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"Manual" da própria Honda sobre como vender Accord (comparando com Azera)

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Mensagem  Obsevador-CWB Seg Mar 29, 2010 5:36 pm

ESTOU COLHENDO ALGUMAS PÉROLAS (COMO A DISTANCIA ENTRE EIXOS) E OUTROS COMENTÁRIOS QUE CREIO SÃO DE MÁ FÉ
Sedan
Cores
Dimensões
Versões e Preços
Garantia e Rede Autorizada
Créditos
Direção, Freio e Suspensão
Peças de Reposição
Motor e Câmbio
Qualidade Honda
Carroceria
Mercado de Vendas
Conforto Interno
Revisões
O mercado de sedans grandes é um dos que menos comercializa carros no país, porém, quando o faz, rende praticamente seis vezes o valor de um mesmo modelo popular comercializado aos montes no Brasil. Além disso, há um público bem definido com relação a esse tipo de automóvel e que se faz fiel ao longo dos anos, garantindo com que se perpetue o sucesso da categoria máxima desse segmento automotivo no Brasil.
Para se ter uma idéia, entre os modelos que se destacam nesse segmento estão automóveis do porte de Ford Fusion, Chevrolet Omega, VW Passat, BMW 335, Toyota Camry, Audi A4, Chrysler 300C, Citroen C5, Mercedes Benz C280, entre muitos outros. Porém, nenhum deles consegue atingir os números de vendas de dois asiáticos que nos últimos dois anos tem dominado o mercado: o líder Hyundai Azera e o vice-líder Honda Accord.Esqueceram do Fusion neste ponto
Para se ter uma idéia da representatividade desses veículos no segmento dos sedans grandes, basta dizer que juntos eles obtém nada menos que 42,88% de market share, algo tipo 42% AZERA e 0,88% Accord com números de vendas que superam até mesmo o terceiro colocado do segmento de sedans médios, o Focus Sedan, consideravelmente mais barato que os modelos em questão.
O sedan Azera produzido pela Hyundai na Coréia do Sul, e importado pela Caoa ao Brasil desde 2008, emplacou até o momento 1.815 unidades do carro e ao que tudo indica, irá bater recorde de vendas em abril.
Já o Honda Accord, colocou o pé no acelerador em 2009 e vem quebrando recorde atrás de recorde nos últimos meses, mostrando que a liderança do Azera não será tão folgada como antes, visto que a Honda adequou o preço do seu modelo de entrada Accord LX ao pedido pela Hyundai no Azera V6. MAS NÃO ESQUEÇAM QUE NA ENTRADA É UM 4 CILINDROS
A história dos dois modelos é bem diferente. Enquanto o Azera surge como uma nova referência de mercado ao apresentar um carro de valor baixo para os padrões do segmento com uma série de equipamentos, o Accord mantém uma história de 17 anos no Brasil, desde quando o primeiro modelo foi importado pela montadora em 1992. É mais ou menos aquela história do inovador contra o tradicional e confiável.
Saiba agora todos os argumentos que você necessitará para efetuar uma venda, informando os benefícios e desvantagens que um consumidor terá ao adquirir um Honda Accord frente ao Hyundai Azera.
Sedan
Os veículos com carroceria sedan foram um dos primeiros modelos desenvolvidos pela indústria automobilística e, sem dúvida, aqueles que fizeram (e ainda fazem) mais sucesso ao longo dos anos. Basta lembrar os luxuosos modelos de filmes e novelas.
Um carro sedan, sem dúvida, carrega status. Por isso, é associado à imagem de pessoa bem sucedida e que tem dinheiro para bancar um modelo desse tipo. Por esse motivo, a faixa etária de quem consome um Honda Accord ou um Hyundai Azera está entre 40 e 70 anos, sendo em sua grande maioria empresários bem sucedidos. qUANTO PRECONCEITO. sOU PROFISSIONAL LIBERAL E NÃO CHEEGUEI NOS 40 (Mas quase...risos)A carroceria sedan, como é conhecida, caracteriza-se por apresentar um modelo de automóvel construído com duas fileiras de bancos, sendo o espaço traseiro com capacidade para três adultos, além de um compartimento traseiro (porta-malas).
Versões e Preços*
(* preço base região Sudeste)
Honda e Hyundai, apesar de serem empresas asiáticas, nunca tiveram grandes problemas no mercado de vendas no Brasil. A Honda, desde a década de 70 por aqui, sempre teve seus modelos bem definidos e um público consumidor fiel que fez com que a marca se tornasse a quinta maior do país atualmente em números de vendas. A Hyundai, porém, ainda não conta com esse status. Primeiro porque demorou a engrenar no Brasil, e segundo, porque não conta com a marca Hyundai em si no país, e sim, um distribuidor, o Grupo Caoa, NESTE PONTO CONCORDO que a representa e executa as operações da marca no Brasil.
Porém, nos últimos anos a Hyundai cresceu e o grupo Caoa ganhou os louros do sucesso sendo considerado, inclusive, o melhor distribuidor da marca em todo o planeta no ano de 2007. Por isso, não é de se surpreender que os modelos Hyundai, caso do SUV Tucson, façam sucesso no país.
O sedan Hyundai Azera chegou ao país em 2008 com a dura tarefa de desbancar os líderes de mercado da época como Honda Accord, Chevrolet Omega, VW Passat, entre outros. Mesmo sob grande desconfiança, uma vez que estamos falando de um modelo sul coreano, o carro ganhou destaque e obteve êxito em vendas, oferecendo um pacote de equipamentos de alta qualidade por um preço abaixo da média de mercado.
