Azera Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chip no novo Azera

2 participantes

Ir para baixo

Chip no novo Azera Empty Chip no novo Azera

Mensagem  Therion Qua Nov 13, 2013 4:50 pm

Estava pensando em melhorar o torque do Azera em baixa com um chip (melhorar a saída, já que o câmbio é longo e o motor fraco em baixa)... depois de muito ler, descobri que isso simplesmente não existe... se alguém puder provar o contrário desta matéria, agradeço:

http://www.cmracing.com.br/chip.htm

Therion

Mensagens : 30
Data de inscrição : 06/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Chip no novo Azera Empty Funcionar funciona.....

Mensagem  Obsevador-CWB Qui Nov 14, 2013 8:21 am

http://ecutuninggroup.com/galleries/dyno-sheets

Procure no google ECU TUNING e verá empresas bastante sérias que mostram seus resultados. MAS....porém..contudo..todavia... os gringos são mais honestos. A chipagem pode aumentar sim potência E torque, mas em valores bastante modestos.
Notoriamente o pessoal anda querendo mais desempenho da EVOQUE. Me dá calafrios só de pensar em pegar um L4 turbinado e ainda mecher nas configurações originais do fabricante. Quero ver a durabilidade. Os TSi da VW e o mesmo motor da Evoque, presente nos Fusion estão aí demonstrando que sofrem bastante com a mijolina. No manual de ambos está escrito: USAR GASOLINA COM NENHUM OU POUCO TEOR DE ENXOFRE. Se a mudança para 30ppm de enxofre funcionar para 2014 tudo bem. Por enquanto o ideal seria a Podium para estes motores. Lembre que a injeção diretamente na cãmara de combustão elimina o "poder de limpeza" da gasolina atravessando as válvulas.
Conheço casos em Curitiba onde o carro foi colocado 5X no dino antes e 5X depois de chipar, e o ganho foi de míseros 2CV em motor com iniciais 150 cv. A história de aumento de 10% como dizem por aí, ou umnúmero fixo de 8CV é balela.
A eletrônica atual já retira bastante desempenho dos motores. Ajustando vazão de combustível e ar em virtude de inúmeros fatores: temperatura ambiental, qualidade da queima, qualidade do combustível e por aí vai. Melhorar isso só se houvesse grandes alterações como atrasos maiores na ignição etc e tal. Mas cada ajuste em uma ponta provoca desajuste na outra. De que adianta maior potência e batida de pino por exemplo ?
Detalhes:
1- Na maioria dos casos a potência máxima ocorre em giros fora do uso "normal" - uma curva de potência mais "adiantada" seria interessante;
2- O torque então, mais difícil ainda de se conseguir grandes melhorias;
3- Há até soluções desconhecidas no Brasil (nos EUA há filtros tipo KN acoplados a pequenos compressores/ventoinhas - o que sobrealimentaria o motor)
4- Há dispositivos onde vc coloca gelo seco e as mangueiras de ar e combustível passam por ali -- na teoria tornaria ar e líquidos mais densos -- o que aumentaria o volume de ambos. Fico pensando: gelo seco é barato, mas imagine a trabalheira de sair comprando e colocando isto toda vez que precise ou queira maiores potências. "Eu vou logo ali comprar um saco de gelo para poder viajar melhor...rsrsrsr"
5- NOX funciona bem para caramba. O óxido nitroso fornece uma quantidade "extra" de comburente = oxigênio. Curtos períodos é uma maravilha, mas você deve andar com uma pequena bomba no carro.
E ainda tem os milagrosos, que por "indução magnética e alinhamento dos átomos do combustível" tronaria a queima mais eficaz. Esses são loucura total, eu perguntaria para o idealizador se ele possui ideia da pressão de injeção e da "bagunça" que é a vaporização.
Putz...escrevi muito.....voltemos ao chip.
Se decidir instalar o procedimento é simples e reversível. Para atestar o funcionamento também é fácil. Meça primeiro com o chip de potência instalado. Mais de uma medição. DEPOIS volte o chip original e meça de novo. Nesta ordem, se houver melhora, o chip funciona.
Para mim não servem, estou satisfeito com o meu 3.3l. As diferenças não são gritantes e podem estar mais no campo da impressão. É como colocar o carro no litoral. A maior concentração do ar faz ele funcionar melhor, consumir menos etc e tals... mas tudo irrisório.

Obsevador-CWB

Mensagens : 694
Data de inscrição : 06/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Chip no novo Azera Empty Re: Chip no novo Azera

Mensagem  Therion Seg Nov 18, 2013 8:30 pm

Obsevador-CWB escreveu:http://ecutuninggroup.com/galleries/dyno-sheets

Para mim não servem, estou satisfeito com o meu 3.3l. As diferenças não são gritantes e podem estar mais no campo da impressão. É como colocar o carro no litoral. A maior concentração do ar faz ele funcionar melhor, consumir menos etc e tals... mas tudo irrisório.
Muito boa sua resposta, agradeço o tempo gasto com isso!

Ttambém li em outros lugares sobre o assunto e já desisti... após mais uns dias com o carro, cheguei a conclusão que ele anda pra caramba sim... estava meio "biased" por ter lido muito ANTES de testar o carro... é muito exagero dizer que "o motor é fraco em baixa, ainda mais com o câmbio tão longo". Depois de testar muito, já estou convencido do contrário e não vou fuçar nele. Já estou BEM feliz com a performance!


Therion

Mensagens : 30
Data de inscrição : 06/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Chip no novo Azera Empty Re: Chip no novo Azera

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos