Motor levou um aquecimento!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Motor levou um aquecimento!!

Mensagem  le campion em Qui Set 20, 2012 12:22 pm

A quem possa interessar, um colega nosso teve problema de aquecimento em seu Azera e foi constatado empeno no cabeçote, e a consecionaria queria colocarum cabeçote novo todavia me questionou a respeito e logo recomendei uma análise do problema, solução, levei o cabeçote na retifica medimos o nivel do empeno e apesarde ser de poucos centésimos verifiquei que poderia retificar até 0,5mm aumentando assim a tx de compressão de 10:1 para 12,5:1 e proximo dos 275hp, como temos hoje 20% de alcool na composição da gasolina sendo esse alcool responsável pela elevação da octanagem da mesma não ha o risco de pre ingnição por compresão, hoje esse motor funciona maravilhosamente bem e com maior potência. Smile

le campion

Ver perfil do usuário

todo OK..mas uma pergunta:

Mensagem  Obsevador-CWB em Qui Set 20, 2012 2:42 pm

O que levou ao superaquecimento ?
Já vi e dirigi inúmeros Azeras e em NENHUM -- o ponteiro da temperatura ultrapassou a metade da escala.
Ele já era um carro chipado ou com outra alteração ?
Manda números do desempenho. Como será que fica a garantia com esta alterada ?
Azerabraço

Obsevador-CWB

Ver perfil do usuário

Re: Motor levou um aquecimento!!

Mensagem  Alessandro F. Campos em Qui Set 20, 2012 2:46 pm

Boa Tarde Prezados.

Eu também andei em diversos Azera, por um tempo suficiente para verificar eventual aquecimento. Mesmo com muitas acelerações mais fortes, nunca vi ultrapassar o nível.

Me interessa o detalhamento do quanto exposto, pois gostei do possível resultado.

Como sou leigo, aumentando-se a tx de compressão, pode haver alguma complicação para o motor? Durabilidade?

Azerabraço
Alessandro F. Campos

Ver perfil do usuário

Mensagem  dougdusse em Qui Set 20, 2012 4:50 pm

Fala Alessandro, se tivesse que mexer no motor, já devido a algum problema, eu até recomendaria aumentar a taxa para melhor potencia, mas acredito que deva ter algum efeito colateral de durabilidade, não grande, mas que tenha sim.

Agora se quiser tirar um pouco mais de força do bólido sem precisar mexer, recomendo o Unichip, já usei em vários veículos meus e todos sem problema nenhum, mantem a central original, é plug and play e fica show, o carro melhora em torque, potencia e ainda fica mais econômico.

[]´s
Douglas

dougdusse

Ver perfil do usuário

Motivo do aquecimento......

Mensagem  le campion em Sex Set 21, 2012 7:58 am

Este veiculo citado não foi coberto pela garantia, pelo fato do frentista ter deixado o fecho da tampa do radiador no primeiro estágio e consequentemente o motorista (a) só percebeu quando já era tarde demais. Quando se altera o processador da centralina altera-se apenas o periodo de injeção dos bicos em função das rotações enriquecendo a mistura, mas com consequente aumento do consumo. No caso citado é uma forma de reaproveitar o mesmo cabeçote com um melhor rendimento térmico. Em nosso pais o uso do álcool permite uma maior compressão sem prejuizo do motor!! Abs michel le campion Very Happy

Última edição por le campion em Dom Set 23, 2012 4:07 pm, editado 1 vez(es)

le campion

Ver perfil do usuário

Mensagem  Alessandro F. Campos em Sex Set 21, 2012 10:32 am

Bom Dia.

Achei bem legais as considerações.

Uma dica que fica é sempre verificar a tampa do radiador quando solicitar para alguem dar uma olhada na água.

Eu particularmente, prefiro sempre verificar sozinho, para evitar esse tipo de situação.

Azerabraços
Alessandro F. Campos

Ver perfil do usuário

Mensagem  arianoneves em Sex Set 21, 2012 11:09 am

Alessandro F. Campos escreveu:Bom Dia.

Uma dica que fica é sempre verificar a tampa do radiador quando solicitar para alguem dar uma olhada na água.

Eu particularmente, prefiro sempre verificar sozinho, para evitar esse tipo de situação.

Azerabraços

Taxar (aumentar a taxa de compressão do motor) de um carro sempre foi um recurso para se obter melhor desempenho, esse recurso era muito utilizado antigamente (na época dos kadetts e gols GTS), na minha terra (Recife) falávamos em baixar o cabeçote e "envenenar" o motor.
Hoje com a utilização da injeção eletrônica, os carro já saem "envenenados" de fábrica, com altas taxas, principalmente aqui no Brasil, pois o álcool possui características antidetonante (que substituiu o chumbo na gasolina). Veja por exemplo  os carro 1.4 que antes (época de carburador) tinham 60 cv, hoje possuem quase 100cv, lógico que não é só por causa da taxa, mas grande parcela é sim.
O grande perigo de taxar um carro é a famosa batida de pino ou como alguns chamam o carro "grilar", nesse caso, acontece a detonação do combustível na câmera de combustão antes do tempo, ou seja, antes da centelha da vela, com isso o pistão que ainda está subindo, é atingido pela explosão que ao invés de ajuda-lo no movimento, exerce força contrária, isso é muito prejudicial ao motor, podendo inclusive levá-lo a quebra. É aí que entra a injeção eletrônica, pois nela existe um sensor de detonação que detecta essa anomalia, fazendo que a injeção atrase o ponto e amenize o problema, o que se vê na prática é o carro perdendo potência, e claro, o barulho como se tivesse uma peça solta no motor (na verdade é o motor se batendo dentro). Quem tiver curiosidade, veja esse vídeo mostrando como acontece, e perceba que é muito comum escutar esse barulho nas ruas, principalmente nos carros flex: http://www.youtube.com/watch?v=l4b-5TEXEaE
Exatamente os carros flex que possuem taxas mais altas, os carros da GM como celta e ágile, possuem taxas de 12,5:1 como ficou o azera de nosso amigo, até aí não tem problema, porque qualquer coisa a injeção detecta qualquer anomalia. O problema é que essa anomalia não deveria ocorre, pois o alcool é antidetonante, mas o que acontece na prática em nossas ruas, é que por conta da desonestidade de uns, a gasolina é batizada com solventes, o que diminui a octanagem da mesma, por isso escuto tanto carro grilando aqui em Recife, adulteração de combustível é grande aqui.
Então nosso amigo agora tem um carro mais potente (acho que um pouco mais bebedor), mas deve se preocupar mesmo com o combustível que coloca no tanque, do resto não tem problema, é só aproveitar o carrão.
Abraços,
Ariano.

Última edição por arianoneves em Qua Abr 09, 2014 5:32 pm, editado 1 vez(es)

arianoneves

Ver perfil do usuário

Mensagem  Alessandro F. Campos em Sex Set 21, 2012 3:32 pm

Boa Tarde Mestres.

Taí um dos motivos que fazem do forum um local muito interessante, estamos sempre aprendendo com os nossos Ilustres Membros que não se importam em compartilhar conhecimento.

Agradeço às considerações Prezado Ariano.

Forte Azerabraço
Alessandro F. Campos

Ver perfil do usuário

Mensagem  le campion em Dom Set 23, 2012 4:10 pm

Alessandro F. Campos escreveu:Bom Dia.

Azerabraços
Boa Dica Alessandro!!! Faço de suas palavras as minhas. Abs.

le campion

Ver perfil do usuário

Mensagem  rafael abreu em Qua Abr 09, 2014 11:25 am

dougdusse escreveu:Fala Alessandro, se tivesse que mexer no motor, já devido a algum problema, eu até recomendaria aumentar a taxa para melhor potencia, mas acredito que deva ter algum efeito colateral de durabilidade, não grande, mas que tenha sim.

Agora se quiser tirar um pouco mais de força do bólido sem precisar mexer, recomendo o Unichip, já usei em vários veículos meus e todos sem problema nenhum, mantem a central original, é plug and play e fica show, o carro melhora em torque, potencia e ainda fica mais econômico.

[]´s
Douglas

olá sou novo no fórum, e bem próximo de comprar meu AZERÃO... então Douglas, é verdade de esse UNICHIP realmente dá toda essa melhora no motor com consumo de combustível, tornando assim o carro mais econômico?? Voce teria informções de dispositivos semelhantes a esse citado q por ventura apenas tornem o carro mais econômico e ficando com mesmo torque e potencia??
obrigado

rafael abreu

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: