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tranco no cambio

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Mensagem  OrzFull Qua Out 14, 2009 12:36 pm

Camaradas

Na primeira partida do dia, noto que o carro dá um pequeno tranco (solavanco) à frente qdo engato D. Para sair da minha garagem primeiro engato R (sem tranco) e só depois D.

Acredito que isso é normal, mas por via das dúvidas, isso ocorre com vcs também?

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Mensagem  Anax Qua Out 14, 2009 1:20 pm

Quando coloco em "Drive", também sinto um pequeno "puxão", mas acredito ser normal, não vi nada que merecesse uma atenção especial. Normal, Orz.
Coloque em uso o apotegma da Marta Ex-Suplicy.

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Mensagem  Mr. Bob Qua Out 14, 2009 1:28 pm

Meus Caros,

Com relação ao tranco..bem o meu não faz...porém talvez seja devido a uma forma de como fazê-lo:

Sempre que for mudar a marcha de P para D mantenha o pé no breque, é uma dica dos USA para evitar extamente esse efeito e também para que o automóvel não comece a andar antes da hora...OK?

Vejam como é a sequência que aprendi nos USA:

Quando for parar/estacionar, mantenha o pé no breque e mude de D para P e ainda mantendo esse pociosionamento acione o breque de mão ( no caso do Azera com o pé...certo?).

Quando for mudar de P para D faça a operação inversa...com o pé no breque, libere o freio de mão e depois mude a marcha e dai somente vc solta o breque...blz?

Bem espero ter ajudado!!

Um Grande Azerabraço...

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Mensagem  Maer Qua Out 14, 2009 2:45 pm

Falando em trancos, o meu o dá quando engato a ré e o carro está estacionado em aclive ( subida).

Abraços
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Mensagem  OrzFull Qua Out 14, 2009 3:15 pm

Mr. Bob escreveu:Meus Caros,

Com relação ao tranco..bem o meu não faz...porém talvez seja devido a uma forma de como fazê-lo:

Sempre que for mudar a marcha de P para D mantenha o pé no breque, é uma dica dos USA para evitar extamente esse efeito e também para que o automóvel não comece a andar antes da hora...OK?

Vejam como é a sequência que aprendi nos USA:

Quando for parar/estacionar, mantenha o pé no breque e mude de D para P e ainda mantendo esse pociosionamento acione o breque de mão ( no caso do Azera com o pé...certo?).

Quando for mudar de P para D faça a operação inversa...com o pé no breque, libere o freio de mão e depois mude a marcha e dai somente vc solta o breque...blz?

Bem espero ter ajudado!!

Um Grande Azerabraço...

Grande XERIFE!!!

Eu sempre opero o Cambio com o pé no freio, de acordo com suas orientações.

Na verdade eu não estava estressado com isso, mas não custa perguntar né? O solavanco é só na primeira Dedada do dia... Very Happy Very Happy Very Happy .

---------------------------------------

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No Azerão é facil seguir o conselho da Martinha....

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Mensagem  Marcelo do Maia Qui Out 15, 2009 8:29 pm

Boa noite OrzFull e demais companheiros. Sobre o "tranco", este ocorre como você mesmo disse, na primeira partida do dia pois com o motor frio a injeção eletrônica mantêm o rpm mais alto para chegar mais rápido à temperatura ideal de funcionamento. Quando você engata a ré e logo após o drive note que o rpm abaixa ligeiramente o que evita o "tranco". Para ver como estou certo, experimente deixar o carro ligado alguns minutos até notar que o rpm volte à posição normal e só depois engate o drive. Você vai notar que mesmo sendo a primeira vez do dia não vai dar o "tranco".
Aproveitando, quero saber quem sabe dicas de direção para carro automático ? Não é a mesma coisa que dirigir carro mecânico em várias situações. Abraços.

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Mensagem  OrzFull Sex Out 16, 2009 11:17 am

Marcelo do Maia escreveu:Boa noite OrzFull e demais companheiros. Sobre o "tranco", este ocorre como você mesmo disse, na primeira partida do dia pois com o motor frio a injeção eletrônica mantêm o rpm mais alto para chegar mais rápido à temperatura ideal de funcionamento. Quando você engata a ré e logo após o drive note que o rpm abaixa ligeiramente o que evita o "tranco". Para ver como estou certo, experimente deixar o carro ligado alguns minutos até notar que o rpm volte à posição normal e só depois engate o drive. Você vai notar que mesmo sendo a primeira vez do dia não vai dar o "tranco".
Aproveitando, quero saber quem sabe dicas de direção para carro automático ? Não é a mesma coisa que dirigir carro mecânico em várias situações. Abraços.

Grande Marcelo

O Azera é meu primeiro AT. Notei que a grande mudança na minha condução está no modo como piso no acelerador. Nos carros MT usava todo curso do acelerador, pé no fundo inclusive, qdo não queria reduzir marcha ou não precisava de expressivo ganho de velocidade.

No AT a posição do acelerador é mais estável, pois o cambio faz o resto. Com o pedal até o meio do curso tenho notado que as torcas ocorrem por volta dos 2000/25oo rpm.

Tenho andado mais rápido que qdo ainda peguei o carro, mas o consumo manteve-sena casa dos 8 km/l. Acredito que no próximo abastecimento, terei uma grata surpresa, pois o PC tá estabilizado nos 11,5/100 (8,7 km/l).

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Mensagem  dilbert Qui Jan 21, 2010 1:33 pm

todo automático dá um tranquinho, de P pra D ou R, principalmente se primeiro para o carro no P e depois empurra o freio de pé (freio de mão What a Face )

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Mensagem  Nelson Sant´Ana Sex Dez 24, 2010 2:21 pm

OLA

Tenho amigos com carros automaticos e já vi eles colocarem o carro no N (neutro) para aproveitar "banguelas" em estrada e depois, mesmo com o carro a 100 km/h engatar o drive novamente. Acredito que isso possa danificar o sistema de cambio automatico, alguem tem alguma informação sobre isso?
Abraço

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Mensagem  Zenoms Sex Dez 24, 2010 6:49 pm

Nelson, não isso não causa problemas no cambio. Mas posso garantir que não economiza gasolina! Se quiser garantir economia, coloque no manual e deixe engatado em uma marcha menor, o suficiente para manter a velocidade.

Os carros com injeção eletrônica "sabem" que o carro esta em uma descida assim "desligam" ou quase zeram o envio de gasolina para o motor fazendo com que a força cinética mantenha o motor funcionando. Você economiza combustível, se você colocar ele em N além de perigoso pois o carro não está engatado pois diminiu o seu controle sobre o carro, a injeção eletrônica vai continuar mandando gasolina para funcionar o carro já que ele não está engatado.

A banguela só funciona com carros carburados.

Abs
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Mensagem  Nelson Sant´Ana Sáb Dez 25, 2010 9:36 am

Pois é....ja ouvi opinioes que nao se deve fazer isso por um desgaste do cambio, e me deram como justificativa o fato deos carros automaticos do passado nao aceitarem o Drive apos estar com o carro em movimento no Neutro. Existia um dispositivo que impossibilitava a movimentação da manopola do cambio do Neutro para o Drive com o carro em movimento sendo assim só era possivel voltar ao Drive qdo o carro parava, me lembro disso num santana automatico que meu pai tinha qdo eu era menor, o fato da economia de combustivel, tambem acredito que realmente acontece, pelo menos no computador de bordo vc verá o consumo melhorando qdo o carro esta no neutro, mais rapido do que qdo no Drive....
Enfim...

GRnade abraço a todos e feliz NazerATAL.

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Mensagem  Marcelo do Maia Sáb Dez 25, 2010 9:37 pm

Olá Nelson, esta atitude de deixar carro automático na "banguela", além de não economizar combustível como já explicado corretamente pelo nosso amigo Zenoms, pode sim danificar o câmbio severamente. Digo isso com propriedade pois eu mesmo já tomei um chabú com o câmbio de um nissan máxima que queimou por falta de lubrificação devido prática da "banguela" nas descidas de serra. Hoje só seguro carro automático no câmbio; além da segurança, pois o carro fica na mão o tempo todo, a economia de combústivel é nítida.

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Mensagem  Robson Leandro Luiz Dom Fev 10, 2013 8:05 pm

Moçada, esse negocio é mais sério e mais comum do que parece...
O cambio do Azera não dá "tranquinho" nenhum e não demanda pisar no freio para partida! Se aparecer algum tranco, está com problema! O troço é sério por ser perigoso!
Meu Azera é 2010/2011, está com 35.000 km e estou passando por esse problema.
Os sintomas são exatamente os mesmos já descritos em outros tópicos.
Na primeira vez fui manobrar na garagem de casa para sair, engatei a ré e tomei um puta tranco! Sai assim mesmo - aos trancos - e depois que desliguei o carro voltou tudo ao normal. Aconteceu mais 1 vez com minha esposa e agora não para mais de acontecer!
Ainda não apagou andando, mas já cortou a ignição mesmo com a alavanca em P. Simplesmente estacionei com tudo normal e ao ligar no dia seguinte, não havia partida, como se o carro estivesse sem bateria, quando estava preparando para fazer uma chupeta, coloquei o cambio no N para puxar um pouco para trás e ao voltar o cambio no P tentei a partida e o bicho pegou.
Quando li que o carro apaga, me deu um cagaço, pois viajei desse jeito de Joinville pra Foz do Iguaçu e depois pra Bombinhas fazendo ultrapassagens e andando forte, sem ter noção do perigo, pois nunca apagou andando comigo! Imaginem se essa merda morre numa ultrapassagem digna do V6 com 265 hp...
Acho que isso precisa ser divulgado para todos e essa peça precisa de recall...
...isso não pode falhar desse jeito! Isso não existe!

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Mensagem  edilmonteiro Seg Fev 11, 2013 9:54 am

Amigo Robson, mande verificar o sensor inibidor do câmbio. Acho que este é um problema relativamente comum nos azeras e as concessionárias trocam a peça em garantia. Têm alguns tópicos no fórum sobre o assunto. Grande abraço.

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Mensagem  Victor fernandes Sex Jul 18, 2014 5:11 pm

estou sentindo um passar de marcha diferente no meu azera, nao é sempre, algumas vezes da 2ª para 3ª marcha apenas, (somente nessa troca), ele da uma grande reduzida e eu sinto bastante a troca, o oleo esta 100 % clarinho e no nivel, sera que estou com problema na caixa?

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Mensagem  arianoneves Sex Jul 18, 2014 7:37 pm

Victor fernandes escreveu:estou sentindo um passar de marcha diferente no meu azera, nao é sempre, algumas vezes da 2ª para 3ª marcha apenas, (somente nessa troca), ele da uma grande reduzida e eu sinto bastante a troca, o oleo esta 100 % clarinho e no nivel, sera que estou com problema na caixa?

Qual o ano do carro? se for do modelo anterior (2011) pode ser o sensor inibidor, caso seja o mais antigo pode ser o cambio mesmo... ai pode sair caro!

Ariano

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Mensagem  Victor fernandes Sáb Jul 19, 2014 1:03 pm

arianoneves escreveu:
Victor fernandes escreveu:estou sentindo um passar de marcha diferente no meu azera, nao é sempre, algumas vezes da 2ª para 3ª marcha apenas, (somente nessa troca), ele da uma grande reduzida e eu sinto bastante a troca, o oleo esta 100 % clarinho e no nivel, sera que estou com problema na caixa?

Qual o ano do carro? se for do modelo anterior (2011) pode ser o sensor inibidor, caso seja o mais antigo pode ser o cambio mesmo... ai pode sair caro!

Ariano

é somente da 2ª para 3ª, alguem ja fez o cambio e sabe quanto gasta? o problema é que nao é frequente, e o resto das trocas estao tudo ok, ré perfeita...

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Mensagem  Alexhg Dom Jul 20, 2014 10:33 am

Já me aconteceu exatamente desta forma, era somente baixo nível do óleo do câmbio, completei e nunca mais deu Tranco.
Para verificar o nível do óleo tem dar partida no motor e logo em seguida olhar o nível.
Alexhg
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