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Trepidação intensa que dura 2 minutos

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Mensagem  edimarzio Qui Set 26, 2013 9:50 am

Amigos, bom dia!
Sou novo no fórum, acabo de me cadastrar.
Adquirir a cerca de um mes, um Azera 2010/11 que encontrei para vender no particular, com 19.700 kms rodados.
rodei duas semanas com o veiculo e claro, me apaixonei. Um excelente carro.

Porem de uma semana para cá, notei algo muito estranho. Comentei com diversos amigos e pesquisei muito em fóruns e não vi nada parecido.
Quando estou rodando com o veiculo, a cerca de 70 km/h, em determinado momento, inicia-se uma trepidação excessiva no veiculo como um todo. Essa trepidação assemelha-se a trepidação que enfrentamos ao entrar em uma via com o asfalto fresado. Não consigo saber de onde vem, pois o veiculo inteiro trepida. Na primeira vez que aconteceu, achei que algum pneu havia estourado e dei seta para parar o veiculo, mas essa trepidação, quando ocorre, dura cerca de 1 a 2 minutos e para totalmente. Rodo mais uns 50/70 kms sem nenhum problema. Depois ocorre novamente e para em seguida.
As três vezes que ocorreram, o veiculo estava com a direção reta, e o piloto ligado. Na ultima, levei a alavanca de cambio para N, só para ver se tinha alguma relação com o cambio, e nada.
Quando adquiri o veiculo, me disseram estar na garantia, mas o proprietário não executou as manutenções em CCs, ou seja, perdeu a garantia.
Há duas semanas, levei ele ao meu mecânico de confiança, para troca do óleo e filtro do motor, filtro de ar, filtro de cabine, e também da coifa homocinética esquerda, que reparei estar vazando.
O vazamento era mínimo, ocasionado provavelmente pela própria montadora, pois era um furo minúsculo, perto do parafuso da abraçadeira. Ela ainda tinha graxa, de qualquer forma foi removida e passada novamente.
Foi a única coisa que trocamos fora do padrão. Sabem se pode ter algo a ver? Reparei que essa trepidação começou a ocorrer, após a manutenção. Não achei nada parecido com isso.
Fico agradecido qualquer ajuda, pois não consigo localizar a fonte do problema.
Grato,
Eduardo Dimarzio

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Mensagem  renato_furnas Sex Set 27, 2013 4:41 pm

Vc deveria ter investigado esse carro antes de comprar, car check para ver o carro nao teve algum sinistro (batida, roubo), se as revisoes foram feitas por causa da garantia.

Vai ver que o antigo dono sabe a causa e agiu de má fé com vc só pra te empurrar um carro com problema e sem garantia dizendo que estava mas não estava.
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Mensagem  edimarzio Sex Set 27, 2013 6:11 pm

Renato,
o car check que vc fala, é aqueles via web?
Realmente não fiz esse teste. Como fui ver o carro na casa do ex-dono, um Sr, e pelo maps, vi que o carro realmente era dele há um tempo atras, acabei confiando e comprando. Enfim, agora já foi...
por isso estou preocupado em saber se pode ser problema de motor ou cambio. Pela lei, esses componentes tem 30 dias de garantia.
disseram que nunca tinham batido, mas reparei que existem diversos retoques no carro, por conta de pequenas batidinhas... ele já tinha uma certa idade, e esse tipo de evento acaba ficando normal.

hoje, passei no meu mecanico na hora do almoço.
Rodamos com o carro e, obvio, com ele não apresentou o problema.  Evil or Very Mad
olhamos os pneus, todos estão novos, pois o carro tem 20 mil kms, verificamos freios, pastilhas, pinças, espelhos, buchas de suspensão, terminais, homocinéticas, rolamentos, sensores do ABS... tudo ok...
descarregamos os codigos de erro da central... e nada. Só um erro de Air Bag com baixa tensão.
Proximos testes que irei fazer:
Rodar com o carro sem o piloto e ver se acontece. Todas as vezes que ocorreu, estava no piloto.
Se ocorrer, vou desligar o ESP no momento da trepidação, ver se tem algo a ver. Senão, é acender uma vela e rezar para não ser cambio ou diferencial... Sad

Abraços e ótimo final de semana!
Eduardo Dimarzio

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Mensagem  Luciano Voigt Sáb Set 28, 2013 3:50 pm

Boa tarde!

Cara, isso aconteceu comigo qdo comprei o carro e fiquei encanado...até lembrar q não tinha soltado o freio de estacionamento Embarassed  fazer o que né, era acostumado em puxar a alavanca e não pisar num pedal. O que acontece é que depois de uns 2 Km e velocidade constante ele trepida feio.

Não sei se esse é seu caso, mas comigo foi assim...trepidava, assustava e dai parava e constatava a burrada.

Fora isso nada mais de anormal.

Abraços.

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Mensagem  Alessandro F. Campos Seg Set 30, 2013 9:12 am

Opa, considerando todo o exposto, recomendo que dê uma olhada nas rodas do seu carro.

Pode ser que alguma delas esteja com um pequeno empenamento, ocasionado por buracos.

Uma coisa que me incomodou durante muito tempo foi o fato de que o carro trepidava muito em velocidades altas, tanto com as rodas e pneus originais, quanto com as que instalei.

Depois que mandei fazer o balanceamento/alinhamento na CSS, até o freio que trepidava um pouco parou de me preocupar.

Após ler o seu relato, fui fazer um teste com o meu carro, ligando o P A a 50km/h e aumentando a velocidade pelo volante. Percebi uma trepidação que muito provavelmente ocorre por conta do motor estar trabalhando em regime de rotação baixo e a exigência de resposta na aceleração ser muito pequena, o que faz com que o motor, com o seu funcionamento, vibre um pouco.

Eu tive muitos carros que apresentaram esse comportamento e a melhor explicação que obtive do mecânico (à época VW) foi essa e me convenceu. Ele chegou a me levar para andar no carro dele e me mostrou a situação em que ocorre a vibração e me passou suas considerações sobre o tema.

Recomendo que não tenha dó do acelerador, assim seu carro somente vibrará quando o ESP estiver agindo para evitar que os pneus dianteiros derretam o asfalto Twisted Evil 

Azerabraços
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Mensagem  edimarzio Seg Set 30, 2013 12:38 pm

Hoje o problema ocorreu novamente. Pra variar, na Marginal Pinheiros com o piloto ligado, no reto e liso. Como tinha um vazio do meu lado direito, dei seta e fui pro acostamento.
Desliguei o piloto, desliguei o ESP e a trepidação continuou intensa. Joguei para o N pisei no freio  para ver se tinha algo a ver, e nada. Acionei um pouco o freio de estacionamento e também nada.
Conforme o veiculo foi perdendo velocidade, a vibração foi diminuindo. Acelerei o motorzão em N e a trepidação não acompanhou. Tem realmente cara de alguma coisa entre o diferencial e a roda. Pode ser dentro do diferencial, pode ser homocinética ou trizeta, roda, alinhamento ou balanceamento. Mas é um carro de 20 mil Kms. Difícil acreditar em um problema mais serio... O que me deixa encasquetado, é não saber diagnosticar esse problema... Vou começar pelo mais barato e fazer a geometria...
Abraços!

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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty Vibração no azera

Mensagem  Carlo Manfredini Seg Set 30, 2013 1:11 pm

Oi Edmarzio!

Há uma semana atrás conversando com um ex-proprietário de 03 Azeras e dono de loja de importados, ele mencionou que geralmente estas vibrações são geradas pela trizeta. Acredito que você terá que trocar a ponta de eixo. Se for isto mesmo, procure no mercado livre. Lá você encontra muitas peças do Azera a um bom preço. Very Happy 

Carlo Manfredini

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Mensagem  renato_furnas Seg Set 30, 2013 1:51 pm

Bom pelo menos parece que nao é nada no motor ou cambio, menos mal!!
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Mensagem  Carlo Manfredini Seg Set 30, 2013 5:03 pm

renato_furnas escreveu:Bom pelo menos parece que nao é nada no motor ou cambio, menos mal!!
Oi Renato! Vi pela foto que possui um azera 2011. O que você pode me falar deste veículo? Eu em breve, comprarei um, razão pela qual me fez entrar neste forum.

Grande abraço!

Carlo Manfredini

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Mensagem  renato_furnas Ter Out 01, 2013 3:59 pm

Ola Carlo.
Bom o carro nao me deixou nada a desejar, ele cumpre o que promete. Destaque que teve fica para o silencio do motor. Muitas vezes o carro esta ligado e parado e nao se escuta o motor. Muito confortavel e gostoso de dirigir, potencia de sobra. Consumo compativel com o motor v6 e o carro pesado.
Le-se muito probleminhas que aparecem, sensor que falha, rangido no freio, um ou outro mais azarado tem um problema maior, como eu tive de trocar todo conjunto da direcao hidraulica, mas nao gastei nada pois foi 100% coberto pela garantia. Se o carro esta na garantia fique despreocupado, a Hyundai nao fica procurando pelo em ovo pra fugir da garantia. O que e ruim é a constante falta de peças em estoque.
De resto so alegrias.
O modelo 2011 tem alguns cavalos a mais e cambio de 6 marchas, e na minha opniao é mais bonito que no modelo anterior.

Abs
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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty Obrigado Renato!

Mensagem  Carlo Manfredini Ter Out 01, 2013 8:18 pm

renato_furnas escreveu:Ola Carlo.
Bom o carro nao me deixou nada a desejar, ele cumpre o que promete. Destaque que teve fica para o silencio do motor. Muitas vezes o carro esta ligado e parado e nao se escuta o motor. Muito confortavel e gostoso de dirigir, potencia de sobra. Consumo compativel com o motor v6 e o carro pesado.
Le-se muito probleminhas que aparecem, sensor que falha, rangido no freio, um ou outro mais azarado tem um problema maior, como eu tive de trocar todo conjunto da direcao hidraulica, mas nao gastei nada pois foi 100% coberto pela garantia. Se o carro esta na garantia fique despreocupado, a Hyundai nao fica procurando pelo em ovo pra fugir da garantia. O que e ruim é a constante falta de peças em estoque.
De resto so alegrias.
O modelo 2011 tem alguns cavalos a mais e cambio de 6 marchas, e na minha opniao é mais bonito que no modelo anterior.

Abs


Obrigado Renato. Eu comprarei um, em breve. Andei analisando também FUsion V6, Corolla, Civic (usados) e até uma opção mais simples Zero k porém honesta da GM, o Cobalt LTZ 1.8 automático. Estão todos na mesma faixa de preço, porém o meu coração bate mais por um V6 com todos estes mimos que só o Azera nos dá...

Obrigado pelas dicas.

Carlo Manfredini

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Mensagem  edimarzio Seg Out 07, 2013 12:10 pm

Amigos
Nesse final de semana, falei com um ex-mecanico. Uma vez ele viu um problema igual o meu, em um Civic. Era a graxa da homocinética.
Coincidência ou não, pedi para o meu mecânico trocar a coifa que estava vazando. Falei com ele, e utilizou uma graxa grafitada que é utilizada em todos os veículos.
Segundo ele, teoricamente, não tem diferença. Algum sabe se existe diferença na graxa utilizada na homocinética do Azera? Questão de temperatura e viscosidade, componentes...?
Alguem já trocou que colocou paralela ou original, que graxa utilizou?
Obrigado e Azerabraços

edimarzio

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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty trepidação

Mensagem  Carlo Manfredini Qui Out 10, 2013 3:20 pm

Olá Edimarzio!

Conseguiu resolver seu problema?

Se ok nos informe, pois será mais uma solução a todos os que enfrentarem algo parecido.

Grande abraço!

Carlo Manfredini

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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty Re: Trepidação intensa que dura 2 minutos

Mensagem  edimarzio Qui Out 10, 2013 3:37 pm

Olá Carlo Manfredini. Até o momento não.
Perdi as contas de quanta gente já falei. Até com lojas especializadas em trizetas e homocinéticas já entrei em contato.
as opiniões são muito divergentes. Principalmente pela baixa quilometragem do veiculo. Agora tenho duas opções.
1- pagar a mão de obra para desmontagem dos semi-eixos e verificação de homocinéticas, tulipas, graxas. (R$400) Mas sem saber se o problema esta aqui...
2- aguardar e ver se piora. Pois assim o diagnostico fica mais preciso.

Sou meio chato com carro. Não gosto de saber que tem algo errado ou fazendo barulho. Isso me incomoda. Mas realmente ainda não sei o que fazer.

simplesmente com todos que falei, nunca viram algo parecido em um Azera.confused

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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty Re: Trepidação intensa que dura 2 minutos

Mensagem  Carlo Manfredini Qui Out 10, 2013 4:29 pm

Desejo-lhe boa sorte!


Quem me falou das trizetas foi um ex proprietário de Azeras sendo um 2011. Ele disse que isto ocorre quando se acelera "forte" e não sei se este é o seu caso.

Carlo Manfredini

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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty Re: Trepidação intensa que dura 2 minutos

Mensagem  edimarzio Qui Out 10, 2013 5:52 pm

Não meu caso, nunca ocorreu quando se acelera forte. Só quando a aceleração esta estavel.
dai o problema. Ninguem nunca viu isso... rs...
Mas confesso que já precebi algum tipo de vibração bem fraca, ao acelerar de leve, para tentar manter uma velocidade. Mas no arranque (de repouso), nunca ocorreu.
Mas é minha opinião também. Pode ser que por algum motivo tenha vazado a graxa da tulipa e ela esteja trabalhando com falta de lubrificação.
E em determinada situação, dependendo da temperatura, ela comece a vibrar. Mas até agora, é só uma suposição.
Agradeço sua ajuda, Carlo.
Abraço!
Eduardo Dimarzio

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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty Power Parts -

Mensagem  Vinicius Oliveira Qui Out 10, 2013 6:02 pm

Creio que é mais para o que o amigo la de cima falou,

como em um carro manual, quando você esta em quinta mas o carro deve estar em segunda a rotação é tão baixa que o veiculo treme como um todo. No seu caso o computador lé a velocidade, e deve demorar algum tempo para reduzir a marcha da velocidade de cruzeiro, ocasionando falta de força e torque do motor e assim tremendo quase morrendo.

Boa sorte
Vinicius Oliveira
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Mensagem  arianoneves Sex Out 11, 2013 11:42 pm

Vinicius Power escreveu:Creio que é mais para o que o amigo la de cima falou,

como em um carro manual, quando você esta em quinta mas o carro deve estar em segunda a rotação é tão baixa que o veiculo treme como um todo. No seu caso o computador lé a velocidade, e deve demorar algum tempo para reduzir a marcha da velocidade de cruzeiro, ocasionando falta de força e torque do motor e assim tremendo quase morrendo.

Boa sorte
Não acredito que seja isso pois o cambio não deixa isso acontecer, mesmo no modo manual se a velocidade diminui ele desce as marchas, outra coisa, esse V6 tem um torque muito grande, ao 1.500 rpm tem cerca de 21kgfm, mas que o motor do corolla por exemplo em seu torque máximo aos 4.000 rpm, ou seja, muito dificil trepidar. Deve ser algo no trem de força como homocinetica, etc.

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Mensagem  edimarzio Seg Out 14, 2013 9:25 am

Neste final de semana fiz alguns testes e consegui ouvir estalos vindo das homocinéticas, que eu nunca tinha ouvido.
A noite, com tudo bem tranquilo, peguei uma rua larga, parei o carro, virei toda o volante para a esquerda e acelerei. Deram varios estalos.
Para tras e lado direito, a mesma coisa.
Também acredito, e juro que espero muito acreditar, que seja realmente problema no trem de força. Dos males o menor. Apesar de 21 mil Kms, esse é um problema facil de resolver.
Algums amigos comentaram que é um problema comum de acontecer com o Passat turbo. Pois também tem muita potencia descarregada nas coitadas juntas homocineticas. Em um momento desses de trepidação, independente de acelerar ou não, a rotação do motor não influenciava em nada. Ou seja, realmente algo entre o diferencial e as rodas. Bem possivel o semi-eixo.

O que faço agora? perder tração, com certeza ainda vai demorar muito. Estou pensando em esperar os estalos e vibrações piorarem para desmontar o conjunto e ter mais certeza de qual lado esta o problema.
Se tiverem alguma idéia melhor, estou aberto a sujestões.

Ótima semana.
Azerabraços

edimarzio

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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty TRepidação Azera

Mensagem  Carlo Manfredini Seg Out 14, 2013 3:03 pm

Olá Edimarzio.


APenas atente ao fato de que um problema pode levar a outro. Converse com um profissional de sua máxima confiança e analise em conjunto com ele se os problemas recorrentes deste defeito, acrescentarão danos a outros componentes do conjunto. Eu em seu lugar, já iria resolvendo o que se apresenta neste momento.


Grande abraço!


Carlo Manfredini

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Mensagem  rodrigoesp Qui Dez 05, 2013 11:23 pm

Tenho um Azera 2009 com 30 mil km e venho notando que eventualmente na retomada de velocidade de 60 ate uns 75 km/h ocorre uma vibração no carro.

Já verifiquei pneus, rodas, geometria e está tudo ok.

A descrição mais aproximada seria como quando se está em um carro de câmbio mecânico com uma marcha acima da necessária. Ou seja, vc está em 4.a marcha mas na verdade deveria estar em 3.a pois o carro começa a trepidar como se o motor estivesse apanhando.

Levei na concessionária e fiz o test-drive junto com o mecânico, mas como é uma pane ocasional no momento não aconteceu. Sempre é assim, na frente do mecânico as falhas nunca ocorrem e a gente fica com cara de bobo na frente deles!

Acho que é o mesmo problema que vc.

Já conseguiu resolver???

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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty Trizetas?

Mensagem  Ropereir Ter maio 13, 2014 10:16 pm

edimarzio escreveu:Neste final de semana fiz alguns testes e consegui ouvir estalos vindo das homocinéticas, que eu nunca tinha ouvido.
A noite, com tudo bem tranquilo, peguei uma rua larga, parei o carro, virei toda o volante para a esquerda e acelerei. Deram varios estalos.
Para tras e lado direito, a mesma coisa.
Também acredito, e juro que espero muito acreditar, que seja realmente problema no trem de força. Dos males o menor. Apesar de 21 mil Kms, esse é um problema facil de resolver.
Algums amigos comentaram que é um problema comum de acontecer com o Passat turbo. Pois também tem muita potencia descarregada nas coitadas juntas homocineticas. Em um momento desses de trepidação, independente de acelerar ou não, a rotação do motor não influenciava em nada. Ou seja, realmente algo entre o diferencial e as rodas. Bem possivel o semi-eixo.

O que faço agora? perder tração, com certeza ainda vai demorar muito. Estou pensando em esperar os estalos e vibrações piorarem para desmontar o conjunto e ter mais certeza de qual lado esta o problema.
Se tiverem alguma idéia melhor, estou aberto a sujestões.

Ótima semana.
Azerabraços


Edmarzio,
Conseguiu resolver o problema? Trocou a trizeta ou o conjunto inteiro?
Gastou muito?
Abs,
Rodrigo

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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty Re: Trepidação intensa que dura 2 minutos

Mensagem  rodrigoesp Ter maio 13, 2014 11:10 pm

Por íncrivel que pareça o problema estava em uma roda que tinha um amassado por dentro e que não aparecia. Fui numa loja de rodas e conseguiram consertar. A trepidação sumiu!!!

rodrigoesp

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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty Re: Trepidação intensa que dura 2 minutos

Mensagem  chmoro Qua Ago 13, 2014 11:36 pm

Caros Azerafans,

Vinha acompanhando este tópico porque meu Azera 2010/11 também apresentava o mesmo problema de trepidação que eventualmente aparecia e sumia.
Após avaliar em meu carro algumas das sugestões aqui relatadas, descobri que a coifa homocinética da roda direita estava com um furo próximo a braçadeira e toda sua graxa havia vazado. O problema é que tal fato causou desgaste prematuro e aquecimento à trizeta que ficou danificada, e ao despejar a potência, principalmente nas retomadas de velocidade em estrada, começava a trepidação.
Como o veículo está em garantia, procurei a concessionária. Foi verificada a necessidade de substituição do semi-eixo completo, até porque absurdamente, somente a coifa ou mesmo a ponta de eixo não são fornecidas ou vendidas separadamente, existe somente o semi-eixo completo na concessionária para reposição.
Pois bem, tal peça foi substituída e o carro voltou a sua perfeita normalidade, sem vibração alguma.
Então afirmo com toda certeza ser esta a solução desta misteriosa trepidação aqui relatada pelo edimarzio.

Espero ter colaborado.
Abçs.
Cláudio

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Trepidação intensa que dura 2 minutos Empty Re: Trepidação intensa que dura 2 minutos

Mensagem  Victor fernandes Sex Dez 19, 2014 4:19 pm

amigo, é bem provavel que esse barulho, por incrivel que pareça, vem do "freio de mao", aconteceu comigo tambem, o meu freio de mao estava ruim ( nao estava travando corretamente) e apos ajustar la atras ( no tambor ) as vezes quando eu estou a 70, 80, começa o barulho, ele começa a vibrar o carro inteiro e um barulho muito intenso, e do nada para, apos acontecer 2 vezes comigo, me toquei no que poderia ser, e quando aconteceu novamente comeceu a apertar e soltar o freio de mao, e realmente era dele mesmo, espero ter ajudado, abraço

Victor fernandes

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