Recall Azera - prestem atenção / aviso aos proprietários
Página 1 de 1
Recall Azera - prestem atenção / aviso aos proprietários
Prezados amigos,
Iniciei um novo tópico, pois creio que meu assunto servirá como um "aviso" aos companheiros...
Sou novo no forum e possuo um Azera 2008, como segundo dono, desde 2013. Moro em SP capital. Nunca tive nenhum "defeito" com meu Azera, apenas manutenção de rotina.
Sabendo sobre o recall para freios abs do Azera, entrei em contato com a Hyundai Caoa Ermano Marchetti (SP capital zona oeste) e agendei a 1a. etapa para 11/06/18.
Este recall diz " A empresa alerta que devido a uma possível falha na caixa de fusíveis instalada no compartimento do motor, alguns dos componentes podem apresentar resistência alta, ocasionando uma anomalia elétrica no módulo do sistema de freios ABS. Em circunstâncias extremas, o ABS pode não funcionar corretamente, levando à perda de assistência e gerando risco em frenagens bruscas, com a possibilidade de travamento das rodas e consequentemente aumentando o risco de colisões. Importante ressaltar que, mesmo com esta falha, o sistema de frenagem funciona normalmente, operando como um sistema convencional."
Levei o carro na data (junho / 2018) onde foi feita uma verificação e foi informado a mim que entrariam em contato para 2a fase. Já havia feito revisão dos 50.000 km lá então sabia que eles já tinham meus dados para o contato. Passado o tempo, até poucos dias atrás não haviam entrado em contato ainda (novembro 2018). Fui pró-ativo e liguei para lá onde me disseram que eu já poderia agendar a 2a fase - substituição da caixa de fusíveis. Agendei para novembro/18 mesmo e, 1 DIA antes da data marcada meu freio apresentou problemas - pedal "afundando" - mas sem nenhum indício de vazamento de fluido.
Cheguei à concessionária na data agendada e informei sobre o defeito que acabara de acontecer. A oficina fez a 2a parte do recall (troca da caixa de fusíveis) e fui informado que o defeito apresentado não teria nada a ver com o procedimento realizado na 1a e 2a fases, fato que aceitei prontamente até porque não poderia questionar sem ter alguma evidência. No momento, considerei tratar-se de uma possível "coincidência"...
Como para diagnóstico / orçamento a concessionária cobraria ao menos 1 hora de mão-de-obra (cerca de R$ 375,00 se não me engano), decidi fazer este "orçamento" em um mecânico de confiança. Qual não foi meu espanto ao receber o diagnóstico: problema no módulo/válvula central do ABS !!! Esta peça, código 589203L500 custa R$ 18.060,00 na concessionária!! E custa cerca de USD 1200 em lojas para importação independente, sem considerar frete... Estou avaliando opções para conserto de meu carro, visto que uma possível peça usada (retirada de algum carro sinistrado) só será considerada por mim após eu visitar a loja (há inúmeras aqui em SP capital) para que eu tente me assegurar que essa peça não provêm do "desmanche ilegal" ou seja, de algum veículo roubado e desmanchado.... De forma nenhuma vou alimentar alguma "robauto"! ;-) rs
Agora ficam as dicas e dúvidas:
1) será que meu defeito foi causado pelo problema anunciado no recall e por uma coincidência aconteceu 1 dia antes de eu realizar a 2a fase?
2) será que a concessionária "sabia" disto (visto que o pedal "afundar" sem haver vazamento pode tipicamente um problema do modulo abs (além de poder ser em alguns casos o cilindro mestre também... o que não é o meu caso) ?
3) dica: ligue para a concessionária e agende a 2a fase recall. Não espere eles ligarem pois pelo que vi na internet, na grande maioria dos casos eles não entram em contato
4) assim que resolver meu caso, voltarei a concessionária, explicarei o acontecido e exigirei que eles revisem o serviço e deixem isso POR ESCRITO comigo, afirmando que o sistema está OK e que o serviço de recall também está. Primeiro, porque se houver algum outro "problema" nesse módulo que é "baratinho", poderei recorrer a eles com mais "propriedade" nas alegações.
É isso! espero ter ajudado e que, se alguém teve alguma experiência semelhante, compartilhe aqui no tópico!
Abraços
Douglas
Iniciei um novo tópico, pois creio que meu assunto servirá como um "aviso" aos companheiros...
Sou novo no forum e possuo um Azera 2008, como segundo dono, desde 2013. Moro em SP capital. Nunca tive nenhum "defeito" com meu Azera, apenas manutenção de rotina.
Sabendo sobre o recall para freios abs do Azera, entrei em contato com a Hyundai Caoa Ermano Marchetti (SP capital zona oeste) e agendei a 1a. etapa para 11/06/18.
Este recall diz " A empresa alerta que devido a uma possível falha na caixa de fusíveis instalada no compartimento do motor, alguns dos componentes podem apresentar resistência alta, ocasionando uma anomalia elétrica no módulo do sistema de freios ABS. Em circunstâncias extremas, o ABS pode não funcionar corretamente, levando à perda de assistência e gerando risco em frenagens bruscas, com a possibilidade de travamento das rodas e consequentemente aumentando o risco de colisões. Importante ressaltar que, mesmo com esta falha, o sistema de frenagem funciona normalmente, operando como um sistema convencional."
Levei o carro na data (junho / 2018) onde foi feita uma verificação e foi informado a mim que entrariam em contato para 2a fase. Já havia feito revisão dos 50.000 km lá então sabia que eles já tinham meus dados para o contato. Passado o tempo, até poucos dias atrás não haviam entrado em contato ainda (novembro 2018). Fui pró-ativo e liguei para lá onde me disseram que eu já poderia agendar a 2a fase - substituição da caixa de fusíveis. Agendei para novembro/18 mesmo e, 1 DIA antes da data marcada meu freio apresentou problemas - pedal "afundando" - mas sem nenhum indício de vazamento de fluido.
Cheguei à concessionária na data agendada e informei sobre o defeito que acabara de acontecer. A oficina fez a 2a parte do recall (troca da caixa de fusíveis) e fui informado que o defeito apresentado não teria nada a ver com o procedimento realizado na 1a e 2a fases, fato que aceitei prontamente até porque não poderia questionar sem ter alguma evidência. No momento, considerei tratar-se de uma possível "coincidência"...
Como para diagnóstico / orçamento a concessionária cobraria ao menos 1 hora de mão-de-obra (cerca de R$ 375,00 se não me engano), decidi fazer este "orçamento" em um mecânico de confiança. Qual não foi meu espanto ao receber o diagnóstico: problema no módulo/válvula central do ABS !!! Esta peça, código 589203L500 custa R$ 18.060,00 na concessionária!! E custa cerca de USD 1200 em lojas para importação independente, sem considerar frete... Estou avaliando opções para conserto de meu carro, visto que uma possível peça usada (retirada de algum carro sinistrado) só será considerada por mim após eu visitar a loja (há inúmeras aqui em SP capital) para que eu tente me assegurar que essa peça não provêm do "desmanche ilegal" ou seja, de algum veículo roubado e desmanchado.... De forma nenhuma vou alimentar alguma "robauto"! ;-) rs
Agora ficam as dicas e dúvidas:
1) será que meu defeito foi causado pelo problema anunciado no recall e por uma coincidência aconteceu 1 dia antes de eu realizar a 2a fase?
2) será que a concessionária "sabia" disto (visto que o pedal "afundar" sem haver vazamento pode tipicamente um problema do modulo abs (além de poder ser em alguns casos o cilindro mestre também... o que não é o meu caso) ?
3) dica: ligue para a concessionária e agende a 2a fase recall. Não espere eles ligarem pois pelo que vi na internet, na grande maioria dos casos eles não entram em contato
4) assim que resolver meu caso, voltarei a concessionária, explicarei o acontecido e exigirei que eles revisem o serviço e deixem isso POR ESCRITO comigo, afirmando que o sistema está OK e que o serviço de recall também está. Primeiro, porque se houver algum outro "problema" nesse módulo que é "baratinho", poderei recorrer a eles com mais "propriedade" nas alegações.
É isso! espero ter ajudado e que, se alguém teve alguma experiência semelhante, compartilhe aqui no tópico!
Abraços
Douglas
DOUGB- Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/12/2018
Idade : 52
Localização : São Paulo
Tópicos semelhantes
» ATENÇÃO: Recall Azera/Sonata nos EUA
» RECALL AZERA URGENTE !!!!!!!!
» Recall NOVO Azera
» Recall Azera CONFIRMADO NO BRASIL
» ATENÇÃO - O CLUBE PODE FICAR FORA DO AR
» RECALL AZERA URGENTE !!!!!!!!
» Recall NOVO Azera
» Recall Azera CONFIRMADO NO BRASIL
» ATENÇÃO - O CLUBE PODE FICAR FORA DO AR
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos