Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP

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Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP

Mensagem  JB em Seg Mar 30, 2015 3:03 pm

Tenho um Azera 2009 desde zero com aproximadamente 60.000 km. A uns 2 meses o pedal de freio começou a afundar e precisava bombar para ele voltar a ficar com pressão. Levei a uma oficina recomendada(ja que o carro venceu a garantia a 6 meses e infelizmente a Caoa cobra muito caro). Depois de 2 dias em analise, fazendo sangria em todas as todas e substituindo fluido, o mecânico retirou o cilindro mestre e chegou a conclusão que o meu estava com defeito.

Fiz a troca do cilindro mestre e o carro realmente resolveu o problema que vinha apresentando, a pressão no pedal de freio voltou. Porem, sinto o pedal um pouco "borrachudo". Vi bastante conteúdo sobre o tema pela internet e tudo leva a crer que possivelmente, durante a substituição do cilindro mestre, tenha entrado ar no sistema... mais precisamente no modulo do ABS. A realidade é que não tenho certeza... Pode ser isso ou pode ser um outro problema no sistema ou ate no cilindro mestre novo que pode ter vindo com defeito(ainda tenho garantia nele).

Porem para ter certeza, gostaria de levar o carro em um mecânico que realmente conheça sobre freios ABS! Eu depois de muito procurar achei e baixei o manual de serviço do Azera, é um arquivo .zip com 14 arquivos pdf(em inglês)... so para freio tem um de 219 paginas falando tudo sobre o freio do carro.

Neste manual, há 2 descrições de como fazer a sangria, uma normal e outra usando o scaner no ABS. Na normal, faz a sangria usando uma sequencia especifica nas rodas e na outra do ABS faz a sangria usando o scaner e uma outra sequencia nas rodas. Por isso, seria importante um mecânico que tivesse algum conhecimento de fato em mexer em ABS, para não ter duvida na hora H. rs Nao precisa falar inglês, isso eu traduzo se for o caso, mas precisa saber o que fazer e ter o scaner e de preferência a maquininha para fazer a sangria sem bombar o pedal.

Agradeço se alguém puder fazer uma indicação!

JB

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Re: Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP

Mensagem  antonio.mano em Sab Abr 04, 2015 10:46 pm

JB, você poderia fornecer o link da onde baixar esses manuais?

antonio.mano

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Re: Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP

Mensagem  Marcao em Dom Abr 05, 2015 6:48 pm

JB, estou com o mesmo problema no freio do meu 09. O pedal de freio começou a afundar de um dia para o outro, troquei o cilindro mestre, fiz a troca total do fluido de freio, ja fez a sangria com motor desligado em zig-zag, com motor ligado e nada... continua ruim ! Pelo que li, pode ser sujeira que subiu e entupiu alguma saida do ABS (mas a luz nao acende no painel) ou ate mesmo a bomba de pressao do ABS, mas ja procurei em Sao Paulo uma oficina especializada em freio e nao achei. Fui na Freios 90 que me indicaram a oficina Freio 100... a pessoa que me recebeu disse para fazer a sangria com o scanner e que nesses casos tem que ir eliminando as alternativas ate achar o defeito. Se vc achar uma oficina que tenha esse tal de scanner sera otimo conhecer. abs

Marcao

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Mensagem  Aldo Ribeiro em Ter Maio 12, 2015 8:42 pm

Boa noite pessoal. Bom eu sou novo aqui, comprei meu azera faz apenas 4 dias atrás. Muito bom o carro.
Quanto as dúvidas, eu tenho algumas dicas na época em que fui mecânico, já faz quase 5 anos que não trabalho mais na profissão, mas no meu azera no que der para eu fazer, irei fazer.
Normalmente a gente sangrava em Z, começando das rodas de trás para frente ( veículos com ABS ). No caso de quem trocou o cilindro mestre recentemente e percebe que tem ar, a sangria ocorria nas rodas primeiramente, se não ficasse bom a sangria ocorreria no cilindro mestre e em último caso na central do ABS. Outro detalhe importante para evitar problemas com o módulo do ABS, é na troca de pastilhas. Todas as vezes que precisar voltar o embolo da pinça precisa abrir o sangrador para o fluído hidraúlico não retornar para o módulo do ABS, pois pode retornar sujeira e com isto as solenóides pode não funcionar corretamente, acende a luz do ABS. Por isso toda vez que trocar pastilha abrir o sangrar para eliminar o fluído que está no embolo. Outra coisa, toda vez que for fazer uma sangria via pedal, ( bombando o fluído hidraúlico ) não esquecer de acionar somente o curso do pedal do freio que a pessoa usa no dia a dia, pois se vc acionar até o final, aquela área do cilindro que não é usada pode estar com resíduos de sujeira e riscar a gaxeta de uma das cameras do cilindro mestre, com isto ele baixa o pedal quando acionado, pois há uma perda de pressão internamente, portanto se vc for fazer sangria manual o ideal é colocar um calço para que o pedal não acione até o final. Isto vale para carros com abs e sem abs.
Gente estou postando aqui mas não sou o especialista, isto era apenas parte da rotina que eu tinha na oficina. Talvez hoje exite métodos melhores.

Gente abraço.

Aldo Ribeiro

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Re: Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP

Mensagem  JB em Ter Jun 16, 2015 1:57 pm

Ola Aldo,

Obrigado pelas dicas!

Quanto a sangria, o procedimento de não bombar o pedal ate o fundo e o correto. Na duvida coloque algo debaixo do pedal, um toco, pedra, tijolo para limitar o curso.... Mas o ideal mesmo e usar aquela bomba elétrica que você acopla na boca do reservatório e ela vai bombando o fluido por la e expulsando o velho sem nem precisar de mexer no pedal/cilindro mestre.

A sua dica de sangrar quando troca a pastilha também e importante. Eu inclusive comprei um alicate de pressão, próprio para clipar o flexível do freio e nao deixar o fluido voltar, mesmo abrindo o sangrador... Você morde o flexível com o alicate, abre o sangrador e depois volta o pistão para a posição correta; há 0 retorno de fluido para o modulo do ABS/cilindro mestre... e ai e so completar o reservatório.

Abs,

JB

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Consegui resolver o problema

Mensagem  marcelogmez em Sab Maio 21, 2016 4:03 pm

Pessoal, tenho um Azera 09/10 com 92.000 km e passei pelo mesmo problema que vocês este mês. Fiquei meio que desesperado. Fiz tudo que encontrei aqui no fórum... mais algumas dicas em outros fóruns....troquei o cilindro mestre.. (gastei 1400,00 em um novo adquirido na Hyundai), sangria de tudo quanto é jeito, com scanner, sem scanner, entramos em contato com o tal de freios Peixoto em São Bernardo do Campo e nada... o pedal do freio continuava baixo, porém ao dar uma bombada ele ficava na posição correta.
A última tentativa desesperada, ocorreu após o meu mecânico ter conversado com um amigo dele, que disse que o problema poderia ser as pastilhas de freio. Dito e feito.. ao trocar as pastilhas dianteira, como num passe de mágica, os freios voltaram ao normal. Nós não conseguimos descobrir exatamente o porque disso, porém desconfiamos que na última troca de pastilha, instalaram uma pastilha de uma Santa fé, ou Vera Cruz, ou Sonata, sei lá, que pode ter dimensional da espessura total (parte utilizável mais parte de trás) inferior ao original, e que com o desgaste na utilização, a espessura ficou muito baixa, fazendo com o freio não atuasse adequadamente. Não sabemos se foi isso, porém, sabemos que com a troca ele voltou a ficar perfeito.
Créditos ao meu mecânico que teve a paciência de fuçar e achar o problema.
Quem quiser ter mais informações, entre em contato com a Mecânica Natal (Marcos). Tel. 13 3222-1205. A oficina fica aqui em Santos e o cara é gente fina, honesto e não é careiro.
Boa Sorte pessoal!

marcelogmez

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Re: Freio Borrachudo - Dica de mecanico especializado em freio ABS em São Paulo - SP

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