Dentre a lista de acessórios que mais se destacam, incluem-se ar condicionado com ajustes independentes para os dois lados da cabine, bancos elétricos, sistema de áudio de alta qualidade Infinity com dez alto-falantes, vidros fotocromáticos, bancos de couro, acabamento de painel e portas em madeira de verdade, teto solar, visor LCD, dez airbags, entre muitos outros acessórios que chamam atenção no modelo coreano.
O Honda Accord por sua vez, é composto por duas versões de acabamento: o modelo de entrada LX 2.0 e o top de linha EX 3.0 V6. Ambos também são bem equipados e oferecem o máximo de conforto ao cliente que conta com ar condicionado dual zone (EX), sistema de áudio de última geração com sistema antifurto na versão LX e CD Changer de 6 CD´s com tweeter, subwoofer e SVC (Speed Volume Control) na versão top de linha.
Além disso, o carro ainda recebe coluna de direção com ajustes de altura e profundidade,alguma azera sem isso ??? DESCONHEÇO bancos traseiros rebatíveis (60/40) com descansa braço e porta copos, sensor de luminosidade para os faróis de xenon, sensor de chuva e ajustes elétricos para os bancos do motorista e passageiro. DE NOVO, MOSTRAM SUPERIORIDADE EM ITENS QUE SÃO IGUAIS
O Hyundai Azera conta com um motor V6 3.3 DOHC 24V, capaz de oferecer 245 cv a 6.000 rpm. E o câmbio utilizado é um automático seqüencial de cinco marchas que trabalha com suavidade e precisão.
Já a Honda comercializa o Accord com duas configurações de motores. Na mais básica, o propulsor é um SOHC 2.0 16V, que oferece 156 cv a 6.300 rpm, com baixo consumo de combustível. Na versão top de linha a Honda equipa o Accord com um propulsor SOHC i-VTEC 3.5 24V com incríveis 278 cv e 34 kgfm de torque. Sem dúvida um monstro nas ruas. O AZERÃO TEM 31 kGFM
Os modelos tanto da Hyundai, quanto da Honda, podem ser encontrados nas melhores concessionárias do país com suas principais características. O Accord LX 2.0 é comercializado a partir de R$93.370, enquanto que o modelo EX 3.0 é oferecido por R$144.500.
Já o Hyundai Azera pode ser encontrado por R$93.900 em sua única versão 3.3 V6, líder de vendas na categoria dos sedans grandes.
Honda Accord
LX 2.0
R$93.370
EX 3.0 V6
R$144.500
Hyundai Azera
3.3 V6
R$93.900
Direção, Freio e Suspensão
Estamos em uma nova dimensão de automóveis. Aqui, qualquer erro pode inserir pontos negativos para a marca, uma vez que estamos falando de dois modelos top de linha que levam a bandeira de suas fabricantes em vários países. Por isso, antes de qualquer coisa, o preço não é algo que importa tanto nessa categoria. Para um cliente desse tipo de carro, R$10 mil ou R$20 mil podem não significar
muita coisa, desde que, o carro escolhido ofereça o máximo em conforto, luxo, exclusividade, segurança e, claro, status.
E a primeira regra do jogo é essa. Estamos lidando com clientes que adquirem um automóvel que lhes forneça status. Logo, não é difícil imaginar o perfil consumidor que teremos: bem sucedido, homem, na casa dos 40 anos, casado e empresário.
E se a palavra é conforto, então nada mais natural do que falarmos do sistema de direção, suspensão e frenagem, afinal, uma coisa está relacionada à outra e o conjunto desses elementos acarretará em um carro de sucesso.
Por esse motivo a Honda desenvolveu o Accord com o que tem de melhor em sua fábrica no Japão, uma vez que o modelo passou a vir direto de sua fonte de origem, diferente do que acontecia anteriormente, quando importávamos o modelo do México.
O sistema de direção do Honda Accord é um primor de conforto seja na versão de entrada LX ou no top de linha EX. Ambos oferecem direção com assistência hidráulica e relação variável VGR (Variable Gear Ratio) que torna a locomoção muito mais leve durante as manobras e segura em altas velocidades, pelo fato do sistema reconhecer o tipo de piso em que o carro está transitando e oferecer a melhor sensibilidade do sistema.
A direção ainda conta com ajustes de profundidade e altura, enquanto que no centro do volante, o condutor tem os controles do sistema de som, computador de bordo e controle eletrônico de aceleração ETC.
Já o Hyundai Azera também recebeu inovações em sua direção. Porém, o modelo Honda sai na frente visto que o equipamento da Hyundai é desenvolvido através de um sistema de assistência hidráulica progressiva e não com relações variáveis, como é o caso do modelo Honda. No entanto, a coluna de direção do Azera é elétrica com regulagem de altura e profundidade, garantindo muito mais conforto e comodidades aos clientes.
No campo materiais de acabamento e tecnologias, o Azera se destaca apresentando o mesmo nível de equipamentos que o modelo Honda, porém, tendo como destaque o acabamento em madeira nobre e ressaltos na parte traseira dos ajustes de volume de som que garantem uma melhor sensibilidade do condutor.
No quesito suspensão ambos os veículos são bem equipados e oferecem o máximo de conforto aos ocupantes. Porém, o modelo Honda atenta para uma suspensão independente mais firme e segura, utilizando triângulos transversais (Double Wishbone) e barra estabilizadora com molas helicoidais na dianteira. Na traseira o carro conta com sistema de eixo semi-rígido (Multi-link), molas helicoidais e barra estabilizadora.
Pelo lado da Hyundai, a montadora optou por um sistema mais leve e macio ideal para andar na cidade, mas não tão confiável em estradas, onde é necessário mais firmeza e segurança. Assim, o sistema é independente nas quatro rodas, com triângulos transversais na dianteira (Double Wishbone) e Multi-link na traseira, equipado com barra estabilizadora, porém, sem o mesmo calibre utilizado na Honda que garante muito mais conforto do que o rival.
Já no sistema de frenagem o páreo é duro, uma vez que ambos os modelos recebem tecnologia de ponta para garantir a segurança total de seus ocupantes. O Hyudai Azera vem equipado com freios a disco nas quatro rodas, dotados das tecnologias ABS (Antilock Braking System), BAS (Brake Assist System) e ESP (Electronic Stability Program).
O modelo Honda, porém, ganha nesse quesito ao apresentar ABS (Antilock Braking System), EBD (Electronic Brake Distribution), além do já conhecido VSA (Vehicle Stability Assist), =ESP Electronic Stability Program (embora até agora ninguém explicou muito bem como o sist. do Azera atue) utilizado nos modelos Civic EXS e Si, garantindo mais segurança em situações extremas onde há perda de tração.
Essa última tecnologia não é oferecida nem como opcional no Hyundai Azera, garantindo ainda mais modernidade ao modelo Honda.
Motor e Câmbio
Uma verdadeira briga de gigantes, é bom que se diga a verdade. O resultado final na briga pelo “conjunto motor”, porém, é vantajosa para a Honda em sua versão top de linha equipada com propulsor SOHC i-VTEC 3.5 24V de impressionantes 278 cv a 6.200 rpm, com um torque de 34,6 kgfm a 5.000 rpm.
O baixo ruído interno do Honda Accord chega a assustar, afinal, estamos falando de um motor V6 que para os mais antigos, seria sinônimo de uma boa barulheira. Mas não nesse caso, pois o motor é equipado com a tecnologia VCM2 (Variable Cylinder Management), que faz com que o carro utilize 6, 4 ou 3 cilindros durante a locomoção, dependendo do percurso. Ou seja, se o carro está na estrada, onde não há trocas de marchas constantes, ele simplesmente utiliza quatro cilindros. Já se for necessário utilizar força, o motor opera com os seis cilindros.
Por fim, em cidades grandes e com trânsito intenso, o propulsor faz uso de apenas três cilindros para evitar o consumo excessivo de combustível. E antes que esqueçamos, o consumo é digno de um carro de porte médio com 10,1 km/l. Nada mal para um seis cilindros. Enquanto isso, o motor SOHC i-VTEC 2.0 16V da versão LX oferece bom consumo de combustível, com 9,5 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada (11,9 km/l de média). A potência final também agrada, porém, não é o foco principal desse modelo que prima pelo conforto e tranqüilidade de locomoção. Mesmo assim, os 156 cv a 6.300 rpm, com um torque de 19,0 kgfm a 4.300 rpm, oferecem boa diversão. DADOS DE QUE FONTE ?????? HONDA ?????
O Azera V6 por sua vez não faz feio, porém, não consegue manter o mesmo nível do propulsor Honda seis cilindros. Mesmo assim, o motor DOHC 3.3 V6 24V oferece 245 cv a 6.000 rpm, com um torque de 31 kgfm a 3.500 rpm. TORQUE MÁX. DO AZERA JÁ APARECE EM FAIXA "USÁVEL" DO MOTOR NO DIA-A-DIA E 1500 RPM ANTES DO HONDA Esse motor ainda é equipado com injeção MPFi com acelerador eletrônico, coletor de admissão variável e comando de válvulas variável. Porém, o consumo não é dos melhores em relação ao Accord, conseguindo consumir nada menos que 7,0 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, segundo dados da revista Quatro Rodas em março de 2008.
No teste de velocidade máxima, o Hyundai Azera atingiu a marca de 225,1 km/h, efetuando de 0 a 100 km/h em 8,7s. Pelo lado da Honda, a versão V6 saiu vencedora atingindo 8,4s de 0 a 100 km/h, com uma velocidade final de 220 km/h limitada eletronicamente.
Para conseguir esses números ambos os modelos contam com sistemas de transmissão semelhantes. Pelo lado da Hyundai a montadora sul coreana utiliza câmbio automático seqüencial de cinco velocidades com Shiftronic, possibilitando ajustes manuais seqüenciais.
Já na Honda, tanto a versão LX quanto a EX, são equipadas com transmissão automática seqüencial de cinco velocidades com Shift Hold Control, que detecta as condições de pilotagem e se adéqua automaticamente à situação, garantindo uma dirigibilidade agradável e ao mesmo contagiante.
Carroceria
O design é, sem dúvida, algo que os brasileiros colocam no papel antes de adquirir um automóvel. Por esse motivo, nos últimos anos as montadoras passaram a projetar automóveis com visuais mais agressivos e inspiradores, provocando sonhos nas mentes dos consumidores que podem sentenciar a compra de um automóvel (ou não) pelo seu design.
Talvez por isso a Honda decidiu trazer o Honda Accord produzido no Japão e não do México como era feito até então. Apesar do aumento de preço, afinal não há isenção de impostos nos carros vindos da Ásia, o carro fala por si só e deixa nas mãos do cliente a decisão sobre qual veículo escolher. E nesse caso, com todo o respeito ao Hyundai Azera, o Accord dá um banho.
A linha de cintura alta do carro, em conjunto com o as lanternas equipadas com leds de alta intensidade, impressiona e remete aos modelos desenvolvidos pela BMW, conhecidos pelo design irretocável e agressividade. O parachoque traseiro evidenciando as ponteiras de escapamento do motor seis cilindros garante ainda mais sucesso.
Nesse setor, também vale destacar o estilo mais luxuoso do Azera. Longe da imponência agressiva do Accord, o modelo sul coreano impressiona pelo bom gosto de suas linhas traseiras contando com ressaltos sobre o paralama traseiro e lanternas bem desenhadas, porém, divididas em duas partes. O que na prática pode se tornar um incômodo, mesmo que seja bonito (ver Box reposição de peças).
Na parte frontal, os modelos também mostram que percorrem caminhos distintos. Enquanto a Hyundai opta pelo estilo clássico, utilizando grade com frisos cromados e linhas arredondadas, a Honda faz uso de um estilo “feroz” com grade cromada, parachoque com linhas retas e faróis equipados com a tecnologia de sensores de luminosidade, além de lâmpadas de xenon HID na versão V6. O equipamento ainda conta com limpadores e regulagem automática de altura, garantindo ainda mais estilo ao proprietário.
O Hyundai Azera também oferece faróis de xenon HID, além de faróis de neblina e lanternas traseiras com iluminação desenvolvida por Leds de alta intensidade.
O jogo de rodas também é outro diferencial entre as versões. Enquanto a Hyundai oferece rodas de aro 17” com pneus 235/55 R17 no sedan Azera, o Honda Accord vem equipado com rodas aro 16” e pneus 215/60 R16 no modelo LX e aro 17” com pneus 225/50 R17 no top de linha EX.
Para facilitar a vida do motorista e garantir ainda mais segurança no dia-a-dia, os carros são equipados com espelhos retrovisores com indicadores de direção e sensores de estacionamento. Por fim, ambos contam com teto solar, porém, na Honda apenas a versão EX conta com esse diferencial.
O Hyundai é equipado com parachoques envolventes, célula de sobrevivência e zonas de absorção de impacto para evitar danos maiores em colisões. A Honda por sua vez, equipa o Accord com a tecnologia ACE (Advanced Compatibility Engineering) que dissipa energia em caso de colisão frontal, evitando maiores danos ao condutor.
Conforto Interno
O conforto interno em um sedan grande de alto luxo é o ponto principal e decisivo para uma compra. Itens elementares como bancos de couro, direção hidráulica, vidros elétricos, câmbio automático e um bom espaço interno são extremamente necessários e valorizados pelos consumidores desse tipo de automóvel.
Por esse motivo a Honda equipa o Accord com o que tem de melhor para agradar seus exigentes consumidores. O volante conta com controles para o piloto automático, painel Black-out, acabamento de alta qualidade utilizando couro (EX), coluna de direção ajustável em altura e profundidade e bancos traseiros bipartidos rebatíveis (60/40) com descansa braço e porta copos.
O sistema de som utilizado no modelo V6 é um show à parte com rádio AM/FM/CD/MP3/WMA dotado de sistema antifurto e CD Changer para até seis CD´s com alto falantes e subwoofer, além do sistema SVC (Speed Volume Controle) que compensa o volume interno, de acordo com a velocidade aplicada pelo veículo, evitando com que ruídos internos tornem o som desagradável.
Ainda garantindo o máximo de conforto aos ocupantes, o Honda Accord é equipado com ar condicionado Dual Zone no modelo V6, garantindo com que cada passageiro escolha a temperatura que mais lhe agrada. Os passageiros dos bancos traseiros recebem duas saídas de ar condicionado obtendo o máximo de conforto em conjunto com um entre eixos de 2.800 mm que possibilita com que o motorista recolha seu banco totalmente para trás e, mesmo assim, um ocupante do banco traseiro de pelo menos 1,80 m sinta-se confortável sem que isso incomode os joelhos.
Por fim, o Honda Accord V6 ainda conta com retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e luminosidade para acendimento dos faróis, bancos com ajustes elétricos para motorista e passageiro, além de teto solar elétrico. Visando o máximo de segurança para todos os seus ocupantes, a Honda ainda equipa o Honda Accord V6 com seis airbags, sendo dois deles frontais, dois laterais e outros dois de cortina para evitar danos aos ocupantes em caso de estilhaço de vidros após colisões laterais. O motorista e passageiro ainda recebem encostos de cabeça ativo, que reduzem os impactos do “efeito chicote” no caso de colisões traseiras.
Já o Hyundai Azera também oferece o que tem de melhor em tecnologia embarcada e chama atenção para agradar seus consumidores mais exigentes. O acabamento interno é um dos mais sofisticados do mercado contando com couro na tonalidade creme ou preto, PRETO AGORA, A MAIORIA É CINZA - OU ESTOU ERRADO ??? ficando a critério do cliente a escolha ideal.
Se não bastasse esse toque de requinte, a marca ainda oferece acabamento do volante, portas, painel superior manopla de câmbio em madeira nobre. O conjunto de instrumentos segue uma linha mais antiquada fazendo uso de luzes brancas, tendo como destaque o computador de bordo que envia informações referentes às marchas, autonomia, entre outras funções.
O sistema de ar condicionado, assim como no Honda Accord V6, é de duas zonas, oferecendo mais conforto aos ocupantes que podem determinar qual a temperatura que desejam. Há também uma estranheza ao notar que o painel frontal onde são localizados o sistema de som e ar condicionado, tem uma coloração verde, diferente do painel, o que acaba dando um tom meio estranho ao carro, porém, não é isso que fará do modelo mais feio ou menos feio, é uma questão de gosto mesmo. DESDE 2009 ESTÁ RESOLVIDO - É TUDO AZULADO
Porém, o grande destaque do interior do Azera é o sistema de áudio desenvolvido pela marca Infinity, uma das melhores do mundo nesse ramo e que tratou de disponibilizar no sedan coreano dez alto falantes de alta qualidade para que os ocupantes possam ouvir músicas reproduzidas através de CD´s ou MP3. E mais, se for um cliente de terceira idade, há ainda a possibilidade de utilizar as famosas fitas cassete. ESSE ÚLTIMO COMENTÁRIO ALÉM DE SER RIDÍCULO, DESAPARECE NO 2008/2009 E NOS 2009 EM DIANTE. ESQUECERAM QUE TAMBÉM É DISQUETEIRA 6 CDS
O Azera ainda oferece uma gama de equipamentos internos que fazem inveja em modelos até mais caros do que ele. O teto solar (opcional) é um dos destaques, assim como ajustes elétricos de distância, lombar e altura nos bancos dianteiros, abertura elétrica interna do porta-malas e tampa do combustível, banco traseiro bi-partido com descansa braços central, cortina de vigia traseira retrátil, espelhos externos com reposicionamento automático em manobras e escamoteamento, além de sistema que memoriza a posição de pilotagem do banco do motorista, espelhos externos e profundidade do volante.
Para oferecer o máximo de segurança aos seus ocupantes, o Azera ainda vem equipado com dez airbags, garantindo um nível superior de tranqüilidade aos passageiros mesmo em caso de colisões graves.
Cores
A Honda disponibiliza dois tipos de acabamento para o Honda Accord em ambas as suas versões, o metálico Alabaster Silver Metallic e o perolizado Crystal Black Pearl.
A Hyundai, por sua vez, também oferece no mercado nacional duas tonalidades, uma com acabamento perolizado, a Black Onyx Pearl e outra metálica, a Silver Frost Metallic.
Garantia e Rede Autorizada
A Hyundai oferece 5 anos de garantia em seu sedã de luxo Azera, enquanto que a Honda garante 3 anos em seu modelo, sem limites de quilometragem. Porém, essa diferença de tempo é apenas um chamariz da marca sul coreana para vender seus carros, já que o valor das peças de reposição e revisões (ver boxes) tornam a vida do cliente Hyundai bem complicada. SE CONTARMOS PREÇO DE COMPRA, VEREMOS QUE NEM TANTO - PREÇO DE COMPRA REFLETEM EM IPVA E SEGURO TAMBÉM, NÃO ESQUEÇAMOS
A Honda ainda oferece uma rede autorizada com 145 concessionárias credenciadas, enquanto que a Hyundai conta com 123 pontos de atendimento espalhados em todo o país.
Peças de Reposição
Mesmo sendo desagradável falar esse tipo de coisa para um cliente, talvez seja isso que o faça mudar de idéia, uma vez que todos estão passíveis de sofrer algum acidente em que seja necessária a troca de equipamentos como pára-choque dianteiro, farol, lanternas, retrovisores e amortecedores. Para isso, saiba os valores de alguns dos itens de reposição mais comercializados nas concessionárias:
Hyundai Azera V6
Honda Accord V6
Parachoque dianteiro:
R$2.141,00 (completo com frisos cromados e moldura)
R$1.455,00
Farol Completo (cada):
R$ 5.170,00
R$1.683,00
Retrovisor (cada):
R$ 1.203,50
R$1.189,00
Lanterna Traseira (cada):
R$ 1.559,80 (lateral) R$ 1.559,80 (tampa)
R$843,00
Amortecedor dianteiro e traseiro (cada):
R$ 530,00 (D) R$ 382,00 (T)
R$768,00 (D) e R$566,00 (T)
Fonte: concessionárias São Paulo
Se levarmos em conta os preços dos carros, nota-se que o cliente do Hyundai Azera irá perceber prontamente que fez um mau negócio pelos valores que terá de desembolsar no caso de acidentes ou infortúnios no trânsito. ACIONO O SEGURO E PRONTO - DIZER "MAU NEGÓCIO ??" O CARA É QUE ESTÁ MAU INTENCIONADO
E o problema começa no parachoque que pode custar R$700,00 a mais, em relação ao mesmo equipamento no Honda Accord. No entanto, a maior surpresa recai para o jogo de faróis. Segundo pesquisas, esse é um dos itens mais trocados e reparados em oficinas, e é também aquele que tem o valor mais abusivo por parte da Hyundai. São simplesmente R$5.170. Ou seja, se o cliente bater o carro de frente e danificar os dois faróis do modelo, terá que pagar o valor de um automóvel popular usado. Já pelo lado da Honda, o mesmo equipamento é trocado por R$1.683,00 cada. Uma boa diferença!
É recomendável sempre atentar ao cliente sobre o fato das lanternas traseiras do Hyundai Azera serem desenvolvidas em duas partes (lateral e tampa). E, mesmo que isso torne o carro mais moderno e bonito, acaba trazendo outra dor de cabeça, afinal, são dois equipamentos à parte e cada um tem seu valor. No caso do Azera, a brincadeira custa R$1.559,80 a lanterna lateral, e outros R$1.559,80 a lanterna da tampa. Contabilizando, nada menos R$3.119,60 para cada lado.
Por esse motivo, o Honda Accord, mais uma vez se sobressai, visto que o equipamento utilizando no sedã japonês é único e tem custo médio de R$843,00 para cada lado.
Qualidade Honda
O Honda Accord está no mercado nacional desde 1992, época em que a montadora japonesa iniciou a importação de seus modelos para o Brasil, trazendo também o Accord Wagon, o Prelude, o Civic Sedan, além do esportivo Civic hatchback.
O Azera, por sua vez, chegou recentemente ao Brasil, mais especificamente no início de 2008 e mostrou que não veio para brincar. Utilizando uma estratégia de oferecer muito por um preço baixo, o sedan coreano logo de início abocanhou a pesquisa “Melhor Compra 2008” promovido pela revista Quatro Rodas na categoria “Carros Acima de R$70.000”.
Porém, mesmo com todos os equipamentos disponíveis e uma garantia de 5 anos oferecida pela Hyundai, o Azera ainda não conta com a total confiança dos brasileiros, afinal, vale lembrar que a Hyundai é do mesmo grupo da Kia Motors, o mesmo que há alguns anos, praticamente parou de operar no Brasil. Por outro lado, temos um modelo Honda que, só ele, já ostenta 17 anos de mercado nacional contando ainda com o respaldo da melhor rede de assistência técnica do país, segundo a revista Quatro Rodas na pesquisa “Os Eleitos 2008”.
A Honda ainda tem um trunfo muito importante: sua rede de concessionárias. No Brasil a marca conta com 145 lojas oferecendo serviços de ótima qualidade e atendimentos exclusivos, enquanto que a Hyundai oferece apenas 123 concessionárias.
Ainda é muito importante ressaltar que a Honda está fixada no Brasil há nada menos que três décadas contando com uma fábrica na região de Sumaré, interior de São Paulo, onde são produzidos os modelos Civic, Fit e Civic Si. Já a Hyundai ainda está caminhando e recentemente começou a fabricar o SUV Tucson no Brasil, em sua fábrica de Anápolis (GO). Porém, em janeiro de 2009, a marca anunciou a desistência de construir sua segunda fábrica no Brasil, em Piracicaba (SP), anunciada em setembro de 2008 com capacidade para 100.000 automóveis por ano.
Mercado de Vendas
Uma das maiores surpresas do mercado nos últimos meses é o Honda Accord. Até o ano passado, o modelo atuava como um figurante no segmento dos sedans grandes chegando a vender 1.429 unidades de suas duas versões ao longo do ano, contando com um market share de 8,93% no mercado. Junto a isso, os números de vendas mensais, em torno de 80 unidades, não animavam muito e provavam que o Hyundai Azera nadava de braçadas apresentando um resultado final anual de 4.579 unidades emplacadas e contando ainda com um market share de 28,62% num mercado onde briga com Mercedes Benz C200, Kia Cerato, VW Passat, entre outros.
Esse ano, porém, a Honda começa a dar respostas, ganhando a segunda colocação no mercado de sedans grandes passando a obter um market share de 9,72%, atrás apenas da Hyundai com 33,16%. SE O CARA FOSSE INTELIGENTE NÃO COLOCAVA ISTO COMO PROPAGANDA. VEJAMOS: HONDA AUMENTOU PARTICIPAÇÃO EM MÍSEROS 0,70 PONTOS PERCENTUAIS, HYUNDAI AUMENTOU EM 4,9 PONTOSE os números surpreendem. Se antes a marca comercializava em média 80 unidades de Honda Accord, atualmente, mesmo em época de crise financeira, esse panorama mudou e a marca emplacou 160 unidades em fevereiro, 218 unidades em março e, até a metade de abril, já contabilizava 80 emplacamentos. Os números de março, inclusive, representam um marco para a Honda que ainda por cima viu seu modelo crescer 431%, enquanto que todo o segmento da indústria cresceu apenas 75%. Por isso, no acumulado do ano, o Honda Accord já conta com 532 unidades emplacadas ficando atrás do Hyundai Azera com 1.815 emplacamentos.
O modelo coreano, porém, também vem obtendo crescimentos expressivos no mercado e caminha para um novo recorde de emplacamentos nesse mês, visto que até a metade de abril, segundo dados da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Hyundai já havia emplacado 557 unidades, sendo que no fechamento do mês anterior, a marca já havia obtido recorde de vendas ao conseguir emplacar 637 modelos, obtendo assim, um market share de 33,16%.
O fato é que ambos os modelos estão crescendo em vendas, porém, o modelo Honda, pelos números do ano de 2008, mostra-se com ainda mais vigor nessa acirrada disputa, deixando modelos tradicionais na categoria para trás.
Revisões
Hyundai
Honda
10 mil
R$390,00
R$160,00
20 mil
R$900,00
R$255,00
30 mil
R$810,00
R$340,00
Outro item que deve ser levado em consideração por um consumidor de automóvel zero quilômetro são as revisões dos 10 mil, 20 mil e 30 mil km. Nessas revisões são trocados alguns itens essenciais como óleo e o filtro de óleo, além de serem executados procedimentos básicos como balanceamento, alinhamento, entre outros serviços oferecidos dependendo da marca.
Em uma pesquisa realizada junto a três concessionárias Honda e outras três da Hyundai no Estado de São Paulo, constatou-se que o proprietário do modelo coreano, além de sofrer com os valores abusivos nas peças de reposição, também será surpreendido durante as revisões programadas.
A primeira revisão do Hyundai Azera, já parte de R$390,00 enquanto que o mesmo serviço executado no Honda Accord custa em média R$160,00. E se essa diferença já surpreende, afinal, falamos de carros semelhantes, a partir da segunda revisão nota-se o tamanho do problema que o proprietário do Azera irá absorver, uma vez que o custo do serviço é de “singelos” R$900,00. Ponto para a Honda que oferece um serviço praticamente igual por apenas R$255,00. Vale lembrar que esse é o valor das revisões básicas dos carros. E não as completas que podem encarecer ainda mais o trabalho.
Por fim, a terceira revisão e uma das mais importantes, visto que o carro já estará com 30 mil quilômetros rodados, novamente tem um valor bem acima pelo lado da Hyundai que cobra R$810,00 de seus clientes para efetuar o serviço. A Honda, por sua vez, efetua o trabalho por R$340,00.
Além dos altos valores cobrados nas revisões do Hyundai Azera, não podemos deixar de levar em conta que o serviço de assistência técnica da Honda é considerado, atualmente, como o melhor do país, segundo a revista Quatro Rodas na pesquisas “Os Eleitos 2008”, enquanto que a Hyundai figura apenas na sétima posição. Com certeza o cliente levará isso em questão na hora de tirar dúvidas. Portanto, utilize esse argumento para efetuar sua venda. E mais: lembre-se que a Honda oferece nada menos que 145 concessionárias. Já a Hyundai, apenas 123!
Dimensões
Os dois modelos surpreendem pelo visual e agradam tanto apreciadores de automóveis com aspectos mais agressivos como é o caso do Honda Accord, quanto os consumidores de veículos dotados de um toque de luxo e estilo com o Hyundai Accord.
Por se tratarem de sedans clássicos, ambos contam com dimensões imponentes e podem se tornar um complicador para se locomover em cidades como São Paulo, Curitiba ou Rio de Janeiro, grandes centros urbanos, em que um carro desse porte pode encontrar alguma dificuldade para trafegar. No entanto, o luxo é tanto que essas complicações quase não são percebidas.
Mas se o seu cliente for alguém crítico, sempre é bom ter os números como argumentos. Há sempre a possibilidade de que uma compra seja efetuada após o cliente constatar que terá menos dor de cabeça com determinado carro.
Hyundai Azera
Honda Accord
Comprimento Total (mm):
4.895
4.935
Largura – carroceria (mm):
1.865
1.845
Altura (mm):
1.490
1.475
Distância entre eixos (mm):
2.780
2.800
Peso (Kg):
1.640
1.472 (LX) e 1635 (EX V6)
Capacidade do tanque de combustível (L):
75
70
Volume para bagagem (L):
469
453
Apesar de tanta propaganda sobre ter mais espaço que um BMW Série 7, como é veiculado na imprensa, o Hyundai Azera não consegue ser mais espaçoso que o Honda Accord. E se o cliente não concordar com isso, apresente os números. O Accord tem uma distância entre eixos de 2.800 mm, enquanto que o Hyundai Azera oferece apenas 2.780 mm. PIADA NÉ, 2 CM APENAS E ALARDEAM COMO UMA GRAAANNNDDEEE DIFERENÇA
Além disso, o sedan japonês venceu seu rival da Coréia do Sul em quase todos os quesitos do campo dimensões como é o caso da largura e altura, o que, em cidades grandes, pode incomodar. O peso também é menor para o Accord, tanto em sua versão de seis cilindros como no modelo 2.0 de entrada, garantindo respostas mais rápidas e menos consumo de combustível.
Pelo lado da Hyundai, há também alguns benefícios, a começar pelo comprimento do carro, cerca de 40 mm menor, mas que pode ser um diferencial na escolha do cliente. Outros destaques do Azera ficam no campo de capacidade do tanque de combustível, oferecendo 75 litros e possibilitando uma maior autonomia, além de um porta-malas maior garantindo 469 litros para bagagens e cargas.
Créditos
O conteúdo desse material foi produzido pelo jornalista Rodolfo Parisi, segundo estudos realizados utilizando as revistas Quatro Rodas, Auto Esporte, Carro, Car Magazine e Car & Driver, publicadas em 2008 e 2009. A pesquisa também utilizou como base de dados informações coletadas pela ANFAVEA e FENABRAVE.


Última edição por Obsevador-CWB em Qua Mar 31, 2010 11:34 am, editado 5 vez(es)

Obsevador-CWB

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"Manual" da própria Honda sobre como vender Accord (comparando com Azera) Empty Re: "Manual" da própria Honda sobre como vender Accord (comparando com Azera)

Mensagem  alix Ter Mar 30, 2010 9:24 am

A diferença de preços para as peças impressiona, realmente estamos em uma desvantagem tremenda frente a Accord e Fusion. Mas o fato é que ecomizamos muito na hora de escolher o Azera, 15 mil em relação ao Fusion e 50 mil em relação ao Accord. De modo que, se gastamos mais com as peças, ainda assim estamos em vantagem, sobretudo em relação ao Accord. Vejam:

Ranking de vendas Fenabrave de fevereiro 2010:

71 AZERA 398
(...)
(...)
(...)
(...)
(...)
(...)
(...)
(...)
233 ACCORD 1

Ou seja, mesmo com todas essas vantagens na hora da revisão, da compra de peças, no status da marca Honda, dentre outras, o consumidor não aceita pagar quase o preço de 2 Azeras para ter um Accord v6!
O Fusion, por 95 mil, ainda dá pra pensar, mas ainda assim não chega aos pés em custo-benefício.

PS: diferentemente do que diz o texto, o mais alto é o Azera (por 1,5 cm).

alix

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"Manual" da própria Honda sobre como vender Accord (comparando com Azera) Empty Re: "Manual" da própria Honda sobre como vender Accord (comparando com Azera)

Mensagem  Anax Ter Mar 30, 2010 4:15 pm

Esse texto é pra leigo. Quanta bosta escrita junta ao ver na parte que ele menciona:

"Já no sistema de frenagem o páreo é duro, uma vez que ambos os modelos recebem tecnologia de ponta para garantir a segurança total de seus ocupantes. O Hyundai Azera vem equipado com freios a disco nas quatro rodas, dotados das tecnologias ABS (Antilock Braking System), BAS (Brake Assist System) e ESP (Electronic Stability Program).
O modelo Honda, porém, ganha nesse quesito ao apresentar ABS (Antilock Braking System), EBD (Electronic Brake Distribution), além do já conhecido VSA (Vehicle Stability Assist), utilizado nos modelos Civic EXS e Si, garantindo mais segurança em situações extremas onde há perda de tração.
Essa última tecnologia não é oferecida nem como opcional no Hyundai Azera, garantindo ainda mais modernidade ao modelo Honda.

Ora, ora, o controle eletrônico de estabilidade, que a Honda chama de VSA, é o mesmíssimo ESP, que o texto afirma, capciociosamente, à sorrelfa e à socapa, não ter no Azera, mas que o autor afirma que o Azera possui, ainda que batizado com outro nome. Se até um carreco como o Civic EXs ou Si têm ESP. Quem escreveu a matéria deveria atentar que o Azera tem mais itens de série, principalmente de segurança, que o Accord, seja na versão V6 ou no ridículo 4 cilindros.

Outra coisa ridícula, o tal custo das manutenções. O cara afirma serem muitas caras as revisões no Azera, mas não menciona que um Accord V6 custa "apenas" duas vezes o que custa o Azera, já que o preço de tabela do V6, este o verdadeiro concorrente do coreano, custa "singelos" 145k. Só com o rendimento da aplicação da diferença dos valores dos carros dá pra fazer revisão até os 100.000km, tranquilamente.
Eu ri com essa matéria.

Anax

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Mensagem  alix Ter Mar 30, 2010 5:57 pm

É realmente engraçada a tentativa dessas marcas nipônicas de justificar o preço mais alto do carro deles com base em precinhos de peças, de que a gente muito eventualmente precisará; de revisões que você faz uma vez por ano; e de uma reputação que dizem superior, mas que, no fim das contas, não serve pra p* nenhuma.
O nipônico desvaloriza do mesmo jeito (o que é muito pior no caso deles, que pagaram uma fortuna a mais); e, se faltar peça, o dono vai ficar por uns dias na mão, também do mesmo jeito, por se tratar de um importado.

Pra sacramentar a má-fé dos sujeitos, jamais mencionam que o carro deles custa praticamente o mesmo do que o Azera nos Estados Unidos!

alix

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Mensagem  Anax Qua Mar 31, 2010 10:01 am

O Observador destacou muito bem outros pontos absurdos na matéria. Esse Accord com 4 cilindros é uma piada de mau gosto, diga-se. Esse carro tem um motorzinho que faz o carro andar junto com Corsa 1.4 e olhe lá (eu não me arriscaria a tomar um coro), tem um preço pra lá de absurdo e, na frente do Azera, seja este qual versão for, é peladíssimo, ainda que agora venha com banco elétrico (só do motorista) e ar digital duas zone. Enfim, uma péssima compra, pois deveria custar no máximo uns 70k, isso considerando que a gente mora nesse "paraíso" chamado Brasil. Mas quem quiser rasgar dinheiro, pode comprá-lo.

Anax

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Mensagem  Anax Qua Mar 31, 2010 10:04 am

alix escreveu:A diferença de preços para as peças impressiona, realmente estamos em uma desvantagem tremenda frente a Accord e Fusion. Mas o fato é que ecomizamos muito na hora de escolher o Azera, 15 mil em relação ao Fusion e 50 mil em relação ao Accord. De modo que, se gastamos mais com as peças, ainda assim estamos em vantagem, sobretudo em relação ao Accord. Vejam:

Ranking de vendas Fenabrave de fevereiro 2010:

71 AZERA 398
(...)
(...)
(...)
(...)
(...)
(...)
(...)
(...)
233 ACCORD 1

Ou seja, mesmo com todas essas vantagens na hora da revisão, da compra de peças, no status da marca Honda, dentre outras, o consumidor não aceita pagar quase o preço de 2 Azeras para ter um Accord v6!
O Fusion, por 95 mil, ainda dá pra pensar, mas ainda assim não chega aos pés em custo-benefício.

PS: diferentemente do que diz o texto, o mais alto é o Azera (por 1,5 cm).
Só no Brasil mesmo a Honda é considerada uma "grife". Fala sério. A única coisa ruim por trás da Hyundai se chama CAÔ, que de fato é UMA GRANDE PORCARIA, de resto é tudo a mesma coisa. Mané mesmo é quem fica defendendo marca A ou B, como se alguma montadora pagasse o salário de quem as defende.

Anax

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