Ar condicionado só gela o passageiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  VelhoJoe em Seg Dez 17, 2012 1:30 am

Olá pessoal, eis o meu problema:

Comprei recentemente um Azera 2011 com 1 ano de uso e percebi que nas saídas de ar do lado do motorista e do banco traseiro, não sai ar frio, sai apenas ventilado. Mesmo com o Dual Zone desligado. Somente as duas aberturas destinadas ao passageiro saem ar frio (já o ar quente, sai dos 2 lados). Ligar o dualzone e deixar a temperatura do motorista no Lo não resolve o problema. Vale destacar que sim, o botão A/C esta ligado.

Não sei se tem a ver, mas quando ligo o carro (independente do estado do ar condicionado), escuto um barulho que vem de traz do painel, como se fosse um barulho de gas vazando, algo do tipo: "ssssssss". O barulho é idêntico ao que o compressor de um ar condicionado comum faz imediatamente apos ser acionado. Como eu disse, não sei se isso tem haver.

Acredito que o problema pode estar nas aletas que direcionam o ar frio para o lado do motorista. O que vcs acham?
Obrigado

VelhoJoe

Ver perfil do usuário

Creio ser o chamado "atuador"

Mensagem  Obsevador-CWB em Seg Dez 17, 2012 6:53 am

Conheço DOIS casos assim. E o meu foi um deles. Por coincidência foi o lado do motorista que parou de funcionar. Trata-se de um componente mecânico que estragou. Os sintomas variam desde barulhos constantes (alguns relataram ruídos semelhante a : folhas dentro do sistema, vazamento de gás), até barulhos em cada mudança de temperatura selecionada ( o meu fazia isso, cada vez que se elevava a seleção fazia um rangido). Todos foram bem solucionados, em garantia (custo zero), embora a peça na cidade de Curitiba demore em média 14 dias para chegar, sem muita insistência de nossa parte.

Obsevador-CWB

Ver perfil do usuário

Obrigado

Mensagem  VelhoJoe em Ter Dez 18, 2012 1:00 am

Levarei o carro nesta quinta feira para a autorizada. Sou de Vitória, ES e seria bem incomodo esperar 14 dias... Mas, desde que seja resolvido dps, menos mal.

Mt obrigado pela resposta. Descobrirei qual é o problema, e qualquer coisa, adiciono aqui

Vlw amigo Smile

VelhoJoe

Ver perfil do usuário

Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  renanpietroski em Dom Fev 08, 2015 11:37 am

O meu azera 2008 esta com o mesmo problema, só gela o lado do passageiro, podem me dizer qual era o problema ou a peça a ser trocada?

renanpietroski

Ver perfil do usuário

Mensagem  igorjc em Dom Fev 08, 2015 8:28 pm

É um atuador elétrico que se localiza na caixa do ar condicionado que fica dentro do painel. Este atuador tem um motorzinho que abre e fecha os dumpers de direcionamento do ar quente ou frio.
Provavelmente ele estragou e ficou travado numa posição.
O meu deu problema nos dois lados, mas troquei na garantia da revenda, pois comprei o carro usado.

Leve num auto elétrico ou uma empresa que mexe com ar condicionado para avaliar o atuador, se não tiver conserto só na autorizada para aquisição de outro.

Falowwww...

pirat

igorjc

Ver perfil do usuário

Mensagem  arianoneves em Ter Fev 10, 2015 3:00 pm

renanpietroski escreveu:O meu azera 2008 esta com o mesmo problema, só gela o lado do passageiro, podem me dizer qual era o problema ou a peça a ser  trocada?

O meu é um 2008 e começou com o tal barulhinho toda vez que eu modificava a temperatura. Antes de quebrar eu pesquisei a peça e como tinha um parente viajando aos EUA, eu comprei a mesma por 70 dolares! O detalhe que a peça veio a estragar, mas quando ela parou (acredito), foi em uma posição que não comprometeu o ar! nem do lado do passageiro, nem motorista!

Acredito que eu perdi o dual zone, mas nem uso isso! Moral da história: Estou com a peça até hoje com pena de mandar abrir o painel e trocar a peça.

Ariano.

arianoneves

Ver perfil do usuário

Mensagem  renanpietroski em Ter Fev 10, 2015 3:45 pm

Tem q abrir o painel pra fazer isso entao?

renanpietroski

Ver perfil do usuário

Mensagem  arianoneves em Ter Fev 10, 2015 4:33 pm

renanpietroski escreveu:Tem q abrir o painel pra fazer isso entao?

Tem sim, já vi o manual de manutenção, a peça fica por dentro do painel.

Ariano.

arianoneves

Ver perfil do usuário

Modelo do Atuador

Mensagem  jrdoprado em Sex Set 25, 2015 10:30 am

Bom dia Ariano, o meu está com o mesmo problema só gela do lado do passageiro, você tem a peça ainda? Tem interesse em vender, e qto pede? ou se não quer vender poderia me passar as especificações ou uma fotos dela para eu tentar comprar. O meu é 2009.

arianoneves escreveu:
renanpietroski escreveu:O meu azera 2008 esta com o mesmo problema, só gela o lado do passageiro, podem me dizer qual era o problema ou a peça a ser  trocada?

O meu é um 2008 e começou com o tal barulhinho toda vez que eu modificava a temperatura. Antes de quebrar eu pesquisei a peça e como tinha um parente viajando aos EUA, eu comprei a mesma por 70 dolares! O detalhe que a peça veio a estragar, mas quando ela parou (acredito), foi em uma posição que não comprometeu o ar! nem do lado do passageiro, nem motorista!

Acredito que eu perdi o dual zone, mas nem uso isso! Moral da história: Estou com a peça até hoje com pena de mandar abrir o painel e trocar a peça.

Ariano.

jrdoprado

Ver perfil do usuário

Mensagem  arianoneves em Sex Set 25, 2015 3:19 pm

jrdoprado escreveu:Bom dia Ariano, o meu está com o mesmo problema só gela do lado do passageiro, você tem a peça ainda? Tem interesse em vender, e qto pede? ou se não quer vender poderia me passar as especificações ou uma fotos dela para eu tentar comprar. O meu é 2009.

arianoneves escreveu:

Ariano.

Amigo,

Acabei eu mesmo colocando a peça, pensei que tinha que tirar o painel, mas não, a do motorista da para acessar direto sem tirar nada (só se baixar junto com os pedais). O do lado do passageiro (meu caso e o seu), tem que tirar o porta-luva (fácil, mesmo procedimento para trocar o filtro do ar) e a tampa embaixo do mesmo (onde fica a luizinha que ilumina os pés). A troca é fácil, 3 parafusos apenas, aconselho a tirar (é de encaixe) uma tubulação do ar (a que ventila os pés) para ajudar na remoção da peça.

O código é esse: 971603K000

Coloca ele no google que tem bastante informação. Com o preço do dolar vale ligar para uma CCS e perguntar o preço.

Ariano

arianoneves

Ver perfil do usuário

atuador do ar condicionado

Mensagem  sabedoria em Ter Dez 29, 2015 10:55 am

Revivendo o tópico

este código 971603K000 serve para ambos os atuadores? Pelo que entendi tem um do lado do motorista e outro do lado do passageiro. É o mesmo atuador em ambos os lados ou são diferentes?
sabedoria

Ver perfil do usuário

Mensagem  arianoneves em Ter Dez 29, 2015 11:49 am

sabedoria escreveu:Revivendo o tópico

este código 971603K000 serve para ambos os atuadores? Pelo que entendi tem um do lado do motorista e outro do lado do passageiro. É o mesmo atuador em ambos os lados ou são diferentes?

É outra peça, fisicamente parecidas, mas com o encaixe em sentidos opostos, um para a esquerda e outro para a direita.

Procura na net que tem o codigo do outro lado.

Ariano.

arianoneves

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dieggo Souza em Qui Mar 31, 2016 4:18 pm

Galera, meu ar só funciona o lado do motorista, eu tenho que comprar o atuador do lado do motorista ou do passageiro?

Dieggo Souza

Ver perfil do usuário

Mensagem  arianoneves em Qui Mar 31, 2016 4:57 pm

Dieggo Souza escreveu:Galera, meu ar só funciona o lado do motorista, eu tenho que comprar o atuador do lado do motorista ou do passageiro?

Do passageiro.

Se quiser resolver o problema sem a troca (um paliativo) é só acessar o atuador e mover a haste dele fechando a passagem do ar quente, assim o lado do passageiro vai ficar sempre no mais frio (porém sem o controle de temperatura funcionar).

Ariano.

arianoneves

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dieggo Souza em Qui Mar 31, 2016 8:54 pm

arianoneves escreveu:
Dieggo Souza escreveu:Galera, meu ar só funciona o lado do motorista, eu tenho que comprar o atuador do lado do motorista ou do passageiro?

Do passageiro.

Se quiser resolver o problema sem a troca (um paliativo) é só acessar o atuador e mover a haste dele fechando a passagem do ar quente, assim o lado do passageiro vai ficar sempre no mais frio (porém sem o controle de temperatura funcionar).

Ariano.

Obrigado ariano, vou comprar a peça. Você sabe me dizer se é tranquilo pra trocar em casa?

Dieggo Souza

Ver perfil do usuário

Mensagem  Moura seguros em Ter Fev 14, 2017 10:47 am

Falando de ar condicionado, o meu só gela quando aumento a rotação, alguém já teve esse problema? O cara condenou o compressor e condensadores. Mas ele gela u quando ando...

Moura seguros

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: