HYUNDAI AZERA 3.3 V6 - Testado pela 4 Rodas

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HYUNDAI AZERA 3.3 V6 - Testado pela 4 Rodas

Mensagem  Admin em Ter Jun 09, 2009 10:09 pm

HYUNDAI AZERA 3.3 V6

EXAME DE ADMISSÃO: O AZERA QUER ENTRAR NA CLASSE DE MERCEDES, BMW E LEXUS. SERÁ QUE ELE PASSA NA PROVA?
Por Paulo Campo Grande da 4 Rodas

Mais potente que um Mercedes Classe C. Mais admirado que um Lexus 350. Mais espaço interno que um BMW Série 7. E o mais impressionante: o preço." O que a campanha de lançamento do Hyundai Azera - que, além do texto acima, mostra o sedã com a cidade de Detroit, berço da indústria americana, ao fundo -, tem de realidade além da clara provocação? É isso o que veremos adiante.
O Azera tem motor de alumínio 3.3 V6 de 24 válvulas, com comando de válvulas e coletores de admissão variáveis, e gera 245 cv de potência e 31 mkgf de torque, segundo o importador. Ele realmente é mais potente que o Mercedes C280, que vem equipado com um V6 3.0 com 231 cv e 30,6 mkgf. A Mercedes pode alegar que, na prática, os dois modelos têm a mesma relação peso/potência, uma vez que o C 280 é mais leve. Ele tem 1 555 kg, enquanto o Azera pesa 1 640 kg, o que resulta em uma relação de 6,7 kg/cv para ambos. Além disso, o C280 vem com transmissão seqüencial de sete marchas que permite explorar melhor a força do motor que o câmbio seqüencial de cinco marchas do Azera. Mas, de fato, o Azera é mais potente que o Mercedes.

Em nossa pista de testes, o Azera acelerou como gente grande. Fez de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e alcançou 225,1 km/h de velocidade máxima. Nas frenagens, parou de forma exemplar. E, no consumo, se não manteve uma dieta frugal, também não exagerou na alimentação. Ficou com as médias de 7 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.

No que diz respeito à comparação com o Lexus, admiração é algo difícil de medir. Com modelos como o Azera e o SUV VeraCruz, a Hyundai está pleiteando uma vaga no Olimpo das marcas de prestígio, enquanto a Lexus já nasceu nesse meio, como uma estratégia da Toyota para ingressar no segmento de luxo. Mas, como medida de seu cartaz, a Hyundai apresenta os prêmios que o Azera conquistou em 2007. Um deles foi o primeiro lugar no ranking de Desempenho e Design, da conceituada empresa de pesquisas americana J.D. Power. O outro foi o de Qualidade Total, da consultoria Strategic Vision, também americana. A Lexus pode argumentar que já venceu diversos prêmios ao longo de sua história. Mas neste momento é a Hyundai que está festejando. (Você pode consultar os resultados nos sites www.jdpower.com e www.strategivision.com).

Alemão nos detalhes
Independentemente da percepção do mercado, pode-se dizer que um carro é admirado quando combina design, qualidade e conforto. E isso o Azera tem para oferecer. Seu design adota um visual clássico, como é costume no segmento de luxo, mas com personalidade. A maior ousadia está na traseira, notadamente nos contornos dos páralamas e da tampa do porta-malas. Na dianteira, os faróis são pequenos e quase retangulares, contrariando a liberdade de formas que se vê nos novos lançaAs formas do Azera são clássicas, mas seu design tem personalidade própria mentos da indústria. Por dentro, o painel tem design original, com a parte superior independente da frontal, unidas por um friso de madeira (rádica, segundo a fábrica). Os materiais empregados no Azera poderiam muito bem ser encontrados nos modelos topo-de-linha da Mercedes ou da BMW. Percebe-se que os projetistas do Azera não descuidaram de nenhum detalhe. Os bancos são de couro e o console central foi revestido de alumínio decorado de bom gosto. Os quebra-sóis são de tecido furadinho e contam com abas, para cobrirem toda a extensão das janelas quando virados para as laterais. Os controles de volume do rádio, no volante, possuem teclas em relevo (um ressalto para aumentar e uma depressão para diminuir o som), para o motorista não precisar desviar o olhar.

O Azera é oferecido em duas versões sem nomes que as identifiquem. A diferença está nos equipamentos. A básica já é bem completa: traz ar-condicionado com ajustes independentes para os dois lados da cabine, trio e bancos elétricos, sistema de som Infinity com dez alto-falantes e vidros fotocromáticos (que variam a transparência em função da luz do dia) - mas esse recurso perde a função quando se aplicam películas escuras nos vidros (como é o caso do veículo avaliado). A versão mais completa, mostrada aqui, tem ainda faróis de xenônio, teto solar elétrico, visor LCD, disqueteira para seis CDs e bancos com memória.

Quem dirige o Azera logo aprova seu comportamento dinâmico. Ele é um carro confortável, que tem a suspensão macia, mas firme. Ou seja, as estruturas (duplo A na frente e multilink atrás) filtram as imperfeições no piso, deixando a carroceria se movimentar na vertical, sem permitir oscilações laterais ou longitudinais exageradas. Na minha opinião, trata-se do melhor acerto de suspensão que a Hyundai já fez. A direção é leve, o que torna as manobras fáceis de realizar. As respostas não são das mais rápidas - os donos de sedãs de luxo gostam de uma certa demora -, mas não chegam a ser tão lentas quanto as do Toyota Camry, por exemplo (um belo carro, com um motor de 285 cv, mas sem pressa de chegar ao destino).

O Azera é mais fácil de estacionar que um BMW Série 7, dono de uma carroceria maior. Por falar nisso, a terceira afirmação do anúncio parece a mais improvável de todas. Com 4,89 metros de comprimento e 2,78 metros de entreeixos, como o Azera pode ser maior que o Série 7, que mede 5,03 metros e tem 2,99 metros de um eixo a outro?

Cortina
Comparamos medidas dos dois veículos e tivemos uma surpresa. Apesar de ser menor por fora, o Azera é maior que o Série 7 no volume total da cabine, de acordo com a agência americana EPA. Pelo quadro de medidas, é possível imaginar que há equilíbrio entre os dois, uma vez que o Hyundai tem vantagens nas posições dianteiras e o BMW, nas traseiras. A BMW pode se valer de que é imbatível na distância para os quadris e espaço no porta-malas. Mas na soma geral de espaço na cabine o Azera leva a melhor.

Quem viaja atrás tem o mesmo conforto que o motorista e o passageiro da frente. O espaço para as pernas é de sedã grande, há alto-falantes e saídas de ar-condicionado próximas, cortina, porta-copos e cintos de segurança de três pontos nas três posições.

O Azera também é bem-servido, em matéria de segurança. Ele conta com freio ABS, com EBD e BAS, controle de tração e programa eletrônico de estabilidade. São dez airbags, no total.

Entre os carros mencionados na propaganda, o Azera é o mais barato. Ele custa 94 800 reais na versão mais simples e 105 400 reais na completa, enquanto o Mercedes C 280 é vendido por 219 900 reais, o Lexus ES 350 sai por 227 318 reais e o BMW 750i V8, ao preço de 490 000 reais. Os verdadeiros concorrentes do Azera, porém, são os modelos que disputam motoristas com orçamentos mais modestos, como o Ford Fusion 2.3, por 83 620 reais, entre os mais em conta, e o VW Passat 2.0 T, por 121 760 reais, para quem pode gastar um pouco mais. A Hyundai mira nas estrelas para acertar os aviões.

O anúncio se esqueceu de falar da garantia de cinco anos, a maior do mercado - igual somente à que ela própria dá em outros modelos e à que a Kia também oferece. Mas aí não haveria comparação.

PODER DA CANA

A matriz da Hyundai declara 234 cv de potência para o Azera 3.3 V6. Mas, no Brasil, como a gasolina tem álcool, combustível com efeito antidetonante, a eletrônica do carro consegue avançar a curva de ignição e extrair mais potência do motor. Por isso, no Brasil, o Azera foi homologado com 245 cv. Quem explica é o diretor de engenharia do Grupo CAOA, José Rodrigues Seara. Mas esse benefício não é aproveitado por todos os carros importados. Alguns modelos perdem potência quando chegam aqui por estarem programados para rodar com gasolinas de maior octanagem que a da nossa.

Leia mais... http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_275105.shtml

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Re: HYUNDAI AZERA 3.3 V6 - Testado pela 4 Rodas

Mensagem  Anax em Ter Jun 23, 2009 10:06 pm

Esse foi um comparativo efetuado pela quatro rodas entre Accord X Fusion X Jetta e Azera. Adivinhem quem venceu????? Não constam as informações relativas aos outros veículos por conta da impossibilidade, dado a dimensão da mensagem.
1º Hyundai Azera 3.3

Os dois canos separados no pára-choque traseiro não são enfeite: o Hyundai Azera abre as portas para o mundo dos carros com motor V6. Ao lado de Mercedes Classe C e BMW Z4, longe de Mille e Celta. Seja igualmente bem-vindo ao mundo dos carros que usam madeira de verdade no acabamento, em vez de plásticos-imitando- algum-outro-material. Junto dos Rolls-Royce e Bentley, longe de Fusion, Jetta e Accord. O carro da Hyundai sobra neste comparativo. É melhor que os rivais no que cada um deles tem de melhor.

O Azera é tão espaçoso quanto o Accord. Perde em volume de cabine, mas essa medida (que a Hyundai usa em sua propaganda para dizer que supera um Série 7) não diz tudo. O volume é uma multiplicação de várias dimensões, mas às vezes um carro supera com sobra uma necessidade e falta em outras. O Azera é melhor pois vence nas medidas que fazem falta (espaço para a cabeça e para os ombros). O painel é um bloco de estilo genérico, mas isso é compensado pelo uso de materiais nobres, como couro e raiz de nogueira, e pelo acabamento cuidadoso.

O Azera é mais rápido que o esportivo Jetta. Pudera, seu motor de 3,3 litros tem 75 cv a mais. E não diga que é potência sem controle. A exemplo do rival, o carro coreano tem controle de tração e de estabilidade, mais câmbio seqüencial. Só não espere emoção: o V6 está ali para andar devagar com mais tranqüilidade, em vez de agitar sua vida. É um carro voltado ao conforto, com suspensão macia e direção leve.

O Azera é mais equipado que o Fusion. Se na Ford o motorista tem ajuste elétrico de assento, no Hyundai são ajustes de assento e encosto para motorista e carona. Mais regulagem elétrica do volante. E quem pagar 105 400 reais terá duas memórias para os ajustes, teto solar, faróis de xenônio e persiana na janela de trás. Ela tem acionamento elétrico e recolhe-se sozinha, ao engatarmos a ré. É um outro mundo.


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AZERA - R$ 93 900
Com tanto dote, não casar com ele é quase desfeita.


DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A direção leve é ótima na cidade, mas não parece solta na estrada. A suspensão é um primor de maciez.
[03emeio]

MOTOR E CÂMBIO
O câmbio não tem as seis marchas do Jetta, mas o motor V6 está muito além dos rivais.




CARROCERIA
Dimensões generosas e frestas pequenas entre as portas. Falta carisma ao desenho.
[04]

VIDA A BORDO
O volante tem ajuste elétrico e se recolhe para facilitar o entra-e -sai. A madeira é de verdade e os bancos de couro têm o melhor acabamento.
[05]

SEGURANÇA
Dez airbags e controle de estabilidade.
[05]

SEU BOLSO
Compensa a falta de tradição com um pacote bastante generoso.
[03emeio]


Dimensões
Comprimento/entreeixos (cm): 490 / 278
Altura/largura (cm): 149 / 187
Porta-malas (litros): 469
Peso (kg): 1640
Peso/potência (kg/cv): 6,7
Peso/torque (kg/mkgf): 52,9
Diâmetro de giro (m): 11,3

Ficha técnica
Motor: diant. / transv. / V6 / 24V / 3 342 cm3
Diâmetro x curso: 92 x 83,8 mm
Taxa de compressão: 10,4:1
Potência: 245 cv a 6000 rpm
Torque: 31 mkgf a 3500 rpm
Câmbio: seqüencial, 5 marchas, tração dianteira
Direção: hidráulica / 2,8 voltas
Suspensão: Dianteira: independente, double wishbone Traseira: independente, multilink
Freios: disco ventilado, ABS com BAS e ESP
Pneus: 235/55 R17

Visibilidade

Pontos cegos: A parte escura representa a área que o motorista não enxerga em manobras ou em movimento



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Clique aqui e veja a tabela comparativa

VEREDICTO
O Jetta é para fãs de esportividade e o Accord é para fãs de Honda. O Fusion é a escolha sensata, mas é difícil resistir ao Azera. A pouca tradição da Hyundai tende a baixar o valor de revenda e as peças são mais caras. Ou seja, o risco do Azera é maior. Mas a qualidade é de primeira linha e o benefício trazido por seus itens de série é digno de um carro pelo menos 30 000 reais mais caro.

Anax

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Re: HYUNDAI AZERA 3.3 V6 - Testado pela 4 Rodas

Mensagem  Anax em Ter Jun 23, 2009 10:08 pm

Quem tiver interesse de ver o comparativo completo, com as informações dos demais veículos, deve clicar aqui: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_290106.shtml

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Azera bate Fusion e Malibu

Mensagem  ViniGonzalez em Qui Ago 26, 2010 12:08 pm

Tudo bem que há uma falha no teste.
Deveriam ter feito com o Fusion V6 pra poder ficar mais completo.
Mas mesmo assim, vale a pena ler.

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/chevrolet-malibu-x-ford-fusion-x-hyundai-azera-580363.shtml
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ViniGonzalez

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Re: HYUNDAI AZERA 3.3 V6 - Testado pela 4 Rodas

Mensagem  crasilva em Qui Ago 26, 2010 12:14 pm

ViniGonzalez escreveu:Deveriam ter feito com o Fusion V6 pra poder ficar mais completo.
Mas mesmo assim, vale a pena ler.

Não ia diferir muito porque o Fusion V6 também não passa de 180Km/h, então não entendo a motivação de se comprar um Fusion V6; compra-se um Fusion 2.5 e tem-se praticamente o mesmo.

Há este com o Fusion V6:

http://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-fusion-v6-nao-e-pareo-para-hyundai-azera/

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Re: HYUNDAI AZERA 3.3 V6 - Testado pela 4 Rodas

Mensagem  Lut em Dom Jun 26, 2011 12:00 pm

Meu amigo tirou um Fusion V6 ZERO e o carro só dá problema, aquecimento do motor é constante, freio empenado e entre outras coisas a mais.
Meu azera é 2008, não tenho nada a reclamar e o melhor, já atingi o 260 km/L brincando hahahaha
Não troco o azera por nada que seja inferior, principalmente pelo FUSION.
Minha opinião é formada, pra bater o Azera vai demorar hein...
Lembrando que em casa temos um Jetta 2009 completíssimo tbm.
E o Jetta fica no chinelo.
Abraços e bons negócios.
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Re: HYUNDAI AZERA 3.3 V6 - Testado pela 4 Rodas

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