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Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009

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Mensagem  JB Seg Jun 02, 2014 4:17 pm

Recentemente, por curiosidade, fui olhar o intervalos de revisão para o meu Azera 2009. Me chamou a atenção que o óleo(ou fluido) do cambio automático deveria ser trocado a cada 40.000 km(em caso de uso severo ate em intervalos menores). Fui checar as notas de revisão que fiz no meu carro(que tem agora 50.000km) e percebi que o óleo da transmissão automática nunca foi trocado. Ao conversar com outros donos de Azera recebi a mesma resposta. Não satisfeito fui conversar com outros donos de automóveis de outras montadoras e a resposta foi a mesma, ninguém troca o óleo da transmissão automática em revisões(se alguém ouvir diferente me avise).

Fui pesquisar sobre o assunto e descobri que o óleo na transmissão automática tem 4 funções: lubrificação, limpeza, térmica e mecânica. Que com o passar do tempo o óleo vai perdendo essas funções e o cambio passa a ter desgaste maior, assim como, seu funcionamento piorado. Na minha pesquisa descobri que o fluido tem sim que ser trocado, não tão frequentemente quanto o óleo do motor, mas que há sim a necessidade de sua troca. Como meu carro esta saindo da garantia, resolvi pesquisar sobre a sua troca.

O cambio leva aproximadamente 11 litros de óleo ATF. Liguei na concessionaria para saber a especificação correta e depois de 3 pessoas, ouvi dizer a especificação correta e a o mecânico dizer que não executavam a troca na unidade da Gastão Vidigal em São Paulo SP porque não tinham uma maquina correta. Cheguei a conclusão que apenas o óleo me custaria na casa dos R$ 500,00 comprando no MercadoLivre que e mais barato.

Entretanto, aquele negocio de maquina para troca me deixou curioso e liguei em uma oficina especializada em cambio automático. Fui informado que ao drenar o óleo, você tira no máximo 70% ou 80% do óleo de dentro da caixa, o restante fica armazenado do conversor de torque e não drena. Com a maquina especial, você consegue substituir 98% do óleo e com isso contamina melhor o novo óleo. Perguntei quanto custaria a troca naquela oficina e para a minha surpresa, R$ 1.500,00 aprox. sendo que R$ 400,00 apenas de mão de obra.

Os amigos aqui no forum devem estar se perguntando porque eu fiz este post. Na verdade, quis avisar a todos sobre um tema que a midia especializada e as oficinas não tocam, pois o custo e muito alto. Talvez a Hyundai esteja exagerando ao sugerir a troca a cada 40.000 km... mas se nao for 40.000 km com certeza nao e mais que 100.000 km. E tem muito carro automático rodando por ai com óleo que veio de fabrica, transformando seu cambio em uma bomba relógio caríssima.

Mais uma vez, a titulo de curiosidade, o cambio automático tem filtro de óleo também e se esse entope pode dar desde um mal funcionamento ate falta de lubrificação ou super aquecimento e danificar gravemente sua transmissão.

Se ver algo de errado no que escrevi, favor me corrigir. Se alguém tiver uma solução mais barata ou dica de oficina de confiança que faca a um custo melhor, agradeço... rs

Alguém ja trocou o óleo da transmissão? Quanto gastou?

JB

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Mensagem  arianoneves Seg Jun 02, 2014 5:41 pm

Jose Bettencourt escreveu:Recentemente, por curiosidade, fui olhar o intervalos de revisão para o meu Azera 2009. Me chamou a atenção que o óleo(ou fluido) do cambio automático deveria ser trocado a cada 40.000 km(em caso de uso severo ate em intervalos menores). Fui checar as notas de revisão que fiz no meu carro(que tem agora 50.000km) e percebi que o óleo da transmissão automática nunca foi trocado. Ao conversar com outros donos de Azera recebi a mesma resposta. Não satisfeito fui conversar com outros donos de automóveis de outras montadoras e a resposta foi a mesma, ninguém troca o óleo da transmissão automática em revisões(se alguém ouvir diferente me avise).

Fui pesquisar sobre o assunto e descobri que o óleo na transmissão automática tem 4 funções: lubrificação, limpeza, térmica e mecânica. Que com o passar do tempo o óleo vai perdendo essas funções e o cambio passa a ter desgaste maior, assim como, seu funcionamento piorado. Na minha pesquisa descobri que o fluido tem sim que ser trocado, não tão frequentemente quanto o óleo do motor, mas que há sim a necessidade de sua troca. Como meu carro esta saindo da garantia, resolvi pesquisar sobre a sua troca.

O cambio leva aproximadamente 11 litros de óleo ATF. Liguei na concessionaria para saber a especificação correta e depois de 3 pessoas, ouvi dizer a especificação correta e a o mecânico dizer que não executavam a troca na unidade da Gastão Vidigal em São Paulo SP porque não tinham uma maquina correta. Cheguei a conclusão que apenas o óleo me custaria na casa dos R$ 500,00 comprando no MercadoLivre que e mais barato.

Entretanto, aquele negocio de maquina para troca me deixou curioso e liguei em uma oficina especializada em cambio automático. Fui informado que ao drenar o óleo, você tira no máximo 70% ou 80% do óleo de dentro da caixa, o restante fica armazenado do conversor de torque e não drena. Com a maquina especial, você consegue substituir 98% do óleo e com isso contamina melhor o novo óleo. Perguntei quanto custaria a troca naquela oficina e para a minha surpresa, R$ 1.500,00 aprox. sendo que R$ 400,00 apenas de mão de obra.

Os amigos aqui no forum devem estar se perguntando porque eu fiz este post. Na verdade, quis avisar a todos sobre um tema que a midia especializada e as oficinas não tocam, pois o custo e muito alto. Talvez a Hyundai esteja exagerando ao sugerir a troca a cada 40.000 km... mas se nao for 40.000 km com certeza nao e mais que 100.000 km. E tem muito carro automático rodando por ai com óleo que veio de fabrica, transformando seu cambio em uma bomba relógio caríssima.

Mais uma vez, a titulo de curiosidade, o cambio automático tem filtro de óleo também e se esse entope pode dar desde um mal funcionamento ate falta de lubrificação ou super aquecimento e danificar gravemente sua transmissão.

Se ver algo de errado no que escrevi, favor me corrigir. Se alguém tiver uma solução mais barata ou dica de oficina de confiança que faca a um custo melhor, agradeço... rs

Alguém ja trocou o óleo da transmissão? Quanto gastou?

Pois é, já tinha observado esse prazo de 40mil km para uso severo. Li também que em uso "normal" precisa trocar depois de 200mil. Para saber se o óleo ainda está bom, basta medir o nível e observar se a cor ainda continua (meio rosa), pois se sofreu muito calor a cor escurece, se estiver marrom como um melado foi porque está contaminado por agua.

Penso em trocar também, já tive um corolla que quando completou 100mil eu troquei, não sei como a oficina fez, mas acredito que foi apenas drenando o antigo e colocando o novo (não sabia desse lance de 70%).

Repito a pergunta do amigo: Alguém aqui já trocou?

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Mensagem  Luciano Voigt Seg Jun 02, 2014 7:31 pm

Boa noite!

O meu é 2009 e foi trocado com 100 e 200 mil Km na Caoa de Limeira, mas não ficou esse valor todo só o oleo de cambio. A ultima de 200 mil Km ficou quase R$ 1000,00, mas está incluso oleo de cambio, motor, filtros, mão de obra, etc....

Espero ter ajudado.

Abraços.

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Mensagem  JB Seg Jun 02, 2014 11:21 pm

Jose Bettencourt escreveu:Recentemente, por curiosidade, fui olhar o intervalos de revisão para o meu Azera 2009. Me chamou a atenção que o óleo(ou fluido) do cambio automático deveria ser trocado a cada 40.000 km(em caso de uso severo ate em intervalos menores). Fui checar as notas de revisão que fiz no meu carro(que tem agora 50.000km) e percebi que o óleo da transmissão automática nunca foi trocado. Ao conversar com outros donos de Azera recebi a mesma resposta. Não satisfeito fui conversar com outros donos de automóveis de outras montadoras e a resposta foi a mesma, ninguém troca o óleo da transmissão automática em revisões(se alguém ouvir diferente me avise).

Fui pesquisar sobre o assunto e descobri que o óleo na transmissão automática tem 4 funções: lubrificação, limpeza, térmica e mecânica. Que com o passar do tempo o óleo vai perdendo essas funções e o cambio passa a ter desgaste maior, assim como, seu funcionamento piorado. Na minha pesquisa descobri que o fluido tem sim que ser trocado, não tão frequentemente quanto o óleo do motor, mas que há sim a necessidade de sua troca. Como meu carro esta saindo da garantia, resolvi pesquisar sobre a sua troca.

O cambio leva aproximadamente 11 litros de óleo ATF. Liguei na concessionaria para saber a especificação correta e depois de 3 pessoas, ouvi dizer a especificação correta e a o mecânico dizer que não executavam a troca na unidade da Gastão Vidigal em São Paulo SP porque não tinham uma maquina correta. Cheguei a conclusão que apenas o óleo me custaria na casa dos R$ 500,00 comprando no MercadoLivre que e mais barato.

Entretanto, aquele negocio de maquina para troca me deixou curioso e liguei em uma oficina especializada em cambio automático. Fui informado que ao drenar o óleo, você tira no máximo 70% ou 80% do óleo de dentro da caixa, o restante fica armazenado do conversor de torque e não drena. Com a maquina especial, você consegue substituir 98% do óleo e com isso contamina melhor o novo óleo. Perguntei quanto custaria a troca naquela oficina e para a minha surpresa, R$ 1.500,00 aprox. sendo que R$ 400,00 apenas de mão de obra.

Os amigos aqui no forum devem estar se perguntando porque eu fiz este post. Na verdade, quis avisar a todos sobre um tema que a midia especializada e as oficinas não tocam, pois o custo e muito alto. Talvez a Hyundai esteja exagerando ao sugerir a troca a cada 40.000 km... mas se nao for 40.000 km com certeza nao e mais que 100.000 km. E tem muito carro automático rodando por ai com óleo que veio de fabrica, transformando seu cambio em uma bomba relógio caríssima.

Mais uma vez, a titulo de curiosidade, o cambio automático tem filtro de óleo também e se esse entope pode dar desde um mal funcionamento ate falta de lubrificação ou super aquecimento e danificar gravemente sua transmissão.

Se ver algo de errado no que escrevi, favor me corrigir. Se alguém tiver uma solução mais barata ou dica de oficina de confiança que faca a um custo melhor, agradeço... rs

Alguém ja trocou o óleo da transmissão? Quanto gastou?

Depois que escrevi este post, fiquei em duvida sobre a kilometragem do manual. Ao chegar em casa fui ver e nao é 40.000km e sim a cada 30.000 km(ou 15.000 uso servero). Quem quiser confirmar, ver na pag 5-4 do manual.

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Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009 Empty Re: Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009

Mensagem  JB Seg Jun 02, 2014 11:33 pm

arianoneves escreveu:
Jose Bettencourt escreveu:Recentemente, por curiosidade, fui olhar o intervalos de revisão para o meu Azera 2009. Me chamou a atenção que o óleo(ou fluido) do cambio automático deveria ser trocado a cada 40.000 km(em caso de uso severo ate em intervalos menores). Fui checar as notas de revisão que fiz no meu carro(que tem agora 50.000km) e percebi que o óleo da transmissão automática nunca foi trocado. Ao conversar com outros donos de Azera recebi a mesma resposta. Não satisfeito fui conversar com outros donos de automóveis de outras montadoras e a resposta foi a mesma, ninguém troca o óleo da transmissão automática em revisões(se alguém ouvir diferente me avise).

Fui pesquisar sobre o assunto e descobri que o óleo na transmissão automática tem 4 funções: lubrificação, limpeza, térmica e mecânica. Que com o passar do tempo o óleo vai perdendo essas funções e o cambio passa a ter desgaste maior, assim como, seu funcionamento piorado. Na minha pesquisa descobri que o fluido tem sim que ser trocado, não tão frequentemente quanto o óleo do motor, mas que há sim a necessidade de sua troca. Como meu carro esta saindo da garantia, resolvi pesquisar sobre a sua troca.

O cambio leva aproximadamente 11 litros de óleo ATF. Liguei na concessionaria para saber a especificação correta e depois de 3 pessoas, ouvi dizer a especificação correta e a o mecânico dizer que não executavam a troca na unidade da Gastão Vidigal em São Paulo SP porque não tinham uma maquina correta. Cheguei a conclusão que apenas o óleo me custaria na casa dos R$ 500,00 comprando no MercadoLivre que e mais barato.

Entretanto, aquele negocio de maquina para troca me deixou curioso e liguei em uma oficina especializada em cambio automático. Fui informado que ao drenar o óleo, você tira no máximo 70% ou 80% do óleo de dentro da caixa, o restante fica armazenado do conversor de torque e não drena. Com a maquina especial, você consegue substituir 98% do óleo e com isso contamina melhor o novo óleo. Perguntei quanto custaria a troca naquela oficina e para a minha surpresa, R$ 1.500,00 aprox. sendo que R$ 400,00 apenas de mão de obra.

Os amigos aqui no forum devem estar se perguntando porque eu fiz este post. Na verdade, quis avisar a todos sobre um tema que a midia especializada e as oficinas não tocam, pois o custo e muito alto. Talvez a Hyundai esteja exagerando ao sugerir a troca a cada 40.000 km... mas se nao for 40.000 km com certeza nao e mais que 100.000 km. E tem muito carro automático rodando por ai com óleo que veio de fabrica, transformando seu cambio em uma bomba relógio caríssima.

Mais uma vez, a titulo de curiosidade, o cambio automático tem filtro de óleo também e se esse entope pode dar desde um mal funcionamento ate falta de lubrificação ou super aquecimento e danificar gravemente sua transmissão.

Se ver algo de errado no que escrevi, favor me corrigir. Se alguém tiver uma solução mais barata ou dica de oficina de confiança que faca a um custo melhor, agradeço... rs

Alguém ja trocou o óleo da transmissão? Quanto gastou?

Pois é, já tinha observado esse prazo de 40mil km para uso severo. Li também que em uso "normal" precisa trocar depois de 200mil. Para saber se o óleo ainda está bom, basta medir o nível e observar se a cor ainda continua (meio rosa), pois se sofreu muito calor a cor escurece, se estiver marrom como um melado foi porque está contaminado por agua.

Penso em trocar também, já tive um corolla que quando completou 100mil eu troquei, não sei como a oficina fez, mas acredito que foi apenas drenando o antigo e colocando o novo (não sabia desse lance de 70%).

Repito a pergunta do amigo: Alguém aqui já trocou?

Pelo que eu li e conversei sobre o assunto, a simples analise visual da cor do oleo nao e suficiente para ter certeza que esta tudo bem com ele. Claro, se ele estiver escuro pode ter sido contaminado por agua do sist. de arrefecimento e ai nao e simplesmente trocar mas localizar o vazamento e por isso a inspecao e importante. O lance dos 70% (pode ser mais ou menos) e porque parte do oleo fica dentro do conversor de torque e nao escorre, pelo que vi, apenas escorre o que esta nas engrenagens/discos do cambio.

O que alguns fazem, e uma "lavagem" do cambio. Drenam todo oleo, colocam novo, liga e deixa funcionar um pouco, drena novamente e enche novamente com novo Alguns repetem 3 ou 4 vezes ate saiu limpinho. Mas ai, no caso do Azera vai gastar no minimo 22l de oleo o que nao vai custar menos de R$ 1.100,00, ja compensa usar a maquina e trocar 1x apenas.

Francamente acho exagerado trocar a cada 30.000km, mas a 60.0000 ou 80.000 km acho justo, claro sempre fazendo inspecoes. Quando for trocar, fiwue de olho no metodo.

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Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009 Empty Re: Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009

Mensagem  JB Seg Jun 02, 2014 11:42 pm

Luciano Peruchi escreveu:Boa noite!

O meu é 2009 e foi trocado com 100 e 200 mil Km na Caoa de Limeira, mas não ficou esse valor todo só o oleo de cambio. A ultima de 200 mil Km ficou quase R$ 1000,00, mas está incluso oleo de cambio, motor, filtros, mão de obra, etc....

Espero ter ajudado.

Abraços.

Luciano, e bem provavel que eles tenham apenas drenado ou oleo e colocado novo. Isso ate explicaria o custo total da revisao que ate que nao saiu caro. Se fosse trocar 100% do oleo da caixa, seria aprx. 11 litros o que daria uns R$ 550,00 so de oleo do cambio, como devem ter drenado e nao saiu tudo, usou menos oleo. Vale a pena dar uma conversada na Caoa e investigar. E claro que trocar 70% e melhor que nao trocar, mas a concessionaria deveria ser tecnicamente rigorosa quanto a um procedimento desses. Espero que tenham trocado o filtro do oelo da transmissao, da uma olhada na nota para checar depois.

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Mensagem  Alexhg Qua Jun 04, 2014 12:13 am

Nossa, não sabia sabia que era tão caro assim!
O meu está agora com 73mil km, não sabia destas informações, pra mim era pra trocar com 100milkm, como vou saber se o meu óleo está ruim? Olhei visualmente e ele está bem clarinho, mas tempos atrás estava com um comportamento errático na na estrada, dando trancos de segunda pra terceira, fui olhar era nível baixo do óleo, , parou, mas ainda rarissimas vezes ele da Tranco do nada, mas não preocupei por achar ser normal pois os trancos foram quando titubeei no acelerador.
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Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009 Empty Re: Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009

Mensagem  JB Qua Jun 04, 2014 8:13 am

Alexhg,

Não acho que o problema do seu carro seja troca de óleo da transmissão. Se o óleo esta baixo, deve ser completado sim, pois além de lubrificação ele também tem a função mecânica de acionar o conversor de torque(embreagem do cambio automático). Um amigo meu teve esse funcionamento estranho no cambio do Civic dele e resolveu colocando óleo no nível normal. Mas se ele começar a agir estranho, o problema pode estar nas solenoides(eletro válvulas) dentro do cambio controlam o funcionamento dele, ai so um mecânico especializado ou a concessionaria.

A única coisa que você deve prestar atenção é que via de regra, diferente do óleo do motor, óleo do cambio não deve baixar pois não há como o cambio consumi-lo em situação normal. Se ele começar a baixar, recomendo você levar o carro para dar uma olhada em um mecânico especializado ou concessionaria.

Quanto a troca, é cara sim e segundo manual é a cada 30.000 km. Eu acho exagerado, mas como a montadora da 5 anos de garantia, imagino que ela tenha sido rigorosa ao extremo para reduzir seu risco. Eu estou pensando em trocar o meu com 70.000  ou 80.000 km.

Alguém tem o manual do Azera modelo novo? Se tiver seria legal dar uma olhada se a montadora ainda recomenda troca a cada 30.000 km...

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Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009 Empty vareta de medição

Mensagem  harrisoncosta Ter Jul 15, 2014 7:35 am

onde fica a vareta de medição do azera motor 3.3 v6 ano 2010.2011


JB escreveu:Recentemente, por curiosidade, fui olhar o intervalos de revisão para o meu Azera 2009. Me chamou a atenção que o óleo(ou fluido) do cambio automático deveria ser trocado a cada 40.000 km(em caso de uso severo ate em intervalos menores). Fui checar as notas de revisão que fiz no meu carro(que tem agora 50.000km) e percebi que o óleo da transmissão automática nunca foi trocado. Ao conversar com outros donos de Azera recebi a mesma resposta. Não satisfeito fui conversar com outros donos de automóveis de outras montadoras e a resposta foi a mesma, ninguém troca o óleo da transmissão automática em revisões(se alguém ouvir diferente me avise).

Fui pesquisar sobre o assunto e descobri que o óleo na transmissão automática tem 4 funções: lubrificação, limpeza, térmica e mecânica. Que com o passar do tempo o óleo vai perdendo essas funções e o cambio passa a ter desgaste maior, assim como, seu funcionamento piorado. Na minha pesquisa descobri que o fluido tem sim que ser trocado, não tão frequentemente quanto o óleo do motor, mas que há sim a necessidade de sua troca. Como meu carro esta saindo da garantia, resolvi pesquisar sobre a sua troca.

O cambio leva aproximadamente 11 litros de óleo ATF. Liguei na concessionaria para saber a especificação correta e depois de 3 pessoas, ouvi dizer a especificação correta e a o mecânico dizer que não executavam a troca na unidade da Gastão Vidigal em São Paulo SP porque não tinham uma maquina correta. Cheguei a conclusão que apenas o óleo me custaria na casa dos R$ 500,00 comprando no MercadoLivre que e mais barato.

Entretanto, aquele negocio de maquina para troca me deixou curioso e liguei em uma oficina especializada em cambio automático. Fui informado que ao drenar o óleo, você tira no máximo 70% ou 80% do óleo de dentro da caixa, o restante fica armazenado do conversor de torque e não drena. Com a maquina especial, você consegue substituir 98% do óleo e com isso contamina melhor o novo óleo. Perguntei quanto custaria a troca naquela oficina e para a minha surpresa, R$ 1.500,00 aprox. sendo que R$ 400,00 apenas de mão de obra.

Os amigos aqui no forum devem estar se perguntando porque eu fiz este post. Na verdade, quis avisar a todos sobre um tema que a midia especializada e as oficinas não tocam, pois o custo e muito alto. Talvez a Hyundai esteja exagerando ao sugerir a troca a cada 40.000 km... mas se nao for 40.000 km com certeza nao e mais que 100.000 km. E tem muito carro automático rodando por ai com óleo que veio de fabrica, transformando seu cambio em uma bomba relógio caríssima.

Mais uma vez, a titulo de curiosidade, o cambio automático tem filtro de óleo também e se esse entope pode dar desde um mal funcionamento ate falta de lubrificação ou super aquecimento e danificar gravemente sua transmissão.

Se ver algo de errado no que escrevi, favor me corrigir. Se alguém tiver uma solução mais barata ou dica de oficina de confiança que faca a um custo melhor, agradeço... rs

Alguém ja trocou o óleo da transmissão? Quanto gastou?

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Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009 Empty Re: Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009

Mensagem  JB Sex Ago 01, 2014 11:04 am

Atualizando o tópico, vi um post em um fórum de Hyundais nos USA sobre troca de fluido da transmissão automática. Me pareceu básico mas ajuda a entender. Vou coloca-lo abaixo ja traduzido e depois colo o texto sem original abaixo:

Instruções para troca do fluido do cambio automático. Não serve para Genesis, Veracruz e Tucson 2010(aqui no Brasil provavelmente IX35).

1- Remova a vareta de medição do fluido.

2- Levante o veiculo e localize o bujão(parafuso) para drenagem do fluido(ver foto abaixo).
Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009 TranyPlug

3- Use uma chave ou soquete 15/16 para remover o bujão.

4- Uma vez removido, deixe o fluido sair totalmente e drenar a caixa. Importante: Há uma junta de vedação no bujão, guarde-a para usa-la posteriormente(ou compre uma nova na concessionaria). Na ponta do bujão há um ímã, aproveita para limpar qualquer resíduo de metais/limalha.

5- Recoloque o bujão no local(não há detalhes sobre que torque aplicar no bujão, mas seria legal descobrir).

6- Abaixe o veiculo com as 4 rodas tocando o solo.

7- Adicione o fluido novo. (Uma dica: Recolher o fluido em um recipiente e medir quanto fluido saiu. Na hora de recolocar, recoloque a mesma quantidade do novo, sempre parando e medindo na vareta)

8- Ligue o carro.

9- Com o carro parado, faca a seguinte sequencia: Coloque em D de deixe por 3 seg, N deixe por 3 seg, R e deixe por 3 seg, 1 e deixe por 3 seg, 2 e deixe por 3 seg. Volte para a posição N e chegue o nível do fluido na vareta. Você não precisara de passar o scaner(GDS), apenas deixe o veiculo funcionar por 15 min e complete o fluido ate a vareta indicar posição max com o motor quente.

10- De uma volta com o carro, pare e cheque o nível novamente.

O fórum apresenta intervalos de 168.000 km para efetuar a troca ou 48.000 km se uso severo. O manual no Brasil usa intevalos bastante diferentes.

Condições de uso severas:
- Transitar em curtas distancias repetidamente.
- Ficar parado no transito constantemente ou em baixa velocidade(aqui em São Paulo parece ser o caso)
- Dirigir mais de 50% do tempo em trafego pesado com temperaturas acima dos 32ºC
- Dirigir em temperaturas muito frias(abaixo de -18ºC). Aqui no Brasil impossível...
- Rebocar trailer
- Dirigir em áreas montanhosas constantemente.

Observações que o post não fez e eu acho importante questionar:

1- A troca do fluido em nenhum momento faz menção a troca do filtro. Talvez porque há necessidade de abrir o cárter do cambio e isso seja algo tecnicamente avançado para um usuário/mecânico iniciante ou intermediário. Mas eu pessoalmente acho importante considerar troca.

2- Busquem o fluido correto no Manual do proprietário e a marca tente falar com pelo menos 2 concessionarias antes de comprar. Não so o tipo mas também a marca do fluido homologado pela montadora é importante!

3- Considerem o intervalo de troca de fluido sempre o menor... Não sei se alguém prestou atenção, mas os itens marcados como "Condições severas" pela Hyundai, so deixa de fora aquele motorista que dirige em estradas em locais de temperaturas medias(RS, SC, PR no Outono/Inverno), de resto todo mundo acaba usando em "Condições severas".

4- Ate onde eu sei, parte do fluido velho ficara no conversor de torque e não drenara. Por isso, talvez seja necessário fazer este procedimento 2 ou 3 vezes. Faz o procedimento, anda uns 10km e faz novamente. Ate você ter um fluido limpinho. Fazendo isso, você usa o novo para misturar e tirar o velho que não drena. Não vai sair baratinho, mas não vai sair uma fortuna como quando você leva a uma oficina especializada em transmissão automática.

5- Eu mudei algumas coisas como o item 8 do original, prefiro ir colocando o fluido aos poucos e medindo do que colocar demais e depois ter que drenar.


Segue o post original em inglês:

Instructions one how to service your automatic transmission fluid.
Please note. These instructions are not for Genesis/Coupe,Veracruz and 2010 Tucson.


1. Remove the transmission dipstick.

2. Raise vehicle to obtain an remove the transmission drain plug.(Use jack stands)
Refer to this picture.
Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009 TranyPlug
3. You will need to remove this plug with a 15/16 wrench or socket.

4. Once the drain plug is removed allow all fluid to drain from transmission. NOTE: There is a seal on the plug,
You will need to reuse this seal. Also at this time clean the magnet on the drain plug.

5. Reinstall the drain plug in the transmission.

6. Lower car/truck (try to have on a level surface).

7. Its time to add your transmission fluid. I recommend Hyundai SP III fluid. Here is a TSB on this Click Here

8. Add your Transmission fluid an start car.

9. Run vehicle to D,N,R,1, then back to N leave vehicle in N, pull park brake an check fluid. Refer to this TSB Click Here
You will not need a GDS that is talks of,Just allow your vehicle run for about 15 min. Once warmed up adjust fluid to hot line.

10. Test drive then check transmission level again.

SERVICE CHANGE ATF
NORMAL 105,000 miles/84 months
SEVERE 30,000 miles/30 months

SEVERE DRIVING CONDITIONS:
• Repeated short distance driving
• Extensive idling or low speed operation
• More than 50% driving in heavy city traffic during hot weather above 90°F (32°C)
• Driving in very cold weather below 0°F (-18°C)
• Towing a trailer

• Driving in mountainous areas

http://www.myhyundaiforums.com/showthread.php?t=399


Última edição por JB em Sex Ago 01, 2014 12:34 pm, editado 2 vez(es)

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Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009 Empty Re: Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009

Mensagem  JB Sex Ago 01, 2014 11:16 am

Mais uma pequena, porem importante atualização sobre o filtro do Fluido do cambio automático...

Li em pelo menos 2 fóruns nos USA que o filtro do fluido do Azera é super difícil acessar. Teria que remover o cambio, desmonta-lo para acessar o filtro.

Nos fóruns dizem que as concessionarias nos USA não fazem a troca do filtro e que inclusive nem abrem o cambio(rsrsrs).

Sendo assim, talvez seja interessante fazer a troca do fluido, mas deixar para trocar o filtro quando o carro tiver uns 200.000... rs Ai você leva ele em uma oficina especializada em transmissão automática e gasta uma fortuna para eles baixarem o cambio, abri-lo e trocar o fluido.

O atenuante e que se tiver de fato aquele ímã no bujão do cárter, boa parte dos resíduos que poderiam parar no filtro param ali...

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JB

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Mensagem  JB Sex Ago 01, 2014 11:18 am

Fica do lado direito do motor, ao lado da bateria. Da uma olhada no manual que ele indica o local correto.

harrisoncosta escreveu:onde fica a vareta de medição do azera motor 3.3 v6 ano 2010.2011


JB escreveu:Recentemente, por curiosidade, fui olhar o intervalos de revisão para o meu Azera 2009. Me chamou a atenção que o óleo(ou fluido) do cambio automático deveria ser trocado a cada 40.000 km(em caso de uso severo ate em intervalos menores). Fui checar as notas de revisão que fiz no meu carro(que tem agora 50.000km) e percebi que o óleo da transmissão automática nunca foi trocado. Ao conversar com outros donos de Azera recebi a mesma resposta. Não satisfeito fui conversar com outros donos de automóveis de outras montadoras e a resposta foi a mesma, ninguém troca o óleo da transmissão automática em revisões(se alguém ouvir diferente me avise).

Fui pesquisar sobre o assunto e descobri que o óleo na transmissão automática tem 4 funções: lubrificação, limpeza, térmica e mecânica. Que com o passar do tempo o óleo vai perdendo essas funções e o cambio passa a ter desgaste maior, assim como, seu funcionamento piorado. Na minha pesquisa descobri que o fluido tem sim que ser trocado, não tão frequentemente quanto o óleo do motor, mas que há sim a necessidade de sua troca. Como meu carro esta saindo da garantia, resolvi pesquisar sobre a sua troca.

O cambio leva aproximadamente 11 litros de óleo ATF. Liguei na concessionaria para saber a especificação correta e depois de 3 pessoas, ouvi dizer a especificação correta e a o mecânico dizer que não executavam a troca na unidade da Gastão Vidigal em São Paulo SP porque não tinham uma maquina correta. Cheguei a conclusão que apenas o óleo me custaria na casa dos R$ 500,00 comprando no MercadoLivre que e mais barato.

Entretanto, aquele negocio de maquina para troca me deixou curioso e liguei em uma oficina especializada em cambio automático. Fui informado que ao drenar o óleo, você tira no máximo 70% ou 80% do óleo de dentro da caixa, o restante fica armazenado do conversor de torque e não drena. Com a maquina especial, você consegue substituir 98% do óleo e com isso contamina melhor o novo óleo. Perguntei quanto custaria a troca naquela oficina e para a minha surpresa, R$ 1.500,00 aprox. sendo que R$ 400,00 apenas de mão de obra.

Os amigos aqui no forum devem estar se perguntando porque eu fiz este post. Na verdade, quis avisar a todos sobre um tema que a midia especializada e as oficinas não tocam, pois o custo e muito alto. Talvez a Hyundai esteja exagerando ao sugerir a troca a cada 40.000 km... mas se nao for 40.000 km com certeza nao e mais que 100.000 km. E tem muito carro automático rodando por ai com óleo que veio de fabrica, transformando seu cambio em uma bomba relógio caríssima.

Mais uma vez, a titulo de curiosidade, o cambio automático tem filtro de óleo também e se esse entope pode dar desde um mal funcionamento ate falta de lubrificação ou super aquecimento e danificar gravemente sua transmissão.

Se ver algo de errado no que escrevi, favor me corrigir. Se alguém tiver uma solução mais barata ou dica de oficina de confiança que faca a um custo melhor, agradeço... rs

Alguém ja trocou o óleo da transmissão? Quanto gastou?

JB

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Mensagem  edson gastaldon Sex Ago 01, 2014 1:48 pm

Prezados.
Quando levei meu 2009 p/revisão de 40.000 km  verifiquei que não haviam trocado o óleo da transmissão automática. Imediatamente entrei em contato com a assistencia técnica da CAOA e me informaram que haviam alterado a frequencia de diversos ítens das respectivas revisões, e que os veículos com 4 e 5 marchas devem substituir o óleo da transmissão a cada 100.000 km, e os veículos com 6 marchas não existe a necessidade de substituição.
A nova tabela de frequencia das revisões dos veículos está disponível no seguinte site: http://img52.imageshack.us/img52/7492/tabelarevisocarrospasse.pdf
É um comunicado que a CAOA enviou aos clientes em outubro de 2010.

Um grande abraço.

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Mensagem  arianoneves Sex Ago 01, 2014 3:08 pm

JB escreveu:Mais uma pequena, porem importante atualização sobre o filtro do Fluido do cambio automático...

Li em pelo menos 2 fóruns nos USA que o filtro do fluido do Azera é super difícil acessar. Teria que remover o cambio, desmonta-lo para acessar o filtro.

Nos fóruns dizem que as concessionarias nos USA não fazem a troca do filtro e que inclusive nem abrem o cambio(rsrsrs).

Sendo assim, talvez seja interessante fazer a troca do fluido, mas deixar para trocar o filtro quando o carro tiver uns 200.000... rs Ai você leva ele em uma oficina especializada em transmissão automática e gasta uma fortuna para eles baixarem o cambio, abri-lo e trocar o fluido.

O atenuante e que se tiver de fato aquele ímã no bujão do cárter, boa parte dos resíduos que poderiam parar no filtro param ali...

Lendo e aprendendo!

Pois bem, li também que o filtro não necessita ser trocado, apesar do processo exigir a abertura do carter da transmissão, não é difícil, veja esse vídeo da troca do elantra que o cara mostra bem direitinho (https://www.youtube.com/watch?v=9Ly6cbbKa9A), acredito que no azera não seja tão diferente.

O problema da troca do óleo como já citaram é o fato de pouco óleo sair pelo bujão do carter, pois muito fica armazenado no conversor de torque. O procedimento é esse mesmo que você citou, porém falam para repetir o passo três vezes, pois assim troca-se quase todo óleo.

Como o azera são 10,2 litros de óleo, na primeira vez mede-se a quantidade que saiu, completa com a mesma quantidade, faz o procedimento, anda com o carro, e repete tudo de novo.

Eu vou comprar os 10 litros e tentar fazer isso, sei que vou jogar óleo "novo" fora, mas pelo menos repetir a operação 1 vez eu irei.

O óleo é o SP-III utilizado pela hyundai, kia e mitsubishi. NÃO COLOQUE OUTRO!! Liguei na CAOA e me deram o preço de 35 reais o litro.

Ariano.

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Mensagem  JB Sáb Ago 02, 2014 6:43 pm

Ola Edson,

O link que voce passou não abriu, se puder salvar e tentar postar novamente agradeco.

Quanto ao intervalo que você passou, faz mais sentido trocar com 100.000 km do que com 40.000 km. A unica coisa que me preocupa é a tal expressão "Uso em condições severas". Nao sei como e a sua conducao, mas a minha e de casa para o trabalho e vice versa em São Paulo Capital, ou seja, transito pesado. Eu vi em sites la fora que a Hyundai sempre se esquiva de problemas no cambio, pois sempre alega que houve condicoes severas de uso... Claro que ai da briga e o caso acaba na justiça. Mas o ponto principal e que ao usar o caso em condicoes severas, pode degradar o cambio e os problemas so aparecerem depois que a garantia terminar. Enfim, eu suspeito que a troca deveria ser feita entre 70.000 ou 80.000km, salvo se usar o carro apenas em estradas.

Abs.

JB

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Mensagem  JB Sáb Ago 02, 2014 6:51 pm

Arianoneves,

Eu dei uma olhada no video do Elantra. Depois da uma olhada debaixo do seu Azera. Mas acho que o cambio dos Azeras nao tem carter como o Elantra. Ve a foto que eu postei acima, voce nao tem como soltar os parafusos e tirar o carter. Tera que tirar o cambio inteiro, aparentemente voce desmonta ele e ai tem acesso ao filtro.

Quanto a troca do oleo realmente foi o que voce disse, sem a maquina especial para esse tipo de servico, vai ter que jogar oleo novo fora ate ele sair limpinho.

Abs

JB

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Mensagem  arianoneves Sáb Ago 02, 2014 8:12 pm

JB escreveu:Arianoneves,

Eu dei uma olhada no video do Elantra. Depois da uma olhada debaixo do seu Azera. Mas acho que o cambio dos Azeras nao tem carter como o Elantra. Ve a foto que eu postei acima, voce nao tem como soltar os parafusos e tirar o carter. Tera que tirar o cambio inteiro, aparentemente voce desmonta ele e ai tem acesso ao filtro.

Quanto a troca do oleo realmente foi o que voce disse, sem a maquina especial para esse tipo de servico, vai ter que jogar oleo novo fora ate ele sair limpinho.

Abs

Bem, eu não sei detalhes de como seria essa troca, porém achei no ebay o filtro de óleo do cambio do azera (http://www.ebay.com/itm/Genuine-Hyundai-1999-2010-Transaxle-Filter-Automatic-Transmission-4632139010-/271549803897?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3AAzera&hash=item3f39a12d79&vxp=mtr)

Pela foto parece muito o do elantra.

Ariano

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Mensagem  edson gastaldon Dom Ago 03, 2014 1:18 pm

Olá JB.
O link é esse mesmo. Acessei ainda pouco, mas voce só consegue abrir se estiver logado. Descobri hoje esse fato.
http://img52.imageshack.us/img52/7492/tabelarevisocarrospasse.pdf

Em relação ao uso do carro, só utilizo o Azera  para viagens. Para o dia a dia utilizo um popular. Interessante a CAOA informar que os veículos equipados com o câmbio automático de 6 marchas ( Azera à partir de 2011) não necessitam substituir o respectivo óleo. É um óleo diferente? O câmbio não sofre nenhum desgaste?

Um grande abraço.

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Mensagem  JB Dom Ago 03, 2014 11:21 pm

Ola Edson,

Essa discussao de fluido do cambio que nunca precisa trocar e famosa e controversa. Eu prefiro nao arriscar e mesmo trocando em periodos maiores, prefiro trocar. Quanto ao fluido do cambio de 5 e 6 marchas, deve ser diferente sim. Quando o fabricante do cambio projeta a caixa de marchas, ele leva em consideracao um tipo especifico de fluido, e diferente do oleo do motor e freio. Por exemplo, se o motor do seu carro manda voce usar um oleo SJ, voce pode usar um SL, SM, SN ou superior... Freio, seo manda voce usar um dot3, voce pode usar um dot4 ou superior. No caso do cambio, nao, se manda usar um especifico, fique nele e procure uma marca homologada pela sua montadora.

Abs

JB

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Mensagem  JB Dom Ago 03, 2014 11:24 pm

Ariano,

Eu vi para vender alguns filtros para o Azera em lojas virtuais estrangeiras, e barato. Ainda acho que a substituicao do filtro nao da para fazer em casa ou em uma oficina nao especializada. Se voce conseguir, compartilha com a gente como foi.

Abs.

JB

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Mensagem  arianoneves Ter Ago 05, 2014 6:21 pm

JB escreveu:Ariano,

Eu vi para vender alguns filtros para o Azera em lojas virtuais estrangeiras, e barato. Ainda acho que a substituicao do filtro nao da para fazer em casa ou em uma oficina nao especializada. Se voce conseguir, compartilha com a gente como foi.

Abs.

Eu devo trocar o óleo no final desse mês (e também os 4 amortecedores)! Vou tirar umas fotos e explicar aqui direitinho como foi.

Ariano.

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Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009 Empty Re: Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009

Mensagem  arianoneves Qua Ago 20, 2014 6:19 pm

arianoneves escreveu:
JB escreveu:Ariano,

Eu vi para vender alguns filtros para o Azera em lojas virtuais estrangeiras, e barato. Ainda acho que a substituicao do filtro nao da para fazer em casa ou em uma oficina nao especializada. Se voce conseguir, compartilha com a gente como foi.

Abs.

Eu devo trocar o óleo no final desse mês (e também os 4 amortecedores)! Vou tirar umas fotos e explicar aqui direitinho como foi.

Ariano.

Bem pessoal, hoje troquei o óleo do câmbio, vou contar aqui a minha experiência que sirva para alguém no futuro.

Como tinha comentado aqui, estava nos meus planos trocar esse óleo, carro chegando aos 100.000km (98mil hoje) e com 6 anos de uso, porém com o corre-corre da vida eu estava ainda protelando. Segunda passada senti um tranco do cambio entre a segunda e terceira marcha, nada anormal, mas conheço bem o funcionamento do carro. Ontem ocorreu novamente, aí fiquei preocupado. Fui a CCS (Caoa) e fui logo conversar com o chefe da oficina, ele pediu para ligar o carro e deixar o cambio em N para verificar o nível do óleo. O nível estava no mínimo aceitável, na marca da vareta, ele disse que esse tranco pode sim ser do nível mais baixo e pelo tempo do carro é normal baixar um pouco.

Fui perguntar de como é feito a troca, aí ele repetiu o que já discutimos aqui, o azera de 5 marchas a troca é com 100mil km, o de 6 marchas ele disse que depende do uso, pois a Hyundai diz que é vitalício, mas na nossa região muito quente e com transito pesado ele disse que recomenda a troca.

A troca realizada pela CCS é a seguinte: drena o óleo (aproximadamente 5 litros) e completa com 5 litros novos, liga o carro, coloca em D, espera 5 segundos, coloca em R, na marcha 1 e 2, sempre esperando 5 segundos entre elas, depois drena o óleo e completa com mais 5 litros. No total gasta-se 10 litros (que é o total que vai no cambio).

Fui saber o tipo do óleo e o preço, aí que veio a surpresa, eles não usam o SP-III especificado no manual, usam um da Shell Dexorn III (Spirax S3 ATF MD3) . Eu questionei se esse óleo não seria errado pro carro, ele disse que a hyundai recomenda esse no Brasil, e que já trocou o óleo de vários azeras e santa-fe e nunca teve problemas. O preço foi de 30 reais o litro.

Realmente o preço estava bom, em média no mercado livre o preço de óleo de cambio fica na casa dos 50 reais, isso sem frete. Mas será que o óleo é mesmo recomendado? Fiz uma pesquisa e encontrei esse link: http://lubematch.shell.com.br/xx-east-caribbean/en_GB/equipment/azera_3_3_a_t_5_AsIvq0zPiM

Nele a shell informa que o óleo é recomendado para o azera como substituição do SP-III.

Pensei em mandar trocar lá, mas a Caoa cobrou 420 reais de mão de obra para trocar o óleo!!!! Parece até brincadeira!!! disse que ia ao meu mecânico de confiança (até mellhor, pois eu fico como um ajudante dele e acabo acompanhando tudo de perto). Aí o chefe da oficina disse: troca com teu mecanico e leva não 10, mas 15 litros, faz a sangria 3 vezes, aqui fazemos duas, mas ainda vem resto de óleo antigo, pouco mas vem!

Fiz o que ele recomendou, comprei 15 litros! Hoje fui ao mecanico, fizemos como combinado. O carter é de fácil acesso, tem que tirar apenas a proteção de plastico, coletamos 5 litros conforme dito. Colocamos o óleo novo, liguei o carro fiz o procedimento, porém fiquei pensando, as marchas 3, 4 e 5 só entram com o carro em movimento, como o carro estava suspenso no elevador. perguntei se podia rodar e o mecanico disse que sim, desde que fizesse gradativo. Acelerei até depois de 60Km/h quando a quinta marcha entrou.

Repetimos o procedimento mais duas vezes e ao final apertamos a porca do carte com 5 Nm de torque (de acordo com um material que tenho da hyundai).

O resultado: Notei diferença sim, principalmente quando estou manobrando na garagem do prédio, quando passo de D para R sentia antes um pequeno tranco (ate então considerava normal), agora não sinto nada!!! as trocas se não olho pro painel nem sei que foram feitas. Não é um efeito placebo, é sério, mas acho que isso deve-se ao fato de que o óleo do meu carro estava baixo.

Algumas recomendações:

1 - Esse óleo é APENAS para o azera 5 marchas, o de 6 usa o padrão Dexrom IV.
2 - A troca não é tão difícil, achei complicado por incrível que pareça foi ver o nível na vareta (sempre saia toda melada).
3 - A cor não indica muita coisa, o óleo novo é vermelho apenas para diferencia-lo do óleo do motor, mas ele fica um pouco escuro mesmo, só olhando o óleo antigo do meu carro parecia bom, mas com 100mil e 6 anos acho que ja deu!

Outra coisa que esqueci de comentar, levei um susto quando rodei com o carro no elevador, isso porque o ABS alarmou falha, desligando o ESP,TCS,BAS e EBD. Isso porque as rodas dianteiras estavam rodando e as traseiras não! Então a central entendeu que os sensores das rodas traseiras estava com problema! O que preocupou foi que eu desligava o carro e ligava novamente e a luz do ABS e ESP não apagava, no final desliguei a bateria por 15 minutos e não resolveu! Eu já estava pensando em ir na Caoa para o cara passar o scanner, mas aí foi só rodar com o carro e quando ele passou de 20km/h (os sensores das rodas traseiras mandaram sinal para central) que as luzes apagaram e foi só festa!!

Abraços,

Ariano.

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Mensagem  Alessandro F. Campos Qui Ago 21, 2014 9:25 am

Prezado Ariano.

Peço aqui permissão para colar seu post lá no clube.

Achei muito interessante o comentário.

Com relação ao "defeito" relatado, informo que no dinamometro acontece a mesma coisa, sem problemas kkkk.

Azerabraços
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Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009 Empty Re: Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009

Mensagem  arianoneves Qui Ago 21, 2014 9:30 am

Alessandro F. Campos escreveu:Prezado Ariano.

Peço aqui permissão para colar seu post lá no clube.

Achei muito interessante o comentário.

Com relação ao "defeito" relatado, informo que no dinamometro acontece a mesma coisa, sem problemas kkkk.

Azerabraços

Pois não Alessandro, participo do club também e sem problemas!

É verdade, no dinamometro só rodam as rodas dianteiras!

Ariano.

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Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009 Empty Re: Troca Oleo Cambio Automatico Azera 2009

Mensagem  Robson Nogueira Toledo Ter Jun 28, 2016 12:57 am

Olá acabo de compra um azera 2011 a gostaria de um mecânico de confiança para fazer umas revisoes preventivas . Obrigado

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