Azera Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONTROLE ESP

+3
Alessandro F. Campos
arianoneves
SUR
7 participantes

Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty CONTROLE ESP

Mensagem  ivowith Qui Out 16, 2014 6:08 pm

Olá galera

Alguém realmente viu o ESP do azera 2011 entrando em ação nas curvas?

Não estou falando o controle de tração que sabemos que funciona e nem é la essas coisas todas também.

Mas falo do ESP mesmo, em curvas, nesses dias, indo de sampa para Campo Mourão, PR - entrei em algumas curvas mais forte um pouco, numa delas senti o carro saindo de traseira propositalmente, mas nada do ESP ou sequer senti qualquer controle do carro a não ser o meu.

Hoje na concessionaria, aproveitei e perguntei sobre o assunto. O rapaz falou que depende do piso, se tiver sujeira o ESP não segura, oque contradiz a intenção do ESP que justamente seguraria o carro em situações como areia, agua, óleo etc.

Então? Alguem tem algo a dizer?

Abraços


Última edição por ivowith em Sex Out 17, 2014 1:28 am, editado 1 vez(es)

ivowith

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty O meu já atuou 3 vezes

Mensagem  SUR Qui Out 16, 2014 10:12 pm

Ivo,

O meu já atuou por 3 vezes. A última foi há umas duas semanas. Estava a 140 no piloto automático e estava trocando de faixa saindo de trás de outro carro e quando vi havia uma carcaça de pneu bem na minha frente. Fiz uma manobra brusca e já esperava o carro torcer para corrigir quando uma das rodas trazeiras freiou por duas vezes com muita vibração e o piloto automático desativou.

Teve uma outra que entrei em uma curva bem fechada de um viaduto e acelerei tudo para sentir o carro escapar ( havia muito espaço e ninguém) mas o carro desacelerou. Não tive a sensação de que ele freiou, mas o acelerador parou como se fosse ma pane seca.

SUR

Mensagens : 95
Data de inscrição : 25/06/2011
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  ivowith Qui Out 16, 2014 10:21 pm

SUR escreveu:Ivo,

O meu já atuou por 3 vezes. A última foi há umas duas semanas. Estava a 140 no piloto automático e estava trocando de faixa saindo de trás de outro carro e quando vi havia uma carcaça de pneu bem na minha frente. Fiz uma manobra brusca e já esperava o carro torcer para corrigir quando uma das rodas trazeiras freiou por duas vezes com muita vibração e o piloto automático desativou.

Teve uma outra que entrei em uma curva bem fechada de um viaduto e acelerei tudo para sentir o carro escapar ( havia muito espaço e ninguém)  mas o carro desacelerou. Não tive a sensação de que ele freiou, mas o acelerador parou como se fosse ma pane seca.

Olá,

Muito boa informação sua. Creio que não entrei com tanto extremo, também preciso ver o alinhamento traseiro do meu carro, fui informado que se estiver desalinhado na traseira ele fica bobo.
De fato o ESP corta a potencia do motor quando precisa, dando a sensação de pane no motor, que não é o caso.

Vou fazer os testes de alinhamento e dar uma acelerada em alguma alça de acesso a viaduto também para ver oque acontece.

Depois posto os resultados.

Abraço

ivowith

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Testando

Mensagem  SUR Qui Out 16, 2014 10:46 pm

Ia me esquecendo de um detalhe. Consigo "testar" facilmente. No meu carro, estando em um asfalto liso (raridade) a baixa velocidade 40 km ou até menos, se dou golpes fortes na direção de um lado para o outro seguido ( entendeu?) ouço o freio sendo acionado. Não sinto diferença alguma na direção mas faz barulho que me sugere ser ele atuando.

Experimente fazer isto.

SUR

Mensagens : 95
Data de inscrição : 25/06/2011
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  ivowith Sex Out 17, 2014 1:01 am

SUR escreveu:Ia me esquecendo de um detalhe. Consigo "testar" facilmente. No meu carro, estando em um asfalto liso (raridade) a baixa velocidade 40 km ou até menos, se dou golpes fortes na direção de um lado para o outro seguido ( entendeu?) ouço o freio sendo acionado. Não sinto diferença alguma na direção mas faz barulho que me sugere ser ele atuando.

Experimente fazer isto.

Sim, com certeza ele está atuando. Vou ver no meu e posto aqui depois.

Abraço

ivowith

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  arianoneves Sex Out 17, 2014 9:00 am

ivowith escreveu:
SUR escreveu:Ia me esquecendo de um detalhe. Consigo "testar" facilmente. No meu carro, estando em um asfalto liso (raridade) a baixa velocidade 40 km ou até menos, se dou golpes fortes na direção de um lado para o outro seguido ( entendeu?) ouço o freio sendo acionado. Não sinto diferença alguma na direção mas faz barulho que me sugere ser ele atuando.

Experimente fazer isto.

Sim, com certeza ele está atuando. Vou ver no meu e posto aqui depois.

Abraço

Já testei o meu algumas vezes, uma vez indo ao trabalho bem cedo, pego na saída de uma curva de média velocidade, porém molhada (tinha chovido) e asfalto recém recapeado, dei aquela puxada para o carro sair de traseira e o ESP corrigiu, freando algumas rodas e colocando o carro reto novamente.

Depois dessa experiencia, tem uma curva que eu sempre entro rápido (quando tem pouco movimento) e acima de 80 km/h ele tende a sair de frente e sempre o ESP atua.

Sem provocar a atuação foi só uma vez na estrada, estava a pista molhada e um enorme buraco apareceu, eu puxei para desvia-lo mas sabendo que o carro tinha esp, pois ele atuou, não cai no buraco e segui a viagem tranquilamente, show...

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Muito bom Ariano

Mensagem  ivowith Sex Out 17, 2014 10:14 am

arianoneves escreveu:
ivowith escreveu:
SUR escreveu:Ia me esquecendo de um detalhe. Consigo "testar" facilmente. No meu carro, estando em um asfalto liso (raridade) a baixa velocidade 40 km ou até menos, se dou golpes fortes na direção de um lado para o outro seguido ( entendeu?) ouço o freio sendo acionado. Não sinto diferença alguma na direção mas faz barulho que me sugere ser ele atuando.

Experimente fazer isto.

Sim, com certeza ele está atuando. Vou ver no meu e posto aqui depois.

Abraço

Já testei o meu algumas vezes, uma vez indo ao trabalho bem cedo, pego na saída de uma curva de média velocidade, porém molhada (tinha chovido) e asfalto recém recapeado, dei aquela puxada para o carro sair de traseira e o ESP corrigiu, freando algumas rodas e colocando o carro reto novamente.

Depois dessa experiencia, tem uma curva que eu sempre entro rápido (quando tem pouco movimento) e acima de 80 km/h ele tende a sair de frente e sempre o ESP atua.

Sem provocar a atuação foi só uma vez na estrada, estava a pista molhada e um enorme buraco apareceu, eu puxei para desvia-lo mas sabendo que o carro tinha esp, pois ele atuou, não cai no buraco e segui a viagem tranquilamente, show...

Ariano.

Ariano, muito bom, valeu o relato. Creio que não apenas eu mas muita gente que tem esta dúvida, vamos ficar mais tranquilos. Achava que o ESP do Azera não funcionava bem, vi alguns relatos que alguns motoristas passaram apuros e o ESP ficou parado olhando rsrs, vai ver era algum defeito especifico no carro.

Valeu!

ivowith

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty 2011?

Mensagem  ivowith Sex Out 17, 2014 10:16 am

Só uma coisa gente, estamos falando do azera 2011, certo? Não estamos falando do novo neh?

Sds
Ivo

ivowith

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  Alessandro F. Campos Sex Out 17, 2014 11:50 am

Em entradas de rodovia que dá para se ver bem a atuação do controle de estabilidade do carro.

Em vinhedo, há um trevo para entrar na anhanguera que tem uma curva muito interessante e já fiz uns testes lá.

Entrando mais forte na curva, o pneu traseiro do lado de dentro freia para corrigir a trajetória do carro enquanto o motor não acelera, fica parecendo quando corta o giro.

Em ruas escorregadias é mais facil de ver o sistema em ação, tanto nas saídas, quanto em curvas.

O carro não se controla sozinho, apenas promove ajustes para que até um animal irracional saiba o que fazer. Nunca fiz curva com contra esterço do volante, então somente nessa situação que não posso descrever a atuação.

Azerabraços
Alessandro F. Campos
Alessandro F. Campos

Mensagens : 702
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  Therion Qui Out 23, 2014 8:57 pm

Colega, ESP é controle de estabilidade, não de tração. Controle de tração é TCS.

Pelo que sinto, o Azera tem ESP, mas não tem TCS... em rampa molhada, se acelero forte, os pneus dianteiros patinam bem, coisa que não aconteceria com TCS. O ESP acende, mas ele em nada ajuda as rodas não patinarem, isso seria papel do TCS.


O controle de estabilidade, popularmente conhecido por ESP (Electronic Stability Program ou Programa Eletrônico de Estabilidade), é um sistema eletrônico que atua diretamente nos freios e evita que o condutor perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo maior segurança.

O dispositivo analisa a rotação de cada uma das rodas em relação à velocidade do veículo e rapidamente identifica aquela que está perdendo aderência, acionando o freio daquela unidade, a fim de corrigir a trajetória do veículo, evitando que o mesmo rode na pista ou saía excessivamente no tangenciamento da curva. Alguns automóveis utilizam o ESP junto com outros sistemas, ampliando assim a atuação desta tecnologia.

Assim, há controle de estabilidade com influência sobre o sistema de direção ou mesmo agregado ao controle de condução dinâmica, que geralmente oferece modos de dirigir com vários níveis de atuação do ESP, oferecendo maior ou menor (ou até mesmo a ausência total de assistência) ação sobre os freios.


O controle de tração ou TCS (traction control system) é um sistema eletrônico que evita o giro em falso de uma ou mais rodas de tração de um veículo através dos freios ABS. Ele reduz o torque na roda que está perdendo tração, garantindo maior segurança durante a condução.

Em pisos molhados, neve ou trechos de lama, o TCS é um dispositivo que ajuda o condutor a não perder o controle do veículo ou sair de situações difíceis. A tecnologia geralmente é associada com o ESP, mas em alguns casos, o torque pode ser gerenciado também pelo diferencial eletrônico ou pelo próprio conjunto propulsor. Alguns veículos nacionais (incluindo ônibus e caminhões) utilizam o TCS de série ou em forma de opcional.

O TCS pode ser desativado em alguns veículos, sendo também utilizado em conjunto com o ESP em modos de condução pré-programados ou personalizados. Há casos em que o controle de tração também atua diretamente em curvas, portanto, chamado de “controle de torque vetorial”, já que aumenta o torque em uma das rodas a fim de fazer com que o carro mantenha uma trajetória mais dentro da curva.

Therion

Mensagens : 30
Data de inscrição : 06/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  arianoneves Qui Out 23, 2014 11:01 pm

Therion escreveu:Colega, ESP é controle de estabilidade, não de tração. Controle de tração é TCS.

Pelo que sinto, o Azera tem ESP, mas não tem TCS... em rampa molhada, se acelero forte, os pneus dianteiros patinam bem, coisa que não aconteceria com TCS. O ESP acende, mas ele em nada ajuda as rodas não patinarem, isso seria papel do TCS.


O controle de estabilidade, popularmente conhecido por ESP (Electronic Stability Program ou Programa Eletrônico de Estabilidade), é um sistema eletrônico que atua diretamente nos freios e evita que o condutor perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo maior segurança.

O dispositivo analisa a rotação de cada uma das rodas em relação à velocidade do veículo e rapidamente identifica aquela que está perdendo aderência, acionando o freio daquela unidade, a fim de corrigir a trajetória do veículo, evitando que o mesmo rode na pista ou saía excessivamente no tangenciamento da curva. Alguns automóveis utilizam o ESP junto com outros sistemas, ampliando assim a atuação desta tecnologia.

Assim, há controle de estabilidade com influência sobre o sistema de direção ou mesmo agregado ao controle de condução dinâmica, que geralmente oferece modos de dirigir com vários níveis de atuação do ESP, oferecendo maior ou menor (ou até mesmo a ausência total de assistência) ação sobre os freios.


O controle de tração ou TCS (traction control system) é um sistema eletrônico que evita o giro em falso de uma ou mais rodas de tração de um veículo através dos freios ABS. Ele reduz o torque na roda que está perdendo tração, garantindo maior segurança durante a condução.

Em pisos molhados, neve ou trechos de lama, o TCS é um dispositivo que ajuda o condutor a não perder o controle do veículo ou sair de situações difíceis. A tecnologia geralmente é associada com o ESP, mas em alguns casos, o torque pode ser gerenciado também pelo diferencial eletrônico ou pelo próprio conjunto propulsor. Alguns veículos nacionais (incluindo ônibus e caminhões) utilizam o TCS de série ou em forma de opcional.

O TCS pode ser desativado em alguns veículos, sendo também utilizado em conjunto com o ESP em modos de condução pré-programados ou personalizados. Há casos em que o controle de tração também atua diretamente em curvas, portanto, chamado de “controle de torque vetorial”, já que aumenta o torque em uma das rodas a fim de fazer com que o carro mantenha uma trajetória mais dentro da curva.

Amigo vou discordar de você, o azera tem sim o TCS!!

Digo isso porque várias vezes já o vi entrando em ação em acelerações em pista molhada, o carro quando começa a patinar uma das rodas, o sistema freia ela e as vezes até corta a força do motor afim de conseguir tração!! Tive uma experiência quando fui trocar o oleo do cambio, onde coloquei o carro em um elevador e rodei com ele para que o oleo fluisse por todas as marchas e ao acelera-lo o TCS entrou na hora, fica freando uma roda, depois outras (o carro estava suspenso), desliguei pelo botão do ESC e ele parou de atuar. O que acontece que o sistema do ESP é o mesmo do TCS e que utiliza dos sensores do ABS nas rodas para saber a rotação de cada.

O azera fora o padrão ABS+EBD ainda conta com o BAS que auxilia em frenagem de emergência reduzindo o tempo de frenagem ao antecipa ação por "interpretar uma situação de emergencia", já o senti uma vez atuando quando vinha um pouco rápido e um carro ameaçou mudar de faixa, apesar de eu apenas tocar no freio mas pelo susto (dava para desviar), o carro freiou com frenagem maxima!! (do abs atuar) e eu nem com o pé embaixo estava!

Posso até está errado, mas acho que o azera tem sim o TCS! E ainda tem mais, o novo azera na versão intermediária não vem com o ESP, só a mais completa! uma regressão, visto que os antigos contam com o sistema em todas as versões.

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  Alessandro F. Campos Sex Out 24, 2014 8:28 am

Devo concordar com o Ariano.

Em dias chuvosos (aureos tempos), já notei a atuação do controle de tração.

Um exemplo fica na saída do condomínio que após uma curvinha tem um asfalto bão de escorregar. Ali, com o ESP ligado, o carro destraciona um pouco, com ele desligado, lixa pneu.

Mesmo com o ESP desligado, já tentei (idiotice) arrancar mais forte com o carro, colocando em N acelerando até uns 3.000 rpm e engatando com o pé lá embaixo. O Azera não permite tanta estravagância, pois o carro pouco "cantou" pneu.

Há relatos sobre o ESP atuando em curvas mais rápidas, aumentando um pouco o giro do motor.

Azerabraços
Alessandro F. Campos
Alessandro F. Campos

Mensagens : 702
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  ivowith Sex Out 24, 2014 11:35 am

arianoneves escreveu:
Therion escreveu:Colega, ESP é controle de estabilidade, não de tração. Controle de tração é TCS.

Pelo que sinto, o Azera tem ESP, mas não tem TCS... em rampa molhada, se acelero forte, os pneus dianteiros patinam bem, coisa que não aconteceria com TCS. O ESP acende, mas ele em nada ajuda as rodas não patinarem, isso seria papel do TCS.


O controle de estabilidade, popularmente conhecido por ESP (Electronic Stability Program ou Programa Eletrônico de Estabilidade), é um sistema eletrônico que atua diretamente nos freios e evita que o condutor perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo maior segurança.

O dispositivo analisa a rotação de cada uma das rodas em relação à velocidade do veículo e rapidamente identifica aquela que está perdendo aderência, acionando o freio daquela unidade, a fim de corrigir a trajetória do veículo, evitando que o mesmo rode na pista ou saía excessivamente no tangenciamento da curva. Alguns automóveis utilizam o ESP junto com outros sistemas, ampliando assim a atuação desta tecnologia.

Assim, há controle de estabilidade com influência sobre o sistema de direção ou mesmo agregado ao controle de condução dinâmica, que geralmente oferece modos de dirigir com vários níveis de atuação do ESP, oferecendo maior ou menor (ou até mesmo a ausência total de assistência) ação sobre os freios.


O controle de tração ou TCS (traction control system) é um sistema eletrônico que evita o giro em falso de uma ou mais rodas de tração de um veículo através dos freios ABS. Ele reduz o torque na roda que está perdendo tração, garantindo maior segurança durante a condução.

Em pisos molhados, neve ou trechos de lama, o TCS é um dispositivo que ajuda o condutor a não perder o controle do veículo ou sair de situações difíceis. A tecnologia geralmente é associada com o ESP, mas em alguns casos, o torque pode ser gerenciado também pelo diferencial eletrônico ou pelo próprio conjunto propulsor. Alguns veículos nacionais (incluindo ônibus e caminhões) utilizam o TCS de série ou em forma de opcional.

O TCS pode ser desativado em alguns veículos, sendo também utilizado em conjunto com o ESP em modos de condução pré-programados ou personalizados. Há casos em que o controle de tração também atua diretamente em curvas, portanto, chamado de “controle de torque vetorial”, já que aumenta o torque em uma das rodas a fim de fazer com que o carro mantenha uma trajetória mais dentro da curva.

Amigo vou discordar de você, o azera tem sim o TCS!!

Digo isso porque várias vezes já o vi entrando em ação em acelerações em pista molhada, o carro quando começa a patinar uma das rodas, o sistema freia ela e as vezes até corta a força do motor afim de conseguir tração!! Tive uma experiência quando fui trocar o oleo do cambio, onde coloquei o carro em um elevador e rodei com ele para que o oleo fluisse por todas as marchas e ao acelera-lo o TCS entrou na hora, fica freando uma roda, depois outras (o carro estava suspenso), desliguei pelo botão do ESC e ele parou de atuar. O que acontece que o sistema do ESP é o mesmo do TCS e que utiliza dos sensores do ABS nas rodas para saber a rotação de cada.

O azera fora o padrão ABS+EBD ainda conta com o BAS que auxilia em frenagem de emergência reduzindo o tempo de frenagem ao antecipa ação por "interpretar uma situação de emergencia", já o senti uma vez atuando quando vinha um pouco rápido e um carro ameaçou mudar de faixa, apesar de eu apenas tocar no freio mas pelo susto (dava para desviar), o carro freiou com frenagem maxima!! (do abs atuar) e eu nem com o pé embaixo estava!

Posso até está errado, mas acho que o azera tem sim o TCS! E ainda tem mais, o novo azera na versão intermediária não vem com o ESP, só a mais completa! uma regressão, visto que os antigos contam com o sistema em todas as versões.

Ariano.

O Therion fez comentários interessantes, alguns são novos para mim. Valeu!

Porém como o Ariano, descordo que o Azera não tenha o controle de tração, pois no meu também já senti ele atuando, inclusive sinto um pouco de vibração quando está atuando.

Por outro lado, devo informar que nunca pilotei outro com o sistema, assim não sabendo se todos são o mesmo, NO AZERA NÃO ACHEI LÁ GRANDES COISAS.

Outro dia, estava chovendo, entrei em um loteamento, tudo bem escorregadio, desliguei o ESP e tentei subir uma ranpinha, ficou fritando pneu e nada. Liguei o ESP, senti quando o controle começou a atuar, com o pé em baixo, giro não subiu e não com tanta facilidade o carro subiu.

Na verdade pelo menos no meu, as rodas dão umas patinadas sim, porem o sistema vai atuando e travando - tipo - patina - segura - patina - segura e por ai vai.

Claro, o carro não é nenhum 4X4, é pesado e FWD, devemos dar esse desconto.

Agora, sobre o ESP mesmo, controle de estabilidade, ainda quero ver o meu atuando em curvas que ainda não vi.

ivowith

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  Therion Sáb Out 25, 2014 10:53 pm

Ariano e Alessandro, vcs podem estar certos, eu disse "pelo que sinto".

Vou testar de modo mais conclusivo e posto aqui! Se tiver, muito bom!

Therion

Mensagens : 30
Data de inscrição : 06/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty ESP

Mensagem  ivowith Ter Dez 09, 2014 8:30 am

Amigos, como informei que iria verificar meu alinhamento traseiro e depois testar o ESP.
Então, o alinhamento traseiro estava bem fora mesmo, agora tudo corrigido, fiz um teste numa ida de Campo Mourão à Maringá e calhou de estar chovendo bem forte neste dia então abusei bastante para sentir o carro escapar. Emfim senti o carro saindo de frente em uma curva por acho que meio metro e logo o carro voltou, ainda bem por era pista simples e logo vinha um caminhão com uma fila de carros no sentido contrario hehe.

Porém, não senti o freio e nem vi a luz do ESP ascendendo. Agora ficou a duvida, ele voltou, mas foi o ESP ou simplesmente porque os pneus voltaram a ter bom contato ao solo?

Acho que a melhor forma de testar com segurança e sem estragar o carro, vai ser um alguma estradinha de terra sem buracos, ou seja algum tapete de terra com baixa aderência.

Abraços

ivowith

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  rallyrafa Ter Dez 09, 2014 6:40 pm

Estranho, direto vejo a luz "ESP" ligar, quando HÁ necessidade. Peguei um dia chuvoso, voltando de maringá para são paulo e formou aquaplanagem no aslfato, e quando passei por ele, o carro acionou o controle e ficou por volta de 1 min, piscando direto.
Creio que o seu veiculo acionou, mas você não prestou atenção, pois ele atua e imediatamente para, ou seja, ele só fica realmente ligado quando está atuando. Faça uma curva cotovelo jogando bem o volante, que você vai sentir e notar o ESP funcionando.


Quanto ao que o Thelion falou, está errado. "ESP systems also incorporate a traction control system (TCS)." E o Azera controla o torque distribuídos nas rodas, já procurei desativar, mas acabei mudando de ideia... Pois você ganha um bom Torque ao "largar" com o carro.
O que parece que você está se referindo é Launch Control.

Edit: Esses sistemas não são milagrosos, vai sempre existir "giro falso" não importa a situação, um belo exemplo é o Launch control do GT-R, já vi pessoalmente e tem sim "giradas bobas", logico bem inferior ao qualquer veiculo, mas não perfeito. Não existe exatidão, apenas precisão..

rallyrafa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 03/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  Alessandro, Qua Dez 10, 2014 10:03 pm

Quando saio do rua da minha sogra, paro para pegar a avenida principal numa subida forte. Fiz os testes com o ASP ligado e desligado.
Ligado percebo o carro dando uns trancos e desliza os pneus de forma inconstante.
Com o ASP desligado, o carro demora mais a sair e os pneus patinam constantemente até pegar embalo.
Alessandro,
Alessandro,

Mensagens : 109
Data de inscrição : 26/03/2013
Idade : 53
Localização : Sobradinho/DF

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  ivowith Qui Dez 11, 2014 8:09 am

rallyrafa escreveu:Estranho, direto vejo a luz "ESP" ligar, quando HÁ necessidade. Peguei um dia chuvoso, voltando de maringá para são paulo e formou aquaplanagem no aslfato, e quando passei por ele, o carro acionou o controle e ficou por volta de 1 min, piscando direto.
Creio que o seu veiculo acionou, mas você não prestou atenção, pois ele atua e imediatamente para, ou seja, ele só fica realmente ligado quando está atuando. Faça uma curva cotovelo jogando bem o volante, que você vai sentir e notar o ESP funcionando.


Quanto ao que o Thelion falou, está errado. "ESP systems also incorporate a traction control system (TCS)." E o Azera controla o torque distribuídos nas rodas, já procurei desativar, mas acabei mudando de ideia... Pois você ganha um bom Torque ao "largar" com o carro.
O que parece que você está se referindo é Launch Control.

Edit: Esses sistemas não são milagrosos, vai sempre existir "giro falso" não importa a situação, um belo exemplo é o Launch control do GT-R, já vi pessoalmente e tem sim "giradas bobas", logico bem inferior ao qualquer veiculo, mas não perfeito. Não existe exatidão, apenas precisão..

Valeu Rafa! Quero pegar um trecho de terra e fazer uma curva cotovelo. Depois posto aqui.
Abraço

ivowith

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  ivowith Qui Dez 11, 2014 8:14 am

Alessandro, escreveu:Quando saio do rua da minha sogra, paro para pegar a avenida principal numa subida forte. Fiz os testes com o ASP ligado e desligado.
Ligado percebo o carro dando uns trancos e desliza os pneus de forma inconstante.
Com o ASP desligado, o carro demora mais a sair e os pneus patinam constantemente até pegar embalo.

Alessandro, antes de ter um carro com ESP eu achava que o carro não patinava nenhum pouquinho, mas não é o caso. Ele começa a patinar e o sistema tipo bloqueia e solta, vai assim de forma inconstante. Igual, eu até achava que o ESP tirava o carro de um atoleiro! Mas não é o caso. Agora creio que um carro AWD+ESP a situação fica muito melhor. Nas curvas, pelo que vi em vídeos, também creio que o carro começa a escapar e então o sistema atua, creio que seja assim.

ivowith

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  Alessandro, Qui Dez 11, 2014 9:50 am

Ivo, é isso mesmo.

ASP não visa uso em atoleiros, mas sim evitar que as rodas girem em falso.
Os trancos que descrevi é justamente o sistema autando. Como fiz o teste forçando uma saída rápida, as rodas voltam a deslizar mas o sistema atua novamente. É bem mais seguro um carro com ASP. Não tenho experiência com outro carro de passeio para comparar se o Azera é o melhor, mas já percebi que faz diferença.

Já tive um 4x4 com sistema semelhante. O carro, um Ford Explorer, tinha opção de andar apenas com tração traseira, no entanto, se o sistema percebesse diferença de rodagem entre os eixos, a tração 4x4 entrava em ação e corrigia a trajetória. Com este sim, não tinha atoleiro.

bounce
Alessandro,
Alessandro,

Mensagens : 109
Data de inscrição : 26/03/2013
Idade : 53
Localização : Sobradinho/DF

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty funcionou

Mensagem  ivowith Qui Dez 18, 2014 12:37 pm

amigos,

no ultimo sabado 13 viajando no interior de sampa, muita chuva, os outros carros andando devagar e outros parando.

ai que afundei o pé mesmo para ver o tal esp atuando. quando a dianteira começava a aquaplanar o volante ficava duro e por muitas vezes vi a luz esp piscar muito show.

abraços

ivowith

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  rallyrafa Qui Dez 18, 2014 9:43 pm

Alessandro, comparar 4x4 com o Azera é sacanagem, não importa o sistema que for, não ganha de um 4x4 não Smile
O que era legal era uma ranger diesel 4x4, taquei ela num atoleiro até afundar todas rodas, no 4x4 high não se mexia, mas na hora que engatei o 4x4 low e ativo o blocante, o bicho pulo bravo Laughing parecia um trator, já joguei ela em enchentes, passava sem qualquer problema, coisa que o Azera não posso nem sonhar

rallyrafa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 03/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  Alessandro, Sex Dez 19, 2014 7:10 pm

rallyrafa escreveu:Alessandro, comparar 4x4 com o Azera é sacanagem, não importa o sistema que for, não ganha de um 4x4 não Smile
O que era legal era uma ranger diesel 4x4, taquei ela num atoleiro até afundar todas rodas, no 4x4 high não se mexia, mas na hora que engatei o 4x4 low e ativo o blocante, o bicho pulo bravo Laughing parecia um trator, já joguei ela em enchentes, passava sem qualquer problema, coisa que o Azera não posso nem sonhar
rallyrafa, não cometi essa 'covardia'! kkkkk...

Apenas citei o 4x4 como curiosidade. A Explorer é como uma ranger 98, só que acrescida do câmbio automático.
Me desfiz da viatura, mas deixou muita saudade.
Outra curiosidade: apesar da superioridade do Azera (tirando a questão da tração) eu me acomodava melhor na 'poltrona' da Explorer. Aliás, foi o único carro que consegui me ajeitar no banco. Em qq outro, não consigo conciliar a distancia para os braços e pernas ao mesmo tempo.
Alessandro,
Alessandro,

Mensagens : 109
Data de inscrição : 26/03/2013
Idade : 53
Localização : Sobradinho/DF

Ir para o topo Ir para baixo

CONTROLE ESP Empty Re: CONTROLE ESP

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos