Cuidado! Barulho do motor com carro frio. Óleo fora da especificação.

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Cuidado! Barulho do motor com carro frio. Óleo fora da especificação.

Mensagem  Carlo Manfredini em Seg Out 14, 2013 11:30 pm

Pessoal, leiam. Vocês podem salvar o motor de vossos carros. Cuidado! O óleo da concessionária está errado! LEIAM! (Fonte: Power Parts)


A primeira revisão aos 2.500km ocorre a primeira troca de óleo dos veículos á gasolina ou Flex. Só que muitas concessionárias da Kia e da Hyundai tem aplicado um lubrificante de classificação errada (logo na primeira troca de óleo). A classificação correta para os veículos Kia e Hyundai (a partir de 2009) são os lubrificantes de viscosidade SAE 5W20 ou SAE 5W30, de classificação API SL, SM ou SN. Tanto o 5W20 como o 5W30 são lubrificantes sintéticos. Estes lubrificantes têm alta velocidade de escoamento, além de formarem filetes de lubrificação e suportar altas temperaturas.
O que tem acontecido é a aplicação incorreta do lubrificante SAE 10W40 semi-sintético. Resultado, o motor começa a bater nas partidas à frio devido a falta da lubrificação nos tuchos.
Colocar um lubrificante no motor que não seja reconhecido pelo fabricante, pode ocasionar o desgaste prematuro dos anéis do cilindro, dos guias de válvulas e mancais. Sem contar no aumento do consumo de combustível e da emissão de gases.


AZERA 3.0 V6 24 V:
Óleo do motor = SAE 5W20 ou 5W30 (Sintético).
Capacidade c/ filtro = 5,7 Litros
Óleo câmbio Automático = ATF DEXRONII (Cap. =10,8 litros)

AZERA 3.3 V6 24 V:
Óleo do motor = SAE 5W20 ou 5W30 (Sintético)
Capacidade c/ filtro = 5,9 litros
Óleo câmbio Automático = Hyundai ATF SP – IV (Cap. = 10,8 litros).

Fonte:Elgin engenharia // Hyundai motor s company South-Korea


Fonte Power Parts

Carlo Manfredini

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Re: Cuidado! Barulho do motor com carro frio. Óleo fora da especificação.

Mensagem  Alessandro F. Campos em Ter Out 15, 2013 8:27 am

Bom Dia.

É necessário retificar uma informação.

Sempre fiz as revisões do meu carro em CSS.

Sou muito curioso (chato) e acabei fazendo amizade com o chefe dos mecânicos da CSS que levo.

Todas as revisões que fiz até agora (50, 60, 70 e 80 k km) foi usado óleo sintético da Shell 5w30.

Em certa oportunidade perguntei pro chefe dos mecânicos o motivo desse barulho quando o motor está frio e ele respondeu que o filtro de óleo recomendado pro Azera permite que todo óleo escorra.

Apesar de receoso, a prática já conferiu segurança suficiente para não se preocupar com esse detalhe no momento. Contudo, é muito estranho um motor desses ter esse "detalhe".

Como somente o tempo demonstrará as consequências, fico eu aqui no aguardo kkkkk.

Azerabraços

Alessandro F. Campos

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Re: Cuidado! Barulho do motor com carro frio. Óleo fora da especificação.

Mensagem  Carlo Manfredini em Ter Out 15, 2013 1:18 pm

Alessandro F. Campos escreveu:Bom Dia.

É necessário retificar uma informação.

Sempre fiz as revisões do meu carro em CSS.

Sou muito curioso (chato) e acabei fazendo amizade com o chefe dos mecânicos da CSS que levo.

Todas as revisões que fiz até agora (50, 60, 70 e 80 k km) foi usado óleo sintético da Shell 5w30.

Em certa oportunidade perguntei pro chefe dos mecânicos o motivo desse barulho quando o motor está frio e ele respondeu que o filtro de óleo recomendado pro Azera permite que todo óleo escorra.

Apesar de receoso, a prática já conferiu segurança suficiente para não se preocupar com esse detalhe no momento. Contudo, é muito estranho um motor desses ter esse "detalhe".

Como somente o tempo demonstrará as consequências, fico eu aqui no aguardo kkkkk.

Azerabraços

Obrigado pelos esclarecimentos! Por isso que é bom um forum de alto nível. O importante é a frequente troca de informações!

Grande abraço!

Carlo Manfredini

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Re: Cuidado! Barulho do motor com carro frio. Óleo fora da especificação.

Mensagem  Celso R. Silva em Ter Out 15, 2013 1:39 pm

Concordo Alessandro! inclusive as informações servem para as pessoas que ainda não tem o seu Azerao, assim como eu, obrigado também Carlos.

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Re: Cuidado! Barulho do motor com carro frio. Óleo fora da especificação.

Mensagem  Alessandro F. Campos em Ter Out 15, 2013 1:54 pm

O que precisarem é só perguntar. Um grade prazer ajudar os Azeraficionados.

Há pouco mais de 1 ano, era eu quem estava nessa situação e as informações repassados pelo pessoal aqui do clube me ajudaram na escolha do meu carro.

Azerabraços

Alessandro F. Campos

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Barulho no motor!

Mensagem  jvitor em Seg Mar 10, 2014 9:44 pm

Caros amigos, Comprei um Azera 08/09 semana passada com 70 mil original, carro de procedência, todas as revisões feitas nas ccs. No entanto fiquei com um certo receio de adquirir um carro de motor "tão potente" devido a possíveis problemas crônicos. Logo pela manhã ouço também um barulho mais forte, que vai sumindo com o tempo até ficar "normal". Pelo que eu li, parece algo normal pelo tipo de filtro e tal...bem, o que eu for percebendo ou descobrindo vou compartilhando aqui com vcs.
Obrigado a todos por compartilharem essas informações.
Azerabraços!

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Re: Cuidado! Barulho do motor com carro frio. Óleo fora da especificação.

Mensagem  Alexhg em Qua Mar 12, 2014 12:07 am

Tenho um 2008 com 71mil km e posso deixar ele dias parado, dou partida e o motor funciona sem nem um barulho, seja frio, quente, depois de horas de viagem, é o mesmo barulho, quase não se houve nada.

Mas já tive uma Tucson que tinha exatamente esse barulho de manhã, claro vendi ela, depois de vendido descobri esse negócio do óleo errado, eu tinha colocado o óleo errado o 10w40 semi sintético, errado em termos pois é o que a CAOA específica no manual, não tive portanto a chance de trocar pelo óleo certo pois a vendi e peguei o Azera

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Re: Cuidado! Barulho do motor com carro frio. Óleo fora da especificação.

Mensagem  jvitor em Qui Mar 13, 2014 8:05 am

Alexhg escreveu:Tenho um 2008 com 71mil km e posso deixar ele dias parado, dou partida e o motor funciona sem nem um barulho, seja frio, quente,  depois de horas de viagem, é o mesmo barulho, quase não se houve nada.

Mas já tive uma Tucson que tinha exatamente esse barulho de manhã, claro vendi ela, depois de vendido descobri esse negócio do óleo errado, eu tinha colocado o óleo errado o 10w40 semi sintético, errado em termos pois é  o que a CAOA específica no manual, não tive portanto a chance de trocar pelo óleo certo pois a vendi e peguei o Azera

Então, gostaria de fazer uma correção no meu comentário. O barulho feito durante a primeira partida não chega a ser algo exorbitante. Só é um pouco mais acentuado. Todas as revisões foram feitas na ccs, porém será que eles colocam óleo errado? acho q vou trocar o óleo e ver se muda alguma coisa. Já vi várias pessoas relatando tal barulho e alguma dizendo que é normal, pois o óleo escorre totalmente quando o carro fica mais de 5 h parado. Mas é isso, vamos trocando informações que é uma maneira de conservarmos melhor nosso azerão!!
Azerabraços!!

jvitor

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BARULHO PARTIDA A FRIO

Mensagem  giacomellijr em Sab Mar 15, 2014 10:08 am

Bom dia a todos.
O meu está usando 5w30, 100% sintético, trocado há menos de 1 mês, filtro novo, etc, e também faz um pequeno barulho na primeira partida do dia.
Estive conversando com o meu pai, que é mecânico e tem um Omega 2005, e ele disse que é perfeitamente normal.
Ocorre que o óleo 5w30 é menos viscoso que os demais, e embora ele circule melhor pelo motor, ele também escorre mais rápido para o carter. Então na primeira partida, muitos podem achar que são os tuchos, mas provavelmente o barulho é a corrente dos comandos que está seca. Como o sistema de lubrificação leva alguns segundos para carregar, a corrente faz esse rangido, mas rapidamente para e o ronco volta ao normal. A informação do colega a respeito do filtro também reforça que o motor trabalha alguns segundos a "seco".
O Omega do meu pai faz o mesmo barulho, e o motor foi retificado há menos de 2 anos. Acho que não há problema nisso. Recomendo aos colegas pesquisarem sobre um "tal" de militec.  Estou utilizando no meu, não tive problemas, e esse barulho da primeira partida diminuiu bastante, embora não tenha desaparecido totalmente.
Outra coisa, sobre a especificação do óleo, eu achei meio confusa a especificação recomendada. Ele tem um quadro com temperatura e especificação, e pelo que entendi, no Brasil, por ser um país quente e que praticamente não tem temperaturas negativas, você até pode utilizar um óleo mais viscoso. O problema, aí entra o que o outro colega disse, é que muitos usam óleo semi-sintético, que ao meu ver é um óleo mineral com alguma coisa de sintético, e óleo mineral se troca com 5.000 KM ou menos. Há mecânicos que não recomendam o 5w30, alegando que ele não lubrifica o motor adequadamente em altas temperaturas.
Na minha opinião, o mais importante é escolher um óleo 100% sintético, e especificação API SN ou superior. Como o óleo mais viscoso "gruda" mais nas peças, talvez ele até melhore a lubrificação na primeira partida, mas, apenas se for 100% sintético.
Mesmo assim, vou de 5w30, melhor não arriscar.

Um abraço.

giacomellijr

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Re: Cuidado! Barulho do motor com carro frio. Óleo fora da especificação.

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