois a chance de resolver é grande!

Dica: compre no mercado livre, se não der certo ou não resolver, você terá até 30 dias para devolver a peça e ter seu valor devolvido, assim não gastará a toa.
Dica 2: compare exatamente o código da sua peça antes de comprar, o módulo precisa ser de código idêntico, do contrário existe chance de rejeição pela parte eletrônica do carro.


SnoOx

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