Azera Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo

3 participantes

Ir para baixo

Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo Empty Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo

Mensagem  arianoneves Qua Out 22, 2014 11:00 am

Pessoal,

Meu azera é o do modelo antigo e completíssimo, aquele que vem com o som da Infinity!! Coloquei ano passado uma central multimídia da Caska e como já comentei aqui no fórum, achei até o som melhor.

Pois bem, de um tempo para cá vinha escutando nas músicas com mais grave um estalo que parecia vir do sub que fica atrás, a coisa foi piorando ao ponto da voz de um locutor de rádio ficar estalando! Acessei o mesmo pela mala e vi que a suspensão do subwoofer estava rasgada, isso acontece com o tempo mesmo. Aí pensei, é só remover a tampa que fica na parte interna traseira do carro, retirar os parafusos e pronto!! NADA DISSO!!! A tampa não sai! é integrada ao carpete que cobre toda parte traseira!!

Fui pesquisar na internet e achei um material completo sobre o azera, mostra por exemplo que o subwoofer é um de 8 polegadas, bobina dupla, de 2 ohms e fabricado pela JBL. Para retirá-lo tive que desmontar quase tudo atrás, um absurdo, mas como gosto desse tipo de coisa foi até prazeroso, pena que foi uma tarde para fazer!!

Foi necessário primeiro rebater os bancos traseiros, depois retirar uma proteção embaixo que fica entre o banco e a mala (2 parafusos), depois tem acesso aos parafusos que prendem o banco traseiro, tirado os dois, basta pressionar uma pequena alavanca na frente do banco (dos dois lados) para o banco traseiro sair por completo! Retirado o banco, tira-se duas proteções que ficam por trás do encosto do banco traseiro (5 parafusos).

Depois tira-se os dois airbags laterais traseiros!! Isso mesmo!!! tem que tirar os airbgas!! tem um porca que fixa-os embaixo e ele é de encaixe em cima (tive cuidado para não machucar os fios). Depois tem que tirar as proteções laterais da coluna traseira,  um parafusudo do tipo yale (vai dentro da tampinha onde tem escrito SRS), e depois toda de encaixe, depois de retirada dá até para ver o sistema dos airbgas de cortina. Depois de tudo isso, na mala existem duas presilhas amarelas que fixam o carpete traseiro onde está a tampa do sub.

Finalmente o carpete corre para frente e tem-se acesso ao sub. Esse carpete encaixa justamente naquela cortina traseira!! Tirei o sub, como a bobina e o cone estavam novos ( e essa bobina não tem fácil no mercado) mandei trocar apenas o amortecedor, gastei 20 reais e ficou novo!!! depois foi só montar!!

Aproveitei e dei uma limpeza geral por dentro!! Quem quiser trocar o sub por um outro pode ser também, a furação é padrão, pois ele não é muito potente 50W RMS, que é ligado a um amplificador de 7 canais que fica localizado dentro da mala no lado direito.

Quem quiser dicas depois de como se aventurar nesse tipo de serviço eu estou a disposição. Pena que não tirei fotos, mas fiz um vídeo curto quando desmontei, só não sei como colocar ele aqui.

Abraços,

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo Empty Re: Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo

Mensagem  Frederico Qui Out 23, 2014 8:46 am

Ariano, tomara que o meu NUNCA de problemas,kkkkk, que trampo veio.

Frederico

Mensagens : 18
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 65
Localização : Osasco/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo Empty Re: Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo

Mensagem  Alessandro F. Campos Qui Out 23, 2014 9:33 am

Dessa eu já sabia kkkkk, para variar eu já fui premiado com um problema no sub, só que no meu caso não houve problema com suspensão, foi bobina mesmo.

Acabei instalando um sub de 10 polegadas que eu já tinha.

Boa Ariano.

Azerabraços
Alessandro F. Campos
Alessandro F. Campos

Mensagens : 702
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo Empty Re: Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo

Mensagem  arianoneves Qui Out 23, 2014 10:10 am

Alessandro F. Campos escreveu:Dessa eu já sabia kkkkk, para variar eu já fui premiado com um problema no sub, só que no meu caso não houve problema com suspensão, foi bobina mesmo.

Acabei instalando um sub de 10 polegadas que eu já tinha.

Boa Ariano.

Azerabraços

O de dez polegados coube? você teve que adaptar alguma coisa?

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo Empty Re: Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo

Mensagem  Alessandro F. Campos Qui Out 23, 2014 2:21 pm

Instalei um módulo taramps de 300w rms para empurrar o sub, embaixo do banco do passageiro (módulo pouco maior que um celular samsung novo).

Inicialmente o imbecil que fez o serviço colocou um módulo stetson que ficou um lixo, e acabei substituindo pelo taramps, que vem com corte de frequencia e controle de ganho.

O falante está montado em uma caixa no porta malas, já tinha ele e estava parado.

O resultado foi um pouco mais de SPL, mas perdi um pouco da leitura fiel dos graves que o sub original ofereciam, por ser free air e trabalhar voltado pra dentro do carro.

Fiquei muito satisfeito com o resultado final, nada muito melhor que o original, um pouco mais forte o grave somente.

Para instalar um falante de 8 pol no lugar do original é complicado, pois não consegui encontrar algum que servisse corretamente. Vi algumas adaptações muito bem feitas, mas se o falante tiver muita cadência, pode ser que ele raspe na tela, o que prejudica e muito o desempenho do falante.

Azerabraços
Alessandro F. Campos
Alessandro F. Campos

Mensagens : 702
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo Empty Re: Subwoofer com defeito, desmonte e manutenção do mesmo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos