Consumo de Combustível

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Consumo de Combustível

Mensagem  rdru em Sab Jul 25, 2009 4:38 am

Segue informação detalhada sobre o consumo do meu Azera nos primeiros 2000 Km.

Tenho sido bem leve no acelerador neste período inicial.
Evito arrancadas fortes e contra toda minha vontade andado uns 10 Km/h abaixo do limite!
Na coluna gasolina, C é comum, A é aditivada e Mx a gasolina Maxxi da Esso.

Pretendo usar só um tipo de gasolina, possivelmente comum e um tanque de aditivada a
cada 4 tanques de Comum para limpar o motor.

Durante a última viagem o Piloto Automático chegou a marcar o mínimo de 8.8 l/100 Km.
Ou seja, seugundo o PA, o carro chegou a fazer 11.4 Km/l.

Estou satisfeito com o consumo do carro e espero que com o amaciamento do motor
estas marcas permeneçam mesmo com o pé um pouco mais pesado.

Instalei o Filtro de Ar K&N quando já havia rodado 1009 Km com o carro.

Data Odo Odo Vel na
aammdd Inicio Fim Parcial Litros Gas Cid Estr Km/l Estrada Obs
090626 11 483 472 72.9 Br C 38% 62% 6.4
090711 483 1009 526 73.7 Ip C 66% 34% 8.5
090720 1009 1484 475 61.9 E Mx 5% 95% 9.8 110-120 Filtro de ar KN
090724 1484 1956 472 48.4 Tx A 2% 98% 10.5 100-115
090724 1956 45.0 Ip A
rdru

rdru

Ver perfil do usuário

Re: Consumo de Combustível

Mensagem  Cartola_RJ em Dom Jul 26, 2009 1:40 am

Ola,

Qual a vantagem de usar o filtro de ar K&N? Onde se compra e qual preço?

Thanks,
Cartola_RJ

Cartola_RJ

Ver perfil do usuário

Mensagem  rdru em Dom Jul 26, 2009 6:23 am

Os filtros K&N são de alta performance. Tem as seguintes características:
1- são feitos de algodão e são laváveis, vc os lava a cada 70.000Km e reutiliza.
2- possibilitam maior fluxo de ar para o motor
3- aumentam o desempenho, e
4- melhoram o consumo

Li cerca de 30 mensagens em forums dos EUA sobre os filtros K&N.
Recomendam como o 1º acessório para melhorar a performance. Com mais ar a mistura
gasolina e ar fica mais rica resultando nos benefícios 3- e 4-.

A Amazon tem por cerca de US$43. Tem outra loja que vende por $41 mas não me lembro qual.

Veja o link para o modelo K&N para Azera na Amazom.

rdru

rdru

Ver perfil do usuário

Mensagem  rdru em Dom Jul 26, 2009 6:26 am

Correção da tabela de consumo:

No 2º tanque as % corretas de cidade e estrada são 28% e 72% (e não 66% e 34%).
Havia esquecido de uma ida a São Paulo!

rdru

rdru

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jorge Silva em Dom Ago 02, 2009 7:08 pm

rdru escreveu:Correção da tabela de consumo:

No 2º tanque as % corretas de cidade e estrada são 28% e 72% (e não 66% e 34%).
Havia esquecido de uma ida a São Paulo!

rdru

rdru,

A Hyundai reconhece o filtro K&N como adequado ao azera? Será que não podem criar problemas com a garantia do motor?

Esta semana peguei o meu, depois de quase 20 dias de espera. O carro é maravilhoso e fiz o primeiro tanque com 464 Kms. No reabastecimento foram colocados 60,2 litros 7,7 Km/l em uso misto. Em Campinas de uma lugar para outro pode-se pegar bastante rodovias. Este valor é compatível com o 12.8/100 apontado pelo computador, mesmo porque no segundo abastecimento o frentista deve ter colocado pelo menos uns dois litrinhos a mais depois do click. Normalmente abasteço até o automático parar.

Jorge

Jorge Silva

Ver perfil do usuário

Mensagem  rdru em Dom Ago 02, 2009 10:14 pm

Jorge,

Vou verificar na concessionária.

Nos EUA ele é aceito e reconhecido sem maiores problemas. É um filtro melhor que os
oferecidos pelas montadoras e por 3os. Aqui no Brasil, independente de marca, sempre querem inventar
restrições mais por conta da ignorância das concessionárias. Já fui barrado pela Toyota, Harley e
provavelmente serei pela Hyundai.

Nos EUA as montadoras vendem vários acessórios de instalação elaborada e que podem, sem perda
de garantia, ser instalados pelos proprietários. Aqui querem restringir tudo e em especial querem que sejam
montados nas concessionárias, mesmo quando eleas tem menor conhecimento que alguns proprietários
e outros 3os.

Posso reverter o filtro em exatos 2 minutos, e aí levar o carro para a concessionária.

Procure nos Forums dos EUA sobre os filtros K&N. Tem vários que professam que as montadoras
deveriam oferecer os carros de fábrica com estes filtros! ... que eles devem ser a 1a opção para
melhora de desempenho e consumo.

Preciso fazer o seguinte teste: medir o desempenho com o filtro original e com o filtro da K&N.
Garantindo que as demais variáveis sejam mantidas o mais próximas possível, ie, mesma gasolina,
mesmo percurso, mesma velocidade, etc.

Quando completar mais uns 4 tanques vou atualizar minha tabela para mostrar o progresso do carro.

O Azera certamente bebe bem, mas, possivelmente com cuidados especias, pode se tornar um
gasolotra light!

abraços,

rdru

rdru

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jorge Silva em Seg Ago 03, 2009 5:53 pm

rdru,

Vi nos sites dos EUA, inclusive da K&N. Antes me parecia milagre, mas depois que li me parece mais engenharia. Vc tem que lavar com detergente especial a fibra especial de algodão do filtro e passar um óleo depois. É onde ficam retidos os particulados. Para quem se lembra, o princípio deve ser parecido para alguns veiculos que para uso em estradas empoeiradas usam filtro de óleo.

Concordo cm vc e acho que se a Hyundai não aprovar, trocamos todas as vezes que for passar por revisão.

Gostei muito da sistematização de sua tabela e gostaria muito de ver a próxima, já com os resultados mais consolidados do K&N.

Adicionalmente, achei no site da K&N representantes no Brasil. Em SP é Ancona (11-5584-8586). Tinham o óleo (R$ 96,00) mais o filtro não e pedem 30 dias para recebê-lo. Me pareceu absurdo o valor do óleo que nos EUA é de menos que 10 Dólares. Ou seja, colocando todas as legalidades e impostos estaria muito inferior ao cobrado. Ficaram de enviar o orçamento do filtro por email, mas já imagino.

Tem outro em Curitiba (41-3018-0428) que não liguei.

Abraço,

Jorge

Jorge Silva

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jorge Silva em Ter Ago 04, 2009 7:50 pm

Jorge Silva escreveu:rdru,

Vi nos sites dos EUA, inclusive da K&N. Antes me parecia milagre, mas depois que li me parece mais engenharia. Vc tem que lavar com detergente especial a fibra especial de algodão do filtro e passar um óleo depois. É onde ficam retidos os particulados. Para quem se lembra, o princípio deve ser parecido para alguns veiculos que para uso em estradas empoeiradas usam filtro de óleo.

Concordo cm vc e acho que se a Hyundai não aprovar, trocamos todas as vezes que for passar por revisão.

Gostei muito da sistematização de sua tabela e gostaria muito de ver a próxima, já com os resultados mais consolidados do K&N.

Adicionalmente, achei no site da K&N representantes no Brasil. Em SP é Ancona (11-5584-8586). Tinham o óleo (R$ 96,00) mais o filtro não e pedem 30 dias para recebê-lo. Me pareceu absurdo o valor do óleo que nos EUA é de menos que 10 Dólares. Ou seja, colocando todas as legalidades e impostos estaria muito inferior ao cobrado. Ficaram de enviar o orçamento do filtro por email, mas já imagino.

Tem outro em Curitiba (41-3018-0428) que não liguei.

Abraço,

Jorge

Colegas,

Complementando o meu email anterior, segue o orçamento do filtro K&N pela Ancona:

"Orçamento referente ao filtro K&N 33-2346 sai R$ 300,00 Reais e demora 28 dias pra chagar após um sinal de 50%"

Notem que na Amazon (vejam link na mensagem do rdru acima) custa 43 Dólares e vc paga uns 25 de transporte. Se a receita parar mais 60% de imposto. Com tudo isso é provável que vc receba o filtro antes e por R$ 200,00 aproximadamente. Se pedirem não esqueçam do kit de detergente para limpeza e óleo de refil (10 Dólares)

Abraços,

Jorge

Jorge Silva

Ver perfil do usuário

Mensagem  OrzFull em Qua Set 02, 2009 1:38 pm

Camaradas

Fiz fama no CivicClub, pelo detalhamento do consumo do meu glorioso ex-NC (deixou muitas saudades...).
Peguei o Azerão seminovo, 13,5 mil km, prata top e logo fui encher o tanque (28 ago)

R$ 203,58 (R$ 2,69 - BR Supra)
75,68 L
Odometro - 511,9 km.
consumo - 6,76 km/l (considerando que o odometro foi zerado no abast anterior)

Custo km - R$ 0,40 (putz!!!!)

Agora o comp tá marcando 13.6 L/100 km (7,35 km/l). Estou andanda pianinho, pianinho. Vamos ver o que vai dar qdo abastecer próximo fds....

OrzFull

Ver perfil do usuário http://meu email mudou - orizonjr@gmail.com

Mensagem  OrzFull em Qua Set 09, 2009 10:53 am

Camaradas

Segue os dados do primeiro abastecimento:

MODELO: Azera 3.3 V6 GLS (Top)
ANO: 2008/2009
FABRICACAO:2008
HODÔMETRO: 505,6 KM
ABASTECIMENTO: 62,39 L
CONSUMO GASOLINA CIDADE: 8,10 km/l
CUSTO KM: R$ 0,33
SUA CIDADE/UF: Brasília - DF

A brincadeira me custou R$ 166,58 (R$ 2,67). Sorte que o posto divide em 2x... sério!!!

Rodar com o Azera é só 50% mais caro que com o NC (custo de R$ 0,22 com álcool).

Não é uma reclamação pois tudo na vida tem seu preço...

Forte Abraço

OrzFull

Mensagem  OrzFull em Qui Set 24, 2009 7:44 pm

Camaradas

O Comp Bordo ainda estima ~250 km de autonomia e já rodei ~450 km. 700 km com um tanque. O consumo apontado é de 12,7/100 - 7,87 km/l.

Nesse segundo tanque, tenho andado mais no modo manual, pois é meu primeiro automático e acho muito estranho parar o carro e diminuir a velocidade pendurado apenas no freio.

No meu estilo de direção, reduzir a marcha faz parte do processo de desaceleração/frenagem.

Assim descobri, por acaso, que com trocas manuais pode-se ser mais agressivo sem gastar tanta gasosa. Pé no fundo automático é kick down na certa; ao passo que no manual o carro ganha velocidade sem reduzir, usando o torque do motor apenas. O famoso (e polêmico) método de carga (giro baixo e pé no fundo).

Minha tocada no modo manual é bem parecidacom a que tinha no Civic e consumo (pelo Comp) está apenas 0,13 km/l pior. Meu primeiro tanque foi em automático, andei só relando no acelerador.

Devo abastecer em 1 semana. Vamos ver no que dá...

Forte AzeraBraço

OrzFull

Consumo

Mensagem  Alvarenga em Sab Out 03, 2009 10:17 pm

Meu uso é o pior possivel: Trajeto curto ( 4 km ) e extremamente engarrafado....resultado : 4,5 KM/L
Na rodovia dos bandeirantes mantendo 120 km/h constante cheguei a fazer 13,5 km/L......mas não da pra manter isso por muito tempo......não tenho 245 CV debaixo do capô pra ficar fazendo media de consumo né meu.....quando ouço o ronco do V6 crescendo de giro quero mais é que o consumo se exploda !

Última edição por Alvarenga em Sab Out 03, 2009 10:21 pm, editado 2 vez(es) (Razão : erro de grafia)

Alvarenga

Ver perfil do usuário

AZERA 16,66 Km por litro de gasolina.............MAIS ECONÔMICO QUE ÁLCOOL

Mensagem  Obsevador-CWB em Qua Out 07, 2009 3:37 pm

Bom, apenas para "apimentar" este tópico.
Abasteci meu AZERA no posto do Shopping China em Pedro Juan Cabalero (Paraguai).
Incrivelmente é um posto PETROBRÁS - mas vende gasolina em padrões paraguaios. Eles possuem gasolina com chumbo (que segundo reza a cartilha detona o catalisador), e outras, até mesmo a nossa Podium.
Tentei "economizar" e coloquei uma tipo premium (inferior a Podium, mas sem chumbo). R$ 1,50 o litro. SEM ALCOOL. E NÃO NOSSA ALCOOLINA VENDIDA NO BRASIL
Rodei MUITO ainda e voltei a abastecer na cidade de Guarapuava-PR.
SURPRESAS: o frentista reconheceu PELO CHEIRO que eu tinha abastecido no Pguay, e ainda por cima o computador do AZERÃO marcava 6litros/100KM ------- pegando os 100Km e dividindo por seis (matemática básica para descobrir kilômetros percorridos com um litro de gasolina), cheguei a espantosa marca de 16.666666Km/litro. Claro que andei com calma (120Km/h), janelas fechadas, ar ligado, em pista quase plana sem acelerações fortes para ultrapassagens)-quem conhece as estradas do interior do Mato Grosso do Sul sabe da topografia.
Então temos que nos unir e dar um basta É NO preço e qualidade do nosso combustível.
Esse DESgoverno que está aí nos rouba nos impostos.
NOTA TRISTE: Nosso AZERA ficará mais caro (99.000,00) - tenho medo que o FUSION 6 cilindros e seu pacote (melhor design + central multimídia e GPS de fábrica agora abrasileirados + tração 4WD + rede enorme de revendas FORD) ultrapasse as vendas do AZERÃO. Além do mais, a imprensa que antes era só elogios a relação custo-benefício do Hyundai, já não fará tantos elogios agora. É o grupo CAOA destruindo o que estava bom.

Obsevador-CWB

Ver perfil do usuário

Mensagem  OrzFull em Qui Out 08, 2009 11:34 am

Obsevador-CWB escreveu:Bom, apenas para "apimentar" este tópico.
Abasteci meu AZERA no posto do Shopping China em Pedro Juan Cabalero (Paraguai).
.......................................
Rodei MUITO ainda e voltei a abastecer na cidade de Guarapuava-PR.
SURPRESAS: o frentista reconheceu PELO CHEIRO que eu tinha abastecido no Pguay, e ainda por cima o computador do AZERÃO marcava 6litros/100KM ------- pegando os 100Km e dividindo por seis (matemática básica para descobrir kilômetros percorridos com um litro de gasolina), cheguei a espantosa marca de 16.666666Km/litro. Claro que andei com calma (120Km/h), janelas fechadas, ar ligado, em pista quase plana sem acelerações fortes para ultrapassagens)-quem conhece as estradas do interior do Mato Grosso do Sul sabe da topografia.
........................

Grande CWB

Show de bola o consumo hein!! Vc também calculou pelo método tradicional (km rodados/litors no abastecimento)? Se sim, qto deu essa conta?

Forte AzeraBraço

OrzFull

Complementando...

Mensagem  Obsevador-CWB em Sex Out 09, 2009 1:50 pm

O pessoal tem duvidado, mas gostaria de lembrar que a gasolina paraguaia É PURA, SEM ÁLCOOL....
Não use a mais barata pois contém chumbo, que danifica os catalisadors.
AZERABRAÇO

Obsevador-CWB

Ver perfil do usuário

Mensagem  OrzFull em Sex Out 09, 2009 5:42 pm

Obsevador-CWB escreveu:O pessoal tem duvidado, mas gostaria de lembrar que a gasolina paraguaia É PURA, SEM ÁLCOOL....
Não use a mais barata pois contém chumbo, que danifica os catalisadors.
AZERABRAÇO

Grande CWB

De forma alguma estou duvidando. Na realidade, desconfio que seu consumo foi superior aos 17 km/l. Já abasteci meu carro 3 vezes e em todas, no momento do abastecimento o PC Bordo era mais pessimista que o valor real. No último indicava 13,4/100 (7,46 km/l ) e na conta km rodados/ litros deu 8,08 km/l.

Forte AzeraBraço

OrzFull

Mensagem  TRASH em Ter Out 13, 2009 9:21 pm

Camaradas, boas.

Esse FDS fui pra praia com meu Azerão, estreei ele na estrada. Pena que a viagem foi curta (110 km), dá vontade de dar a volta ao mundo com ele no volante Razz

mas enfim, seguem os dados de consumo que consegui pelo computador de bordo:

- descida da serra: 12,5 km/l (com um pouco de trânsito)
- subida de serra: 10,0 km/l (sem trânsito)

fiquei satisfeito nesse primeiro momento. Até que o bicho na estrada mantém o apetite moderado Very Happy

TRASH

Ver perfil do usuário

Mensagem  ALVARUSS em Qui Out 15, 2009 11:53 am

ola , sou novo aqui ,
tenho um azera e esta com 15.000km
para surpresa de todos , uso desde que tirei da convessionaria com 50% de alcool, e pasmem, faz entre 6,5 a 7 , sem tropicos e sem perceber, e ainda tenho a impressao que o torque melhora.
quero agora partir para um K&N,
Como hoje é meu primeiro acesso vou ter muito a participar com voces.

abraço a todos

alvaro

ALVARUSS

Ver perfil do usuário

Mensagem  TRASH em Qui Out 15, 2009 12:08 pm

Seja bem-vindo!!! Você é o usuário número 100 do fórum Smile

TRASH

Ver perfil do usuário

Mensagem  OrzFull em Sab Out 24, 2009 1:57 pm

CA(zera)maradas

4º Abastecimento:
MODELO: Azera 3.3 V6 GLS (Top). Comprei com 13500 km
HODÔMETRO: 512,9 KM
ABASTECIMENTO: 62,23 l (Br Supra 2,78)
CONSUMO GASOLINA CIDADE: 8,24 km/l
CUSTO KM: R$ 0,337

Geral - 2205,4 km - 7,78 km/l. Ainda não peguei estrada com o carro.

Notei que pra baixo de 1/4 o pc de pordo fica meio pirado. Qdo abasteci indicava 18,9/100 (5,3 km/l).

Forte Azzzzrabraço

OrzFull

Mensagem  TRASH em Dom Out 25, 2009 12:51 pm

OrzFull escreveu:CA(zera)maradas

4º Abastecimento:
HODÔMETRO: 512,9 KM
ABASTECIMENTO: 62,23 l (Br Supra 2,78)
CONSUMO GASOLINA CIDADE: 8,24 km/l
CUSTO KM: R$ 0,337

Geral - 2205,4 km - 7,78 km/l. Ainda não peguei estrada com o carro.

Notei que pra baixo de 1/4 o pc de pordo fica meio pirado. Qdo abasteci indicava 18,9/100 (5,3 km/l).

Forte Azzzzrabraço

show de bola!! O meu computador tambem pira quando abasteço!! Assim que saio do posto, ele marca 25, 30 l/100km rrsrs... doidão

TRASH

Ver perfil do usuário

Mensagem  OrzFull em Seg Out 26, 2009 11:05 am

Trash

Esse "erro" logo depois do abastecimento é, na verdade, o computador acertando as contas. Bastam 5 km pros valores voltarem ao normal.

O meu comentário sobre o erro é qdo o tanque fica abaixo de 1/4. O PC ficou muito pessimista, indicando 18,9/100 (5,3 km/l). Enchi o tanque até a boca e fazendo a conta normal obtive o nr que postei.

Os caras do CivicClub estão admirados com o consumo do Azerão na casa dos 8. Mesmo valor que meu NC Flex no álcool.

Forte AzeraBraço

OrzFull

Mensagem  OrzFull em Ter Nov 03, 2009 2:06 pm

CA(zera)maradas...

Abasteci o carro da minha mulher, ou melhor minha chefe, ontem. Resolvi então postar aqui uma pequena comparação, pois os carros rodaram quase a mesma coisa e nas mesmas condições: transito urbano de Brasília.

MB Classe A Semi-AT 2001 ~ 83,5 mil km; 1.6 4L 102 cv gasolina:

2536,2 km - consumo 10,61 km/l

Azera (Top) 2008/2009 ~ 15,5 mil km; 3.3 V6 245 cv gasolina:

2205,4 km - 7,8 km/l
1693,5 km - 8,14 km/l
.

Essa segunda linha representa o consumo feito comigo. Comprei o carro com o tanque completamente seco, o hodometro parcial apontava 511,9 km qdo fui abastecer e foram 75,68l até a boca. Considerando que foi zerado no abastecimento anterior, o consumo foi de 6,76 km/l.

Mas sem firulas, até o momento o Classe A tem sido 36% (10,61/7,80) mais econômico que o Azera.

Agora uma conta (forçando a barra) para deixar o coreano mais econômico. Very Happy Very Happy

pra deixar a conta exata o Mercedim faz 7,8 km com 735,5 ml. Ou seja 7,21 ml por cavalo (735,5/102). Já os frugais cavalos coreanos consomem apenas 4,08 ml (1000/245), cada um, para cumprir a mesma distância. Pronto acabei de provar que o Classe A é mais beberrão que o Azera... Very Happy Very Happy Very Happy

Caraca a gente pode fazer o que quer com os números.... Very Happy Very Happy

Forte AzeraBraço

OrzFull

Mensagem  TRASH em Ter Nov 03, 2009 8:28 pm

hahahahahaa, show de bola!!!

O meu tá fazendo 5,5 km/l no transito terrivem de Sampa... mas agora fiquei feliz! Posso pisar sossegado ahahahah

abss

TRASH

Ver perfil do usuário

Mensagem  OrzFull em Qua Nov 11, 2009 6:32 pm

CA(zera)maradas

5º Abastecimento:

HODÔMETRO: 353,3 KM
ABASTECIMENTO: 44,112 l (Br Supra 2,78)
CONSUMO GASOLINA CIDADE: 8,10 km/l
CUSTO KM: R$ 0,347

Geral - 2558,7 km - 7,80 km/l. Ainda não peguei estrada com o carro.

Forte Azerabraço

OrzFull

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:13 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: