Azera Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Testei o controle de estabilidade- De novo!

2 participantes

Ir para baixo

Testei o controle de estabilidade- De novo! Empty Testei o controle de estabilidade- De novo!

Mensagem  SUR Dom Fev 14, 2016 7:54 pm

Pessoal, já postei aqui uma situação onde havia utilizado na prática o controle de estabilidade. Mas tinha sito somente uma manobra mais radical para desviar de uma carcaça de pneu na rodovia e ele atuou.

Mas sexta foi bem diferente. Estava indo para casa na rodovia 040 (moro em BH) e n ultima curva a direita antes do trevo para Ouro Preto o carro escapou. Chovia muuuuuito mas neste momento tinha acabado de sair da nuvem de chuva e a pista estava uma piscina. o lkcal é pista dupla + acostamento e entrei na curva a 100km/h lá no acostamento sobrando ainda as duas pistas para caso necessário. E num é que no meio da curva a trazeira do carro escapou. Na hora me veio o pensamento, vou esborrachar na mureta... Dei o contra bem rápdo e busquei o carro que aí escapou para o outro lado, corrigi de novo mas percebi que na verdade eu estava atrapalhando o controle de estabildade. Pude perceber claramente que ele estava atuando e com muita eficiência. Deixei então com ele, que me devolveu o carro completamente estável. Acho que se eu não tivesse atuado na primeira escapada nem teria escapado para o outro lado pois ambos estávamos "trabalhando"... Ne cheguei até a pista da esquerda.

Tenho que confessar que meus pneus traseiros já passaram da hora, e acho que não ia conseguir recuperar. Ia ficar na mureta, só não sei em qual sentido, não seria nada grave. Imagino a quantidade de vidas que este recurso tem salvo mundo a fora. ITEM OBRIGATÓRIO! Show de bola.


SUR

Mensagens : 95
Data de inscrição : 25/06/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Testei o controle de estabilidade- De novo! Empty Re: Testei o controle de estabilidade- De novo!

Mensagem  arianoneves Qua Fev 17, 2016 11:28 pm

SUR escreveu:Pessoal, já postei aqui uma situação onde havia utilizado na prática o controle de estabilidade. Mas tinha sito somente uma manobra mais radical para desviar de uma carcaça de pneu na rodovia e ele atuou.

Mas sexta foi bem diferente. Estava indo para casa na rodovia 040 (moro em BH) e n ultima curva a direita antes do trevo para Ouro Preto o carro escapou. Chovia muuuuuito mas neste momento tinha acabado de sair da nuvem de chuva e a pista estava uma piscina. o lkcal é pista dupla + acostamento e entrei na curva a 100km/h lá no acostamento sobrando ainda as duas pistas para caso necessário. E num é que no meio da curva a trazeira do carro escapou. Na hora me veio o pensamento, vou esborrachar na mureta... Dei o contra bem rápdo e busquei o carro que aí escapou para o outro lado, corrigi de novo mas percebi que na verdade eu estava atrapalhando o controle de estabildade. Pude perceber claramente que ele estava atuando e com muita eficiência. Deixei então com ele, que me devolveu o carro completamente estável. Acho que se eu não tivesse atuado na primeira escapada nem teria escapado para o outro lado pois ambos estávamos "trabalhando"... Ne cheguei até a pista da esquerda.

Tenho que confessar que meus pneus traseiros já passaram da hora, e acho que não ia conseguir recuperar. Ia ficar na mureta, só não sei em qual sentido, não seria nada grave. Imagino a quantidade de vidas que este recurso tem salvo mundo a fora. ITEM OBRIGATÓRIO! Show de bola.


Pois bem, sou um dos maiores defensores do ESP obrigatório em todos os carros, na Europa é assim, EUA também e que estudos em 2012 mostraram que se todos os carros na Europa tivesse ESP o numero de acidentes cairia em 60%.
Já testei o ESP em curvas no molhado e ele me ajudou uma vez quando entrei em um cruzamento e chovia bastante, apesar de está a uns 60km/h a curva era fechada e o carro começou a escapar de frente, tirei o pé mas ao mesmo tempo escutava o carro freiando uma das rodas traseiras, era o ESP ajudando a corrigir e foi isso ajudou o carro a manter a trajetória.

Mas conto aqui um caso com final infeliz, recentemente uma família viajava em um Mercedes C250 (do modelo novo), quando em uma curva na estrava quando chovia muito o condutor perdeu o controle e o carro bateu com a lateral em outro que seguia em sentido contrário, acontece que a batida foi em cheio na lateral, matando o condutor, a mãe, a esposa e filha! no outro carro um polo, mesmo com airbags morreu o motorista, esposa, e filho, escapando um passageiro  que vinha atrás.

Lógico que a Mercedes devia vir rápido, mas o que chamou atenção da perícia é que mesmo contando com toda a ajuda eletrônica (ESP) o carro perdeu a traseira porque os pneus traseiros estava gastos!!!! ou seja, o ESP depende muito da aderência dos pneus para ser eficiente. Muita gente não sabe, mas deve-se manter os melhores pneus na traseira e não na frente. Com os pneus dianteiros gastos o carro sai de frente, mas tirando o pé ele volta, mas a traseira quando sai só mesmo o ESP para salvar!

Não estou dizendo amigo que seu carro estava com pneus gastos, até porque o ESP corrigiu, mas fica a dica que ele não faz milagres. Pior são aquelas pessoas que possuem carros de luxo, esquecem da manutenção e acham que estão seguros.

Segue o link da reportagem do acidente: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/01/pneus-desgastados-e-chuva-causaram-acidente-que-matou-sete-na-pb.html

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos