Azera Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ar condicionado só gela o passageiro

+7
sabedoria
jrdoprado
arianoneves
renanpietroski
igorjc
Obsevador-CWB
VelhoJoe
11 participantes

Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  VelhoJoe Seg Dez 17, 2012 1:30 am

Olá pessoal, eis o meu problema:

Comprei recentemente um Azera 2011 com 1 ano de uso e percebi que nas saídas de ar do lado do motorista e do banco traseiro, não sai ar frio, sai apenas ventilado. Mesmo com o Dual Zone desligado. Somente as duas aberturas destinadas ao passageiro saem ar frio (já o ar quente, sai dos 2 lados). Ligar o dualzone e deixar a temperatura do motorista no Lo não resolve o problema. Vale destacar que sim, o botão A/C esta ligado.

Não sei se tem a ver, mas quando ligo o carro (independente do estado do ar condicionado), escuto um barulho que vem de traz do painel, como se fosse um barulho de gas vazando, algo do tipo: "ssssssss". O barulho é idêntico ao que o compressor de um ar condicionado comum faz imediatamente apos ser acionado. Como eu disse, não sei se isso tem haver.

Acredito que o problema pode estar nas aletas que direcionam o ar frio para o lado do motorista. O que vcs acham?
Obrigado

VelhoJoe

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Creio ser o chamado "atuador"

Mensagem  Obsevador-CWB Seg Dez 17, 2012 6:53 am

Conheço DOIS casos assim. E o meu foi um deles. Por coincidência foi o lado do motorista que parou de funcionar. Trata-se de um componente mecânico que estragou. Os sintomas variam desde barulhos constantes (alguns relataram ruídos semelhante a : folhas dentro do sistema, vazamento de gás), até barulhos em cada mudança de temperatura selecionada ( o meu fazia isso, cada vez que se elevava a seleção fazia um rangido). Todos foram bem solucionados, em garantia (custo zero), embora a peça na cidade de Curitiba demore em média 14 dias para chegar, sem muita insistência de nossa parte.

Obsevador-CWB

Mensagens : 694
Data de inscrição : 06/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Obrigado

Mensagem  VelhoJoe Ter Dez 18, 2012 1:00 am

Levarei o carro nesta quinta feira para a autorizada. Sou de Vitória, ES e seria bem incomodo esperar 14 dias... Mas, desde que seja resolvido dps, menos mal.

Mt obrigado pela resposta. Descobrirei qual é o problema, e qualquer coisa, adiciono aqui

Vlw amigo Smile

VelhoJoe

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  renanpietroski Dom Fev 08, 2015 11:37 am

O meu azera 2008 esta com o mesmo problema, só gela o lado do passageiro, podem me dizer qual era o problema ou a peça a ser trocada?

renanpietroski

Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  igorjc Dom Fev 08, 2015 8:28 pm

É um atuador elétrico que se localiza na caixa do ar condicionado que fica dentro do painel. Este atuador tem um motorzinho que abre e fecha os dumpers de direcionamento do ar quente ou frio.
Provavelmente ele estragou e ficou travado numa posição.
O meu deu problema nos dois lados, mas troquei na garantia da revenda, pois comprei o carro usado.

Leve num auto elétrico ou uma empresa que mexe com ar condicionado para avaliar o atuador, se não tiver conserto só na autorizada para aquisição de outro.

Falowwww...


pirat

igorjc

Mensagens : 11
Data de inscrição : 18/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  arianoneves Ter Fev 10, 2015 3:00 pm

renanpietroski escreveu:O meu azera 2008 esta com o mesmo problema, só gela o lado do passageiro, podem me dizer qual era o problema ou a peça a ser  trocada?

O meu é um 2008 e começou com o tal barulhinho toda vez que eu modificava a temperatura. Antes de quebrar eu pesquisei a peça e como tinha um parente viajando aos EUA, eu comprei a mesma por 70 dolares! O detalhe que a peça veio a estragar, mas quando ela parou (acredito), foi em uma posição que não comprometeu o ar! nem do lado do passageiro, nem motorista!

Acredito que eu perdi o dual zone, mas nem uso isso! Moral da história: Estou com a peça até hoje com pena de mandar abrir o painel e trocar a peça.

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  renanpietroski Ter Fev 10, 2015 3:45 pm

Tem q abrir o painel pra fazer isso entao?

renanpietroski

Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  arianoneves Ter Fev 10, 2015 4:33 pm

renanpietroski escreveu:Tem q abrir o painel pra fazer isso entao?

Tem sim, já vi o manual de manutenção, a peça fica por dentro do painel.

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Modelo do Atuador

Mensagem  jrdoprado Sex Set 25, 2015 10:30 am

Bom dia Ariano, o meu está com o mesmo problema só gela do lado do passageiro, você tem a peça ainda? Tem interesse em vender, e qto pede? ou se não quer vender poderia me passar as especificações ou uma fotos dela para eu tentar comprar. O meu é 2009.


arianoneves escreveu:
renanpietroski escreveu:O meu azera 2008 esta com o mesmo problema, só gela o lado do passageiro, podem me dizer qual era o problema ou a peça a ser  trocada?

O meu é um 2008 e começou com o tal barulhinho toda vez que eu modificava a temperatura. Antes de quebrar eu pesquisei a peça e como tinha um parente viajando aos EUA, eu comprei a mesma por 70 dolares! O detalhe que a peça veio a estragar, mas quando ela parou (acredito), foi em uma posição que não comprometeu o ar! nem do lado do passageiro, nem motorista!

Acredito que eu perdi o dual zone, mas nem uso isso! Moral da história: Estou com a peça até hoje com pena de mandar abrir o painel e trocar a peça.

Ariano.

jrdoprado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  arianoneves Sex Set 25, 2015 3:19 pm

jrdoprado escreveu:Bom dia Ariano, o meu está com o mesmo problema só gela do lado do passageiro, você tem a peça ainda? Tem interesse em vender, e qto pede? ou se não quer vender poderia me passar as especificações ou uma fotos dela para eu tentar comprar. O meu é 2009.


arianoneves escreveu:
renanpietroski escreveu:O meu azera 2008 esta com o mesmo problema, só gela o lado do passageiro, podem me dizer qual era o problema ou a peça a ser  trocada?

O meu é um 2008 e começou com o tal barulhinho toda vez que eu modificava a temperatura. Antes de quebrar eu pesquisei a peça e como tinha um parente viajando aos EUA, eu comprei a mesma por 70 dolares! O detalhe que a peça veio a estragar, mas quando ela parou (acredito), foi em uma posição que não comprometeu o ar! nem do lado do passageiro, nem motorista!

Acredito que eu perdi o dual zone, mas nem uso isso! Moral da história: Estou com a peça até hoje com pena de mandar abrir o painel e trocar a peça.

Ariano.

Amigo,

Acabei eu mesmo colocando a peça, pensei que tinha que tirar o painel, mas não, a do motorista da para acessar direto sem tirar nada (só se baixar junto com os pedais). O do lado do passageiro (meu caso e o seu), tem que tirar o porta-luva (fácil, mesmo procedimento para trocar o filtro do ar) e a tampa embaixo do mesmo (onde fica a luizinha que ilumina os pés). A troca é fácil, 3 parafusos apenas, aconselho a tirar (é de encaixe) uma tubulação do ar (a que ventila os pés) para ajudar na remoção da peça.

O código é esse: 971603K000

Coloca ele no google que tem bastante informação. Com o preço do dolar vale ligar para uma CCS e perguntar o preço.

Ariano

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty atuador do ar condicionado

Mensagem  sabedoria Ter Dez 29, 2015 10:55 am

Revivendo o tópico

este código 971603K000 serve para ambos os atuadores? Pelo que entendi tem um do lado do motorista e outro do lado do passageiro. É o mesmo atuador em ambos os lados ou são diferentes?
sabedoria
sabedoria

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/07/2012
Idade : 61
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  arianoneves Ter Dez 29, 2015 11:49 am

sabedoria escreveu:Revivendo o tópico

este código 971603K000 serve para ambos os atuadores? Pelo que entendi tem um do lado do motorista e outro do lado do passageiro. É o mesmo atuador em ambos os lados ou são diferentes?

É outra peça, fisicamente parecidas, mas com o encaixe em sentidos opostos, um para a esquerda e outro para a direita.

Procura na net que tem o codigo do outro lado.

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  Dieggo Souza Qui Mar 31, 2016 4:18 pm

Galera, meu ar só funciona o lado do motorista, eu tenho que comprar o atuador do lado do motorista ou do passageiro?

Dieggo Souza

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  arianoneves Qui Mar 31, 2016 4:57 pm

Dieggo Souza escreveu:Galera, meu ar só funciona o lado do motorista, eu tenho que comprar o atuador do lado do motorista ou do passageiro?

Do passageiro.

Se quiser resolver o problema sem a troca (um paliativo) é só acessar o atuador e mover a haste dele fechando a passagem do ar quente, assim o lado do passageiro vai ficar sempre no mais frio (porém sem o controle de temperatura funcionar).

Ariano.

arianoneves

Mensagens : 237
Data de inscrição : 10/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  Dieggo Souza Qui Mar 31, 2016 8:54 pm

arianoneves escreveu:
Dieggo Souza escreveu:Galera, meu ar só funciona o lado do motorista, eu tenho que comprar o atuador do lado do motorista ou do passageiro?

Do passageiro.

Se quiser resolver o problema sem a troca (um paliativo) é só acessar o atuador e mover a haste dele fechando a passagem do ar quente, assim o lado do passageiro vai ficar sempre no mais frio (porém sem o controle de temperatura funcionar).

Ariano.

Obrigado ariano, vou comprar a peça. Você sabe me dizer se é tranquilo pra trocar em casa?

Dieggo Souza

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  Moura seguros Ter Fev 14, 2017 10:47 am

Falando de ar condicionado, o meu só gela quando aumento a rotação, alguém já teve esse problema? O cara condenou o compressor e condensadores. Mas ele gela u quando ando...

Moura seguros

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/02/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Ar não gela e aparenta estar tudo ok

Mensagem  Reginaldo Sucuri Sáb Jan 05, 2019 12:48 pm

Boa azeros , comprei recentemente um Azera 2009/10 , o ar está gelando normal, derrepente apenas o do passageiro e agora os dois , tenho a impressão que quando liga o carro só ar quente funciona mesmo acionado para gelar ,já olhei todos os atuadores ,borboletas e etc , parte elétrica do painel está tudo ok ,abrindo fechando as janelas de ar normalmente,porém reparei que o carro não está pingando a água normal de quando está gelando , os canos que fica amostra no motor por onde passa o gás , logo que funciona esquenta muito , aparentemente o gás não está circulando, então fui olhar se tinha gás , está tudo ok , então fui olhar ver se compressor está acionando então aí mais surpresa, está acionando normalmente,quando liga ar ,e aí alguém já passou por isso ?? Algo mais que eu possa olhar que não tenha visto ?

Reginaldo Sucuri

Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Ar condicionado Azera lado passageiro lado motorista não funcionam

Mensagem  Alemão turco Dom Out 18, 2020 10:08 am

Pessoal vocês que tem problema com o ar condicionado que não gela só o lado do motorista ou só lado passageiro o defeito geralmente são os atuadores da caixa de ar condicionado.Eu tenho o atuador pra vender e troco no local onde estiver o carro. Tenho um anúncio na olx da peça a ser trocada e só colocar atuador do ar condicionado Azera que aparece o anúncio é em Curitiba.



Última edição por Alemão turco em Sáb Out 24, 2020 11:09 am, editado 1 vez(es)

Alemão turco

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  Alemão turco Sáb Out 24, 2020 11:00 am

Pessoal vocês que tem problema no dual zone que só gela o lado do passageiro ou só o lado do motorista eu conserto no local onde estiver o carro seria os Azeras do ano entre 2008 a 2011 tenho um anúncio na olx e só colocar na busca por atuador do ar condicionado Azera que aparece o meu anúncio da peça a ser trocada pra resolver esse problema eu sou de Curitiba vou deixar meu watts 41991519677

Alemão turco

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado só gela o passageiro Empty Re: Ar condicionado só gela o passageiro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos