Cai exigência do diploma de jornalismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cai exigência do diploma de jornalismo

Mensagem  Admin em Sex Jun 19, 2009 9:05 am

Cai exigência do diploma de jornalismo
Sérgio Matsuura e Izabela Vasconcelos

O diploma para o exercício da profissão de jornalista já não é mais uma obrigatoriedade no Brasil. Por oito votos a um, o Supremo Tribunal Federal considerou incompatível com a Constituição a exigência da graduação em jornalismo para o exercício da profissão, em votação do Recurso Extraordinário 511961, nesta quarta-feira (17/06).

Os ministros Gilmar Mendes, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello votaram contra a exigência. Apenas Marco Aurélio Mello votou a favor da obrigatoriedade do diploma.

No início da sessão plenária, as teses se dividiram entre a posição defendida pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo e o Ministério Público Federal (MPF), contra a obrigatoriedade do diploma, e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), com o apoio da Advocacia Geral da União, sustentando a exigência.

Gilmar Mendes, relator do recurso, defendeu a autorregulação da imprensa. “São os próprios meios de comunicação que devem definir os seus controles”, afirmou.

Mesmo sem a exigência de diploma, os cursos de jornalismo devem continuar existindo, argumentou Mendes. “É inegável que a frequência a um curso superior pode dar uma formação sólida para o exercício cotidiano do jornalismo. Isso afasta a hipótese de que os cursos de jornalismo serão desnecessários”, avaliou.

fonte: comunique-se.com.br
-------------------------------------------------------------------

Rasgaram a carreira de jornalistas. Agora basta ser bonitinha ou atriz da Globo pra apresentar um jornal. Ah! ex-BBB tb deve servir como currículo.

Qual a opinião de vocês?

Admin
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 09/06/2009

Ver perfil do usuário http://azeraclub.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cai exigência do diploma de jornalismo

Mensagem  _Celso em Sex Jul 03, 2009 1:29 am

Olá Admin,

Na minha humilde opinião quando não se exigi o diploma para o exercício da profissão essa profissão de categoria passa a ser um amontoado , todavia, nós sabemos que em uma disputa de vaga um bacharel em jornalismo vai ter muito mais chance de conquistar a vaga do que uma pessoa qualquer que não possui bacharelado em jornalismo.

Podemos usar de comparação a profissão de mecânico:
Supondo que uma montadora renomada resolve abrir vagas para novos funcionários qual tipo de profissional a montadora vai escolher?
o mecânico da esquina o famoso " Tonhão do Carburador " ou um profissional especializado no assunto?

Em suma, sou contra essa decisão tomada pelo STF pois transformou uma categoria importante em um "amontoado", todavia, sabemos como o mercado de trabalho é cruel e seletivo.

Peço desculpas se me alonguei.

Celso.

_Celso

Mensagens : 22
Data de inscrição : 02/07/2009
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum