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Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP

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antonio.mano
JB
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Mensagem  JB Seg Mar 30, 2015 3:03 pm

Tenho um Azera 2009 desde zero com aproximadamente 60.000 km. A uns 2 meses o pedal de freio começou a afundar e precisava bombar para ele voltar a ficar com pressão. Levei a uma oficina recomendada(ja que o carro venceu a garantia a 6 meses e infelizmente a Caoa cobra muito caro). Depois de 2 dias em analise, fazendo sangria em todas as todas e substituindo fluido, o mecânico retirou o cilindro mestre e chegou a conclusão que o meu estava com defeito.

Fiz a troca do cilindro mestre e o carro realmente resolveu o problema que vinha apresentando, a pressão no pedal de freio voltou. Porem, sinto o pedal um pouco "borrachudo". Vi bastante conteúdo sobre o tema pela internet e tudo leva a crer que possivelmente, durante a substituição do cilindro mestre, tenha entrado ar no sistema... mais precisamente no modulo do ABS. A realidade é que não tenho certeza... Pode ser isso ou pode ser um outro problema no sistema ou ate no cilindro mestre novo que pode ter vindo com defeito(ainda tenho garantia nele).

Porem para ter certeza, gostaria de levar o carro em um mecânico que realmente conheça sobre freios ABS! Eu depois de muito procurar achei e baixei o manual de serviço do Azera, é um arquivo .zip com 14 arquivos pdf(em inglês)... so para freio tem um de 219 paginas falando tudo sobre o freio do carro.

Neste manual, há 2 descrições de como fazer a sangria, uma normal e outra usando o scaner no ABS. Na normal, faz a sangria usando uma sequencia especifica nas rodas e na outra do ABS faz a sangria usando o scaner e uma outra sequencia nas rodas. Por isso, seria importante um mecânico que tivesse algum conhecimento de fato em mexer em ABS, para não ter duvida na hora H. rs Nao precisa falar inglês, isso eu traduzo se for o caso, mas precisa saber o que fazer e ter o scaner e de preferência a maquininha para fazer a sangria sem bombar o pedal.

Agradeço se alguém puder fazer uma indicação!

JB

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Mensagem  antonio.mano Sáb Abr 04, 2015 10:46 pm

JB, você poderia fornecer o link da onde baixar esses manuais?

antonio.mano

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Mensagem  Marcao Dom Abr 05, 2015 6:48 pm

JB, estou com o mesmo problema no freio do meu 09. O pedal de freio começou a afundar de um dia para o outro, troquei o cilindro mestre, fiz a troca total do fluido de freio, ja fez a sangria com motor desligado em zig-zag, com motor ligado e nada... continua ruim ! Pelo que li, pode ser sujeira que subiu e entupiu alguma saida do ABS (mas a luz nao acende no painel) ou ate mesmo a bomba de pressao do ABS, mas ja procurei em Sao Paulo uma oficina especializada em freio e nao achei. Fui na Freios 90 que me indicaram a oficina Freio 100... a pessoa que me recebeu disse para fazer a sangria com o scanner e que nesses casos tem que ir eliminando as alternativas ate achar o defeito. Se vc achar uma oficina que tenha esse tal de scanner sera otimo conhecer. abs

Marcao

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Mensagem  Aldo Ribeiro Ter maio 12, 2015 8:42 pm

Boa noite pessoal. Bom eu sou novo aqui, comprei meu azera faz apenas 4 dias atrás. Muito bom o carro.
Quanto as dúvidas, eu tenho algumas dicas na época em que fui mecânico, já faz quase 5 anos que não trabalho mais na profissão, mas no meu azera no que der para eu fazer, irei fazer.
Normalmente a gente sangrava em Z, começando das rodas de trás para frente ( veículos com ABS ). No caso de quem trocou o cilindro mestre recentemente e percebe que tem ar, a sangria ocorria nas rodas primeiramente, se não ficasse bom a sangria ocorreria no cilindro mestre e em último caso na central do ABS. Outro detalhe importante para evitar problemas com o módulo do ABS, é na troca de pastilhas. Todas as vezes que precisar voltar o embolo da pinça precisa abrir o sangrador para o fluído hidraúlico não retornar para o módulo do ABS, pois pode retornar sujeira e com isto as solenóides pode não funcionar corretamente, acende a luz do ABS. Por isso toda vez que trocar pastilha abrir o sangrar para eliminar o fluído que está no embolo. Outra coisa, toda vez que for fazer uma sangria via pedal, ( bombando o fluído hidraúlico ) não esquecer de acionar somente o curso do pedal do freio que a pessoa usa no dia a dia, pois se vc acionar até o final, aquela área do cilindro que não é usada pode estar com resíduos de sujeira e riscar a gaxeta de uma das cameras do cilindro mestre, com isto ele baixa o pedal quando acionado, pois há uma perda de pressão internamente, portanto se vc for fazer sangria manual o ideal é colocar um calço para que o pedal não acione até o final. Isto vale para carros com abs e sem abs.
Gente estou postando aqui mas não sou o especialista, isto era apenas parte da rotina que eu tinha na oficina. Talvez hoje exite métodos melhores.

Gente abraço.

Aldo Ribeiro

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Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP Empty Re: Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP

Mensagem  JB Ter Jun 16, 2015 1:57 pm

Ola Aldo,

Obrigado pelas dicas!

Quanto a sangria, o procedimento de não bombar o pedal ate o fundo e o correto. Na duvida coloque algo debaixo do pedal, um toco, pedra, tijolo para limitar o curso.... Mas o ideal mesmo e usar aquela bomba elétrica que você acopla na boca do reservatório e ela vai bombando o fluido por la e expulsando o velho sem nem precisar de mexer no pedal/cilindro mestre.

A sua dica de sangrar quando troca a pastilha também e importante. Eu inclusive comprei um alicate de pressão, próprio para clipar o flexível do freio e nao deixar o fluido voltar, mesmo abrindo o sangrador... Você morde o flexível com o alicate, abre o sangrador e depois volta o pistão para a posição correta; há 0 retorno de fluido para o modulo do ABS/cilindro mestre... e ai e so completar o reservatório.

Abs,

JB

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Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP Empty Consegui resolver o problema

Mensagem  marcelogmez Sáb maio 21, 2016 4:03 pm

Pessoal, tenho um Azera 09/10 com 92.000 km e passei pelo mesmo problema que vocês este mês. Fiquei meio que desesperado. Fiz tudo que encontrei aqui no fórum... mais algumas dicas em outros fóruns....troquei o cilindro mestre.. (gastei 1400,00 em um novo adquirido na Hyundai), sangria de tudo quanto é jeito, com scanner, sem scanner, entramos em contato com o tal de freios Peixoto em São Bernardo do Campo e nada... o pedal do freio continuava baixo, porém ao dar uma bombada ele ficava na posição correta.
A última tentativa desesperada, ocorreu após o meu mecânico ter conversado com um amigo dele, que disse que o problema poderia ser as pastilhas de freio. Dito e feito.. ao trocar as pastilhas dianteira, como num passe de mágica, os freios voltaram ao normal. Nós não conseguimos descobrir exatamente o porque disso, porém desconfiamos que na última troca de pastilha, instalaram uma pastilha de uma Santa fé, ou Vera Cruz, ou Sonata, sei lá, que pode ter dimensional da espessura total (parte utilizável mais parte de trás) inferior ao original, e que com o desgaste na utilização, a espessura ficou muito baixa, fazendo com o freio não atuasse adequadamente. Não sabemos se foi isso, porém, sabemos que com a troca ele voltou a ficar perfeito.
Créditos ao meu mecânico que teve a paciência de fuçar e achar o problema.
Quem quiser ter mais informações, entre em contato com a Mecânica Natal (Marcos). Tel. 13 3222-1205. A oficina fica aqui em Santos e o cara é gente fina, honesto e não é careiro.
Boa Sorte pessoal!

marcelogmez

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Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP Empty Re: Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP

Mensagem  SnoOx Qui Out 19, 2023 8:35 am

Pessoal, com o intuito de ajudar os colegas, pois eu mesmo já estive aqui em busca de informações, vou relatar o que ocorria com meu Azera 2010 e o que fiz para tentar solucionar, e o que de fato solucionou:

Do problema: comprei o carro há 3 meses, já com seus 190.000km, e observei que o pedal do freio era bem baixo e bem borrachudo, não passava confiança, o carro até freava depois de eu dar umas 2 ou 3 bombadas antes da frenagem, mas a força que eu precisava aplicar com o pé era muito grande, como se não houvesse a correta assistência do fluído. O ABS então, só entrava em pistas de terra, no asfalto o carro ia deslizando até parar. De imediato se suspeita de ar no sistema, então comprei um jogo de pastilha de freios de cerâmica para as 04 rodas e mandei trocar, juntamente com uma sangria. Feito isso, melhorou somente uns 20% (acredito que pela altura da pastilha nova), a sensação de pedal baixo e borrachudo continuava. Parti então para o cilindro mestre, troquei a peça que ainda era original e nada mudou. Consegui com um colega, um hidrovácuo de um carro que havia sido colidido e ele tinha lá sobrando, ele me emprestou, troquei e também nada mudou.

Da solução: Ou seja, troquei praticamente tudo o que envolvia diretamente o sistema de freios, a essa altura inclusive já havia trocado os discos também (em função de uma trepidação em alta velocidade), fizemos umas 2 ou 3 sangrias ao longo desse tempo. Só restou um camaradinha, o módulo do ABS (composto por parte hidráulica e eletrônica na mesma peça). Dito e feito, encontrei um seminovo no mercado livre, por um valor relativamente acessível (tendo em vista que na concessionária um novo é quase 10k), chegou a peça, meu mecânico trocou, sangramos o freio e problema resolvido!!!

No dia que fui trocar essa peça, meu mecânico resolveu fazer um teste que até então não tínhamos feito, colocamos o carro no elevador comigo dentro, carro ligado e pedal do freio acionado firmemente. Descobrimos que o carro não estava freando as rodas traseiras, era muito pouco, a roda continuava a girar com o freio pressionado. Após a troca do ABS resolveu esse defeito.

Voltei a ter um freio decente, que agora me passa segurança, ainda mais em um carro tão pesado e potente. É importante ressaltar que não acendia nenhuma luz do ABS no meu painel, nenhuma falha era observada na parte eletrônica da peça, meu defeito estava no corpo hidráulico, possivelmente entupido ou desgastado por fluído antigo, que o dono anterior não fazia a devida manutenção.

Se o seu carro tem esse comportamento, você já trocou de tudo e não resolveu, parta para o ABS, pois a chance de resolver é grande!

Dica: compre no mercado livre, se não der certo ou não resolver, você terá até 30 dias para devolver a peça e ter seu valor devolvido, assim não gastará a toa.
Dica 2: compare exatamente o código da sua peça antes de comprar, o módulo precisa ser de código idêntico, do contrário existe chance de rejeição pela parte eletrônica do carro.


SnoOx

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